sábado, 16 de junho de 2012

Morreu a glória do esporte cubano Teófilo Stevenson Lawrence

Editorial do GRANMA

 
A família do esporte cubano ficou comovida com a morte, segunda-feira, 11 de junho, dum de seus maiores expoentes de todos os tempos, Teófilo Stevenson Lawrence, triplo campeão olímpico e mundial de boxe.
Teófilo Stevenson Lawrence





O homem que vinculou mestria atlética, modéstia infinita e fidelidade absoluta à Revolução, ao comandante-em-chefe Fidel Castro e a seu povo, morreu aos 60 anos de idade, em Havana, vítima de uma cardiopatia isquêmica, informou um comunicado do Movimento Esportivo Cubano.
Querido por várias gerações de compatriotas que aplaudiram seus triunfos e o admiraram porque jamais os traiu, Stevenson deixa, além da glória conquistada no ringue, o exemplo daqueles que jamais traem suas raízes, expressa o texto.
Nascido em 29 de março de 1952 perto da fábrica de açúcar Delicias, naquele então, no município de Puerto Padre, província de Las Tunas, o atleta viveu uma infância humilde, onde começou a forjar valores que sempre o acompanharam.
Seus títulos olímpicos foram em Munich’72, Montreal’76 e Moscou’80 e os mundiais, Havana’74, Belgrado’78 e Reno’86.
Membro do único trio de boxeadores três vezes campeões olímpicos, merecedor das Copas Val Barker (1972) e Russell (1986), entregues aos melhores competidores em competições desse tipo e em campeonatos mundiais, também venceu em muitos outros cenários como os Jogos Pan-Americanos, os Jogos Centro-Americanos e do Caribe e Copas do Mundo.
Seu patriotismo ficou demonstrado mais uma vez, quando deixou boquiabertos a comerciantes que tentaram comprá-lo oferecendo-lhe cifras milionárias.
"Não trocaria um pedaço da terra de Cuba por todo o dinheiro que poderiam dar-me", respondeu a um deles em Munich, depois de uma desforra por causa de perder no pan-americano de Cali’71 ante o estadunidense Duane Bobick, a chamada Esperança Branca.
Reconhecido por seu forte murro, também foi muito técnico, rápido para sua categoria e cavalheiroso com seus contrários, muitos dos quais, incluídos vários estrangeiros, foram seus amigos.
No momento de sua morte, Stevenson era vice-presidente da federação Cubana de Boxe e tinha várias condecorações nacionais e internacionais.
Sua morte deixa um vazio inegável no seio do esporte revolucionário cubano, onde agora se multiplicará como exemplo de patriotismo, dignidade e afeição a seu povo.
Enviamos aos seus familiares e amigos esta mensagem de amor de aqueles que nos orgulhamos de ser seus companheiros de combate.

Nenhum comentário: