quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Muçulmanos contra a Al-Qaeda

Tanto no Iraque quanto no Afeganistão, a rede terrorista de Bin Laden enfrenta oposição crescente de outros grupos armados árabes. Suspeita-se, ao priorizar o combate entre facções muçulmanas, ela esteja fazendo o jogo da Casa Branca

Syed Saleem Shahzad

Dois incidentes ilustram as divergências crescentes no seio dos movimentos islâmicos armados. No Waziristão do Sul, uma zona tribal do Paquistão situada na borda da fronteira afegã, talibãs locais perpetraram, em março de 2007, um massacre de combatentes estrangeiros do Movimento Islâmico do Uzbequistão, filiado à Al-Qaeda. Quase simultaneamente, ferozes combates opunham o Exército Islâmico no Iraque ao ramo local da Al-Qaeda. Duas visões – duas maneiras de conceber o combate islâmico – confrontam-se cada vez mais violentamente.

Desde 2003, voluntários estrangeiros afluem ao Paquistão e ao Iraque. Porém, em vez de satisfazer aos dirigentes dos talibãs e aos grupos de resistência islâmicos autóctones, esse afluxo de combatentes ligados ao takfirismo – uma ideologia que considera os “maus muçulmanos” seus principais inimigos (ler, nesta edição, Takfirismo, uma ideologia messiânica) – provocou mal-estar e sofrimento. Combatendo governos muçulmanos, esses militantes desencadearam o caos nas mesmas populações que diziam defender.

Durante três anos, entre 2003 e 2006, a própria complexidade da situação nesse vasto teatro de guerra, composto pelo Waziristão do Norte, Waziristão do Sul, Afeganistão e Iraque, reforçou a influência doutrinária da Al-Qaeda e reduziu os grupos autóctones ao silêncio. No Waziristão, zelotas takfiristas favoreceram o surgimento de enclaves islâmicos, que escaparam da jurisdição do Paquistão e alimentaram ações armadas nos grandes centros urbanos, com o objetivo último de desencadear um levante contra o regime militar pró-ocidental de Islamabad. Em resposta, o exército paquistanês conduziu operações sangrentas, massacrando centenas de não-combatentes, entre os quais mulheres e crianças, alimentando assim o furor dos extremistas. Já na época, muitos dirigentes talibãs reconheciam, reservadamente, que os takfiristas estavam se desviando, ao abandonar a estratégia exclusivamente anti-ocidental, pregada por Osama Bin Laden nos anos 1990, e ao transformar sua guerra de resistência nacional contra a ocupação estrangeira em um ataque ao poder militar do Paquistão.

No Iraque, tafkiristas visam os xiitas, e esquecem de lutar contra norte-americanos

No Iraque, Abu Mussab Al-Zarkawi, um dos principais dirigentes takfiristas, que deixara o Waziristão para ir a esse país às vésperas da invasão norte-americana, tornou-se o responsável mais visível da resistência. Zarkawi declarara publicamente fidelidade a Bin Laden. Em torno dele haviam-se agrupado militantes, na maioria estrangeiros, que constituíam o ramo iraquiano da Al-Qaeda. A situação no Iraque logo iria se assemelhar às do Waziristão e do Afeganistão.

Depois da queda de Saddam Hussein, as forças de resistência locais levaram algum tempo para se mobilizar. Precisaram de vários meses para organizar as diversas tribos, grupos religiosos fragmentados, membros do Baas, o antigo partido de Saddam Hussein, e oficiais da extinta Guarda Republicana em unidades eficientes de combate. Nesse ínterim, os combatentes estrangeiros, vindos dos quatro cantos do mundo muçulmano sob os estandartes negros da Al-Qaeda, constituíram um majlis alchoura (conselho) e deram prova de uma eficácia que os grupos locais ainda não demonstravam. Nessas condições, estes últimos não podiam expressar suas reservas à ideologia takfirista. Alguns já haviam tido a oportunidade de deplorar os métodos da Al-Qaeda, que, embora sunita como eles, deixava a luta contra o ocupante norte-americano para atacar lugares sagrados dos xiitas.

No entanto, com o anúncio feito pela Al-Qaeda, no fim de 2006, da criação de um emirado “ideologicamente puro” no Iraque, a estratégia dos grupos autóctones foi totalmente submetida à ideologia takfirista e a seu programa fratricida. A guerra contra a ocupação transformou-se em uma miríade de lutas sectárias. Mas os germes da ruptura entre os combatentes “internacionalistas” e a resistência autóctone estavam semeados.

Divisões têm origem na luta islâmica contra presença soviética no Afeganistão

Para compreender essas divergências, é necessário examinar as circunstâncias particulares que contribuíram para as transformações ideológicas da Al-Qaeda, quando da jihad contra a ocupação soviética no Afeganistão, durante os anos 1980, e depois. Os árabes que haviam afluído àquele país com o intuito de se juntar à resistência local dividiam-se em dois campos: “iemenita” e “egípcio”.

Os zelotas religiosos, enviados ao Afeganistão por seus imãs, pertenciam ao primeiro. Quando não estavam combatendo, passavam os dias em atividades rudes, cozinhando para si mesmos e dormindo logo após a isha, a última prece do dia. Com o fim da jihad afegã, voltaram ao seu país ou se misturaram à população local, no Afeganistão ou no Paquistão, onde muitos se casaram. Nos meios da Al-Qaeda, estes eram qualificados como dravesh – os que gostam da vida fácil.

O campo “egípcio” compunha-se dos mais politizados e ideologicamente motivados. A maioria era afiliada aos Irmãos Muçulmanos [1], mas rejeitava a via parlamentar preconizada por essa organização. Para os partidários dessas idéias, homens muitas vezes instruídos – médicos, engenheiros etc – a jihad afegã constituía um forte cimento. Muitos eram antigos militares que haviam aderido ao movimento clandestino Jihad Islâmica, do doutor Ayman al-Zawahiri (que viria a ser o braço direito de Bin Laden). Foi esse o grupo que assassinou Anuar Sadat em 1981, para puni-lo por ter assinado a paz com Israel em Camp David, três anos antes. Todos estavam convencidos de que os Estados Unidos e os “governos fantoches” do Oriente Médio eram os responsáveis pelo declínio do mundo árabe.

No campo egípcio, depois da isha, debatia-se sem cessar sobre o futuro. Os dirigentes inculcavam nos adeptos a necessidade de investir energia nas forças armadas de seu próprio país e de cultivar ideologicamente os melhores cérebros.

Talibãs afegãos afastam-se da Al-Qaeda e se aproximaram do Paquistão

Nas origens da Al-Qaeda encontra-se o Maktab Al-Khadamat (Agência de Serviços), criada por Abdallah Azzam a partir de 1980, a fim de apoiar a resistência afegã. O fundador veio a falecer em 1989 num atentado [2]. Bin Laden, um de seus principais discípulos, sucedeu-o à frente do movimento, para transformá-lo na Al-Qaeda.

“A maioria dos combatentes ’iemenitas’ – guerreiros bastante rústicos, cuja única ambição era o martírio – deixou o Afeganistão depois da queda do governo comunista”, explicou, durante uma entrevista recente em Amã, o filho do fundador do Maktab Al-Khadamat, Hudaifa Azzam. “Os ‘egípcios’ ficaram, pois suas ambições políticas continuavam insatisfeitas. Mais tarde, juntaram-se a Bin Laden, que voltara do Sudão em 1996, e começaram a convertê-lo à visão takfirista — pois, até então, seu pensamento era inteiramente voltado para a luta contra a hegemonia norte-americana no Oriente Médio”.

Hudaifa Azzam passou quase vinte anos junto aos militantes árabes no Afeganistão e no Paquistão. “Quando encontrei Bin Laden em Islamabad, em 1997, ele estava acompanhado do somaliano Abu Obadia e dos egípcios Abu Haf e Saiful Adil, os três pertencentes ao campo ‘egípcio’. Percebi então que as idéias extremistas destes últimos tinham influência sobre ele. Em 1985, quando meu pai pediu a Bin Laden que fosse ao Afeganistão, ele respondeu que iria apenas com a permissão do rei Fahd, da Arábia Saudita, que, na época, ele ainda honrava com o título de Wali al-Amr (“Autoridade Suprema”). Depois do 11 de setembro, quando denunciou os dirigentes sauditas, pude medir o quanto o campo ‘egípcio’ o havia influenciado”.

Era essa, portanto, a situação quando, no início de 2006, mais de 40 mil combatentes aguerridos de origem árabe, tchetchna e uzbeque, ao lado dos waziristaneses e de outros militantes paquistaneses vindos das cidades, reuniram-se no Waziristão do Sul e do Norte. A liderança talibã viu-se diante de um dilema, pois a maioria desses militantes preferia combater as forças armadas paquistanesas na zona tribal a lutar contra a ocupação do Afeganistão.

Novos confrontos pareciam inevitáveis. A cúpula talibã entendeu que o conflito punha em risco a grande ofensiva contra as forças da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), preparada para a primavera de 2006, e que era preciso desmontá-lo o mais rapidamente possível. O mulá Muhammad Omar, chefe em fuga dos talibãs, enviou o mulá Dadullah (um dos melhores comandantes do sudoeste do Afeganistão, morto em maio de 2007) para persuadir os talibãs paquistaneses e as facções da Al-Qaeda a se concentrarem nessa ofensiva, em vez de desperdiçarem suas forças. A mediação resultou, sim, num acordo de paz, mas entre os talibãs da zona tribal e as forças armadas paquistanesas. Tal acordo, firmado em 5 de setembro de 2006, previa, principalmente, a dispensa de todos os combatentes estrangeiros. O cessar-fogo permitiu ao poder paquistanês tecer sólidos laços com os líderes talibãs nos dois Waziristãos. Esses líderes receberam quantidades consideráveis de armas e dinheiro, além de lisonjeiros convites em Islamabad.

O acordo assinado resultava da constatação feita pela direção dos talibãs: depois de cinco anos de colaboração com a Al-Qaeda, a resistência no Afeganistão estava num impasse. Certamente ela havia se tornado mais forte. Mas os talibãs não puderam atingir nenhum objetivo estratégico maior, como teria sido a tomada de Kandahar ou o cerco de Kabul. Os comandantes talibãs perceberam que sua organização não podia esperar ganhar uma batalha contra o poder do Estado. A solução consistia, portanto, em encontrar outros recursos, de origem governamental. Voltaram-se então, naturalmente, para seu antigo protetor, o Paquistão. Daí o acordo de 5 de setembro.

O acordo resiste, apesar das provocações dos partidários de Bin Laden

Os líderes talibãs, tanto no Waziristão quanto no Afeganistão, estavam satisfeitos com o compromisso e pouco criticaram a expulsão dos combatentes estrangeiros. Supunha-se que eles fossem se juntar em massa à resistência afegã. Não estavam descontentes tampouco por se livrarem da Al-Qaeda e dos elementos que desenvolviam uma estratégia global, desviando-os do combate contra as forças da OTAN.

Em contrapartida, o acordo era inaceitável para os “guerreiros planetários” da Al-Qaeda, que sonhavam com um conflito regional em várias frentes, conduzido a partir das bases novamente estabelecidas no Waziristão. A perspectiva de pequenas escaramuças no Afeganistão pouco compensava seu sonho de uma vitória brilhante sobre a direção paquistanesa, muçulmana não-praticante. Além disso, a Al-Qaeda pensava em se beneficiar com novos trunfos.

Os dirigentes da rede terrorista logo entenderam que os acordos entre o Paquistão e os talibãs constituíam uma ameaça. Temiam também que os talibãs fossem emboscados pelos serviços de informações paquistaneses. Procuraram, então, sabotar a trégua, explorando divergências entre os signatários. Uma dessas oportunidades lhes foi oferecida pelo bombardeio de um campo de treinamento no Waziristão do Sul pela aviação paquistanesa, em 17 de janeiro de 2007, causando a morte de vários combatentes estrangeiros. Baitullah Mehsud, um dos raros dirigentes talibãs no Waziristão do Sul, denunciou os acordos, considerando que o Paquistão os havia violado. Tahir Yaldeshiv, conhecido militante uzbeque e ideólogo takfirista baseado no Waziristão do Sul, logo lhe deu apoio, despachando mais de uma dezena de grupos de kamikazes a fim de espalhar o terror nos centros urbanos paquistaneses. O balanço foi pesado para a população civil, mas os acordos sobreviveram, apesar das preocupações do presidente Pervez Musharaff com o seminário da Mesquita Vermelha (Lal Masjid) de Islamabad, que procurava impor uma islamização ao estilo talibã na capital.

Se os acordos sobreviveram foi porque convinham a ambas as partes. Eles permitiam aos dirigentes paquistaneses construir uma estratégia capaz de fazer face à ação da Al-Qaeda na zona tribal. Por outro lado, eram uma resposta à desilusão dos talibãs, cansados da estratégia global da Al-Qaeda, considerada monomaníaca, que servira apenas para enfraquecer a resistência afegã. Haji Nazir, comandante talibã pouco conhecido, cortejado e alimentado com dinheiro e armas pelos serviços de segurança paquistaneses, tornou-se rapidamente o homem forte do Waziristão do Sul. Nazir deixou a escolha aos combatentes estrangeiros: serem desarmados ou irem reforçar a ofensiva contra as tropas da OTAN no Afeganistão. Como se podia prever, eles rejeitaram a oferta. E um confronto armado, em março de 2007, fez mais de 140 mortos, na maior parte originários da Ásia central. No Waziristão do Norte, houve incidentes do mesmo tipo.

Os comandantes talibãs precisaram levantar o cerco aos militantes estrangeiros e permitir-lhes seguir qualquer destino de sua escolha. Estes preferiram ir para o Iraque, nova terra prometida, em vez de para o Afeganistão.

Suspeita: ao dividir os árabes no Iraque, a Al-Qaeda estaria trabalhando para os EUA?

A Al-Qaeda começou a enviar combatentes dos dois Waziristão para o Iraque imediatamente depois da invasão norte-americana de 2003. Esse movimento foi acelerado pelas divergências ideológicas e estratégicas que a opunham aos talibãs. “Logo que foi nomeado administrador do Iraque, Paul Bremer [3] dissolveu todas as forças de segurança do país”, lembra Muhammad Bashar Al-Faidy, dirigente da Associação dos Ulemas Muçulmanos, um dos atuais integrantes da resistência anti-norte-americana. “Fomos então visitá-lo em delegação e o alertamos contra essa decisão, que iria permitir que todos atravessassem nossas fronteiras. Deveríamos ter preservado ao menos os guardas de fronteira. Bremer não concordava: para ele, todas as forças de segurança estavam com Saddam. Logo, os iraquianos assistiram, impotentes, a um afluxo de todo tipo de indivíduos sem escrúpulos, terroristas da Al-Qaeda ou vindos do Irã, que se juntaram no Iraque em torno de objetivos próprios”. Ele conclui: “Hoje, creio que essa política de Bremer era conscientemente destinada a atrair os militantes da Al-Qaeda para o Iraque, onde ele pensava que fosse mais fácil matá-los ou capturá-los do que no Afeganistão ou no Waziristão [4].

Todavia, enquanto a Al-Qaeda se esforça para tomar a direção da luta e convertê-la à sua visão global, os dirigentes iraquianos da resistência, movidos antes de tudo por objetivos nacionalistas, preocupam-se cada vez mais e gostariam de se livrar desses combatentes estrangeiros. Indícios dessas dissensões foram recentemente relatados pela mídia árabe. A rede de televisão Al-Jazira transmitiu, em abril de 2007, as palavras de Ibrahim Al-Shammari, porta-voz do Exercito Islâmico, sobre sua ruptura com a Al-Qaeda. Os objetivos dos dois movimentos são tão diferentes, afirmou, que, em certas circunstâncias, o Exército Islâmico preferiria tratar com os Estados Unidos.

A esse respeito, Al-Faidy não tem meias palavras: “Todos os elementos estrangeiros que se integraram às milícias irregulares são uma maldição para a resistência. Eles se obstinam em querer controlar o Iraque para levar à frente seu próprio projeto. A Al-Qaeda foi infiltrada por numerosos serviços de informações, sem falar de seus desvios religiosos, como o takfirismo. Afinal de contas, é o povo iraquiano que está pagando um pesado tributo. O mesmo se dá com as milícias xiitas apoiadas pelos serviços iranianos. Elas querem dominar o sul do Iraque e já assassinaram, até o momento, cerca de trinta xeques. Os xeques dessa região gostariam de se juntar à resistência contra o ocupante, mas as atividades dessas milícias apoiadas pelo Irã os impedem”.

Segundo o dirigente da associação dos ulemas, a maior parte das operações de envergadura montadas no Iraque é realizada pelos grupos nacionais de resistência. Mas, como estes são lentos em reivindicá-las, os meios de comunicação internacionais os atribuem freqüentemente à Al-Qaeda. “Até mesmo James Baker [5]”. ]] admite que a Al-Qaeda é apenas um elo modesto da resistência. Pagamos hoje o preço de ter aceito a Al-Qaeda dentro da resistência, num primeiro impulso de entusiasmo. Depois da invasão norte-americana, queríamos convencer todo mundo a se juntar à luta contra o invasor. Quando chegaram ao Iraque os primeiros combatentes da Al-Qaeda, nós os recebemos de braços abertos. Mas, hoje, tudo o que eles fazem prejudica seriamente a resistência”.

Seja a resistência iraquiana sejam os talibãs ou outros grupos que aceitaram a Al-Qaeda em suas fileiras, todos agora pagam o preço.



[1] A Organização dos Irmãos Muçulmanos foi criada em 1928, no Egito, por Assam Al-Banna. Disseminou-se depois pelo mundo árabe. Ler «Une internationale en trompe-l’œil”, de Wendy Kristianasen, Le Monde Diplomatique, edição francesa, abril de 2000.

[2] O assassinato continua um mistério. Segundo alguns, Bin Laden teria sido o mandante, depois de divergências surgidas entre os dois homens.

[3] Paul Bremer foi procônsul dos Estados Unidos no Iraque, entre maio de 2003 e junho de 2004.

[4] Outra possibilidade a ser considerada é que Bremer pretendesse se valer da Al-Qaeda para debilitar a posição dos xiitas no Iraque – o que, de fato, viria a ocorrer. As relações entre a Al-Qaeda e o governo Bush ainda estão por ser esclarecidas (nota da edição brasileira impressa)

[5] Alusão às conclusões do Relatório Baker-Hamilton, The Irak Study Group Report, publicado nos Estados-Unidos em dezembro de 2006, que levanta uma série de propostas para a política norte-americana no Iraque. Representantes democratas e republicanos participaram da redação, mas suas principais conclusões foram rejeitadas pelo presidente Bush. Pode ser consultado em: www.usip.org/isg/iraq_study_group_report/report/1206/index.html

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

162 Sucessos - Especial MPB

RELAÇÃO DAS MÚSICAS
  • 14 Bis - Todo azul do mar
  • Alceu Valença - Anunciação
  • Amelinha - Foi Deus Que Fez Você
  • Amelinha - Mulher Nova, Bonita E Carinhosa
  • Baden Powell - Apelo
  • Baden Powell - Canto de Ossanha
  • Baden Powell - Lamento
  • Baden Powell - O Astronauta
  • Belchior - Apenas Um Rapaz Latino Americano
  • Belchior - Como nossos pais
  • Belchior - Divina Comédia Humana
  • Belchior - Fotografia 2x4
  • Belchior - Medo De Avião
  • Belchior - Paralelas
  • Belchior - Todo sujo de batom
  • Benito Di Paula - Não Precisa Me Perdoar
  • Benito Di Paula - Prá Você Não Ir Embora
  • Beth Carvalho - Andança
  • Beto Guedes - Amor de Índio
  • Beto Guedes - O Sal da Terra
  • Beto Guedes - Quando Te Vi
  • Beto Guedes - Sol de Primavera
  • Boca Livre - Toada
  • Caetano Veloso - Lua e Estrela
  • Caetano Veloso - O Leãozinho
  • Caetano Veloso - Qualquer Coisa
  • Caetano Veloso - Queixa
  • Caetano Veloso - Sampa
  • Caetano Veloso - Você é Linda
  • Cássia Eller - Por Enquanto
  • Cazuza - Faz Parte do Meu Show
  • Chico Buarque - Cálice
  • Chico Buarque - Cotidiano
  • Chico Buarque - João E Maria
  • Chico Buarque - O Cio Da Terra
  • Chico Buarque - O Meu Guri
  • Chico Buarque - O Que Será (A Flor Da Terra )
  • Chico Buarque - Olhos Nos Olhos
  • Chico Buarque - Tatuagem
  • Chico Buarque - Trocando Em Miúdos
  • Deborah Blando - A Luz Que Acende o Olhar
  • Djavan - Correnteza
  • Djavan - Esquinas
  • Djavan - Faltando Um Pedaço
  • Djavan - Flor De Liz
  • Djavan - Meu Bem Querer
  • Djavan - Oceano
  • Djavan - Pétala
  • Djavan - Samurai
  • Djavan - Seduzir
  • Ed Motta - Baixo Rio
  • Eduardo Dusek - Aventura
  • Elba Ramalho - De Volta Pro Aconchego
  • Elis Regina - Águas de Março
  • Elis Regina - Fascinação
  • Elis Regina - O Bêbado e o Equilibrista
  • Elis Regina - Romaria
  • Fábio Júnior - Pai
  • Fagner - Canteiros
  • Flávio Venturini - Prenda Minha
  • Flávio Ventutini - Espanhola
  • Flávio Ventutini - Nascente
  • Gal Costa - Luz do Sol
  • Gal Costa e Tim Maia - Um Dia de Domingo
  • Gilberto Gil - Drão
  • Gilberto Gil - Esotérico
  • Gilberto Gil - Extra
  • Gilberto Gil - Juazeiro
  • Gilberto Gil - Não Chore Mais
  • Gilberto Gil - Superhomem-A canção
  • Gilson - Casinha branca
  • Guilherme Arantes - Amanhã
  • Guilherme Arantes - Cuide-se Bem
  • Guilherme Arantes - Êxtase
  • Guilherme Arantes - Pedacinhos (By By So Long)
  • Guilherme Arantes - Planeta Água
  • Hermes Aquino - Nuvem passageira
  • Ivan Lins - A noite
  • Ivan Lins - Bilhete
  • Ivan Lins - Cartomante
  • Ivan Lins - Começar De Novo
  • Ivan Lins - Iluminados
  • Ivan Lins - Novo tempo
  • Ivan Lins - Somos Todos Iguais Nesta Noite (Com Djavan)
  • Ivan Lins - Vitoriosa
  • João Bosco - Papel maché
  • João Gilberto - Esse Seu Olhar
  • João Gilberto - Insensatez
  • João Gilberto - O Amor Em Paz
  • Jorge Ben Jor - Filho Maravilha
  • Jorge Ben Jor - Os Alquimistas Estão Chegando os Alqui
  • Jorge Ben Jor - Taj Mahal
  • Kid Abelha - Como eu quero
  • Kleiton & Kledir - Deu pra ti
  • Kleiton & Kledir - Fonte da saudade
  • Kleiton & Kledir - Nem pensar
  • Kleiton & Kledir - Paixão
  • Lô Borges - Clube da esquina
  • Marcos Valle - Viola Enluarada
  • Maria Rita - Encontros E Despedidas
  • Marisa Monte - Amor I Love You
  • Marisa Monte - Bem Que Se Quis
  • Milton Nascimento - Caçador De Mim
  • Milton Nascimento - Calix Bento
  • Milton Nascimento - Canção Da América
  • Milton Nascimento - Maria, Maria
  • Milton Nascimento - Travessia
  • MPB-4 - A Lua
  • MPB-4 - Cálice
  • MPB-4 - Fé Cega, Faca Amolada
  • MPB-4 - Roda Viva
  • Oswaldo Montenegro - Bandolins
  • Oswaldo Montenegro - Intuição
  • Quarteto em Cy - Anos Dourados (Com MPB-4)
  • Quarteto em Cy - Mulheres De Atenas
  • Quarteto em Cy - Pot Pourri Tom Jobim=Dindi-Se Todos Fossem
  • Quarteto em Cy - Sabiá
  • Quarteto em Cy - Sapato Velho
  • Renato Teixeira & Pena Branca & Chavantinho - Romaria
  • Roupa Nova - Anjo
  • Roupa Nova - Baby
  • Roupa Nova - Canção De Verão
  • Roupa Nova - Coração Pirata
  • Roupa Nova - Dona
  • Roupa Nova - Linda Demais
  • Roupa Nova - Lumiar
  • Roupa Nova - Sapato Velho
  • Roupa Nova - Seguindo No Trem Azul
  • Sa e Guarabira - Caçador de mim
  • Sa e Guarabira - Dona
  • Sa e Guarabira - Espanhola
  • Sa e Guarabira - Roque Santeiro
  • Sa e Guarabira - Sobradinho
  • Secos e Molhados - Rosa de Hiroshima
  • Tom Jobim - A felicidade
  • Tom Jobim - Água De beber
  • Tom Jobim - Amor Em Paz
  • Tom Jobim - Chovendo Na Roseira
  • Tom Jobim - Gabriela
  • Tom Jobim - Passarim
  • Toquinho - Ao Que Vai Chegar
  • Toquinho - Aquarela
  • Toquinho - Escravo Da Alegria (Com Vinícius)
  • Toquinho - Samba Para Vinícius (Com Toquinho & Chico Buarque
  • Toquinho - Turbilhão (Com Vinícius, Mutinho & Coro)
  • Toquinho e Vinicius de Moraes - Tarde Em Itapoa
  • Tribalistas - Velha Infância
  • Vinícius De Moraes - Carta Ao Tom 74 (Com Toquinho & Quartet
  • Vinícius De Moraes - Deixa
  • Vinícius De Moraes - Onde Anda Você (Com Toquinho)
  • Vinícius De Moraes - Por Que Será (Com Toquinho)
  • Vinícius De Moraes - São Demais Os Perigos Desta Vida (Com T
  • Zé Ramalho - A terceira lâmina
  • Zé Ramalho - Admirável gado novo
  • Zé Ramalho - Beira-mar
  • Zé Ramalho - Entre a Serpente e a Estrela
  • Zé Ramalho - Eternas Ondas
  • Zé Ramalho - Mistérios da meia-noite
  • Zeca Baleiro - Lenha
  • Zizi Possi - A Paz
  • Zizi Possi - Meu Amigo, Meu Herói
  • Zizi Possi - Perigo
  • COPIADO DE: NewBrasilMidia
  • DOWNLOAD
  • Tem que baixar todas as partes antes de descompactar

PARTE 1 --- PARTE 2 --- PARTE 3 --- PARTE 4 --- PARTE 5 --- PARTE 6 --- PARTE 7

CHICO BUARQUE - 3 DVDS

MEU CARO AMIGO

PARTE 1 --- PARTE 2 --- PARTE 3

Este DVD abre uma série retrospectiva sobre a obra de Chico Buarque de Holanda, destacando sua cidade Natal, seus amigos e parceiros, falando de sua amizade com o poeta Vinícius de Moraes, amigo e freqüentador de sua casa Traz ainda revelações inéditas sobre as parcerias diversas e em especial com Tom Jobim, tudo de forma descontraída e intimista.

Faixas:
1) Renata Maria (Ivan Lins / Chico Buarque)
2) Valsinha (Vinícius de Moraes / Chico Buarque)
3) Falando de Amor (Tom Jobim)
4) Maninha (Chico Buarque)
5) Pois é (Tom Jobim / Chico Buarque)
6) Samba para Vinicius (Toquinho / Chico Buarque)
7) Samba de Orly (Vinicius de Moraes / Chico Buarque / Toquinho)
8) Choro Bandido (Chico Buarque / Edu Lobo)
9) Nuvem Negra (Djavan)
10) Samba Do Grande Amor (Chico Buarque)
11) A Rosa (Chico Buarque)
12) Maricotinha (Dorival Caymmi)
13) A Vizinha Do Lado (Dorival Caymmi)
14) Meu Caro Amigo (Francis Hime / Chico Buarque)
15) Paratodos (Chico Buarque)
16) Futuros Amantes (Chico Buarque)

Participações Especiais de Daniela Mercury, Djavan, Dorival Caymmi, Edu Lobo, Elis Regina, Francis Hime, Gal Costa, Miucha, Tom Jobim e Toquinho.

Extras:
- Making Of
- Galeria de Fotos
- Chico Fala

*

À FLOR DA PELE

PARTE 1 --- PARTE 2 --- PARTE 3

Este álbum trata da temática feminina na obra de Chico Buarque. Num programa gravado em Paris, Chico revela que ainda é muito curioso quanto ao universo feminino e que, apesar de se esforçar, nunca vai conseguir entender as mulheres. Canções importantes de Chico tendo as mulheres como tema e declarações sensíveis sobre a alma feminina são alguns dos assuntos deste DVD.

Faixas:

1) O Que Será (À Flor Da Pele) (Chico Buarque)
2) Tatuagem (Chico Buarque / Ruy Guerra)
3) Esse Cara (Caetano Veloso)
4) Sem Fantasia (Chico Buarque)
5) Cotidiano (Chico Buarque)
6) Com Açúcar, Com Afeto (Chico Buarque)
7) Feijoada Completa (Chico Buarque)
8) Teresinha (Chico Buarque)
9) Mulheres de Atenas (Chico Buarque / Augusto Boal)
10) Olhos Nos Olhos (Chico Buarque)
11) Morena Dos Olhos D´Água (Chico Buarque)
12) As Minhas Meninas (Chico Buarque)
13) As Atrizes (Chico Buarque)
14) Joana Francesa (Chico Buarque)

Participações Especiais: Caetano Veloso, Francis Hime, Leo Jaime, Milton Nascimento e Nara Leão.

Extras:
- Making Of
- Galeria de Fotos
- Chico Fala

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VAI PASSAR

PARTE 1 --- PARTE 2 --- PARTE 3

Neste DVD Chico relembra os momentos difíceis pelos quais passou na época da ditadura militar. Gravado em Roma, onde o poeta viveu por 15 meses com sua família, Chico foi conhecer o palácio da embaixada brasileira, onde "não passava longe" na época do exílio. Fala sobre as mágoas políticas, suas tristezas, mas sempre enfrentando a situação com otimismo e esperança.

Faixas:

1) Vai Passar (Francis Hime / Chico Buarque)
2) Jorge Maravilha (Julinho da Adelaide)
3) Tanto Mar (Chico Buarque)
4) Como Se Fosse A Primavera - (Pablo Milanês / Nicolas Guillén - versão: Chico Buarque)
5) Risotto Nero (Chico Buarque / Sergio Bardotti)
6) Vai Levando (Caetano Veloso/ Chico Buarque)
7) Sabiá (Tom Jobim / Chico Buarque)
8) Cálice (Gilberto Gil / Chico Buarque)
9) Pelas Tabelas (Chico Buarque)
10) Brejo da Cruz (Chico Buarque)

Participações Especiais: Caetano Veloso, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Mpb 4, Sergio Bardotti e Tom Jobim.

Extras:
- Making Of
- Galeria de Fotos
- Chico Fala
Os Mutantes, 1968



Os Mutantes, como os conhecemos, nasceu em São Paulo, nos anos 60. Passou por diversas formações e teve vários nomes (Wooden Faces, Six Sided Rockers, O Conjunto, O'Seis) até se consolidar como o trio Os Mutantes, em 1966, em um programa de televisão: Rita Lee, Arnaldo Baptista, Sérgio Dias. Em 1967, conseguiram o segundo lugar no festival da Record acompanhando Gilberto Gil em "Domingo no Parque".

Em 1968, a banda lançou seu primeiro LP, intitulado "Os Mutantes", com os sucessos "Bat Macumba" (Gil), "Panis et Circensis" e "A Minha Menina" (Jorge Ben Jor. Começava a se firmar uma banda hoje considerada referência em termos de música brasileira de qualidade, com destaque para a extrema criatividade e muito bom humor.
Muito tempo depois, em 2005, "Os Mutantes" foi incluído em uma lista dos 50 discos mais experimentais de todos os tempos, na edição da conceituada revista musical britânica Mojo. Esse álbum também ficou na 12ª posição na lista dos "50 Most Out There Albums of All Time" (algo como os 50 Discos Mais Experimentais de Todos os Tempos), ficando à frente de nomes como Beatles, Pink Floyd, Ennio Morricone e Frank Zappa.

De acordo com a resenha que fala dos Mutantes, a necessidade é mãe da criatividade já que a banda foi influenciada pelos Beatles, mas não dispondo de equipamento do nível, teve que improvisar. "Como viviam, em um país onde pedais (de efeit os) não existiam, os irmãos Baptista, de São Paulo, tiveram que criar seus próprios. O texto fala de sons esquisit os, músicas com tom de desenho animado, louvor à Gengis Khan e insurrieção revolucionária. A revista mostra depois que, apesar de pesquisar bem em música, não vai tão longe assim em história, dizendo que, alguns an os depois da gravação, os integrantes da banda "se separaram e enlouqueceram" . A gente sabe: eles enlouqueceram primeiro. E já começaram muito bem.

Aproveite e baixe aqui essa preciosidade do rock brasileiro.
Copiado de:MercadoDePulgas
Creedence Clearwater Revival - Pendulum (1970)


Creedence Clearwater Revival - Pendulum

1. "Pagan Baby" – 6:25
2. "Sailor's Lament" – 3:49
3. "Chameleon" – 3:21
4. "Have You Ever Seen the Rain?" – 2:40
5. "(Wish I Could) Hideaway" – 3:47
6. "Born to Move" – 5:40
7. "Hey Tonight" – 2:45
8. "It's Just a Thought" – 3:56
9. "Molina" – 2:44
10. "Rude Awakening, No. 2" – 6:22

Creedence Clearwater Revival - Cosmo's Factory (1970)


Creedence Clearwater Revival - Cosmo's Factory

1. "Ramble Tamble" (J. Fogerty) – 7:10
2. "Before You Accuse Me" (Bo Diddley) – 3:27
3. "Travelin' Band" (J. Fogerty) – 2:07
4. "Ooby Dooby" (Wade Moore, Dick Penner) – 2:07
5. "Lookin' Out My Back Door" (J. Fogerty) – 2:35
6. "Run Through the Jungle" (J. Fogerty) – 3:10
7. "Up Around the Bend" (J. Fogerty) – 2:44
8. "My Baby Left Me" (Arthur Crudup) – 2:19
9. "Who'll Stop the Rain" (J. Fogerty) – 2:29
10. "I Heard It Through the Grapevine" (Norman Whitfield, Barrett Strong) – 11:07
11. "Long as I Can See the Light" (J. Fogerty) – 3:33



Creedence Clearwater Revival - Willy and the poor boys

1. "Down on the Corner" (J. Fogerty) – 2:47
2. "It Came Out of the Sky" (J. Fogerty) – 2:56
3. "Cotton Fields" (Leadbelly) – 2:54
4. "Poorboy Shuffle" (J. Fogerty) – 2:27
5. "Feelin' Blue" (J. Fogerty) – 5:05
6. "Fortunate Son " (J. Fogerty) – 2:21
7. "Don't Look Now" (J. Fogerty) – 2:12
8. "The Midnight Special" (Leadbelly) – 4:14
9. "Side o' the Road" (J. Fogerty) – 3:26
10. "Effigy" (J. Fogerty) – 6:31

Creedence Clearwater Revival - Green River (1969)



Creedence Clearwater Revival - Green River

01. Green River
02. Commotion
03. Tombstone Shadow
04. Wrote A Song For Everyone
05. Bad Moon Rising
06. Lodi
07. Cross-Tie Walker
08. Sinister Purpose
09. The Night Time Is The Right Time



Creedence Clearwater Revival - Bayou Country

1. "Born on the Bayou" (J. Fogerty) – 5:16
2. "Bootleg" (J. Fogerty) – 3:03
3. "Graveyard Train" (J. Fogerty) – 8:37
4."Good Golly Miss Molly" (Robert "Bumps" Blackwell, John Marascalco) – 2:44
5."Penthouse Pauper" (J. Fogerty) – 3:39
6. "Proud Mary" (J. Fogerty) – 3:09
7. "Keep On Chooglin'" (J. Fogerty) – 7:43


A ditadura da mídia monopolista mercantil

Emir Sader


O que mais chama a atenção na entrevista do Lula ao Estadão não são seus argumentos mas, antes de tudo, o fato de que o discurso do governo não chega à população. Oferece-se um cardápio aparentemente diferenciado de cronistas, de jornais, de revistas, de canais de televisão, de rádios, mas em nenhum deles a população fica conhecendo a opinião do governo, a justificativa dos seus atos, a palavra do presidente em que o povo majoritáriamente votou para eleger e reeleger como presidente do Brasil.

Os órgãos da mídia da oligarquia privada reivindicam publicidade do governo conforme o que seria a audiência que teriam nas pesquisas. E atacam violentamente qualquer recurso que o governo destine a órgãos públicos de divulgação ou à publicidade das ações do governo.

No entanto, qual é a pesquisa mais abrangente, em que o povo brasileiro, depois de muitos meses de campanha, dispondo de várias alternativas, se pronunciou sobre sua vontade política? O processo eleitoral do ano passado. O que esse processo apontou? Que Lula dispõe de ampla maioria – apesar da brutal oposição monopolista -, delegada democraticamente pelo povo brasileiro para governar o país. O que lhe impõe também a obrigação de relatar ao povo brasileiro sobre as realizações e os problemas do seu governo, o que deve fazer mediante órgãos públicos e divulgação na imprensa em geral.

Um dos maiores erros do governo foi o de minimizar a democratização dos meios de comunicação, como que aceitando que quatro famílias detentoras de meios privados, queiram deter o monopólio da formação da opinião pública. Para testar se há democracia e pluralismo na imprensa brasileira, podemos perguntar-nos: eram conhecidos publicamente os argumentos de Lula? Só na campanha eleitoral, quando as candidaturas dispõem de espaços públicos para se manifestar, independentemente da imprensa monopolista privada. No que depender desta só sua voz domina o espaço público.

Conhecemos a reiteração cotidiana dos argumentos da oposição, em que os jornais são cada vez mais parecidos entre si, as colunas dos jornais e da televisão parecem escritos pela mesma pessoa, em que os desígnios autoritários das quatro famílias se impõem na fabricação ditatorial das informações, em que a editorialização predomina sobre a informação.

Não há na imprensa o ponto de vista do governo, que é majoritário no país. A imprensa monopolista privada, assim, revela ser uma imprensa anti-democrática, não pluralista, que não respeita o direito da maioria, que não reflete a vontade e o interesse da maioria da população. É uma imprensa opositora, derrotada nas eleições gerais do país, de forma democrática e insofismável. Mas que insiste em afimar, de forma falsa, que representa “os interesses do país”, quando na verdade defendem os pontos de vista e os interesses derrotados, minoritários no Brasil.

Valem-se da força que o monopólio privado lhes concede para tentar impor esses interesses contra a maioria da população. Impedem que o ponto de vista majoritário seja expresso nos espaços que controlam. Tentam se situar como juízes da democracia, quando o que impera nas suas empresas é o nepotismo, a propriedade familiar, sem nenhum controle democrático, redações sem democracia, colunistas que escrevem na mesma linha de apoio à posição dos donos do jornal, noticiário totalmente editorializado, espaços sem pluralismo, nem debate entre posições diferenciadas, oposição politica cega, de direita, conservadora, anti-popular. Não há democracia nos meios de comunicação no Brasil, campo dominado por algumas empresas familiares, monopolistas, mercantis. São um núcleo homogêneo nos pontos de vista e nos interesses que defendem, que tem que ser derrotado pela combinação de políticas públicas democráticas, pluralistas, por iniciativas populares e democráticas fora do Estado, que representem os pontos de vista hoje dominantes no país, e que derrotem a hegemonia oligopólica nos meios de comunicação.

Sem democratização dos meios de comunicação, o Brasil nunca chegará a ser uma democracia.

Música - Tim Maia - Tim Maia - 1973

1-Réu confesso
(Tim Maia)
2-Compadre
(Tim Maia)
3-Over again
(Tim Maia)
4-Até que enfim encontrei você
(Tim Maia)
5-O balanço
(Tim Maia)
6-New love
(Roger Bruno - Tim Maia)
7-Do your thing, behave yourself
(Tim Maia)
8-Gostava tanto de você
(Édson Trindade)
9-Música no ar
(Tim Maia)
10-A paz do meu mundo é você
(Mita)
11-Preciso ser amado
(Tim Maia)
12-Amores
(Tim Maia)

Copiado de: CapsulaDaCultura

Jimi Hendrix & B.B. King -The Kings Jam


Copiado de: 360Grauss

Captura e não seqüestro
Bourdoukan

Agora é oficial. A ONU acaba de reconhecer que as Fazendas de Shebaa ocupadas por Israel pertencem ao Líbano. Por tanto, quando os guerrilheiros do Hizbullah enfrentaram o exército israelense, eles estavam defendendo seu país. Sendo assim, e de acordo com o Direito Internacional, eles não seqüestraram, mas capturaram os dois soldados israelenses, motivo esse alegado pelo governo de Israel para invadir o Líbano.

Os guerrilheiros do Hizbullah, por esse mesmo Direito, deixam de ser considerados terroristas e passam a ser patriotas, a exemplo dos maquis franceses durante a ocupação nazista. É claro que falar em Direito Internacional nas atuais circunstâncias não quer dizer muita coisa já que para Bush et caterva, Direito Internacional e nada, é a mesma coisa.

Quando o sistema agoniza, não há Direito que resista. Ou alguém ainda tem dúvidas sobre o ocaso do atual sistema?

Mas voltando ao Hizbullah, e para que não paire nenhuma dúvida, é muito importante ressaltar que ao defender o Líbano contra a invasão sionista, essa sua atitude pode ser comparada também aos resistentes que professavam a religião judaica no gueto de Varsóvia. Eles, igualmente, foram vítimas de um governo títere, a exemplo do governo do Líbano, (ou alguém consegue explicar a imagem constrangedora do presidente Siniora cumprimentando Condoleeza Rice quando o povo libanês era massacrado?) que não esboçou nenhuma resistência e abriu suas portas aos invasores nazistas.

Todo mundo sabe o que aconteceu no gueto de Varsóvia. Os resistentes eram chamados de terroristas (como a mídia faz hoje com o Hizbullah). Foram massacrados e os raros sobreviventes, lamentavelmente, repetiram, e continuam aplicando, os ensinamentos nazistas contra os palestinos.

E mais, em pleno século 21, os israelianos (governantes arianos de Israel) ocupam três nações (Palestina, Líbano e Síria) e ainda posam de vítima. Com apoio, naturalmente, dos pilantras da mídia planetária e de seus asseclas, que confundem liberdade de imprensa com liberdade de empresa.

*Publicado em Caros Amigos de agosto
Reforma agrária com quem?



Wladimir Pomar


Enquanto o STF resolve aceitar as denúncias contra ex-dirigentes do PT, acusados de ações pouco edificantes, as lideranças e a intelectualidade do movimento camponês procuram demonstrar que a pequena agricultura pode atender às "demandas históricas da sociedade brasileira", em termos de saneamento, moradia e alimentos, em contraposição às distorções que o agronegócio do "velho latifúndio" estaria impondo à sociedade brasileira.

Embora aparentemente uma coisa nada tenha a ver com a outra, ambas são expressões da complexidade da luta social e política no Brasil. Aqueles ex-dirigentes parecem haver acreditado que poderiam utilizar impunemente os métodos dos aliados burgueses, esquecendo que aquilo que a burguesia permite aos seus não permite a seus adversários de classe. As lideranças e a intelectualidade camponesas querem transformar sua defensiva em ofensiva atacando a produção dos biocombustíveis, esquecendo que um ataque ao produto pode não significar um ataque ao sistema que o fabrica.

Elas argumentam que, se fosse para resolver as necessidades energéticas do povo brasileiro, não haveria por que multiplicar a produção da "monocultura de cana". Existiriam outras formas de atender às necessidades do país, como as energias solar e eólica. Aliás, o mesmo argumento que utilizam para opor-se à construção de hidrelétricas.

Também argumentam que, ao dar prioridade ao etanol, haveria incentivo à produção de um combustível para colocar não no tanque dos ônibus e melhorar a condição do transporte coletivo, mas para atender à classe média, para alimentar os carros de quem tem o seu próprio veículo. O padrão de consumo movido a carros individuais, modelo de consumo norte-americano, seria um modelo de sociedade em crise, não o modelo que se quer para a sociedade brasileira.

Argumentam ainda que, ao dar prioridade aos biocombustíveis, estaríamos limitando a produção de alimentos, destruindo o meio ambiente e colocando a vida de trabalhadores em jogo. Finalmente, mas certamente não como final, argumentam que a produção de biocombustíveis apenas serviria para reforçar a concentração da terra e a acumulação do grande capital, nacional e internacional.

Todos são argumentos importantes, mas discutíveis. O primeiro, por envolver problemas econômicos e técnicos que não levaram em conta. O terceiro e o quarto, porque é possível ocorrer tanto o que afirmam, quanto, ao mesmo tempo, aumentar a produção de alimentos, incentivar a proteção ambiental, melhorar a situação dos trabalhadores e forçar a desconcentração da terra e do capital. Porém, no momento, o que nos interessa é o segundo argumento. Afinal, com quem os camponeses vão se aliar para fazer a reforma agrária se colocam como inimiga a classe média urbana? Podem até ter razão sobre o padrão irracional de consumo. Mas, do ponto de vista social e político, seu argumento leva ao isolamento político. O que preferem?

Wladimir Pomar é escritor e analista político.