segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Sobre fome a e miseria...

POBREZA VITORIANA
Nenhuma «bruxaria económica» poderá ocultar um facto essencial: a actual crise, a mais profunda e global do sistema capitalista desde há quase um século, cai já com toda a violência sobre os trabalhadores e as camadas mais desprotegidas da sociedade, e está longe de ter atingido seu auge. O capitalismo hoje globalmente hegemónico conduz a retrocessos sociais de enorme e trágica extensão, e essa situação não se verifica apenas nos países mais dependentes e menos desenvolvidos. Verifica-se igualmente em países centrais do sistema.”
Filipe Diniz - Odiario.info



Uma das mais curiosas expressões que a crise global do sistema capitalista pôs a uso entre os economistas anglo-saxónicos mais esclarecidos é o termo «voodoo economics». Traduzido será algo como «bruxarias económicas».

Significa esta expressão que muitos economistas do sistema que não dispõem - por insuficiência científica dos instrumentos teóricos que adoptam - de condições para interpretar a natureza da crise e para apontar as vias para a sua superação, recorrem à tentativa de influenciar factores subjectivos, na esperança absurda de que esses factores possam alterar condições objectivas perante as quais são, ou preferem ser, impotentes.

Nenhuma «bruxaria económica» poderá ocultar um facto essencial: a actual crise, a mais profunda e global do sistema capitalista desde há quase um século, cai já com toda a violência sobre os trabalhadores e as camadas mais desprotegidas da sociedade, e está longe de ter atingido seu auge. O capitalismo hoje globalmente hegemónico conduz a retrocessos sociais de enorme e trágica extensão, e essa situação não se verifica apenas nos países mais dependentes e menos desenvolvidos. Verifica-se igualmente em países centrais do sistema.

Um estudo recente publicado pela Fabian Society (The Independent, 30.11.2009) utiliza uma comparação brutal: «a Inglaterra encontra-se perante o risco de regressar a níveis de pobreza idênticos aos da época vitoriana». Não precisamos de reler Engels (ou Dickens) para alcançar a dimensão deste alerta. Na Inglaterra vitoriana o acelerado desenvolvimento do capitalismo gera situações da mais extrema miséria e degradação social. Os baixíssimos salários são contidos por um colossal exército de reserva de desempregados, as condições de habitação e de vida do proletariado são desumanas, o trabalho infantil (incorporando crianças com apenas três anos de idade) é a regra nas explorações mineiras, a prostituição e a prisão por dívidas são o futuro previsível dos pobres, cuja esperança de vida não atinge os vinte e seis anos.

Que uma organização reformista inglesa hoje ligada ao «New Labour» recorra a um tão dramático alerta diz quase tudo.

Na Inglaterra vitoriana Marx e Engels apontaram o caminho para a superação revolucionária da situação existente.

É hoje também no combate das massas pelo socialismo que reside a via para a resolução da miséria, das injustiças e das desigualdades que a exploração capitalista gerará sempre enquanto existir.



Este texto foi publicado no Avante nº 1.882 de 23 de Dezembro de 2009

Nenhum comentário: