terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Charlie Parker & Dizzy Gillespie

Dizzy Gillespie - trumpet battle 1958

EL CID



Gênero: Épico
Tempo de Duração: 184 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1961
Direção: Anthony Mann
Roteiro: Philip Yordan, Fredric M. Frank e Ben Barzman
Produção: Samuel Bronston
Música: Miklós Rózca
Direção de Fotografia: Robert Krasker
Desenho de Produção: Veniero Colasanti e John Moore
Figurino: Veniero Colasanti e John Moore
Edição: Robert Lawrence
Áudio: Inglês
RMVB Legendado
Cor

Créditos:RapaduraAzucarada - Stirner



Elenco:
Charlton Heston (El Cid)
Sophia Loren (Jimena)
Raf Vallone (Conde Ordóñez)
Geneviève Page (Princesa Urraca)
John Fraser (Príncipe Alfonso)
Gary Raymond (Príncipe Sancho)
Hurd Hatfield (Arias)
Massimo Serato (Fanez)
Frank Thring (Al Kadir)
Michael Hordern (Don Diego)
Andrew Cruickshank (Conde Gormaz)
Douglas Wilmer (Moutamin)
Tullio Carminatti (Padre)
Ralph Truman (Rei Ferdinand)
Christopher Rhodes (Don Martín)
Carlo Giustini (Bermúdez)
Gérard Tichy (Rei Ramírez)
Herbert Lom (Emir Ben Yussuf)



Sinopse:
A trajetória de Rodrigo Diaz de Bivar, mais conhecido como El Cid (Charlton Heston), herói espanhol do século XI que uniu os católicos e os mouros do seu país para lutar contra um inimigo comum: o emir Ben Yussuf (Herbert Lom). Esta longa jornada começou quando Rodrigo, um súdito do rei Ferdinand de Castella, Leão e Astúrias (Ralph Truman), liberta cinco emires que eram prisioneiros dele e por causa deste ato é acusado de traição. Don Ordóñez (Raf Vallone) o acusa inicialmente, mas na corte é o Conde Gormaz de Oviedo (Andrew Cruickshank) quem acusa duramente Rodrigo e humilha Don Diego (Michael Hordern), o pai de Rodrigo. Estes acontecimentos acabam provocando um duelo de Rodrigo com o Conde Gormaz, o campeão do rei. Rodrigo o mata, mas acontece que Gormaz também era pai de Jimena (Sophia Loren), a mulher que Rodrigo amava e com quem ele pensava em se casar. Mas, em virtude do acontecido, ela passa então a odiar (ou pensa, que odeia) Rodrigo, seu antigo amor. Aproveitando este momento conturbado Ramiro, rei de Aragão, exige a posse da cidade de Calahorra e sugere que ela seja disputada entre os paladinos de cada reino em uma luta até a morte. Então Rodrigo se apresenta para duelar pelo seu rei, pois ele tinha matado Gormaz, o antigo paladino, e se Rodrigo vencesse o combate contra Don Martin (Christopher Rhodes), que já tinha matado vinte e sete homens em combates corporais, seria perdoado pelo rei.

Links Rapidshare em sete partes
http://rapidshare.com/files/77276606/EL_CID__StirnerDVDRip_.part1.rar
http://rapidshare.com/files/77289826/EL_CID__StirnerDVDRip_.part2.rar
http://rapidshare.com/files/77299870/EL_CID__StirnerDVDRip_.part3.rar
http://rapidshare.com/files/77308929/EL_CID__StirnerDVDRip_.part4.rar
http://rapidshare.com/files/77317202/EL_CID__StirnerDVDRip_.part5.rar
http://rapidshare.com/files/77325455/EL_CID__StirnerDVDRip_.part6.rar
http://rapidshare.com/files/77326309/EL_CID__StirnerDVDRip_.part7.rar


Quem construiu a Tebas de sete portas?



Mas o que via o operário

O patrão nunca veria

O operário via casas

E dentro das estruturas

Via coisas, objetos

Produtos, manufaturas.

Via tudo que fazia

O lucro do seu patrão

E em cada coisa que via

Misteriosamente havia

A marca da sua mão.

E o operário disse: não!

Vinícius de Moraes (trecho do poema O operário em construção)

Adriana Facina


Hoje me recuso a ser pautada pela mídia gorda. Hoje quero dar um tempo nas leituras das Vejas e Épocas, não quero fazer referência a nada que vi na TV Globo, nem mesmo ao aberrante programa do Jô Soares em que ele vomita preconceitos raciais e de gênero ao comentar a vida sexual das mulheres angolanas. Hoje quero falar de um tipo de gente invisível para esses veículos de desinformação, mas que fazem verdadeiramente esse país no que ele tem de melhor. Tipo de gente que é a maioria do povo brasileiro.


Num bar popular em Fortaleza, ouvindo música brega e bebendo cerveja com amigos, conheci seu Benedito, Bené para os mais chegados. Única mulher no ambiente masculino, no meio de comentários sobre o resultado do jogo do Fortaleza e sobre o DVD pirata de um suposto filme pornô estrelado por Juliana Paes, puxei conversa com o senhor sorridente que bebia tranqüilamente sua cachacinha.


Seu Bené é negro. Seus 55 anos são somados a uma vida sofrida que lhe confere uma aparência de mais idade. Hoje seu Bené está desempregado. Como ele mesmo diz: “quem vai dar emprego para velho?”. Vive fazendo pequenos favores para a vizinhança, que em troca lhe dá comida e apoio. Sua moradia é a calçada do bar ou do Lava-jato em frente.


Quando jovem, seu Bené foi para o Sudeste, como tantos nordestinos, atraído pelas promessas do “milagre brasileiro” produzido pela ditadura civil-militar. “Milagre” que combinava crescimento econômico, superexploração da classe trabalhadora e repressão brutal. Uma das expressões do “milagre” foram as obras faraônicas, importantes para propagandear o Brasil grande e para levar a cifras astronômicas as verbas destinadas às empreiteiras que se locupletavam com dinheiro público. Seu Bené trabalhou em duas delas: a construção da Rodovia do Aço e a Ponte Rio-Niterói. Nesta última escapou da morte por pouco, pois faltou ao trabalho no dia em que um acidente levou a vida de oito companheiros de sua equipe.


Findo o “milagre” artificialmente produzido, depois de muitas dificuldades em arrumar emprego, resolveu voltar ao Ceará. Não tinha dinheiro para a passagem e foi literalmente a pé até Mossoró, Rio Grande do Norte, onde conseguiu sua primeira carona. Seu Bené buscava no seu estado natal o apoio de um tipo de solidariedade que, para os nordestinos, é raro de encontrar na cidade grande. “Em Fortaleza pelo menos não queimam índios nas ruas e ninguém me deixa passar necessidade”.


Seu Bené casou, mas disse que foi porque a mulher ficou grávida, pois, espírito aventureiro, não queria “se amarrar”. O casamento terminou, ficaram duas filhas que estão hoje “encaminhadas na vida”. A mais velha é enfermeira chefe de um hospital de Fortaleza e a segunda prestará vestibular este ano para Direito. Com lágrimas nos olhos, seu Bené disse que se afastou das meninas, pois se não tinha condições de ajudá-las, também não queria atrapalhar as suas vidas e se tornar um peso para a família.


Perguntei ao seu Bené se ele, que tanto tinha trabalhado, recebia aposentadoria e ele respondeu que não. Trabalhou sem carteira assinada boa parte de sua vida e agora tinha de esperar ter 60 anos para tentar uma aposentadoria por idade. Mas não tinha muita esperança de conseguir.


Chegada a hora de ir embora, seu Bené se despediu de mim dizendo que tinha gostado muito de conversar comigo. Elogiou meu português correto e disse que sentia falta de conversar com quem falava assim e podia compreender o contexto histórico de sua trajetória de vida, entendendo o seu sentido. Orgulhoso de sua formação, seu Bené volta e meia afirmava que tinha profissão. Esse mesmo trabalho que, organizado sob a lógica da expropriação capitalista, era fonte de sofrimento, também marcava uma identidade positiva enquanto atividade autocriadora.


Fui para casa pensando como as políticas de extermínio que hoje são assumidas oficialmente pelo governo do meu estado são, na verdade, a face mais explícita de um sistema que é cruel por natureza. O capitalismo é contra a vida humana, animaliza os seres humanos ao condená-los a trabalhar para garantir sua sobrevivência imediata e não para a sua autoemancipação. O brilho que encontrei nos olhos de seu Bené enquanto ele me narrava sua vida é expressão de potencialidade criativa, de energia transformadora, de desejo de felicidade e beleza. A força desse brilho vem da certeza de poder construir o mundo com suas próprias mãos. No entanto, seus limites são impostos por um modo de produção que torna o trabalho escravidão e fonte de sofrimento, estranho ao próprio trabalhador.


Gilmar Mauro, uma das lideranças mais importantes do MST, numa belíssima fala na I Conferência Vozes de Nossa América, realizada recentemente na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, contou sobre seus sentimentos contraditórios quando passava pela avenida Paulista. Se, por um lado, sentia um grande desespero ao ver naquelas construções a materialização da força do capital, por outro, se enchia de esperança ao perceber que tudo aquilo tinha sido erguido pela mão da classe trabalhadora. E, se a classe trabalhadora foi capaz de construir tudo aquilo, ela também seria capaz de por abaixo a ordem do capital e reconstruir um outro mundo, com base em valores humanos.


Pensei nisso, e também em Vinícius, em Brecht e no dia em que gente como seu Bené começar a dizer não.

Créditos:ObservatórioDaIndustriaCultural

Adriana Facina (Observatório da Indústria Cultural/UFF)


Publicado originalmente em http://www.fazendomedia.com/


formato: avi
tamanho: 680 mb
idioma: português
legendas: S/L

Título Original: Nina
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 85 min.
Ano de Lançamento (Brasil): 2004
Direção: Heitor Dhalia
Roteiro: Marçal Aquino e Heitor Dhalia
Elenco: Guta Stresser (Nina), Myriam Muniz (Dona Eulália), Sabrina Greve(Sofia), Luíza Mariani (Alice), Juliana Galdino (Ana), Milhem Cortaz (Carlão), Guilherme Weber (Arthur), Abrahão Farc (Velho), Wagner Moura (Cego), Selton Mello (Namorado de Ana), Renata Sorrah (Prostituta), Lázaro Ramos (Pintor), Matheus Nachtergaele (Pintor).
Livremente inspirado em Crime e Castigo, de Dostoievski.

Créditos:RapaduraAzucarada -
Renatchka!

sinopse:Ambientado na São Paulo de hoje, o filme narra a história de Nina, jovem pobre, que procura atabalhoadamente um meio de sobrevivência na sociedade desumana de hoje e só esbarra em adversidades. Mora num quarto alugado. A senhoria Eulália, velha decrépita e reencarnação da velha usurária morta por Raskólnikov em Crime e Castigo, humilha Nina a todo instante, viola sua correspondência, confisca-lhe um dinheiro que a mãe lhe enviara, tranca a geladeira a cadeado para impedir-lhe o acesso aos alimentos ali guardados, cada um com a etiqueta "Eulália", símbolo do poder de compra e do direito ao consumo e à humilhação do semelhante.

links:
http://rapidshare.com/files/70401906/Nina._2004_.Heitor_Dhalia.part1.rar
http://rapidshare.com/files/70426131/Nina._2004_.Heitor_Dhalia.part2.rar
http://rapidshare.com/files/70616637/Nina._2004_.Heitor_Dhalia.part3.rar
http://rapidshare.com/files/70589578/Nina._2004_.Heitor_Dhalia.part4.rar
http://rapidshare.com/files/70644268/Nina._2004_.Heitor_Dhalia.part5.rar
http://rapidshare.com/files/70940822/Nina._2004_.Heitor_Dhalia.part6.rar
http://rapidshare.com/files/71016425/Nina._2004_.Heitor_Dhalia.part7.rar

screens:





Complete Billie Holiday-Lester Young

http://aycu25.webshots.com/image/36984/2004166681927300949_rs.jpg


Complete Billie Holiday-Lester Young @ 320 - cd 1

01. He ain´t got rhythm.mp3
02. This year´s kisses.mp3
03. Why was I born.mp3
04. I must have that man.mp3
05. Sun showers.mp3
06. Yours and mine.mp3
07. Mean to me (price master).mp3
08. Mean to me.mp3
09. Foolin´ myself.mp3
10. Easy living.mp3
11. I´ll never be the same.mp3
12. Me, myself and I.mp3
13. Me, myself and I (price master).mp3
14. A sailboat in the moonlight.mp3
15. Born to love.mp3
16. Without your love (price master).mp3
17. Without your love.mp3
18. Getting some fun out of life.mp3
19. Who wants love.mp3
20. Trav´lin´ all alone.mp3
21. He´s funny that way.mp3
22. I can´t get started.mp3

Complete Billie Holiday-Lester Young @ 320 - cd 2

01. My first impression of you.mp3
02. My first impression of you (prise master).mp3
03. When you're smiling (prise master).mp3
04. When you're smiling.mp3
05. I can't believe you're in love with me.mp3
06. I can't believe you're in love with me (prise master).mp3
07. If dreams come true (prise master).mp3
08. If dreams come true.mp3
09. Now they call it swing.mp3
10. Now they call it swing (prise master).mp3
11. Back in your own backyard (prise master).mp3
12. Back in your own backyard.mp3
13. When a woman loves a man.mp3
14. The very thought of you.mp3
15. I can't get started (prise master).mp3
16. I can't get started.mp3
17. I've got a date with a dream.mp3
18. I've got a date with a dream (prise master).mp3
19. You can't be mine.mp3
20. Everybody's laughing.mp3
21. Here is to-morrow again.mp3
22. Say it with a kiss.mp3

Complete Billie Holiday-Lester Young @ 320 - cd 3

01. The man I love (Lester ts solo).mp3
02. You're just a no-account (Lester ts solo).mp3
03. You're a lucky guy (Lester ts solo).mp3
04. I'm pulling through (Lester ts solo).mp3
05. Laughing at life (prise master) (Lester ts solo et obbligato).mp3
06. Laughing at life (Lester ts solo et obbligato).mp3
07. Time on my hands (Lester ts obbligato).mp3
08. The man I love (Lester ts obbligato).mp3
09. Let's do it (prise master).mp3
10. Let's do it (Lester ts solo).mp3
11. All of me (prise master) (Lester ts solo).mp3
12. All of me (Lester ts solo).mp3
13. All of me (Lester ts solo).mp3
14. I cried for you (Lester ts obbligato).mp3
15. Fine and mellow (Lester ts obbligato).mp3
16. He's funny that way (Lester ts obbligato).mp3
17. The man I love(Lester ts obbligato).mp3
18. Gee Baby, ain't I good to you (Lester ts obbligato).mp3
19. All of me (Lester ts obbligato).mp3
20. Billie's blues (I love my man).mp3

Total Size: 428,26MB

Download abaixo

http://rapidshare.com/files/5943778/billie19.part1.rar
http://rapidshare.com/files/5948972/billie19.part2.rar
http://rapidshare.com/files/5953765/billie19.part3.rar
http://rapidshare.com/files/5958106/billie19.part4.rar
http://rapidshare.com/files/5959228/billie19.part5.rar

Ike Quebec - Blue & Sentimental (1961)

http://i1.tinypic.com/86rfjw7.jpg


Ike Quebec - Blue & Sentimental (1961)
MP3
320Kbps
RS.com: 115mb


Personnel:
Ike Quebec (tenor saxophone, piano)
Grant Green (guitar)
Paul Chambers (bass)
Philly Joe Jones (drums)

On track 8: Ike Quebec (tenor saxophone), Grant Green (guitar), Sonny Clark (piano), Sam Jones (bass); Louis Hayes (drums)


Tracks:

1. Blue And Sentimental
2. Minor Impulse
3. Don't Take Your Love From Me
4. Blues For Charlie
5. Like
6. That Old Black Magic - (bonus track)
7. It's Alright With Me - (bonus track)
8. Count Every Star

Download abaixo
http://rapidshare.com/files/77178798/1q1051bs.part1.rar
http://rapidshare.com/files/77166282/1q1051bs.part2.rar

Extraindo um DVD com DVD Shrink 3.2

Uma excelente ferramenta para extrair DVD para o micro para regravar. Como os DVDs a venda geralmente são de 4,7 GB e os filmes costumam ter 6 GB, o programa diminui a qualidade do filme principal para caber num dvd de 4,7 GB e ao final do processo grava o DVD.

Recomendação: Ter o Nero instalado.

Créditos: Poaibacana - Fernandes


COMO UTILIZAR.

Caso não tenha o programa, clique aqui e baixe e instale.

ABRA O SHRINK

COLOQUE O DVD NO LEITOR.

CLIQUE NO BOTÃO OPEN DISK E APERTE OK

clip_image002

O SISTEMA ANALISARÁ O VIDEO

clip_image004

DEPOIS DE ANALIZAR APARECERÁ A JANELA ABAIXO

clip_image006

DEPOIS CLIQUE NO BOTÃO BACKUP

clip_image008

SELECIONE A OPÇÃO COMO ESTÁ NA IMAGEM ACIMA E NAS PRÓXIMAS ABAIXO.

clip_image010

clip_image012

clip_image014

NA JANELA ABAIXO CLIQUE EM OK E AGUARDE INCIAR A CONSTRUÇÃO.

clip_image016

INICIANDO A CODIFICAÇÃO

clip_image018

Gravando!!

clip_image020

Post. : JH II

***Repost***

Jake Aki Steves, conheceu o blues através de bandas inglesas. Aquela música tocava fundo o seu coração, depois ficou sabendo que vinha dos negros americanos. É...eles cantavam nos campos de algodão aquela música triste e também alegre!.Os negros maltratados, bebiam as suas mágoas através da música que criaram. Poor people. Aqui no Brasil, também os negros, escravos , cantavam a sua música o samba, eita! Mas foram traídos pelos “pagodeiros P.N.C.”, que saber o que é P.N.C.? Não conto. A diferença entre o “samba raiz” e o pagode (moderno), é que as letras são pobres, mas “as menininhas”, estufam a conta no banco de quem o canta, Argh! Trago aqui um verdadeira“pá de blues”, cantores e guitarristas da nata do blues. Aproveitem e valorizem esta música maravilhosa tocada e amada por muitos, como Eric Clapton, por exemplo, t´chau.

The Blues History

Tracks
CD1
01 - Muddy Waters - Mannish Boy.mp3
02 - B.B. King - Let The Good Times Roll (Live).mp3
03 - The Blues Project - No Time Like The Right Time.mp3
04 - John Mayall & Bluesbreakers - All Your Love.mp3
05 - Eric Burdon - Good Time.mp3
06 - Stormy Monday - T-Bone Walker.mp3
07 - Big Bill Broonzy - When The Sun Goes Down.mp3
08 - Champion Jack Dupree - Georgiana.mp3
09 - Buddy Guy - First Time I Met The Blues.mp3
10 - John Lee Hooker - Boom Boom.mp3
11 - Howlin' Wolf - Back Door Man.mp3
12 - Roy Buchanan - My Baby Says She's Gonna Leave Me.mp3
13 - Willie Dixon - Walkin' The Blues.mp3
14 - The Robert Cray Band - I Was Warned.mp3
15 - Taste - Blister In The Moon.mp3

CD2
01 - Etta James - Damn Your Eyes.mp3
02 - The Robert Cray Band - Don't Be Afraid Of The Dark.mp3
03 - Otis Spann - What Will Become Of Me (Lost Sleep In The In The Fold).mp3
04 - Johnny Copeland - Jambalaya (On The Bayou).mp3
05 - John Mayall - Have You Ever Loved A Woman.mp3
06 - Albert Collins - Frosty.mp3
07 - Bo Diddley, Muddy, Waters, Little Walter - I Just Want To Love With You.mp3
08 - John Lee Hooker - Dimples.mp3
09 - Muddy Waters - Got My Mojo Working.mp3
10 - Howlin' Wolf - The Red Roaster.mp3
11 - Luther Alison - Dust In My Broom.mp3
12 - Elmore James - Shake Your Moneymaker.mp3
13 - Taste - Born On The Wrong Side Of Town.mp3
14 - Chris Farlowe - My Girl Josephine.mp3
15 - Sonny Boy Williamson - Don't Start Me To Talking.mp3

CD3
01 - Roy Buchanan - The Messiah Will Come.mp3
02 - Muddy Waters - Hoochie Coochie Man.mp3
03 - Clarence Gatemouth Brown - Blues Power.mp3
04 - Howlin' Wolf, Muddy Waters, Bo Diddley - Spooonful.mp3
05 - Willie Dixon - 29 Years.mp3
06 - B.B. King - Sweet Sixteen (Live).mp3
07 - John Mayall - Looking Back.mp3
08 - Joe Louis Walker - Blues Of The Month Club.mp3
09 - Bobby Blue Bland - I Wouldn't Tret A Dog (The Way You Treated Me).mp3
10 - Sonny Boy Williamson - Bring It On Home.mp3
11 - The Blues Project - Wake Me, Shake Me.mp3
12 - Muddy Waters - Rollin' Stone.mp3
13 - Elmore James - The Sky Is Crying.mp3
14 - Chris Farlowe - Rockin' Pneumonia.mp3
15 - Buddy Guy - The Time After A While.mp3

CD4
01 - B.B. King & U2 - When Love Comes To Town (Live).mp3
02 - Screamin' Jay Hawkins - Constipation Blues.mp3
03 - J.J. Cale - Don't Cry Sister.mp3
04 - Albert Collins - Dyin' Flu.mp3
05 - Etta James - I'd Rather Go Blind.mp3
06 - Bobby Blue Bla - Ain't No Love In The Heart Of The City.mp3
07 - The Mojos - Everything's Alright.mp3
08 - Muddy Waters - Good Morning Little School Girl.mp3
09 - Buddy Guy - Keep It To Myself.mp3
10 - I'm Still In Love With You - T-Bone Walker.mp3
11 - Free - Mr. Big.mp3
12 - John Lee Hooker - One Bourbon, One Scotch, One Beer.mp3
13 - Buddy Guy - I Suffer With The Blues.mp3
14 - Chris Farlowe - Summertime.mp3
15 - Howlin' Wolf - Going Down Slow.mp3
DOWNLOAD PART 1
DOWNLOAD PART 2
DOWNLOAD PART 3
DOWNLOAD PART 4

Escravos importados e software livre

Marcelo Soares

No ritmo de compras de natal, vale fazer uma observação.

Nas comemorações do Dia do Imigrante, o Ministério do Trabalho fechou acordo com as lojas Renner e Marisa para que elas deixem de vender roupas cujos fornecedores empreguem trabalho escravo. Anteriormente, já haviam sido assinados compromissos semelhantes com a C&A e a Riachuelo.

Isso não acontece apenas porque é bonito marcar posição nesse tipo de coisa - embora muita gente assine esses compromissos meramente por retórica.

Em São Paulo, como em Buenos Aires e noutras partes, há uma quantidade imensa de oficinas de costura que empregam imigrantes bolivianos ilegais. A maior parte deles não chega a ganhar sequer um salário mínimo por mês, e mesmo isso vai em dívidas com comida e moradia com o boliviano que os entrega. Cada vestido que fazem é vendido por R$ 2 a um coreano, e a partir daí segue uma escala que chega aos guarda-roupas mais populares do Brasil. Foram encontradas no chão dessas "sweatshops" etiquetas exatamente das lojas que mais vendem. (Baixe aqui a revista Observatório Social editada em 2005 sobre o assunto.)

Neste domingo, a Folha publicou uma reportagem fotográfica em que Antônio Gaudério foi para a Bolívia, fez um curso tabajara de corte e costura e arrumou um emprego numa malharia em São Paulo. Lá, os outros trabalhadores comiam com as mãos nacos de carne de porco mergulhados numa papa de batata com milho. O próprio patrão trabalhava das sete à meia-noite na máquina de costura, pra passar dois dias sem finalizar um vestido sequer de R$ 2. O relato de Gaudério virou até podcast.

(Foi a de longe a reportagem mais legível publicada pelo jornal, num domingo com muitas páginas de Datafolha, CPMF, bispo em greve de fome, novas análises de estatísticas já divulgadas e futilezas como os novos biquínis do verão. Saiu no caderno Dinheiro 2. Na internet, está disponível só para assinantes da Folha. Pena.)

O consumidor não tem como saber que peças da loja popular com crediário a perder de vista foram confeccionadas em condições degradantes. Apertado de grana, também é difícil manter o bolso e a consciência em paz entre si ao saber que compra num lugar que um dia usou esse tipo de trabalho. O boliviano que se submete a isso é um sem-tudo: sem salário, sem documentos, sem legalização no país, muitas vezes sem família e sem muitas condições de ir atrás de coisas básicas como atendimento médico, por medo de ser pego estando ilegalmente no país.

Perplexo? Recorra ao "Ilícito", de Moisés Naím. Ele mostra como a explosão de tecnologia, comunicação e transportes facilitou a vida de todo mundo, mas especialmente a dos que operam no que ele chama de "buracos negros" - gerando oferta do que tem uma demanda ilegal, ou do que só pode ser fornecido barato utilizando condições degradantes. Ele não traz conforto. Mas recomenda canalizar a perplexidade na busca de idéias.

    O comércio ilícito é essencialmente determinado pela diferença de preços. A madeira que é muito mais cara em Los Angeles do que na Indonésia; as folhas de coca que podem ser processadas e vendidas em Miami por um preço centenas de vezes maior do que nas ruas bolivianas; os trabalhadores camaroneses que recebem em Londres o que jamais sonhariam ganhar em seu próprio país. Quanto mais brilhante o ponto de luz, mais altos são os preços que os produtores ilícitos podem atingir. Quanto mais escuro o buraco negro, mais ansiosa sua população estará por vender seus produtos, suas mentes, seu trabalho e, até mesmo, seus corpos aos traficantes. Juntas, essas duas tendências criam diferenças de preço cada vez maiores - e, portanto, incentivos cada vez mais irresistíveis para que os buracos negros conectem-se aos pontos de luz.

    (...) Por ora, a tendência é a expansão. Mais tráfico, mais buracos negros, mais conflitos e confusões, enquanto as fronteiras permanecem porosas, a despeito das tentativas do governo para fechá-las. Mas essa tendência é irrevogável? Estamos fadados a mergulhar, no futuro próximo, em um mundo de fortalezas sitiadas, guetos e terras de ninguém? Caso se acredite simples e exclusivamente no poder da motivação pelo lucro, a resposta é sim. Caso se acredite que idéias podem mudar o mundo, então a resposta é não. A história, porém, nos ensinou a acreditar nas duas coisas. Nem o lucro triunfará um dia sobre as idéias, nem as idéias erradicarão de vez o incentivo do lucro.

Parafraseando o maior gênio com quem já trabalhei, não se combate o ilícito meramente gritando "pega ladrão". Isso funcionaria se o sentimento de vergonha dos envolvidos fosse poderoso a ponto de paralisá-los e fazê-los mudar de vida. Caminhar no centro de uma capital mostra que isso não rola - o negócio é que o pessoal compra porque o produto é barato e o salário é curto. Entretanto, é o simplista "pega ladrão" o foco de todas as campanhas que já vi sobre pirataria de CDs e DVDs, por exemplo. Dizer "papai do céu castiga" seria tão eficiente quanto. Mas histórias assim só existem nas madrugadas da TV Record.

O Everton, um dos mais assíduos leitores deste blog, lembraria que idéias como o software livre floresceram a partir da constatação de que a pirataria de software ocorre porque de um lado há demanda pelo serviço do programa e por outro a oferta de grife custa caro e não permite a personalização. Na música, o Radiohead tentou bolar um modelo econômico com as vendas de seu último CD ao preço que o freguês quiser. Sei lá se funcionou direito, mas tem o mérito da tentativa.

Mas e no vestuário, existe um "linux"? Ou será que o software livre da roupa é a velha máquina de costura da vovó?