segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Etiópia sob tensão...


Etiópia: Eleições causam ansiedade

Por Cristieni Castilhos

ADIS ABEBA, Etiópia: Meles Zenawi provavelmente vencerá as eleições, mas isso não trará tranqüilidade.
As preocupações sobre as eleições de maio na Etiópia crescem a cada dia. Os governos de países ocidentais doadores esperam que a eleição ocorra sem o conflito que se seguiu à anterior, em 2005, quando 200 pessoas foram mortas, milhares foram presas e as credenciais democráticas de Meles Zenawi, apesar de sua re-eleição, ficaram em frangalhos.
Embora pobre e frágil, a Etiópia é muito respeitada na região. Uma eleição desonesta poderia piorar as coisas no vizinho Sudão, onde a guerra civil ameaça retornar. As regiões de fronteira com o Quênia, onde caça a clandestina de gado, invasão e roubo são abundantes, se tornariam ainda mais perigosas. O ressurgimento da intranqüilidade na Etiópia seria explorado pelo seu arqui-inimigo,  o Estado da Eritréia, que apóia vários grupos rebeldes num esforço para minar o governo do país. E isso poderia se tornar ainda pior na Somália, país em que combatentes jihadistas ligados à al-Qaeda querem enfraquecer a Etiópia “cristã”, onde um terço da população é, de fato, muçulmana. Fontes de inteligência estrangeiras temem há bastante tempo um ataque jihadista em Adis Abeba, capital da Etiópia.
A Etiópia é um país de contradições. Com uma população atual em torno de 82 milhões, aumentando em dois milhões por ano, tranqüilamente vai superar o Egito como o segundo país mais populoso da África, depois da Nigéria, que tem cerca de 150 milhões de habitantes. A Etiópia hospeda a sede da União Africana. Controla uma das maiores companhias aéreas africanas. Este ano, sua economia está prevista para crescer cerca de 7%, uma das maiores taxas do mundo. Está conquistando investidores estrangeiros com ofertas de arrendamento de três milhões de hectares de terras cultiváveis. Está diferenciando seu café para exportação a um custo bem alto.
No entanto, a parte ruim é tão impressionante quanto. A fome assola o país periodicamente. Cerca de cinco milhões de pessoas dependem de comida de emergência para sobreviver; outros sete milhões recebem doações de alimentos. Poucas pessoas se beneficiam da liberdade de comércio no país. A Etiópia tem um dos menores números de proprietários de celulares da África. A renda per capita é uma das mais miseráveis no continente.
Tudo isso é responsabilidade da Frente Democrática Revolucionária do Povo Etíope, partido de Meles Zenawi (sigla em inglês EPRDF), que tem comandado o país desde 1991. O partido é dominado por antigos rebeldes marxistas de Tigré [região no norte da Etiópia], embora os tigrés, entre eles Meles Zenawi, representem apenas 6% da população etíope. “Não que os tigrés queiram abraçar o poder”, diz Meles bruscamente. “É que a Etiópia precisa buscar consistentemente uma agenda de longo prazo. E a EPRDF pode apontar alguns caminhos”. Desde que Meles chegou ao poder, a mortalidade infantil caiu pela metade, o atendimento escolar aumentou dramaticamente e a expectativa de vida cresceu de 45 para 55 anos.
Contudo, alimentar uma democracia liberal ou apoiar os direitos humanos nunca foi um tema central da agenda, muito menos depois de Meles derrotou completamente a oposição em 2005. Alguns diplomatas ocidentais insistem, de maneira pouco lógica, que a política melhorou depois disso. O governo e alguns partidos de oposição, por exemplo, assinaram um acordo de conduta para as próximas eleições. Alguns grupos da oposição são genuínos, mas outros estão em débito com a EPRDF. De qualquer forma, o principal grupo de oposição, o Fórum, se recusa a fazer parte das negociações, argumentando que a EPRDF exploraria qualquer acordo para seus próprios fins. O governo tem abafado fontes potenciais de oposição independente, tais como ONGs estrangeiras e locais, e insiste que não censura a imprensa;mas jornais continuam a fechar e jornalistas independentes estão indo embora do país. Alguns fazendeiros alegam que não estão recebendo doações de alimentos por razões políticas.
O Fórum está exigindo a libertação de um de seus líderes, Birtukan Mideksa, da prisão. Ela foi presa com outras personalidades da oposição depois da eleição de 2005, depois foi perdoada, e então foi presa novamente. É improvável que ela seja libertada antes da eleição já que poderia, afirmam alguns, posar como uma ameaça à EPRDF em Adis Abeba e em outras cidades.
No entanto, a maioria dos governos ocidentais parece muito interessada em subestimar os registros de Meles sobre direitos humanos, esperando que sua re-eleição mantenha seu país estável. Os Estados Unidos vão desembolsar um bilhão de dólares [cerca de R$1,8 bilhões] em ajuda estatal para a Etiópia este ano, ou mais se ajudas ocultas forem consideradas. A Etiópia pode esperar uma quantia similar da União Européia, multilateralmente e através de acordos bilaterais com a Grã-Bretanha e outros. E a questão das mudanças climáticas podem trazer para Meles até mais dinheiro.
The Economist.
Tradução de Aline Oliveira.
Para acessar o original, clique aqui.
Imagem retirada daqui.

Nenhum comentário: