sábado, 6 de agosto de 2011

A economia americana cai, mas ainda pode desabar

Brizola Neto no TIJOLACO



Hoje, no The New York Times, um retrato do desemprego na abalada economia americana:

“A fraqueza da economia americana é mais evidente na falta de empregos. Apenas 55 % dos adultos em idade ativa tinham  empregos de tempo integral em julho, o nível mais baixo nos tempos modernos. Cerca de 25 milhões de adultos americanos querem, mas não conseguem encontrar trabalho em tempo integral, anunciou o governo na sexta-feira. A taxa de desemprego caiu ligeiramente, mas principalmente porque 193 mil pessoas deixaram de procurar emprego, mais que as 144 mil que conseguiram uma vaga.
Os o consumo representa  70 por cento da atividade econômica do país, e as pessoas sem emprego gastam menos dinheiro. Por mais de um ano, o governo informou que a economia estava se expandindo mais rapidamente do que o emprego, alimentando a esperança que a contratação viria a seguir.
Mas, na semana passada, o governo reconheceu  que estava enganado, e que a economia realmente havia se expandido, mas a uma taxa anual de apenas 0,8 por cento acima do crescimento populacional durante o primeiro semestre do ano.
Os preços dos imóveis caindo também a sombra da recuperação. A renda  total das famílias continua 12 por cento abaixo do nível de antes da recessão, de acordo com o Federal Reserve. Os gastos dos consumidores não sofreu um declínio comparável, sugerindo que as pessoas ainda esperam  ver dias melhores pela frente. Se eles estão errados ou se perderem a fé, dizem os economistas, os gastos poderiam mergulhar ainda mais rapidamente – e com ele, a economia em geral.”

Parece que os republicanos estão muito interessados nesta questão de fé. O governador do Texas, Rick Perry, que sucedeu Geoge W. Bush no governo daquele estado americano, promoveu hoje de manhã uma iomensa concentração evangélica (foto).  Na “Oração pela Nação em Crise” , Perry clamou: Vemos a raiva nos salões do governo, e como uma nação nos esquecemos quem nos fez, quem nos protege, quem nos abençoa, e por isso clamamos (a Jesus) pelo o seu perdão.

Nenhum comentário: