quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Filme Russo

Elena
(Elena)
Elena (Andrei Zvyagintsev, 2011) 
 
Créditos: CAÇADOR - MAKING OFF
Poster
Sinopse
O premiado diretor russo Andrei Zvyagintsev (de "O Retorno") foi recompensado na mostra Um Certo Olhar, de Cannes. No enredo, a modesta Elena casou-se pela segunda vez, porém seu rico marido se revela um homem frio, sobretudo quando pensa em deixar toda a sua fortuna para a filha da união anterior. Mas a protagonista vai tentar dar outro rumo à herança.

Legenda exclusiva por Lu stoker e nandodijesus
Screenshots (clique na imagem para ver em tamanho real)

Elenco
Informações sobre o filme
Informações sobre o release
Andrey Smirnov, Elena Lyadova, Andrey Smirnov, Alexey Rozin, Evgenia KonushkinaGênero: Drama
Diretor: Andrey Zvyagintsev
Duração: 109 minutos
Ano de Lançamento: 2011
País de Origem: Russia
Idioma do Áudio: Russo
IMDB: www.imdb.com/title/tt1925421/
Qualidade de Vídeo: BR Rip / DVD Rip
Vídeo Codec: V_MPEG4 ISO AVC / XviD
Vídeo Bitrate: 4 200 Kbps / 1 737 Kbps
Áudio Codec: A_DTS / AC3
Áudio Bitrate: 1 510 Kbps / 384 kbps CBR 48 KHz
Resolução: 1 280 x 544 / 688 x 288
Aspect Ratio: 2.35:1 / 2.389
Formato de Tela: Widescreen
Frame Rate: 24.000 FPS / 25.000 FPS
Tamanho: 4.35 GiB / 1.560 GiB
Legendas: Em anexo
Premiações
Vencedor do Prêmio do Júri da mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes
Crítica
Premiado em Cannes, Elena mostra peso da família

Elena é um dos melhores filmes da 35ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Com roteiro, direção e interpretação afiadas, o filme coloca em xeque o peso de nossas decisões, o papel da família, o amor e a submissão.

Um casamento pouco explicado é o que sustenta o começo dessa produção russa. Elena (Evgenia Konushkina) acorda, vai até o quarto do marido, abre as cortinas. “Bom dia”, diz. Prepara o café da manhã sob silêncio. À mesa, tentam conversar sobre algo. “O que você fará hoje?”. Pergunta retórica. Um relacionamento que parece se pautar pela conveniência de ambos.

Ambos têm uma família complicada. Abastado, Vladimir (Andrey Smirnov) tem parte de seu dinheiro sugado por uma filha que pouco vê. Pobre, Elena também vê sua renda apropriada por seu filho preguiçoso e desempregado, Sergei (Aleksey Rozin).

Mesmo casados há dez anos, há um fosso entre Elena e Vladimir. Mais cedo ou mais tarde, o buraco se tornará visível. O que encanta em Elena, vencedor do Prêmio do Júri da mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes, é a maneira sinfônica com que o filme é conduzido.

Com uma encenação primorosa, acompanhamos o prelúdio, o interlúdio e o poslúdio. Correndo o risco de cair em fáceis soluções morais, o filme de Andrei Zvyagintsev (O Retorno) toma o caminho mais difícil: o de, após estabelecida uma relação de empatia com a personagem, questionar se ela tomou a decisão certa.

Elena é um filme que pode ser lido sobre o peso da família em nossas decisões, o apoderamento de uma mulher submissa, o buraco entre ricos e pobres, a distância de um casamento, a juventude sem rumo. Basta escolher qual filme você prefere.


 
 
Os Torrents poderão ser recebidos por email: turcoluis@gmail.com   

Nenhum comentário: