segunda-feira, 16 de maio de 2011

I Encontro de Blogueir@s e Tuiteir@s do Rio Grande do Sul

Será realizado na Câmara Municipal de Porto Alegre durante os dias 27, 28 e 29 de maio o I Encontro de Blogueir@s e Tuiteir@s do Rio Grande do Sul. O evento tem como proposta discutir a internet no Estado e no país e o papel dos blogs na democratização da comunicação.
“O nosso principal foco é abordar a rede como uma possibilidade de pluralizar a voz da sociedade, não apenas como mais uma ferramenta técnica”, afirma Cristina Rodrigues, uma das organizadoras do evento.

As inscrições podem ser feitas GRATUITAMENTE em http://blogprogrs.com.br/inscricao/.
O evento começará com o debate As Mídias Digitais e a Democratização da Democracia, com destaque para a participação da secretária de Comunicação e Inclusão Digital do Estado, Vera Spolidoro, e do ciberativista e profissional de TI Marcelo Branco, que foi coordenador da campanha online da presidenta Dilma Rousseff.
Outra mesa de debates que me parece interessante será sobre políticas públicas para comunicação digital, em que participará Vinícius Wu, coordenador do Gabinete Digital do Estado.
A propósito, o Gabinete Digital (www.gabinetedigital.rs.gov.br) será lançado no dia 24, às 17h, com a proposta de estimular o diálogo e a colaboração da sociedade com o governo gaúcho via ferramentas digitais. Como entusiasta da tecnologia, acho bacanérrimo ver o poder público se aproximando da população via social media. :)
A programação inclui ainda relatos de experiências de blogueiros, oficinas (os temas são “Quero ter um blog, como começar?”, “Administração e ferramentas para blogs” e “Redes Sociais”) e a elaboração da Carta dos Blogueir@s e Tuiteir@s Gaúch@s. O encerramento será com uma atividade de rua, no Parque da Redenção, para divulgar as ideias que brotaram do encontro. A programação completa está em http://blogprogrs.com.br/programacao/. De acordo com a organização, o evento deve contar ainda com transmissão ao vivo pela web no site www.blogprogrs.com.br.
Por e-mail, a Cristina Rodrigues me explicou que o I Encontro de Blogueir@s e Tuiteir@s do Rio Grande do Sul é decorrência do I Encontro de Blogueiros Progressistas, que ocorreu em São Paulo em agosto de 2010, ocasião em que se definiu que cada Estado faria o seu evento antes da segunda edição nacional, prevista para junho em Brasília.

Nenhum comentário: