domingo, 27 de dezembro de 2009

Do Gramna Internacional...

Jean-Guy Allard
 
LA Voz de las Américas (VOA)  se espalha pela Venezuela, Bolivia, Ecuador e Nicaragua, revelou um jornal de Miami, ao assinalar que, com este objetivo, a cadeia radiofônica que em nível mundial difunde a propaganda norte-americana, se apropriará das instalações da Radio e da TV Martí.
“Estamos dando uma atenção especial à região andina, devido ao que acontece lá”, declarou o diretor da publicação em espanhol, o cubano-americano Alberto Mascaró, ao colaborador do El Nuevo Herald, o veterano Juan O. Tamayo.
Segundo parece a informação é certa. Vários jornalistas do El Nuevo... em espanhol foram denunciados no passado pela sua bem paga colaboração com a Radio e a TV Martí.
Por sua vez, Juan O. Tamayo foi contratado há alguns meses pelo Iccas do ex-analista CIA Jaime Suchlicki, um organismo fortemente subsidiado pela Usaid para realizar “estudos” sobre Cuba.
A VOA penetra a zona geográfica com sua informação “made in USA”, orientada a favorecer os interesses das oligarquias.
Segundo Tamayo, “tem 319 emissoras de rádio afiliadas na região dos Andes, que transmitem seus programas grátis — 199 na Bolívia, 77 na Colômbia, e 7 no Equador e Peru, respectivamente”.
A VOA é obrigada a observar normas de “exatidão, equilíbrio, caráter abrangerador e objetividade” afirma o artigo, nomeando o parente  de Pedro Roig.
Sem dúvida, é com este objetivo que este órgão “imparcial” do Departamento de Estado se dedica há anos, na Venezuela, a “arremetr contra a economia, espalhando notícias falsas sobre desabastecimento, programas de confiscações do governo bolivariano, movimentos nos quartéis, notícias sobre corrupção documentada dos funcionários”, como assinalou o site web aporrea.
Para conseguir seus objetivos, a VOA utilizará as instalações da Radio e da TV Martí, o qual, segundo o jornal mafioso de Miami, tem provocado “especulações de que estas emissoras passarão a fazer parte da VOA”. Nos últimos anos, a Radio e a TV Martí  tem sido alvo de vários escândalos de corrupção.
O mais divertido é que Alberto Mascaró, quem anunciou a nova orientação da VOA, é o sobrinho da esposa de Pedro Roig, diretor geral da Radio e da TV Martí, corporação famosa por dedicar-se a contratar amizades de seus chefões.
Ex-diretor da Interamerican Military Academy de Miami, Roig foi formado pela CIA em Fort Benning, juntamente com o terrorista intrnacional Luis Posada Carriles, como sicário da Operação 40, com vista à fracassada invasão da Baia dos Porcos.
Em agosto, Pedro Roig, que sempre teve postos de trabalho livres para sua parentela, deixou na rua 35 empregados desta corporação, que se dedica a fabricar calúnias contra Cuba, que depois não consegue difundir.
Incrivelmente, as emissoras de propaganda anticubana Radio e TV Martí têm, 170 empregados e um orçamento de US$34,8 milhões deste ano 2009, e nem sequer assim difundem sua programação em Cuba, apesar de suas tentativas, na maioria das vezes fracassadas. Entretanto, para transmitir sua propaganda imperial na América Latina toda, a divisão da VOA em espanhol tem 21 empregados e um orçamento de US$3,1 milhões deste ano 2009.
Enquanto os EUA vivem a pior crise desde os anos 30, dispõem de dinheiro suficiente para a guerra suja do império contra a América Latina.

Nenhum comentário: