sábado, 2 de julho de 2011

Chile deve apresentar reforma educacional nos próximos dias


O subsecretário chileno da Educação, Fernando Rojas, disse nesta sexta-feira (01) que o presidente Sebastián Piñera apresentará nos próximos dias o projeto de reforma da educação, que estará centrado no “financiamento estudantil”.
“Temos que nos encarregar de um sistema que dê acesso, que dê financiamento adequado e que reduza os custos que a educação superior tem para as famílias chilenas”, disse Rojas, em uma entrevista para a rádio Cooperativa.
Segundo o subsecretário, o projeto será discutido no Congresso e “tem que abordar matérias de qualidade”, assim como “a criação da Subsecretaria da Educação Superior”.  Em relação às recentes manifestações, o representante do Ministério da Educação disse que os jovens estão fazendo um chamado. “Temos que deixar de brigar e ir trabalhar”, acrescentou.
Ontem à noite, depois de encerrados os protestos, Piñera convocou vários ministros para analisar a marcha e estudar um projeto com o qual o governo espera superar o conflito. Cerca de 400 mil pessoas se mobilizaram ontem em seis cidades do país durante uma manifestação convocada pela Confederação de Federações de Estudantes do Chile e pelo Colégio de Professores, segundo o balanço entregue por ambas as organizações.
Líder do Colégio de Professores, Jaime Gajardo, afirmou que o movimento “vai continuar” e anunciou que já está sendo preparada uma nova marcha nacional que pedirá a renúncia do ministro da Educação, Joaquín Lavín. Segundo ele, essa “foi uma jornada de sucesso, monumental, grandiosa, de caráter nacional”.
A maioria dos manifestantes, que ocuparam a principal avenida da capital Santiago, é composta por estudantes universitários e secundários, além de professores e funcionários públicos, que lutam por melhores condições de trabalho e salário.

Com Ansa

Nenhum comentário: