sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Nazismo, sionismo e genocidio...

NAZISMO: A CONEXÃO NORTE-AMERICANA.


Como se deu a intensa colaboração intelectual entre o nazismo e cientistas e personalidades dos EUA, nos anos 1920 e 30. Por que Hitler encantou-se com Henry Ford. Omitidos pela história oficial, fatos sugerem repensar as relações entre modernidade, homogenização e totalitarismo

Michael Löwy , Eleni Varikas
Le Monde Diplomatic

Certos autores, como Daniel Goldhagen, tentam explicar o nazismo como uma perversidade anti-semita exclusivamente alemã. Outros, como Ernst Nolte, com um espírito visivelmente apologético, falam de comportamento “asiático” ou de imitação dos bolcheviques. E, se o racismo e o anti-semitismo nazistas tinham origens ocidentais [1] e, até mesmo, filiações norte-americanas? Entre as leituras favoritas dos fundadores do Terceiro Reich encontra-se o livro de um personagem norte-americano bastante representativo: Henry Ford. Aliás, as doutrinas científicas e as práticas racistas políticas e jurídicas dos Estados Unidos tiveram um impacto não negligenciável sobre as correntes equivalentes na Alemanha.

Essa conexão norte-americana remonta, antes de tudo, à longa tradição da fabricação jurídica da raça — uma tradição que exerce grande fascínio sobre o movimente nazista desde suas origens. Realmente, por razões históricas ligadas, entre outras, à prática ininterrupta, durante séculos, da escravatura dos negros, os Estados Unidos representem, talvez, o único caso de uma metrópole que exerceu tão cedo, e no seu próprio território, uma classificação racista oficial como fundamento da cidadania. Isso se dá por meio das definições da “brancura” e da “negritude” que, apesar de sua instabilidade, perduram há três séculos e meio como categorias jurídicas, e também por políticas de imigração admiradas por Adolf Hitler desde os anos 1920. Ou ainda, por práticas de esterilização forçada praticadas em determinados Estados, várias décadas antes da ascensão do nazismo na Alemanha. A conexão norte-americana, embora não seja a única, oferece um terreno privilegiado para repensar as origens propriamente modernas do nazismo, e suas continuações inconfessas com determinadas práticas políticas das sociedades ocidentais (inclusive democráticas).

Denunciar o anti-semitismo e o genocídio judeu é, hoje, um dos importantes componentes da cultura política dominante nos Estados Unidos. Tanto melhor. Impera, em contrapartida, um silêncio incômodo sobre alianças, afinidades e conexões entre personagens importantes da elite econômica e científica dos Estados Unidos com a Alemanha nazista. Foi somente ao longo dos últimos anos que surgiram livros que abordam diretamente essas questões embaraçosas. Duas dessas obras merecem uma atenção particular: The Nazi Connection. Eugenics, American Racism and German National Socialism [2], de Stefan Kühl, e The American Axis. Henry Ford, Charles Lindbergh and the Rise of the Third Reich [3], de Max Wallace. Stefan Kühl é um universitário alemão que fez pesquisas nos Estados Unidos e Max Wallace, um jornalista norte-americano estabelecido há muito tempo no Canadá.

Políticas de migração racistas e esterilização forçada nos EUA seduziram nazistas
“Atualmente, existe um país no qual podemos ver os primórdios de uma melhor concepção da cidadania”, escreveu Hitler em 1924. Ele se referia ao esforço dos Estados Unidos para manterem a “preponderância da raça nórdica” por meio de sua política relativa à imigração e à naturalização. O projeto de “higiene racial” desenvolvido em Mein Kampf tomava como modelo o Immigration Restriction Act (1924), que proibia a entrada nos Estados Unidos dos indivíduos portadores de doenças hereditárias, como também de migrantes provenientes da Europa do Sul e do Leste. Quando, em 1933, os nazistas instauraram seu programa para a “melhoria” da população, por meio da esterilização forçada e da regulamentação dos casamentos, eles se inspiraram abertamente nos Estados Unidos, onde vários Estados já aplicavam há décadas a esterilização dos “defeituosos”, uma prática sancionada pela Suprema Corte em 1927.

O estudo notável de Stefan Kühl rastreia essa sinistra filiação, pesquisando os estreitos laços que se tecem entre os eugenistas norte-americanos e os alemães, no período entre as duas guerras; as trocas de idéias científicas e de práticas jurídicas e médicas. Bem documentada e defendida com rigor, a tese principal do autor é: o apoio contínuo e sistemático dos eugenistas norte-americanos aos seus colegas alemães, até a entrada dos Estados Unidos na II Guerra Mundial, e sua adesão à maioria das medidas da política racial nazista constituíram uma fonte importante de legitimação científica do Estado racista de Hitler.

Contrariamente a uma parte considerável da historiografia dominante, Kühl mostra que os eugenistas norte-americanos que se deixaram seduzir pela retórica nazista da limpeza racial não eram um punhado de extremistas ou de marginais, mas um grupo considerável de cientistas cujo entusiasmo não se atenuou quando a retórica nazista tornou-se realidade. O estudo das transformações dessas relações entre as duas comunidades científicas permite ao sociólogo e historiador alemão evidenciar a múltipla influência que os “progresssos” da eugenia norte-americana (notadamente a eficácia de uma política de imigração que “combinava a seleção étnica e eugenista”) exerceram sobre os adeptos da limpeza racial. Kühl também aponta o sucesso que obteve o movimento eugenista dos EUA ao conseguir que fossem adotadas as leis a favor da esterilização forçada.

Enquanto, na República de Weimar, os trabalhadores sociais e os responsáveis pela saúde pública preocupavam-se em reduzir os gastos com a proteção social, os especialistas em higiene racial estavam com os olhos voltados para as medidas de esterilização forçada, praticadas em diversos Estados da América do Norte para reduzir o custo com os “deficientes”. A referência aos Estados Unidos, primeiro país a institucionalizar a esterilização forçada, abunda em todas as teses médicas da época. Uma das explicações comumente utilizadas para interpretar esse status de vanguarda do qual gozava a eugenia norte-americana era a presença dos negros, que teria “obrigado, muito cedo, a população branca a recorrer a um programa sistemático de melhoria da raça”. Essa mesma explicação será apresentada mais tarde pelos apologetas norte-americanos do regime nazista, como o geneticista T. U. H. Ellinger, que comparava a perseguição dos judeus ao tratamento brutal dos negros nos Estados Unidos.

Até a II Guerra, eugenistas norte-americanos aplaudem e colaboram com Hitler
Com a ascensão do nazismo, os eugenistas norte-americanos, a exemplo de Joseph De Jarnette, membro do movimento de esterilização de Virgínia, descobrem, surpresos e fascinados, que “os alemães nos superam no nosso próprio jogo”. O que não impede — ao menos até os Estados Unidos entrarem na guerra (dezembro de 1941) — o apoio ativo às políticas racistas dos nazistas, como também o silêncio da grande maioria dos eugenistas diante da perseguição dos judeus, ciganos e negros.

Na verdade, a comunidade eugenista não foi homogênea, como demonstram as acusações virulentas de cientistas como Herman Muller e Walter Landauer; as do geneticista progressista L.C. Dunn e do célebre antropólogo Franz Boas. Mas, contrariamente aos dois últimos, que eram críticos da eugenia, Muller e Landauer faziam uma crítica científica do nazismo. Ao mesmo tempo em que negavam a hierarquia das raças, reconheciam a necessidade de aperfeiçoar a espécie humana por meio da reprodução de indivíduos “capazes” e da proibição da reprodução dos indivíduos “inferiores”.

O Capítulo 6 do livro de Kühl, (Ciência e racismo: A influência de diferentes conceitos de raça sobre as atitudes em relação às políticas racistas nazistas) apresenta um desmentido à tese canônica, segundo a qual as tendências “pseudocientíficas” da eugenia norte-americana — responsáveis pela lei racista de 1924 sobre a imigração — teriam dado lugar, a partir dos anos 1930, a uma eugenia progressista, mais “científica”, totalmente dissociada da higiene racial.

A complexa tipologia que o autor constrói demonstra que as diferenciações no seio do movimento eugenista norte-americano nada têm a ver com seu futuro mais “científico”. Ele sublinha que a luta no interior da comunidade científica internacional a respeito da política racial nazista era, antes de tudo, uma luta entre posições científicas divergentes, relativas ao aperfeiçoamento da raça e aos meios científicos, econômicos e políticos de consegui-lo.

Por isso, o autor propõe duas noções que considera necessárias para a compreensão do fenômeno estudado — “racismo étnico” e “racismo genético”. O primeiro foi condenado abertamente pelo tribunal de Nuremberg. Já o segundo foi mais difícil. A maioria dos higienistas raciais não foi julgada pela esterilização forçada de 400 mil pessoas. E pesquisas recentes mostraram que uma parte da acusação tentou apresentar os massacres em massa e as experiências nos campos de concentração como práticas separadas da “eugenia autêntica”.

Henry Ford: bem mais que um retrato na parede do Fuhrer
Em 1939, T. U. H. Ellinger escreveu, no Journal of Heredity, que a perseguição aos judeus não era uma perseguição religiosa, mas “um projeto de criação em grande escala, visando eliminar da nação os caracteres hereditários da raça semítica”. E acrescentava: “Mas quando se trata de saber como o processo de criação pode ser realizado com maior eficácia, uma vez que os políticos julgaram-no de utilidade econômica, a ciência pode ajudar até os nazistas”. Alguns anos mais tarde, Karl Brandt, médico responsável pelo programa de eliminação das pessoas deficientes físicas, declarava perante os seus juízes que esse programa tinha sido baseado em experiências norte-americanas, algumas das quais datavam de 1907. Ele citava, para sua defesa, Alexis Carel, que foi nome de um centro de estudos francês até há pouco tempo atrás [4].

A obra de Max Wallace analisa as relações com o nazismo de dois ícones norte-americanos do século 20: o construtor automobilístico Henry Ford e o aviador Charles Lindbergh. Esse, consagrado herói da aviação depois de ter atravessado pela primeira vez o Atlântico (1927), desempenha um significativo papel político, nos anos 1930, como norte-americano simpatizante do Terceiro Reich e, a partir de 1939, como um dos organizadores (juntamente com Ford) da campanha contra Roosevelt, acusado de desejar intervir na Europa contra as potências do Eixo.

Menos conhecido, o caso de Ford é mais importante. Como demonstra muito bem Max Wallace — é um dos pontos fortes do seu livro — a obra The International Jew (O judeu internacional), de Ford, inspirado pelo mais brutal anti-semitismo, teve um impacto considerável na Alemanha. Traduzida a partir de 1921 para o alemão, ela foi uma das principais fontes do anti-semitismo nacional-socialista e das idéias de Adolf Hitler. Em dezembro de 1922, um jornalista do New York Times, em visita à Alemanha, contou que “a parede situada atrás da mesa de Hitler, no seu escritório particular, é decorada com um grande quadro representando Henry Ford”. Na ante-sala, uma mesa estava coberta por exemplares de Der Internationale Jude. Um outro artigo do mesmo jornal norte-americano publicou, em fevereiro de 1923, as declarações de Erhard Auer, vice-presidente da Dieta bávara, acusando Ford de financiar Hitler, por ser favorável ao seu programa que previa “o extermínio dos judeus na Alemanha”.

Wallace observa que tal artigo é uma das primeiras referências conhecidas aos projetos exterminadores do dirigente nazista. Em 8 de março de 1923, em uma entrevista para o Chicago Tribune, Hitler declarou: “Nós consideramos Heinrich Ford como o líder do movimento fascisti crescente na América. Admiramos, particularmente, sua política anti-judia, que é a mesma da plataforma dos fascisti bávaros” [5]. Em Mein Kampf, publicado dois anos mais tarde, o autor presta homenagem a Ford, o único indivíduo que resiste aos judeus na América (mas sua dívida para com o industrial é bem maior). As idéias do International Jew estão onipresentes no livro, e certas passagens são extraídas quase que literalmente — em particular no que se refere ao papel dos conspiradores judeus nas revoluções ocorridas na Alemanha e na Rússia.

Um livro que influenciou alguns dos maiores dirigentes nazistas
Alguns anos mais tarde, em 1933, já tendo o partido nazista assumido o poder, Edmund Heine, gerente da filial alemã da Ford, escreveu ao secretário do industrial norte-americano, Ernest Liebold, para contar-lhe que The International Jew era utilizado pelo novo governo para educar a nação alemã na compreensão da Questão Judaica [6]. Ao reunir essa documentação, Max Wallace estabeleceu, de forma incontestável, que o empresário automobilístico dos EUA fazia parte das mais significativas fontes do anti-semitismo do nacional-socialista.

Como lembra Max Wallace, Hitler concedeu a Henry Ford, em 1938, a Grande Cruz da Ordem Suprema da Águia Alemã — uma distinção criada em 1937 para homenagear as altas personalidades estrangeiras — por intermédio do cônsul alemão nos Estados Unidos. Anteriormente, a medalha, uma cruz de Malta cercada de suásticas, havia sido concedida a Benito Mussolini.

Entretanto, Wallace não explica por que, considerando a abundância de trabalhos anti-semitas europeus, particularmente alemães, o autor de Mein Kampf era fascinado pela obra estadunidense. Por que ele decorou seu escritório com o retrato de Henry Ford, ao invés de decorá-lo com o de Paul Lagarde, Moeller van der Bruck e muitos outros ilustres ideólogos anti-semitas alemães? Além do prestígio associado ao nome do industrial, parece que três razões podem explicar esse interesse pelo The International Jew: a modernidade do argumento, seu vocabulário “biológico”, “médico” e “higienista”; seu caráter de síntese sistemática, articulando, em um discurso grandioso, coerente e global, o conjunto das diatribes anti-semitas do pós-I Guerra; e sua perspectiva internacional planetária, mundial.

Wallace mostra, baseado em documentos, que Hitler não foi o único dos dirigentes nazistas a sofrer a influência do livro editado em Dearborn. Baldur von Schirach, líder da Hitlerjugend [7] e, mais tarde, gauleiter [8] de Viena, declarou, durante o processo de Nuremberg, em 1946: “O livro anti-semita decisivo que li naquela época, e o livro que influenciou meus colegas foi o de Henry Ford, O Judeu Internacional. Eu o li e me tornei anti-semita”. Joseph Goebbels e Alfred Rosenberg figuram, igualmente, entre os dirigentes que mencionaram tal obra entre as referências importantes da ideologia do Partido Nacional-socialista Alemão (NSDAP) [9].

Indagações incômodas sobra a relação entre Ocidente, Modernizade e Terceiro Reich
Em julho de 1927, ameaçado de um processo de difamação e preocupado com a queda das vendas dos seus automóveis, Ford retratou-se devidamente. Em um comunicado da imprensa, afirmou, sem corar, que “não tinha sido informado” sobre o conteúdo dos artigos anti-semitas publicados no Dearborn Independent, e pedia aos judeus “perdão pelo mal involuntariamente causado” pelo panfleto The International Jew [10]. Considerado pouco sincera por uma boa parte da imprensa norte-americana, a declaração, entretanto, permitiu a Ford eximir-se da responsabilidade penal. Ela não o impediu de continuar a apoiar, clandestinamente, uma série de atividades e de publicações de caráter anti-semita [11].

“Henry Ford, precursor do nazismo” foi amplamente ocultado nos Estados Unidos, em benefício do grande industrial, criador do automóvel fabricado em série e vendido a preços baixos. Era esse homem que o escritor inglês Aldous Huxley apresentava ironicamente, em sua distopia Admirável Mundo Novo (1932), como uma divindade moderna, com a oração dirigida ao “Our Ford” substituindo a antiga, dirigida ao “Our Lord” (”Nosso Senhor”).

O longo silêncio é compreensível. O “caso” Henry Ford levanta questões delicadas sobre o lugar do racismo na cultura norte-americana e sobre as relações entre nossa “civilização ocidental” e o Terceiro Reich, entre a modernidade e o mais delirante anti-semitismo, entre o progresso econômico e a regressão humana. Aliás, o termo “regressão” não é pertinente: um livro como The International Jew não poderia ter sido escrito anteriormente ao século 20, e o anti-semitismo nazista também é um fenômeno radicalmente novo. O dossiê Ford lança uma luz crua sobre as antinomias daquilo que Norbert Elias chamava de “o processo civilizatório”.

Le Monde diplomatic

sobre o Genocidio em Gaza...

O jornalista Victor Barone, em seu exelente blog escravinhamentos, na atenção ao comentário de um blogueiro sobre o que acontece na faixa de Gaza, se seria ou não genocídio, tece esclarecimentos bastante relevantes sobre o tema, vale a pena conferir...leia aqui

Codigo 0729 - boicote voce também...

Boicote aos produtos de Israel


Durante a longa e heróica resistência ao apartheid, os lutadores anti-racistas da África do Sul contaram com uma inestimável solidariedade internacionalista. Além dos crescentes e massivos protestos de rua, um movimento mundial de boicote às multinacionais daquele país, que sempre lucraram com o segregacionismo, contribuiu decisivamente para isolar os racistas. Agora, diante da barbárie promovida por Israel na Faixa de Gaza, um apelo internacionalista semelhante ganha corpo. A idéia é não comprar produtos fabricados pelos sionistas, que hoje escondem o “made in Israel” para driblar a repulsa mundial, mas tem o código de barras iniciado com o número 0729.


Por Altamiro Borges



Este movimento de solidariedade, que adquiriu velocidade pela rede da internet nos últimos dias, teve início nos meios universitários da Europa e dos EUA. Uma das promotoras deste boicote é Olícia Zemor, uma judia indignada com as políticas genocidas de Israel – o que confirma que o movimento não tem qualquer marca anti-semita e nem é contra o povo israelense, mas sim contra a política terrorista e expansionista do Estado e das classes dominantes daquele país. Segundo ela explicou, em Paris, “o boicote se tornará ainda mais abrangente e eficaz quando os consumidores memorizarem o código de identificação internacional dos produtos israelenses, o 0729”.


Produção em “terras roubadas”


“Os europeus, em particular, precisam saber que muitos dos produtos israelenses, beneficiando-se das tarifas preferenciais da UE, são fabricados nos territórios palestinos ilegalmente ocupados pelos colonos judeus, incluindo áreas ‘anexadas’ há pouco – e nisso é utilizada a água que Israel usurpa também, para não dizer rouba, dos palestinos”, advertiu a corajosa judia. Outro ativista da jornada de boicote, o escritor Maurice Rajsfus, de 74 anos, explicou os motivos da sua adesão:


“Há muitos cidadãos judeus, como eu, que não vivem no passado, com esta vontade de transferir o ódio para os outros, de fazer os palestinos pagarem pelos crimes nazistas. O melhor modo de não se esquecer do holocausto consiste em evitar que outros homens, mulheres e crianças sejam reprimidas, sob indiferença geral”. No âmbito universitário, o movimento já reúne 120 docentes europeus e estadunidenses, vários de origem judaica, que defendem a suspensão do intercambio com suas homólogas israelenses. No meio artístico, ele gerou o cancelamento de temporadas na Europa de companhias de dança e música israelense, enquanto congêneres européias decidiram não participar do próximo Festival de Israel. Também ocorrem protestos em ginásios de esporte.

Comércio já sente os efeitos


Segundo a imprensa européia, o boicote, deflagrado no meio universitário, já obteve o apoio de comerciantes e industriais e preocupa os empresários israelenses. Até agora, porém, nenhum país ocidental se declarou favorável ao movimento. Em abril passado, diante do bloqueio sionista à economia palestina, o Parlamento Europeu até discutiu sanções contra Israel, mas a proposta foi rejeitada pela Comissão Executiva da União Européia. Apesar disto, as exportações israelenses para o velho continente já caíram cerca de 20%, atingindo especialmente o comércio de armas.


Alguns fornecedores europeus também têm se recusado a vender várias peças de reposição para geladeiras e máquinas de lavar, “sob o pretexto que elas poderão servir à fabricação de mísseis”. Sob pressão, a Alemanha decidiu retardar o fornecimento de motores e caixas de câmbio para os tanques e carros de combate Merkava, utilizados pelo exército israelense. Já industriais gregos e holandeses suspenderam a venda de detergentes de cozinha, argumentando que tais produtos são “potencialmente armas químicas”. Empresários de origem palestina têm jogado papel decisivo na campanha, superando a passividade na defesa dos seus irmãos de Gaza e da Cisjordânia.


O papel ativo do sindicalismo


Além disso, o que é bastante sintomático sobre o papel que o proletariado pode jogar, estivadores noruegueses impediram recentemente a entrada no porto do Oslo de um cargueiro transportando mercadorias israelenses. Pouco depois, alguns dos principais sindicatos da Escócia, Dinamarca e Noruega conclamaram os trabalhadores a não comprar nos supermercados os produtos “made in Israel”, principalmente o das suas poderosas multinacionais. O movimento do boicote já tem sido divulgado nos protestos de rua na Europa organizados, entre outros, pelas centrais sindicais.


O Brasil, que infelizmente ainda não tem uma cultura de solidariedade internacionalista, bem que poderia aderir ao movimento mundial das redes pelo boicote aos produtos sionistas. As primeiras manifestações contra o genocídio em Gaza, embora tímidas, já pipocam pelo país, a partir do ato em São Paulo, que reuniu 600 pessoas e teve o apoio das entidades e igrejas árabes, dos partidos de esquerda (PCdoB, PT, PSOL, PSTU e PCB) e dos movimentos sociais. Outras manifestações contra o terrorismo de Israel já estão agendadas para esta semana. Seria uma ótima oportunidade para divulgar o número 0729, da campanha mundial de boicote aos produtos sionistas.


do blog www.vermelho.org.br

Por que nos odeiam tanto?!


Assim, mais uma vez, Israel abriu as portas do inferno sobre os palestinos: 40 refugiados civis mortos numa escola da ONU, mais três em outra. Nada mau, para uma noite de trabalho do exército que acredita na "pureza das armas". Não pode ser surpresa para ninguém.


Por Robert Fisk, no Independent



Esquecemos os 17.500 mortos – quase todos civis, a maioria mulheres e crianças – de quando Israel invadiu o Líbano, em 1982? E os 1.700 civis palestinos mortos no massacre de Sabra-Chatila? E o massacre, em 1996, em Qana, de 106 refugiados libaneses civis, mais da metade dos quais crianças, numa base da ONU? E o massacre dos refugiados de Marwahin, que receberam ordens de Israel para sair de suas casas, em 2006, e foram assassinados na rua pela tripulação de um helicóptero israelense? E os 1.000 mortos no mesmo bombardeio de 2006, na mesma invasão do Líbano, praticamente todos civis?


O que surpreende é que tantos líderes ocidentais, tantos presidentes e primeiros-ministros e, temo, tantos editores e jornalistas tenham acreditado na mesma velha mentira: que os israelenses algum dia tenham-se preocupado com poupar civis. "Israel toma todo o cuidado possível para evitar atingir civis", disse mais um embaixador de Israel, apenas horas antes do massacre de Gaza.


Todos os presidentes e primeiros-ministros que repetiram a mesma mentira, como pretexto para não impor o cessar-fogo, têm as mãos sujas do sangue da carnificina de ontem. Se George Bush tivesse tido coragem para exigir imediato cessar-fogo 48 horas antes, todos aqueles 40 civis, velhos, mulheres e crianças, estariam vivos.


O que aconteceu não foi apenas vergonhoso. O que aconteceu foi uma desgraça. "Atrocidade" é pouco, para descrever o que aconteceu. Falaríamos de "atrocidade" se o que Israel fez aos palestinos tivesse sido feito pelo Hamás. Israel fez muito pior. Temos de falar de "crime de guerra", de matança, de assassinato em massa.


Depois de cobrir tantos assassinatos em massa, pelos exércitos do Oriente Médio – por sírios, iraquianos, iranianos e israelenses – seria de supor que eu já estivesse calejado, que reagisse com cinismo. Mas Israel diz que está lutando em nosso nome, contra "o terror internacional". Israel diz que está lutando em Gaza por nós, pelos ideais ocidentais, pela nossa segurança, pelos nossos padrões ocidentais.Então também somos criminosos, cúmplices da selvageria que desabou sobre Gaza.


Reportei as desculpas que o exército de Israel tem oferecido ao mundo, já várias vezes, depois de cada chacina. Dado que provavelmente serão requentadas nas próximas horas, adianto algumas delas: que os palestinos mataram refugiados palestinos; que os palestinos desenterram cadáveres para pô-los nas ruínas e serem fotografados; que a culpa é dos palestinenses, por terem apoiado um grupo terrorista; ou porque os palestinenses usam refugiados inocentes como escudos humanos.


O massacre de Sabra e Chatila foi cometido pela Falange Libanesa aliada à direita israelense; os soldados israelenses assistiram a tudo por 48 horas, sem nada fazer para deter o morticínio; são conclusões de uma comissão de inquérito de Israel. Quando o exército de Israel foi responsabilizado, o governo de Menachem Begin acusou o mundo de preconceito contra Israel.


Depois que o exército de Israel atacou com mísseis a base da ONU em Qana, em 1996, os israelenses disseram que a base servia de esconderijo para o Hizbollah - guerra deflagrada porque o Hizbóllah capturou dois soldados israelenses na fronteira. Mas esses não foram crimes do Hizbollah; foram crimes de Israel.


Israel insinuou que os corpos das crianças assassinadas num segundo massacre em Qana teriam sido desenterrados e expostos para fotografias. Mentira.Sobre o massacre de Marwahin, nenhuma explicação. As pessoas receberam ordens, de um grupo de soldados israelenses, para evacuar as casas. Obedeceram. Em seguida, foram assassinadas por matadores israelenses. Os refugiados reuniram os filhos e puseram-se à volta dos caminhões nos quais viajavam, para que os pilotos dos helicópteros vissem quem eram, que estavam desarmados. O helicóptero varreu-os a tiros, de curta distância. Houve dois sobreviventes, que se salvaram porque fingiram estar mortos. Israel não tentou nenhuma explicação.


Doze anos depois, outro helicóptero israelense atacou uma ambulância que conduzia civis de uma vila próxima – outra vez, soldados israelenses ordenaram que saíssem da ambulância – e assassinaram três crianças e duas mulheres. Israel alegou que a ambulância conduzia um ferido do Hizbollah. Mentira.


Cobri, como jornalista, todas essas atrocidades, investiguei-as uma a uma, entrevistei sobreviventes. Muitos jornalistas sabem o que eu sei. Nosso destino foi, é claro, o mais grave dos estigmas: fomos acusados de anti-semitismo.


Por tudo isso, escrevo aqui, sem medo de errar: agora recomeçarão as mais escandalosas mentiras. Primeiro, virá a mentira do "culpem o Hamás" – como se o Hamás já não fosse culpado dos próprios crimes! Depois, talvez requentem a mentira dos cadáveres desenterrados para fotografias. E com certeza haverá a mentira do "homem do Hamás na escola da ONU". E com absoluta certeza virá também a mentira do anti-semitismo. Os líderes ocidentais cacarejarão, lembrando ao mundo que o Hamás rompeu o cessar-fogo. É mentira.


O cessar-fogo foi rompido por Israel, primeiro dia 4/11; quando bombardeou e matou seis palestinenses em Gaza e, depois, outra vez, dia 17/11, quando outra vez bombardeou e matou mais quatro palestinenses.


Sim, os israelenses merecem segurança. 20 israelenses mortos nos arredores de Gaza é número escandaloso. Mas 600 palestinenses mortos em uma semana, além dos milhares assassinados desde 1948 – quando a chacina de Deir Yassin ajudou a mandar para o espaço os habitantes autóctones dessa parte do mundo que viria a chamar-se Israel – é outro assunto e é outra escala.


Dessa vez, temos de pensar não nos banhos de sangue normais no Oriente Médio. Dessa vez é preciso pensar em massacres na escala das guerras dos Bálcãs, dos anos 90. Ah, sim.Quando os árabes enlouquecerem de fúria e virmos crescer seu ódio incendiário, cego, contra o Ocidente, sempre poderemos dizer que "não é conosco". Sempre haverá quem pergunte "Por que nos odeiam tanto?" Que, pelo menos, ninguém minta que não sabe por quê.



quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Xadrez tucano: o enlouquecido "tabuleiro de cargos" da governadora Yeda Crusius


Do blog Rsurgente


A saída do secretário da Fazenda, Aod Cunha, do governo Yeda Crusius (PSDB), repetiu uma rotina que marca o “novo jeito de governar” desde seu início, em janeiro de 2007. Secretários entram, saem do governo e trocam de lugar praticamente todos os meses, sem maiores explicações à sociedade. Nomes do núcleo duro do governo saíram por envolvimento em escândalos e denúncias de corrupção – Enio Bacci, Cezar Busatto, Luiz Fernando Zachia, Delson Martini e Ariosto Culau, apenas para citar alguns. Outros deixaram o Executivo por razões de reacomodação política na sempre instável base aliada do governo. E outros ainda entraram e saíram tão rapidamente que ninguém sabe exatamente qual a razão da mudança.

O fato é que o “modelo de gestão” cantado em prosa e verso pela governadora é um festival de instabilidade, improvisação e falta de transparência. Em qualquer governo minimamente sério, a continuidade de gestão nas secretarias e demais órgãos do governo é uma condição da boa execução de políticas públicas. No governo Yeda, a descontinuidade é apontada como virtude. Considerando que se trata de um governo que não possui algo que mereça o nome de “políticas públicas”, a descontinuidade no secretariado parece mesmo não fazer grande diferença.

Ao anunciar a saída de Aod Cunha, Yeda Crusius afirmou: “Está aberta a semana de especulações. Nunca escondi que iremos fazer mudanças bastante abertas no tabuleiro de cargos. Alguns querem antecipar as eleições de 2010, por exemplo”. O tabuleiro de cargos da governadora comporta, na verdade, mais peças do que casas para jogar. É um xadrez maluco onde as peças se movem de qualquer jeito, para qualquer lado, revelando uma jogadora absolutamente sem estratégia. Ou melhor, com uma estratégia: apagar o incêndio do dia e, dependendo do tamanho do fogo, anunciar que está iniciando uma nova etapa de seu governo.

Um governo que já foi “refundado” várias vezes: já teve gabinete de crise, conselho de notáveis, consultores e assessores misteriosos. É um festival de improvisação e trapalhadas apresentado como um revolucionário modo de governar que, segundo Yeda, “tornou-se referência e será exportado”. Um modelo cuja fala de transparência foi denunciada pela própria Secretária da Transparência. Um modelo que não hesita em sacrificar a qualidade da gestão pública no altar das adequações políticas e eleitorais, ou seja, que faz exatamente o contrário do que a governadora apregoa ser sua principal qualidade.

A saída de Aod Cunha e do secretário de Obras, Coffy Rodrigues, engrossa a lista da ciranda de demitidos, exonerados e afastados do governo. Nunca é demais lembrar alguns dos principais nomes dessa lista:

Ênio Bacci – Segurança Pública
José Francisco Mallmann – Segurança Pública
Vera Callegaro – Meio Ambiente
Luiz Fernando Zacchia – Casa Civil e Sedai
Cezar Busatto – Casa Civil
Delson Martini – Secretário Geral de Governo
Ariosto Culau – Planejamento
Flávio Vaz Netto – Detran
Nelson Proença – Desenvolvimento e Assuntos Internacionais
Paulo Azeredo – Obras
Paulo Fona – Porta-voz e Comunicação
Cel. Edson Ferreira Alves – Brigada Militar
Cel. Nilson Nobre Bueno - Brigada Militar
Cel. Paulo Roberto Mendes – Brigada Militar
Pedro Wesptphalen - Ciência e Tecnologia
Luiz Augusto Lara - Turismo
Renato Breunig – Fepam
Marcelo Cavalcanti – “Embaixador” do RS em Brasília
Mercedes Rodrigues - Transparência (obrigado, Geovane)
Aod Cunha – Fazenda
Coffy Rodrigues – Obras

Revista VEJA, exemplo de mídia de esgoto....

Veja justifica genocídio em Gaza




A revista Veja sempre defendeu abertamente o Estado terrorista de Israel e nunca escondeu o seu ódio à causa palestina. O fundador da Editora Abril, dona da publicação, Victor Civita, filho de judeus italianos, nasceu em Nova Iorque, em 1907. Mudou-se para o Brasil em 1949, trazendo na bagagem as tiras do Pato Donald, o primeiro título da editora. Montou seu império de comunicação e virou uma das principais referências da influente comunidade judaica no país, que lhe conferiu vários títulos honoríficos. Como representante do setor mais fundamentalista desta comunidade, a família Civita sempre usou os seus veículos para justificar os hediondos crimes sionistas.

A edição desta semana da Veja é mais uma peça publicitária desta campanha. Falta informação e sobram manipulações. Já na capa, com a manchete "A guerra total em Gaza" e a chamada "Israel ataca radicais em território palestino", fica patente o propósito de confundir os incautos leitores. Na prática, a revista reproduz a versão do exército invasor e do imperialismo ianque, sintetizada nas cínicas declarações da secretária de Estado ianque, Condoleezza Rice: "Os EUA condenam os repetidos ataques contra Israel e consideram o Hamas responsável pelo fim do cessar-fogo".

Defesa marota da "lógica tribal"

A longa matéria difunde a imagem de que Israel é vítima do terror - e não um estado terrorista fortemente armado, agressivo e expansionista. Com base nesta falsa premissa, a revista justifica os bombardeios e a matança de crianças e idosos inocentes, reforçando argumentos primitivos e bárbaros: "A lógica tribal tem regras simples: se você me ataca, eu ataco de volta. Se quiser me destruir, eu o destruo primeiro. Se eu puder, uso dez vezes mais violência. Ou cem. Ou mil", inicia o texto belicoso. Numa visão simplista, a Veja aponta o Hamas como o único culpado pela atual carnificina em Gaza, relembrando os discursos hidrófobos de Bush da "guerra ao terror".

Diante das críticas ao "uso desproporcional de força", inclusive do governo Lula, o texto ainda insiste: "Na lógica tribal, a autodefesa é perfeitamente admissível e moralmente justificável, tanto que a maioria dos israelenses apoiou os ataques". Vale lembrar que os alemães também apoiaram a ascensão do nazismo, os campos de concentração e o holocausto judeu. O artigo até critica os horrores da atual agressão, sempre procurando ofuscar as mentes. "Os alvos visaram à estrutura de poder do Hamas - a central do aparato de segurança, o quartel de polícia, depósitos de armas". Mas, infelizmente, "bombardear cidades só pode ter resultados terríveis".

No final, para aparecer um pouco mais civilizada e menos belicosa, a Veja até defende a solução negociada para a guerra visando "romper a lógica tribal". Mas ela propõe a paz dos cemitérios. A negociação seria totalmente inviável por causa do Hamas. "A história e a natureza desse grupo são obstáculos tremendos [ao acordo de paz]... O Hamas descende das mesmas fontes que influenciaram a Al Qaeda de Osama Bin Laden". A exemplo da mídia de Israel, militarmente controlada e censurada, e da mídia dos EUA, sob forte influência da comunidade judaica, a Veja é uma representante "honorífica" do sionismo assassino e da "limpeza étnica" na região.

O holocausto palestino

Enquanto isso, a crise humanitária na Faixa de Gaza ganha contornos dramáticos, que relembram o holocausto nazista e deveriam indignar todos os amantes da paz, inclusive judeus. Basta ler o balanço da ONU de um dia antes da invasão por terra das tropas israelenses. Até sábado passado, 436 palestinos já tinha sido mortos (agora são quase 600, incluindo mais de 100 crianças) e 2.300 estavam feridos. Segundo o relatório oficial, 1,5 milhão de pessoas que superlotam Gaza eram vítimas de um cenário apocalíptico:

- Um ataque aéreo israelense acontece a cada 20 minutos, em média. Os bombardeios se intensificam à noite;

- Os ataques israelenses já destruíram mais de 600 alvos, incluindo estradas, edifícios públicos, delegacias de polícia e parte da infra-estrutura;

- O sistema de saúde, já debilitado desde o início do bloqueio israelense há 18 meses, entrou em colapso;

- Cerca de 250.000 pessoas estão sem eletricidade. A única central elétrica da Faixa de Gaza foi fechada em 30 de dezembro pela sexta vez desde o início de novembro por falta de combustível;

- A água corrente é disponibilizada uma vez a cada cinco ou sete dias durante algumas horas;

- Quarenta milhões de litros de esgoto são lançados no Mar Mediterrâneo diariamente. Em alguns locais, o esgoto se acumula nas ruas depois que o sistema de saneamento foi danificado pelos bombardeios;

- O gás de cozinha e para calefação já não é encontrado no mercado;

- Cerca de 80% da população depende inteiramente da ajuda humanitária.

- Falta farinha, arroz, açúcar, laticínios e latas de conservas;

- Israel permite diariamente a entrada de 60 caminhões carregados com produtos de primeira necessidade. Este número ainda é inferior aos 475 veículos com ajuda humanitária que chegavam a Gaza antes de junho de 2007, quando o Hamas assumiu o controle do território;

- Os dutos do terminal de Nahal Oz pelos quais chegava todo o combustível importado estão fechados desde sábado passado;

- As escolas permanecem fechadas, mas muitas são utilizadas como abrigo por palestinos que fugiram de suas casas.


* Jornalista, membro do Comitê Central do PCdoB - Partido Comunista do Brasil

REPÓRTER DA GLOBO NO ORIENTE MÉDIO SERVIU O EXÉRCITO DE ISRAEL


Do blog Cloaca News


Correspondente da Globonews e do jornal O Globo não esconde seu desprezo pelos palestinos e diz que árabes são "burros" e "mentirosos"

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Antes de ser a titular do blog "O outro lado da Terra Santa (o Oriente Médio que você nunca viu)", abrigado na versão online do jornal O Globo, a carioca Renata Malkes manteve um outro blog, chamado "Balagan", que - ela mesma esclarece - significa "bagunça". Se você clicar aqui, verá que ela abandonou o blog, retirando de circulação todo o conteúdo postado. Mas, graças a uma engenhoca chamada Wayback Machine, todas as barbaridades que a jornalista escreveu de 2002 a 2007 ficaram arquivadas, para a sorte dos céticos (clique aqui para comprovar).
Não queremos fazer a caveira de ninguém, mas os pobres leitores de O Globo e os que levam a Globonews a sério deveriam ter o direito de saber quem é a repórter escalada por eles para trazer as notícias e as análises daquela parte do mundo.
Aqui, Renata Malkes exulta por ter seu blog reconhecido pelo jornal israelense Yediot Aharonot como um "warblog", ou seja, de divulgação da propaganda sionista.
Aqui, ela ataca os palestinos, ridiculariza os árabes e, de quebra, esculhamba a virilidade dos brasileiros.
Aqui, Renatinha destila baba sobre o MST, pelo apoio dos sem-terra à causa palestina.
Aqui, diz que os árabes são mentirosos.
Aqui, sobrou para a Venezuela; segundo ela, são "amigos dos brimos".
E aqui, cara leitora, caro leitor, você verá Renata Malkes exultante por realizar seu sonho de ser aceita no Exército de Israel. Não sabemos se a jornalista da Globo participou de alguma missão militar. Mas, a julgar pelo perfil da moça, não temos dúvidas do que ela seria capaz de fazer com um fuzil Galil na mão.
Você seria capaz de imaginar pessoa mais isenta para mostrar "o Oriente Médio como você nunca viu"?

Ano sombrio para os trabalhadores?

Perspectivas sombrias para os trabalhadores



Waldemar Rossi

Informo ao leitor que estou escrevendo este artigo ainda em dezembro (18), portanto, com dados sujeitos a atualizações. Como de costume, este primeiro artigo deverá apontar para as perspectivas do ano entrante, no que se refere ao movimento social. E elas não são nada animadoras.

A crise financeira que abala o mundo capitalista, tão comentada por todos os meios de comunicação, já está trazendo enormes prejuízos para os trabalhadores do mundo inteiro. No Brasil não poderia ser diferente. Apesar das falas do presidente Lula - logo no início do escândalo da agiotagem internacional - de que o Brasil não seria afetado pela crise, que o governo não iria dar suporte às empresas envolvidas em dificuldades financeiras, tais afirmações não foram praticadas e os efeitos da crise já se fazem sentir e de maneira muito forte.

Primeiramente pelo desemprego que já vem ocorrendo, que se acelera a cada dia e já assombra os lares dos trabalhadores. Nestes dias (meados de dezembro), se multiplicam os anúncios de demissões em vigor, deixando apavorado aquele que depende de um salário. O trabalhador comum, calejado de tanto pagar os "prejuízos" do capital, sabe que mais dias menos dias terá que fazer das tripas coração para não se deixar abater pelo desemprego que poderá adentrar seu lar. Amparadas pelo medo popular, gerado através dos meios de comunicação, as empresas usam e abusam do direito de chantagear. Sabem que têm em suas mãos o governo Lula e as grandes centrais sindicais, particularmente a Força Sindical – cujo dirigente, deputado envolvido em corrupção, o Paulinho, já se manifestou favorável às propostas do empresariado - e a CUT, comprometida até o pescoço com a política do governo Lula.

O capital faz chantagem promovendo demissões, enquanto propõe cinicamente ao governo que faça as reformas nas leis trabalhistas, "flexibilizando" direitos dos trabalhadores (melhor seria dizer "roubando direitos"). O peleguismo, instalado nas cúpulas das centrais e dos sindicatos por elas controlados, se curva ante a vergonhosa proposta patronal, negociando até mesmo demissões e suspensão temporária do contrato de trabalho para os que ainda permanecem na empresa, porém, com seus salários pagos com dinheiro do fundo desemprego durante meses seguidos, portanto, com dinheiro do povo.

O outro motivo para sérias preocupações vem da autorização dada pelo presidente da República ao presidente do Banco Central (sr. Meirelles) para soltar a rodo dinheiro do orçamento nacional em favor das empresas que se dizem em crise, o que, já sabemos, significa cortar gastos com saúde, educação, saneamento básico, defesa do meio ambiente, reforma agrária, moradias populares...

Sem dinheiro girando, vem a recessão, que gera mais desemprego, com efeitos nefastos para todo o povo brasileiro. Recessão, desemprego, afastamento temporário do trabalho, achatamento salarial e cortes do orçamento nos setores sociais formam um conjunto extremamente nocivo à qualidade de vida do nosso povo sofrido.

Como o movimento social está muito dividido, com muitos deles rendidos à política governamental, as chances de uma ampla mobilização popular a fim de exigir profundas mudanças na política econômica são remotas, embora não impossíveis. Claro que ainda temos parcelas significativas do movimento organizado em estado permanente de vigilância e em trabalho persistente de esclarecimento popular. Mas, sabemos muito bem, são ainda muito frágeis para conseguir fazer frente à tempestade social que se avoluma.

Como nada é absolutamente certo e determinado, pode ocorrer uma quase que impensável tomada súbita de consciência da população, propiciando um levante popular ainda não desenhado. Aos militantes sociais comprometidos com a luta pela justiça e com a solidariedade, cabe depositar suas esperanças no trabalho de base e nos esforços para juntar os cacos restantes, sem esmorecimentos, acreditando que é possível promover mudanças no comportamento da população afetada pela crise. Combinar trabalho de base acelerado com esforços pela mobilização popular não é fácil. Mas é o caminho que resta aos lutadores do povo. E isso exige ideal e perseverança.

Waldemar Rossi é metalúrgico aposentado e coordenador da Pastoral Operária da Arquidiocese de São Paulo.

Solidariedade ao povo palestino....


O GUETO DE GAZA


Urda Alice Klueger


Eu me lembro com intensa nitidez dos profundos olhos aveludados e escuros daqueles homens, daquelas moças. Passei a conhecê-los nos Fóruns Sociais Mundiais de Porto Alegre – costumava chegar quase na hora do começo da passeata de abertura, e quando meus amigos me perguntavam:

- Vamos todos juntos?

Eu não titubeava:

- A gente se encontra depois. Vou junto com quem tiver mais necessidade de apoio. Vou ver se encontro o pessoal do Iraque, ou da Palestina...

Sempre encontrava o da Palestina. Eram homens de profundos olhos inteligentes e sofridos; eram moças com olhos iguais, algumas vestidas como certas figuras bíblicas femininas que pintores do Renascimento pintaram, e sempre com tamanha fé na Justiça! Vinham em poucas pessoas lá do seu mundo distante e garroteado, poderiam sumir no meio de multidões de 100.000 pessoas com as suas humildes “hattas”[1], mas eram eles os mais visíveis, porque as pessoas que se abalavam até os Fóruns Sociais Mundiais bem sabiam da realidade torturante daqueles irmãos. Na primeira vez que desfilei com eles decerto pareci-lhes estranha – não falávamos uma palavra sequer um da língua do outro, mas já lá no final, chegando ao anfiteatro do Pôr-do-Sol (quanta saudade!), alguém serviu de intérprete e contou para um dos palestinos que eu perdera um emprego por defender a Palestina. O homem de profundos olhos de veludo deu uma risada contagiante, e respondeu algo que também me foi traduzido: ele também perdera o emprego por ser palestino! Nosso simpático contato sem palavras começou ali.

Em outras ocasiões em que nos encontramos eles já me recebiam calorosamente com seus olhos que tudo expressavam, e que tinham uma ternura aveludada que poderia adoçar o mundo.

Depois que os Fóruns Sociais Mundiais saíram de Porto Alegre e foram para outros países, passamos a ter uma palavra de contato: quando nos encontrávamos, sempre primeiro na passeata de abertura, apontávamos uns para os outros e dizíamos: “Porto Alegre!”, palavra chave que, aliada aos olhos profundos e misteriosos deles, significava todo um caloroso discurso. E nos abraçávamos como irmãos que somos (ou eram? Estarão vivos?), e na passeata de Caracas/Venezuela, um dos homens mais velhos tirou da sua mochila uma belíssima bandeira da Palestina em seda verde, vermelha branca e preta, e me deu. Sorrimos um para o outro e dissemos a palavra mágica:

- Porto Alegre! - e eu guardo com imenso carinho aquela bandeira de seda assim como a recebi, talvez ainda trazendo entretecido nos seus fios finos esporos ou pólen de plantas ou de outras formas de vida daquela distante Palestina onde provavelmente não poderei ir no decorrer da minha vida, pois envelheço, e o gueto que é a Faixa de Gaza está cada vez mais inacessível, e a mágoa da minha desesperança me faz pensar muito na solução final[2] dada ao Gueto de Varsóvia...[3]

Vejo as notícias e as fotos na Internet, e sei de tantas coisas, faz tanto tempo! Sei como os meus irmãos da Palestina tem que suportar o cheiro nauseabundo do lixo em decomposição, pois o Estado de Israel não deixa sequer que de lá se retire o lixo... e sei das crianças palestinas que são feridas por obuses lançados por tanques enquanto brincam, e que morrem de hemorragia nos portões do seu gueto porque insensíveis membros do exército israelense dizem que só dali a tantas horas tal portão poderá ser aberto, para a criança chegar a um hospital... e sei de detalhes que me deixam com vergonha por ser chamada de humana, pois um exército a serviço de também ditos humanos judeus faz coisas que quase não são críveis, como derrubar um edifício inteirinho para matar um único homem a quem perseguem, e que sabem que está escondido no poço do elevador... ou esse mesmo exército lançar um míssel sobre uma inocente festa de casamento, ou sobre uma formatura de guardas de trânsito...

Mil páginas seriam poucas para enumerar todos os horrores que sei, que tenho lido, tenho sabido, tenho aprendido sobre o que o governo de Israel faz com o Gueto de Gaza sob os olhos de todo o mundo, como se ninguém se importasse. O espaço, aqui, não permite entrar nas causas históricas dos acontecimentos, mas é bom aprender a respeito, para se entender que Israel não tem razão, que as barbaridades que vêm desde a década de 1940 são das mais abjetas da humanidade. O que me horroriza ainda mais, neste momento, são as fotos que não param de chegar de Gaza, de crianças carregadas nos braços dos pais, sem os pés e parte das pernas, com tendões e nervos que sobraram retorcidos como se fossem molas de metal, ou das fileiras de meninos e meninas nos seus trajes de frio, mortinhos, prontos para o funeral, e das caras sem consolo dos pais que ali estão, ou daquele menininho morto e ensangüentado, que o pai carrega no colo embrulhado na bandeira, bandeira igual àquela que tenho, menininho que nunca terá nos olhos aquela força forte como aço e suave como veludo e que nunca entenderá a palavra “Porto Alegre” – de novo digo que mil páginas seriam poucas para contar sobre cada foto, cada fato, cada texto e cada análise que tenho lido – um último fio que me une à esperança é a existência daquela gente de Israel que se nega ao crime, daqueles soldados israelenses que preferem a prisão do que ir assassinar seus irmãos já quase mortos de fome, frio e sede no gueto vizinho – pois Gaza hoje tem 1.500.000 habitantes trancafiados sem recursos numa área de 350 quilômetros quadrados, o que é mais ou menos a metade do tamanho desta minha pequena cidade de Blumenau...

Não há como dizer “enfim”, para um texto como este. A dor e a mágoa por se saber que tais injustiças continuam acontecendo diante do mundo é uma coisa que poderia me matar de angústia, e então tenho que reagir escrevendo, que é o meu jeito de ser – mas o que escrever, se todos os grandes escritores, todos os grandes pensadores deste mundo já escreveram tudo o que eu gostaria de escrever, pois não é só a mim que a indignação arrasa – e por todos os lados as populações estão saindo às ruas para protestar contra este massacre inumano? Então achei que poderia escrever sobre os meus palestinos, aqueles que sabem a palavra “Porto Alegre”, e que tem aqueles olhos profundamente cheios de significado, força e doçura. Então penso se estarão vivos, se aquelas lindas moças não serão hoje cadáveres só com meia cabeça, ou se os netinhos daqueles homens não estejam, talvez, com ferimentos como se fossem couve-flores de sangue nas suas barriguinhas de meninos mortos, ou se meus próprios amigos já não terão vidrados e frios os seus olhos que eram cheios de doçura e de força...

Ah! Palestina, ah! Palestina, como me dóis cá dentro do meu peito que parece estraçalhado... Ah! Palestina, ah! Palestina, que me resta fazer além de chorar angustiadamente, como estou a fazê-lo agora?

Blumenau, 06 de Janeiro de 2009.

Urda Alice Klueger

Escritora e historiadora



[1] Hatta: Lenço palestino, quadriculado de preto e branco, ou de vermelho e branco, que se tornou um símbolo de resistência. Era usado por Yasser Arafat.

[2] Solução final: expressão usada pelo nazismo que significava, a grosso modo, “matar todos”.

[3] Gueto de Varsóvia: onde 380.000 judeus foram implacavelmente mortos pelos nazistas até a última pessoa. Procurar se informar melhor a respeito. Hoje é o Estado de Israel que repete a história, matando sem piedade os palestinos da Faixa de Gaza.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Mídia, blogues, cidadãos jornalistas e as notícias de Gaza


Do Blog escrevinhamentos - Barone

A garantia de liberdade de imprensa é a primeira condição para que o que se sustenta como verdade seja, de fato, corroborado e apresentado para fins de argumentação e debate. Nos conflitos do Oriente Médio, desde a operação Tempestade no Deserto, e em especial de 2005 para cá, esta premissa caiu por terra, de modo que a informação que nos chega através das grandes corporações midiáticas não pode ser considerada 100% confiável. Ocorre que confiabilidade, em se tratando de informação, não tem meio termo: ou se tem credibilidade ou não.

Portanto, diante do atual conflito na Faixa de Gaza - que no momento em que escrevo este artigo contabiliza cerca de 630 mortos e 3000 feridos, a maior parte destes civis – é preciso estar atento e com o senso crítico elevado ao nível máximo para não engolir os “pacotões” de notícias que se quer vender como fatos, em especial no mainstream.

Até o dia 6, Israel mantinha a proibição da entrada de jornalistas estrangeiros na Faixa de Gaza, apesar da recente decisão da Suprema Corte do País contra esta medida e dos protestos da Associação da Imprensa Estrangeira (FPA). Enquanto a Suprema Corte autorizou a entrada de oito jornalistas estrangeiros na zona de combate (medida que o exército israelense não havia cumprido até o término deste artigo), a FPA emitiu um comunicado condenando o que classificou como "proibição sem precedente" e uma "grave violação da liberdade de imprensa”, que coloca Israel “ao lado de alguns regimes que impedem com freqüência os jornalistas de fazer seu trabalho".

Daniel Seamen, diretor do gabinete de imprensa governamental do governo israelense afirmou que a proibição se deve ao fato de que os soldados "não vão se sacrificar para proteger os jornalistas". Certo, mas a função do jornalista é “escavucar” a verdade e profissionais que optam pela cobertura da frente de batalha sabem bem os riscos que correm. Tenho certeza de que não estão em busca de escolta, mas de liberdade para trabalhar.

O resultado imediato desta opção pelo obscurantismo é a manipulação de informações e, pior, a divulgação de notícias “filtradas” travestida de bom jornalismo.

No artigo “A guerra escondida”, publicado ontem (05/01) no Observatório da Imprensa, o jornalista Luciano Martins resume o sentimento de impotência: “...tudo que se lê hoje na imprensa sobre os combates e até mesmo sobre o eventual cumprimento das normas do direito internacional para situações de guerra é informação limitada e censurada por uma das partes. O público não está sendo servido de jornalismo, mas do trabalho de relações-públicas que selecionam o que pode e o que não pode ser divulgado. Os relatos que enchem as páginas dos jornais, vinte e quatro horas após o início dos combates em terra, são produzidos a partir de textos distribuídos pelo exército israelense.”.

Mas, devemos ser justos. Censura e desinformação em áreas de conflito do Oriente Médio não são exclusividades de Israel. Em 2007, o próprio Hamas – hoje alvo principal da ofensiva de Israel, ao lado da população civil palestina - exerceu esta violência ao impor a jornalistas em atuação na Faixa de Gaza severas restrições, entre elas a necessidade de credenciais e a proibição de divulgar qualquer informação que "cause prejuízo à unidade nacional, incite crimes, ódio ou dissidência religiosa". O artigo “Hamas impõe restrições à imprensa em Gaza”, publicado no Observatório da Imprensa em novembro de 2007, esmiúça o tema.

Outras fontes

Em busca de informação menos comprometida, resta - a quem quer entender o que ocorre de fato pelas ruas de Gaza - recorrer à rede de TV Al-Jazeera e as redes de solidariedade, como a as Redes de Cooperação Comunitária sem Fronteiras (que traduziram e divulgaram os panfletos lançados pela aviação israelense sobre a população sitiada na zona de guerra), relatos isolados de correspondentes que conseguiram furar o bloqueio e de cidadãos que tem usado a web para se comunicarem com o mundo em meio aos bombardeios.

A Al-Jazeera, que tem sede em Doha, no Catar, tem feito uma cobertura intensa do conflito, em especial a partir de seu correspondente in loco, Ayman Mohyeldin. A emissora também abriu mais um canal de comunicação por meio do Twitter, onde notícias sobre os combates e o dia a dia dos palestinos em Gaza são postadas a cada minuto. Além disso, disponibilizaram uma ferramenta para receber relatos e imagens de quem está em Gaza.

Cidadão repórter

Mas não é na mídia oficial ocidental, israelense ou árabe que encontrarão alento os que anseiam pelos fatos.

São os relatos de civis, de gente comum que ainda consegue se comunicar com o mundo, que mais chamam a atenção pela crueza e perplexidade com que o horror da guerra é narrado. De acordo com o Technorati, site que indexa posts do mundo inteiro, somente no domingo (4) foram escritos mais de quatro mil textos sobre Gaza mundo afora. É o que mostra a reportagem “Blogueiros contam o terror da guerra direto da Faixa de Gaza”, publicada ontem (5) pelo jornal O Globo.

Um exemplo destas manifestações é o relato do italiano Vittorio Arrigoni, voluntário do movimento Free Gaza, que conseguiu enviar algumas mensagens após o primeiro dia de bombardeio (veja o relato completo aqui – em inglês).

Meu apartamento em Gaza fica de frente para o mar, com uma vista panorâmica que provoca milagres em meu humor, desafiando a miséria causada por uma vida em estado de sítio. Quer dizer, antes desta manhã, quando o inferno golpeou minha janela. Nesta manhã despertamos em Gaza com o barulho das explosões das bombas, e muitas caíram a algumas centenas de metros de minha casa. Alguns de meus amigos morreram debaixo delas... É um banho de sangue sem precedentes. Arrasaram o porto em frente a minha janela e pulverizaram as estações das docas”.

Apesar da constante falta de energia, outras pessoas na zona de conflito ainda conseguem enviar notícias através de blogues como o Ingaza. Ontem (05/01), às 11h59, sob o título “I’ll tell you how he died” (Vou lhe dizer como ele morreu), seu autor relata a morte de um amigo no dia 4: “Um homem bom, corajoso e engraçado foi morto ontem enquanto ajudava a colocar o corpo de um civil em uma ambulância. Os membros dos serviços de emergência médica Arafa Hani Abd al Dayem, 35, e Alaa Ossama Sarhan, 21, estavam respondendo a um chamado para socorrer Thaer Abed Hammad, 19, e o corpo de seu amigo, Ali, 19, que haviam sido atingidos por estilhaços, quando foram, eles mesmos, atingidos pelo disparo de um tanque israelense”.

Às 9h34 de domingo, em outro artigo, intitulado “Panicked residents unable to flee” (Habitantes em pânico não conseguem fugir), ele expõe a crueza dos bombardeios e o pânico da população durante os ataques israelenses.

O que me abala mais neste momento, mais do que os corpos desmembrados e queimados que eu vi há duas noites, mais do que a intensidade dos mísseis atingindo tudo a nossa volta na noite passada e a sensação de que, a qualquer momento, forças especiais israelenses podem entrar disparando… é o pânico no rosto dos moradores. Pânico fugindo, pânico tentando sinalizar para que uma ambulância atenda um ferido, um morto, pânico até mesmo dos motoristas das ambulâncias e times de socorro. Eles viram muita coisa, muitos trabalham nisso há uma década ou mais, mas o que acontece agora, eles me dizem, é muito pior do que tudo o que eles já viram ou imaginaram. Nos primeiros raios da manhã, enquanto nossa ambulância tenta socorrer outro ferido, eu vejo novas levas de mulheres, crianças e homens, carregando consigo poucos pertences”.

Hoje (06/01), às 18h34, ele pergunta: “Se o seu inacreditavelmente pequeno e super-povoado território está sendo aterrorizado, pulverizado por bombas do quarto maior exército do mundo, e suas fronteiras estão fechadas; se sua casa não é segura, sua mesquita (igreja) não é segura, sua escola não é segura, se os campos de refugiados das Nações Unidas não são seguros.... Para onde você irá, correr, se esconder?

Autor do blog RafahKid ft. Rafah Pundits, o jovem Rafah Kid tecla direto de Gaza: “Antes que todo mundo da Faixa de Gaza esteja morto, entenda que o Hamas é um sintoma e não uma causa. A ocupação é a causa. (...) Estamos sem eletricidade, sem poder chamar ao telefone, na escuridão e chove fogo. As crianças estão gritando”, escreveu no domingo. Kid também mantém um álbum de fotos no Flickr mostrando imagens dos bombardeios. Ontem (05/01), às 18h13, ele postou um vídeo onde crianças interagem com a destruição total.

Escrito por Sharon, uma voluntária na Faixa de Gaza, o blogue Tales to Tell teve seu mais recente registro postado às 20h de ontem (05/01). Em diversos momentos ela relatou o seu dia a dia como integrante de uma das equipes de socorro. “Acabamos de ouvir que a escola Al Fakhoura UNWRA foi bombardeada, achamos que por tanques, e que foi confirmada a morte de 43 membros de uma mesma e grande família. As escolas UNWRA abrigam pessoas cujas casas já foram bombardeadas por Israel ou que estão sob ameaça de bombardeio. Ouvimos também que outras duas escolas UNWRA foram atacadas mais cedo, mas não temos detalhes. Não posso expressar a raiva que estou sentindo neste momento”.

O grupo International Solidary Movement (ISP Gaza) tem tentado estabelecer canais de contato através de seu site. A última postagem registrada, datada de domingo (04/01), foi feita por Sharon do Tales to Tell, às 18h. Dizia: “To Al Awda hospital...”.

Uma outra fonte interessante é o site do Palestine Red Crescent Society (PRCS), que reúne toda a ação dos grupos de resgate e socorro que atuam em Gaza. Em seu relato englobando o período entre 9h do dia 5 (segunda-feira) e 9h de terça-feira (6), a entidade registrou o número de ataques, mortos e feridos a que teve acesso: "Durante as últimas 24 horas, ambulâncias e equipes médicas foram enviadas para pelos menos 47 localidades onde o exército israelense realizou bombardeios aéreos, terrestres e marítimos. De acordo com seus relatos, pelo menos 42 civis palestinos foram mortos, incluindo 17 crianças e 5 mulheres, além de aproximadamente 173 feridos”.

A PRCS também externa no mesmo memorando sua preocupação com ataques israelenses contra missões médicas na cidade: “Ontem o exército israelense abriu fogo contra duas ambulâncias na Faixa de Gaza, danificando uma delas. Por sorte não houve feridos. Além disso, um médico foi ferido e outras duas ambulâncias danificadas após o ataque aéreo israelense na área de Jabaliya, efetuado no momento em que as equipes de socorro tentavam recolher feridos e mortos”.

No blogue Gaza Strip, The Untold Story, Sameh Akram Habeeb, de 23 anos, nascido e criado em Gaza, relata o cotidiano sob o efeito da guerra por um ponto de vista cáustico: diariamente ele apresenta um relatório com os ataques israelenses e as baixas registradas entre seu povo.

Há muitas outras fontes de informação do mesmo gênero que, se não comportam a acuidade e confiabilidade que deveriam ter os canais midiáticos tradicionais, expressam, por outro lado, uma verdade crua e tão válida quanto a que vemos no noticiário da noite, confortavelmente instalados em nossos sofás. Se não posso confiar 100% neles, penso que, ainda assim, possuem mais credibilidade que a pasteurização que nos é apresentada diariamente pela imprensa.

Os blogues e a imprensa

Um grupo de ativistas pelos direitos humanos e cidadãos comuns residentes em Gaza mantém o blogue Moments of Gaza, e se esforça por divulgar os relatos do que está ocorrendo na região. Em sua postagem de hoje (06/01), às 9h56, divulga o link de dois artigos publicados no Le Monde e no holandês De Volksrant Newspaper que, resumidamente, “sustentam que Gaza não é mais lugar para jornalistas (por questões de segurança)... ela se tornou um vibrante local para blogueiros”.

Pode soar estranho, mas o que pensar quando lemos e ouvimos a cobertura feita pelo mainstream?

Em meio à pasmaceira e a falta de foco por parte de imensa fatia de nossa mídia, o blogue Amálgama iniciou uma série de traduções do Electronic Intifada (EI), com notícias que não são publicadas pelo jornalismo tupiniquim. O EI é um site especializado em notícias, comentários, análises e material de referência sobre o conflito entre israelesnses e palestinos. Elucidativo.

Idelber Avelar, em seu blogue O biscoito fino e a massa, tem também realizado um trabalho minucioso para expor os relatos feitos por quem está vivendo a notícia em Gaza. Hoje (06/01), às 15h44, postou um emocionante relato de um pai que, enclausurado pela guerra, conversava por telefone com a filha, palestina, residente na Carolina do Norte.

Meu pai falou calma, eloquentemente, na escuridão de Gaza sitiada, só com o fogo das bombas israelenses iluminando o seu mundo: “eles estão destruindo tudo o que é belo e vivo”, ele disse ao âncora. Suas mãos tremiam, ele confessava, enquanto se apoiavam no chão de sua casa, onde eles moviam os colchões para mais longe das janelas, com as explosões ensurdecedoras rasgando o céu negro ao redor, iluminando-o em enormes nuvens de fogo.
[...]
“O que está acontecendo, o que está acontecendo?”, ele repete em tom exausto, hipnótico. “A sensação é que eles bombardearam nossa rua de dentro para fora. Não vejo nada. Não sei o que está acontecendo. O que dizem as notícias?”, ele pergunta freneticamente, desesperado por qualquer migalha de informação que possa fazer sentido do terror que tomou conta dele.


Laila é uma mãe palestina de Gaza, casada com um palestino refugiado. Seu pai vive o inferno em Gaza. As conversas telefônicas entre Laila e seu pai, relatadas acima, ocorreram no sábado (03/01) à noite. O blog de Laila é o Diary of a Palestinian Mother.

Voltando ao início

"Cerca de 1,4 milhão de pessoas, sobretudo crianças, amontoam-se em uma das regiões mais densamente povoadas do mundo, sem qualquer liberdade de movimento, sem lugar para escapar e nenhum espaço para esconder". A análise, feita em setembro de 2006 por Jan Eliasson, então ministro dos Negócios Estrangeiros da Suécia, e Jan Egeland, então responsável pelo setor de ajuda internacional da ONU, foi publicada no jornal Le Fígaro e reproduzida pelo jornalista John Pilger, no artigo “Terror and starvation in Gaza”, em janeiro de 2007.

É esta região – e as pessoas que nela se amontoam - que está sendo bombardeada incessantemente por uma máquina de guerra moderna e poderosa.

Seria de bom tom que os jornalistas que cobrem as editorias internacionais, os “banbanbans” do impresso e galãs do telejornalismo, olhassem ao largo do óbvio e do “oficialesco” antes de proferirem seus libelos de legalidade e de apoio ao Ocidente agredido pelos bárbaros árabes xiitas.

Ler o trabalho, por exemplo, do historiador israelense Ilan Pappe, segundo quem "a política genocida (em Gaza) não é formulada num vácuo" e sim parte da deliberada e histórica limpeza étnica do sionismo. Ler os repórteres israelenses Gideon Levy e Amira Hass, que descreveram a política da fome implementada sobre os palestinos. Ler, acima de tudo e, aliado a isso, olhar o mundo com olhos de jornalista.

Enfim, enquanto os “jornalões” e emissoras espetaculares reproduzem o óbvio, cidadãos continuarão fazendo o papel da imprensa - e esta permanecerá afastada de seu mais nobre desígnio: expor a verdade nua e crua.


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