segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A inveja segundo Rubem Alves

A inveja segundo Rubem Alves
           Mestre em desnudar as paixões humanas, o escritor Rubem Alves já escreveu sobre todas elas. Especificamente em relação à inveja, este mineiro de Boa Esperança teceu considerações que suscitam algumas reflexões.
           Ele associa a inveja ao "olhar torto", advindo do latim "in videre". Exatamente aí se origina a palavra "inveja" - o olhar torto, enviesado, que se opõe ao olhar franco, direto. "Sei que olhos agitados revelam um coração perturbado. Quando o coração está tranquilo, tranquilos também ficam os olhos. Mas eu não sabia que a inveja tem o poder para agitar o olhar", ressaltou Rubem Alves em "A Inveja" - uma das crônicas do livro "O Retorno e Terno".
           Nessa perspectiva dá para afirmar que o olhar do invejoso é exatamente como o seu coração: intranquilo. Mais até: tudo nele ronda a intranquilidade. Ao mesmo tempo em que seu ego é mais inflado do que seu espirito (ao ponto de ofuscá-lo), ele não consegue olhar para si sob o prisma da contemplação dos sábios.
            O invejoso olha para si à procura do que falta, do vazio que precisa ser preenchido de qualquer jeito. Se ele acha o que está procurando, guarda para si - somente para si - a sete chaves. Ele se sente realizado por isto e até orgulhoso da conquista. No entanto, no momento em que percebe que alguém mais possui o que ele conseguiu, ou que este alguém conseguiu o que ele não possui, seus olhos saltam para fora, e é como se fossem imensas bocas cheias de caninos. É assim mesmo o olhar do invejoso: uma boca pronta para devorar o outro.
            Num determinado momento de sua crônica, Rubem Alves lembra de uma história na vertente das fábulas de As Mil e Uma Noites. Um homem encontra uma garrafa que estava enterrada e, ao abri-la, surpreende-se com a saída de um gênio, que se coloca ao seu serviço. O gênio diz ao homem que pode transformar em realidade todos os seus sonhos. Tão logo percebe que aquilo era mesmo possível, o felizardo começa a imaginar tudo o que poderia pedir: a juventude, uma beleza física irresistível, palácios deslumbrantes nos quatro cantos do mundo, serviçais, as mais belas mulheres, os melhores vinhos, as comidas mais saborosas, os amigos fiéis. Seus olhos brilham, pois ele sabe que tem nas mãos a chave para a felicidade.
            Os rumos dessa história mudam quando o gênio diz que havia se esquecido de mencionar apenas um detalhe: tudo aquilo que o homem pedisse para si o seu pior inimigo receberia em dobro. Como que por encanto, a face do sortudo muda de expressão, tornando-se mais séria e mais sombria. Ele para, pensa e, novamente com um sorriso de realização, dirige-se ao gênio para fazer seu único pedido: "quero que me fure um olho".
            De fato, o invejoso não quer a própria felicidade; deseja tão-somente que o outro não seja mais feliz do que ele. Por isso o seu olhar é torto, inquieto. Na sua ótica a realidade será sempre uma imagem distorcida, que ele jura ser a certa e a única possível. Para ele o céu (do outro) é sempre o limite...
(publicado no Jornal TRIBUNA LIVRE, Viçosa-MG, em 29 de outubro de 2010)

Nenhum comentário: