PO ZAKONU, 1926
Legendado, Lev kuleshov
Áudio: -
LEGENDAS EXCLUSIVAS (intertítulos): português
Duração: 80 minutos
Tamanho: 496 MB
Servidor: Megaupload (2 partes)
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SINOPSE
Alguns
homens em busca de ouro encontram em Klondike uma rica jazida. Porém,
um acontecimento inesperado e terrível quebra o curso lento e monótono
de seus trabalhos: um dos trabalhadores, o irlandês Michael Davin mata
dois de seus companheiros.
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Crítica (CONTÉM SPOILER)
Dura
Lex é um pequeno estudo sobre a linguagem cinematográfica, uma obra de
enorme poder de concisão. Grande parte do filme se passa entre três
personagens dentro de um quarto. A forte motivação psicológica, a
tendência ao fatalismo, a claustrofobia do ambiente nos remetem a alguns
efeitos do expressionismo alemão, mas de fato a principal referência de
Dura Lex é o cinema de Griffith, que sempre foi a grande paixão de
Kuleshov. Além da presença marcante da montagem (especialmente na
sequência da morte dos dois garimpeiros), a principal herança
griffithiana está no tema de edificação moral (o criminoso deve ser
julgado "pela lei"), um tanto raro nos filmes russos de então. Mas essa
própria leitura "moralista" do tema é desconstruído no final, quando o
casal decide julgar por si mesmos o criminoso, e praticar a sentença, e,
ainda assim, o fim coloca um peso amargo sobre a covardia do casal.
Mas
a principal virtude de Dura Lex é como Kuleshov utiliza o espaço físico
como elemento marcante de dramaturgia. Há um nítido contraste entre o
começo e o fim - filmados numa externa - e a parte central do filme,
toda dentro de um quarto. Ao longo do filme, as estações do ano passam,
dando uma idéia de tempo, e se inserindo na narrativa (o temporal, o
degelo, etc.). O clima claustrofóbico da parte central do filme entra em
grande constraste com a liberdade das partes inicial e final. No fim, a
decupagem, primeiro com planos gerais, depois com criativos planos
próximos que valorizam o extracampo, dá a síntese desse filme de
Kuleshov: um exercício de contenção de grande domínio e sabedoria no uso
dos elementos de linguagem, quase como se fosse um prolongamento das
suas experiências no laboratório Kuleshov. O que não o impede de fazer
uma obra acabada e definitiva, até porque escapa do clima de propaganda
das produções da época.
1899 - 1970
Lev Vladimirovitch Kuleshov (em russo: Лев Владимирович Кулешов; 14
de janeiro de 1899 em Tambov - 29 de março de em 1970 na cidade de
Moscou) foi um cineasta russo e um grande estudioso de teorias
cinematográficas que ajudou a fundar e ensinou na primeira escola de
cinema do mundo, a Escola de Cinema de Moscou.
Suas
teorias, que diziam basicamente que a essência do cinema era
a monntagem de duas imagens em justaposição, foram desenvolvidas antes
mesmo das realizações do não menos conhecido Serguei Eisenstein. Assim,
sem essa justaposição, o homem tal como fotografado e exposto num filme,
simplesmente, é apenas um material bruto do qual se fará a composição
futura de sua imagem atrávés de uma edição tendenciosamente manupalada
para atingir ideais e conceitos planejados.
Lev
Kulechov estudou arte na Escola de Pintura, Arquitetura e Escultura de
Moscou quando tinha 15 anos. Em pouco tempo, ele foi empregado como
desenhista de cenários num estúdio da capital russa e chegou, até, a
atuar em algumas produções.
Quando a Revolução russa estourou em 1917, Kuleshov se junto ao Exército Bolchevique e foi cobrir o final da 1ª
Guerra com uma pequena equipe de documentário. Na volta, com o poder
consolidado, Kulechov foi ensinar na Escola de Cinema de Moscou. Foi a
partir desse momento que o cineasta surgiu com as novas técnicas de
edição - já que as idéias do americano D. W. Griffth, um de seus ídolos,
não seriam bem recebidas no novo regime.
Kuleshov
ficaria um tempo ressentido com o governo stalinista, que, no seu auge
político, alegou falta de fervor ao regime por parte de Kuleshov em seus
trabalhos, e que só voltaria a chamá-lo no final da 2ª Guerra.
Entre
seus discípulos estiveram dois famosos diretores russos que aplicaram,
desenvolveram e expandiram suas idéias: Serguei Eisenstein e Vsevolod
Pudovkin.
Efeito e experimento Kuleshov
EXTRAIDO DO SITIO CONVERGÊNCIA CINÉFILA
Retirado de Wikipedia