quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Após 1,2 mil prisões, polícia de Moscou continua em alerta para evitar violência étnica


(do sitio OperaMundi) O prefeito de Moscou, Serguei Sobyanin, assegurou que a polícia russa "continuará agindo duramente" para prevenir qualquer tentativa de distúrbio, depois que grupos étnicos diferentes se enfrentaram no último sábado (11/12) na capital russa e São Petersburgo. Só nesta quarta-feira (15), cerca de mil pessoas foram detidas em caráter "preventivo" para impedir novos choques no atual clima de tensão racial vivido na Rússia.

O novo enfrentamento entre extremistas nacionalistas de direita e migrantes do norte do Cáucaso terminou com um saldo de 1.207 pessoas presas e 30 feridas. O líder tchetcheno Ramzan Kadirov, aliado do Kremlin, disse que os organizadores são fascistas e apenas "provocadores". E aproveitou para propor um maior controle na posse de armas de bala de borracha.

Leia mais: 
Polícia detém cerca de mil pessoas em Moscou por distúrbios
Moscou entra em alerta com rumor de novos confrontos 
Rússia deve rever política de combate ao terrorismo, diz analista inglês 
Atentado contra parlamento da Tchetchênia deixa ao menos seis mortos 

Kadirov, que possui uma coleção de armas, acredita que as armas de efeito traumático são tão perigosas como as perfurantes. O líder tchetcheno especulou também que os enfrentamentos podem ter sido organizados por grupos hostis à Rússia, utilizando o discurso nacionalista para desestabilizar o país.

EFE

Agentes da Milítsia (polícia russa) prendem suspeitos de incitar conflitos étnicos em Moscou

"Nem todo mundo gosta do fato da Rússia estar se transformando numa superpotência", concluiu Kadirov, em entrevista à TV Rossiya24.

Manipulação

Repetindo o discurso de Kadirov, o líder do comitê jovem do Congresso Russo dos Povos Caucasianos, Sultan Togonidze sugeriu que "muitas pessoas estão interessadas na desestabilização social, política e econômica da Rússia".

"Os jovens devem estar atentos para não se transformarem em marionetes neste jogo sujo e para não cederem às provocações", disse Togonidze, em entrevista coletiva.

Leia mais: 
A Rússia na diplomacia dos gasodutos 
Rússia diz que grupo terrorista causou explosão em hidroelétrica 
Geórgia retira estátua de Stalin em segredo para evitar protestos 
Fundamentalistas tchetchenos assumem autoria de atentados em Moscou 

Se for verdade que as manifestações são provocadas, as lideranças étnicas não estão sozinhas em sua teoria. Uma rápida conversa com russos na rua revela que muitos concordam com o que dizem Kadirov e Togonidze.

"Grupos estrangeiros com certeza estão envolvidos nestas manifestações fascistas", opinou a gerente de logística Elina Karassiova, falando ao Opera Mundi.

E-mails rastreados

Enquanto isso, serviços secretos da Rússia continuarão rastreando os e-mail pessoais para detectar as direções IP das pessoas que enviam conteúdo extremista e nacionalista.

EFE

Nacionalistas russos, que têm agredido cidadãos russos de origem caucasiana, fazem a saudação fascista
"Toda a informação é analisada e enviada a departamentos especializados em identificar a procedência das mensagens que podem colocar em perigo a segurança da população", declarou a inteligência russa à imprensa.

Os distúrbios são os mais graves da última década em Moscou e o medo se refletiu num metrô vazio e num congestionamento de 2.850 quilômetros. Em São Petersburgo, 80 pessoas foram presas. Rumores indicam que no próximo sábado (18/12) Moscou será mais uma vez palco de conflitos diretos entre os nacionalistas e imigrantes.


Siga o Opera Mundi no Twitter

Nenhum comentário: