terça-feira, 8 de junho de 2010

Belissimo filme iraniano....

Tartarugas podem Voar
(Lakposhtha Hâm Parvaz Mikonand )

Crianças mutiladas ganham a vida desarmando minas terrestres que vendem a um intermediário, que, por sua vez, ganha a vida vendendo as minas à ONU. É essa a imagem da luta pela sobrevivência num campo de refugiados curdos pouco antes da invasão americana do Iraque, documentada no filme Tartarugas Podem Voar.

Um acampamento de refugiados curdos no limite entre Irã e Iraque é comandado pelo garoto Satélite. Em meio a muito sofrimento, descaso e uma situação precária, o grupo segue a liderança do menino e acompanha notícias da iminente ocupação das tropas norte-americanas no Iraque.

Neste cenário, surge a jovem Agrin, uma menina de 14 anos que chega acompanhada do irmão. Ariscos, eles não conseguem se relacionar com o restante das pessoas e passam por um momento muito difícil, pois tiveram os pais mortos. Quando resolvem sair do campo de refugiados, os soldados dos Estados Unidos chegam à fronteira. 

O longa-metragem foi vencedor do Hugo de Prata do Festival Internacional de Cinema de Chicago, além de ter sido premiado nos festivais de cinema de Berlim, San Sebastian e México. 

O filme pode atrair um público atento simplesmente por seu tema e pela maneira como reafirma a capacidade humana de sobreviver à crueldade extrema.

O campo de refugiados parece um lugar saído do inferno. Numa paisagem árida e rochosa, as barracas são montadas entre crateras, tanques de guerra destruídos e cartuchos de munição.

Mais estranho ainda é que em meio à imundície e à miséria geral, se vêem peças de equipamento de alta tecnologia. 


Quem desejar o Torrent do filme entre em contato por email...

Soran Ebrahim (Satellite)
Avaz Latif (Agrin)
Saddam Hossein Feysal (Pashow)
Hiresh Feysal Rahman (Hengov)
Abdol Rahman Karim (Riga)
Ajil Zibari (Shirkooh) 
Gênero: Drama
Diretor: Bahman Ghobadi
Duração: 95 minutos
Ano de Lançamento: 2004
País de Origem: Irã / Iraque
Idioma do Áudio: Árabe
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0424227/
Qualidade de Vídeo: DVD Rip
Tamanho: 699 Mb
Legendas: No torrent

Nenhum comentário: