sábado, 7 de janeiro de 2012

O brilho haragano do astro Jerônimo Jardim


Ainda com aquele ímpeto de centroavante varzeano | Ramiro Furquim/Sul21

Geraldo Hasse no SUL21

Nos últimos quatro anos, depois de se aposentar como alto funcionário da Justiça do Trabalho, o bacharel em leis Jerônimo Jardim vem peleando com uma tropilha de males, remédios e internações hospitalares. Ainda na última quinta (5/1), foi ao hospital marcar mais uma cirurgia, mas continua levando a vida com o ímpeto juvenil do centroavante que pintou como profissional na várzea de Bagé no início dos anos 1960, quando os bambas da posição eram o “cerebral” Larri no Internacional e o “tanque” Juarez no Grêmio.
Além de deixar sequelas dolorosas, a artrite reumatoide, que se instalou de repente numa manhã dos seus 63 anos, exige doses cavalares de analgésicos, inclusive morfina, de tal forma que o veterano autor de sucessos da música popular como Purpurina e Astro Haragano precisou usar bengala por mais de um ano. Numa manhã dessas, ao sair para caminhar cedinho, já sem bengala, cambaleou ao atravessar a rua no bairro Floresta e teve de ouvir um “Te cuida, gambá!” lançado por um motorista. Contra seus hábitos ancestrais engoliu o desaforo, consciente de que o jogo está numa espécie de prorrogação. “Me salvei por muito pouco”, diz ele, lembrando que esteve sob os cuidados de 12 médicos da Unimed e do anjo-da-guarda que mora com ele, Clair Jardim, sua mulher nos últimos dez anos. Quando foi levado ao hospital, sua pressão arterial estava em 6/3. Ficou 15 dias na UTI e depois passou um ano na cama.
Jerônimo e seu anjo-da-guarda | Ramiro Furquim/Sul21
Na aparência, tudo bem. Ele continua com sua bela estampa de Mastroianni caboclo, bem aprumado, vasta cabeleira de poucos fios brancos. Na realidade, sofre de dores e alguma insensibilidade, mas o astro não se entrega. A música emana naturalmente, é uma forma de expressão incorporada ao seu modo de vida. Após encostar o violão durante os anos de tratamento médico, voltou a compor e na virada do ano aprontou uma canção que premedita inscrever num dos festivais remanescentes da música nativa gaúcha.
exatamente um ano, fiel à compulsão musical, gravou ao vivo com casa cheia na Sala Álvaro Moreyra em Porto Alegre o CD De Viva Voz, com músicas suas e letras próprias e de parceiros diversos como Luiz Coronel, Greice Morelli e Clair Jardim. Três dias antes do show havia morrido o pianista Geraldo Flach (1945-2011), seu amigo de mais de 30 anos e parceiro em Abolerado Blues, inspirado pela cantora Cida Moreira. Ainda no ano passado, perdeu outro parceiro, Rui Biriva (1958-2011), cujo último CD trouxera cinco parcerias deles.
Vida marvada que ele atravessa sem queixas, apenas com algumas broncas, a maior delas contra a mídia gaúcha, mais aberta para os forasteiros do que para a qualidade artística existente em Porto Alegre. “Nunca o Rio Grande do Sul teve uma geração musical tão boa quanto essa que está atuando aqui”, diz Jardim, “mas a mídia é tão provinciana que só fala do que vem de fora”. Saudoso de outros tempos, ele acha que ao ignorar ou esconder os artistas gaúchos o diário Zero Hora trai a memória do seu fundador, Maurício Sirotsky. “Ele circulava na noite e mandava abrir espaço para os artistas.”
Nesse seu oitavo disco, em que se destacam belos arranjos e execuções de sax de Pedrinho Figueiredo, o compositor sobrevivente percorre 14 canções singelas em ritmo de choro e samba. O veterano crítico musical Juarez Fonseca, que acompanhou toda sua carreira, qualificou-o como seu melhor show em palco. Com esse CD, ele completou 98 músicas gravadas, que se dividem entre temas campeiros e urbanos. Em todas, aparecem suas marcas registradas: letras fortes com boas rimas, melodias singelas e arranjos rebuscados, muitos deles buscando harmonias do jazz.
Um imerecido "Te cuida, gambá" | Ramiro Furquim/Sul21

Filho mais velho de pai militar, Jerônimo tem cinco irmãos nascidos em diferentes cidades do Rio Grande do Sul. Viu a luz em Jaguarão, mas se achou adolescente em Bagé, onde começou a tocar violão e participar de conjuntos musicais que animavam bailinhos juvenis. Amador na música, cantou muita serenata diante dos sobrados da Rainha da Fronteira. Quase profissional no futebol em Rio Grande, concluiu ali o curso de direito e voltou para Bagé casado com a riograndina Mara Ferreira, com quem abriu um escritório de advocacia. Tinha tanta gana profissional que em apenas um ano participou de cinco júris. Nas viagens de serviço a Porto Alegre, entretanto, caiu nas rodas da boemia, tanto que acabou trocando a carreira jurídica pela vida artística.
Para sobreviver na capital, começou fazendo jingles para a agência do amigo Luiz Coronel. Em pleno “milagre econômico brasileiro” (1967/1973), conheceu o compositor Lupicínio Rodrigues (1914-1974), apresentado pelo radioator Walter Ferreira. Já em fim de carreira, o velho Lupi vivia na noite mas sobrevivia graças aos proventos do emprego público como bedel da Faculdade de Direito da UFRGS. Era um exemplo de sobrevivência que JJ seguiria muitos anos mais tarde, mas enquanto sentiu pulsar a juventude em suas artérias o garotão de Bagé foi tocando a vida como se não houvesse diferença entre o dia e a noite.
Ganhou muito, muito dinheiro como diretor da house agency da Rainha das Noivas ao longo da maior parte da década de 1970. Quando as três lojas do começo chegaram a 12, JJ ganhava mais do que os diretores graças a uma participação de 0,25% nas vendas da rede. Teria ficado rico nessa rendosa atividade se não tivesse cedido ao desafio lançado por uma cantora gaúcha que fazia sucesso no Rio de Janeiro no final dos anos 1970. Quem tivesse sangue nas veias e música na alma não resistiria ao sotaque acariocado de Elis Regina. No auge, ela tinha acabado de gravar os melhores discos de sua carreira. Aos 36 anos, após instalar a família (mulher e um casal de filhos) num apartamento recém-comprado em Porto Alegre, o artista sonhador foi morar numa pensão do Leblon, onde dividia o quarto com meia dúzia de marmanjos.
O Mastroianni caboclo | Ramiro Furquim/Sul21

Animado, ligou para Elis. A amiga estava na fossa. Bad trip. Tinha sido dispensada pela gravadora por vender muito pouco, apenas 30 mil discos enquanto outras recém-chegadas do Nordeste passavam de 200 mil. “Não posso te arranjar nada”, disse a estrela, “mas vou te apresentar a umas pessoas”. Foi assim que conheceu o casal Lucinha-Ivan Lins. Eles gravavam jingles e participavam de shows no Rio e arredores. Havia outros gaúchos lutando por um lugar na ribalta carioca. Kleiton e Kledir. Bebeto Alves. Sem contar estrelas cadentes como Nelson Gonçalves. Pouco tempo depois de chegar, JJ já jogava bola com a turma de Chico Buarque.
No batidão das rodas de samba morou por cerca de quatro anos no Rio de Janeiro, entre 1980 e 1984, voltando a Porto Alegre após concluir que havia embarcado tarde demais no trem da MPB. “Quando eu procurava meu lugar, o público virou para o rock”, explica ele. Enquanto os artistas consagrados como Chico Buarque e Tom Jobim refugiavam-se no exterior, onde tinham demanda, o espaço em discos, palcos e emissoras de rádio e TV era ocupado pelo Barão Vermelho, Blitz, Legião Urbana e diversas personalidades do rock, de Erasmo Carlos a Rita Lee passando por Cazuza e Renato Russo.
Aos temporões como JJ sobravam migalhas do banquete do showbiz da Cidade Maravilhosa. Um dos saldos positivos de sua vida no Rio foram gravações de músicas suas por Elis Regina (1945-1982), uma delas (Roda de Sangue) usada como trilha de duas novelas da TV Globo. O maior brilho carioca foi a vitória no Festival MPB Shell da TV Globo de 1981 com a canção Purpurina. Cantada por Lucinha Lins, a composição classificou-se naturalmente entre as finalistas mas foi recebida por uma vaia interminável após o anúncio dos vencedores (a canção preferida do público era Planeta Água de Guilherme Arantes).
Astro Haragano foi recebido em silêncio pelas 15 mil pessoas presentes na Cidade de Lona... | Ramiro Furquim/Sul21

Jerônimo Jardim ganhou US$ 300 mil, remeteu a maior parte para a família e ficou na Cidade Maravilhosa, agora num apartamento, tentando virar estrela. Gravou um disco produzido por Ivan Lins e concorreu novamente ao Festival Shell de 1982, mas desta vez, neca. Quando as reservas acabaram, ele não teve outra saída senão voltar para o antigo ninho. Bem nessa época os irmãos K&K emplacaram “Deu Pra Ti/Baixo Astral/Vou pra Porto Alegre/Tchau”. Era o fim de uma época.
Insistindo em viajar na contramão do convencional, montou com Ivaldo Roque e outros parceiros a Pentagrama, um produtora de música com que se lançou a novos desafios. Foi marcante mas durou apenas três anos.
Com a garra de sempre, JJ compôs solito a canção Astro Haragano, cuja letra recordava a passagem do cometa de Halley — uma decepção para a maioria das pessoas. Na noite de 7 de dezembro de 1985, o cometa aparecia no céu como um pequenino chumaço de algodão no céu; no palco ao ar livre da XV Califórnia da Canção Nativa em Uruguaiana, Jerônimo Jardim soltou o vozeirão ao cantar uma de suas melhores obras musicais.

Astro Haragano
(Jerônimo Jardim)
É fogo, é gelo, verdade, ilusão
Vento de prata/escarcéu
Varando a noite campeira
repontando estrelas
na estância do céu
Chispa de sonho,
galope de luz,
mistério na imensidão
pingo tordilho cigano
qual boitatá na escuridão
Astro haragano
esperança fugaz
passando em meu coração
de encontrar meu menino
tropa de osso
roda pião
roda pião
Com acordes dissonantes e um arranjo sofisticado, Astro Haragano foi recebido em silêncio pelas 15 mil pessoas presentes na Cidade de Lona, a seis quilômetros do centro de Uruguaiana. Quando se proclamou o resultado final e JJ ficou com o primeiro lugar, o público vaiou e começou um bochincho que se estendeu até de madrugada. A maioria foi embora, mas um grupo de pessoas cercou o palco, exigindo que o compositor devolvesse o troféu, representado pela calhandra, ave galhofeira quiçá lembrada por Atahualpa Yupanqui nos versos “yo soy pajaro corsario que no conoce el alpiste”.
A prova de que Jerônimo não entregou o que era seu | Ramiro Furquim/Sul21

JJ não entregou a Calhandra de Ouro. Houve um momento em que, estimulado por um fotógrafo ávido de sangue, esboçou sair no braço com os revoltosos, mas foi contido por outros músicos. “Fica quieto, esses caras te matam”, disse-lhe o músico Dilan Camargo. De madrugada, os ânimos mais serenos, ele saiu da Cidade de Lona abraçado por duas prendas e escoltado por dois brigadianos. No caminho para a cidade, teve de ouvir do representante da sua gravadora: “Estou aqui porque me mandaram, mas tua música é uma merda”. Acabou indo dormir na casa de amigos, pois também mo hotel os revoltosos haviam armado um piquete contra o autor do Astro Haragano.
Heroísmo e trauma | Ramiro Furquim/Sul21

Contado assim, 26 anos depois, parece tranquilo, mas foi um baita trauma. Dias dias depois, em Porto Alegre, o herói da XV Califórnia teve uma tremedeira antes de subir a um palco, seu habitat predileto ao longo da vida. Por pouco não fugiu da raia. Cumpriu o compromisso, mas resolveu dar um tempo. Depois daquele show do final de 1985 na capital, ficou oito anos sem tocar violão, sem compor e sem se apresentar publicamente. Voltou a dedicar-se ao lado B — de bacharel em direito, atividade que combinaria com bicos em vendas e publicidade. Só reassumiu o lado A – de artista — em 1993, quando a milonga Portal, composta em 1984 durante uma viagem a Bagé e apresentada pela cantora Muni, ganhou um festival regional patrocinado pelo Carrefour.
Na década de 1990, o lado B se impôs. Em busca de estabilidade, ele participou de um concurso para servidor da Justiça do Trabalho. Aprovado, trabalhou dez anos nos bastidores das disputas trabalhistas, assessorando juizes, procuradores e desembargadores. Foi nesse ofício espinhoso que ele legou à Justiça do Trabalho um manual de procedimentos que zerou a pilha de recursos não julgados em tribunais regionais. Com esse trabalho desenvolvido em Porto Alegre nos primeiros anos do século XXI, Jerônimo Jardim ganhou o respeito dos pares e a gratidão da desembargadora Rosa Maria Weber, recentemente elevada ao cargo de ministra do TST.
Uma centena de canções, mais cinco livros infantis e dois para adultos | Ramiro Furquim/Sul21

Nesses anos hard na JT, faltou tempo para as atividades light, até que venceu o tempo da aposentadoria. A partir de 2005, JJ acabou organizando suas memórias, abertas ao público no site www.jeronimojardim.com. Já sua vida cotidiana está exposta no blog http://jeronimojardim.zip.net. Aqui e ali ele vem brigando pelo pagamento de direitos autorais sobre obras veiculadas na Internet. Não pensa só na sua centena de canções, mas nos seus cinco livros infantis e dois livros de ficção para adultos, o último deles – Serafim de Serafim (Editora Alcance) – lançado na Feira do Livro de Porto Alegre em novembro de 2011.
No final do ano passado, participou de um seminário em Porto Alegre sobre o assunto, mas acabou se retirando antes do final, revoltado com os que defendem a liberdade de apropriação das obras artísticas. “Eu também quero chegar na farmácia e no supermercado e levar as coisas sem pagar”, diz ele, ironizando os “comunistas ávidos pelo alheio”. Nessa briga pessoal/coletiva, um dos seus parceiros é o músico Raul Ellwanger.
Na primeira semana de 2012, ele vibrou ao saber que a Espanha preparou o caminho para que se respeitem os direitos dos criadores de músicas e obras literárias. Se é viável lá, por que não fazê-lo aqui? Há pouco ele encaminhou ao Escritório de Cobrança de Direitos Autorais (ECAD) um anteprojeto de lei impondo o pagamento de direitos autorais veiculados na internet. Duvida que algum parlamentar tenha coragem de colocar o guizo na cauda dos leões da mídia digital, mas não desiste. “Acho que o projeto vai ter de ser apresentado pelo Executivo ou pelo Judiciário”, diz ele.
Nessa sua última luta, Jerônimo Jardim une finalmente os lados A e B: o bacharel em ciências jurídicas assume a defesa do(s) artista(s). Uma bela síntese existencial para alguém que levou a vida acolherando duas atividades fundamentais: a arte que gratifica e a lei que garante os direitos humanos.

Nenhum comentário: