terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Por que sou contra a pena de morte?

Exame de DNA faz homem ser inocentado após passar mais de 30 anos na prisão nos EUA

Cornelius Dupree Jr. com a mulher Selma Perkins Dupree - AP
DALLAS - Graças a um exame de DNA, um homem que havia sido condenado por roubo e estupro teve sua sentença revertida nesta terça-feira após passar mais de 30 anos na prisão nos Estados Unidos. Cornelius Dupree Jr., de 51 anos, foi formalmente inocentado após cumprir parte da pena de 75 anos de reclusão à qual havia sido sentenciado. Ele ficou preso entre dezembro de 1979 e julho de 2010, quando foi posto em liberdade condicional.
Uma semana depois, saíram os resultados do exame de DNA que provaram sua inocência, mas o cancelamento da condenação só veio agora. Ele se tornou a pessoa a passar mais tempo presa antes de ser inocentada por um exame deste tipo no estado do Texas.
- É uma alegria estar livre de novo - disse Dupree após a decisão de um tribunal em Dallas.
Ele foi condenado em 1980 por estuprar e roubar uma mulher de 26 anos. O crime teria acontecido quando a vítima parou em uma loja de bebidas com o marido. Ele teria sido expulso do carro onde estavam. Dois homens teriam levado a mulher para um parque. A vítima reconheceu Dupree após ele ser detido sob acusação de envolvimento com outros crimes.
Segundo o Innocence Project, organização baseada em Nova York e especializada nestes casos, nos EUA apenas outros dois presos passaram mais tempo na cadeia indevidamente antes de serem soltos: um homem passou 35 anos detido na Flórida e outro ficou 31 anos numa prisão no Tennessee.
No Texas, desde 2001 pelo menos 41 pessoas condenadas por engano já foram libertadas graças a exames de DNA. É o número mais alto entre os estados americanos. 

Fonte: O globo

Nenhum comentário: