quarta-feira, 4 de maio de 2011

Faleceu Gastón Quezada, artista e dirigente comunista chileno


Após um longo período doente, faleceu na tarde desta segunda-feira (2), em Santiago, o secretário executivo do Instituto de Ciências Alejandro Lipchutz (Ical), Gastón Iván Quezada Fernández, aos 58 anos. Quezada era membro do Comitê Central do Partido Comunista, destacado ator, diretor de teatro e gestor cultural, atuando em diversas entidades do país. O PCdoB enviou uma mensagem ao Partido Comunista chileno lamentando a morte do ator comunista.

Ical
 
Gastón Quezada, entregando homenagem em uma atividade sindical.
A sua morte causa profundo pesar na comunidade acadêmica e cultural e partidária, especialmente entre os seus colegas de Ical, e motiva diversas expressões de condolência e pesar.

O Partido Comunista Chileno enviou uma notificação acerca do falecimento com uma mensagem expressando "sinceras condolências à família, companheiros e amigos de Gastón". O velório se realiza desde esta segunda-feira (2) e segue nesta terça (3) até as 22 horas no salão de atos do Ical.

Gastón Quezada foi durante vários anos secretário executivo do Ical, encarregando-se de tarefas de administração, gestão, desenvolvimento e fortalecimento do Instituto, contribuindo para a sua expansão e fortalecimento das suas atividades acadêmicas, de pesquisa e organização. Representou o Ical em muitas atividades políticas, culturais, acadêmicas, docentes e solidárias. Durante muito tempo foi professor da Escola Sindical do Ical.

Ical

Quezada foi também diretor administrativo do Centro de Dança Espiral, da Corporación Cultural da Municipalidad de Ñuñoa, representante legal da Otec-Ical e diretor executivo de Casa de Arte e Cultura “Delia do Carril”. Em tudo isso, destacou-se pelas suas capacidades e criatividade como gestor cultural, contribuindo ao desenvolvimento de espaços democráticos, participativos e de promoção da arte em todas as suas expressões.

Durante muitos anos, Gastón Quezada foi eleito pelos seus colegas como membro do Comitê Central do Partido Comunista, onde ocupou o cargo de Encarregado Nacional de Cultura entre 1998 e 2002.

O seu compromisso político com a luta pela democracia, que incluiu abnegadas tarefas no combate contra a ditadura, o levou a ser candidato a senador, deputado, presidente da câmara municipal e vereador em representação de listas da Esquerda, em várias eleições entre 1997 e 2005.

Ator

Na vida profissional, Gastón Quezada atuou no Teatro de Ensaio da Universidade Católica e no Teatro da Universidade de Chile e esteve no plantel de atores de quase todos os canais da televisão chilena. Tinha estudos de direção teatral e gestão cultural da Universidade Complutense de Madrid, Espanha.

Também participou em dezenas de fóruns, conferências, oficinas e painéis onde expôs as ideias e teses de uma cultura democrática e emancipatória, de gestão cultural transformadora e aberta a todo o povo, e defendeu projetos revolucionários e socialistas, sempre tendo em mente a necessidade de aspirar a uma sociedade justa, democrática e de respeito aos direitos humanos.

Com a morte de Gastón Quezada perde-se um homem da cultura popular e das lutas democráticas, um consequente membro do Partido Comunista e um experimentado gestor de ideias e ações pela arte e pela cultura no Chile.

PCdoB se solidariza com PC chileno

O Partido Comunista do Brasil enviou uma mensagem aos comunistas do Chile em que lamenta a morte de Quezada "com enorme sentimento de solidariedade e de perda".

Confira a íntegra da mensagem do PCdoB:

Estimados camaradas,


Recebemos a notícia do falecimento do querido camarada Gastón Quezada com enorme sentimento de solidariedade e de perda.


Ultimamente responsável pela Comissão de Relações Internacionais do Comitê Central do PC do Chile, o companheiro e amigo Gastón Quezada destacou-se antes nas lutas democráticas contra a ditadura militar, nas atividades de promoção da cultura popular, da ciência e da formação de quadros.


Dirigente partidário, ator, gestor cultural, professor e diretor do Instituto de Ciências Alejandro Lipchutz (ICAL), o companheiro Gastón Quezada dedicava-se com paixão e entrega às suas atividades políticas e culturais. Seu exemplo de militante comunista e de homem da cultura há de inspirar as atuais e futuras gerações de revolucionários, no Chile, no Brasil e em toda nossa América Latina.


O desaparecimento de Gastón Quezada acontece em um momento em que o PC do Chile reforça-se na luta pela democratização do País e por um “governo de novo tipo”, que abra caminho para as transformações políticas, sociais e econômicas que tanto anseia o povo chileno.


Neste triste momento para os comunistas e as forças progressistas chilenas, familiares e amigos, os comunistas brasileiros se somam às homenagens ao camarada Gastón Quezada.


Saudações fraternais,


Renato Rabelo

Presidente Nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB)

Da redação, Luana Bonone, com informações do com Ical

Nenhum comentário: