domingo, 24 de junho de 2007

Gibran Kahlil Gibran



Gibran Kahlil Gibran nasceu em 6 de dezembro de 1883, em Bsharri, nas montanhas do Líbano. Tinha oito anos quando, um dia, um temporal se abateu sobre sua cidade. Gibran olhou, fascinado, para a natureza em fúria e, estando sua mãe ocupada, abriu a porta e saiu correndo com os ventos. Quando a mãe, apavorada, o alcançou e repreendeu, ele lhe respondeu com todo o ardor de suas paixões nascentes: "Mas, mamãe, eu gosto das tempestades. Gosto delas. Gosto!" (Um de seus livros em árabe será intitulado Temporais).
Emigra para os Estados Unidos em 1894, com a mãe, o irmão Pedro e as duas irmãs Mariana e Sultane. Foram morar em Boston mas o pai permaneceu em Bsharri.
Voltou ao Líbano para completar seus estudos árabes. Matriculando-se no Colégio da Sabedoria, em Beirute. Ao diretor, que procurava acalmar sua ambição impaciente, dizendo-lhe que uma escada deve ser galgada degrau por degrau, Gibran respondeu: "Mas as águias não usam escadas!"

Sua mãe e seu irmão morrem em 1903. Nesta época, Gibran começou a escrever poemas e meditações para Al-Muhajer (O Emigrante), um jornal árabe publicado em Boston. Seu estilo novo, cheio de música, imagens e símbolos, atraiu a atenção do Mundo Árabe. Além de escrever ele desenhava e pintava. Uma exposição de seus primeiros quadros despertou o interesse de uma diretora de escola americana, Mary Haskell, que lhe ofereceu custear seus estudos artísticos em Paris. Em Paris, estudou na Académie Julien trabalhando freneticamente. Em 1910, volta para Boston e, no mesmo ano, muda-se para Nova York, onde permaneceu até o fim da vida. Morava só num apartamento sóbrio que ele e seus amigos chamam As-Saumaa (O Eremitério).

Gibran reunia em volta de si uma plêiade de escritores libaneses e sírios que, embora estabelecidos nos Estados Unidos, escreviam em árabe com idênticos anseios de renovação. O grupo forma uma academia literária que se intitula Ar-Rabita Al-Kalamia (A Liga Literária), e que muito contribuiu para o renascimento das letras árabes. Seus porta-vozes foram, sucessivamente, duas revistas árabes editadas em Nova York: Al-Funun (As Artes) e As-Saieh (O Errante).

Ao mesmo tempo em que escrevia, Gibran se dedicava a desenhar e pintar. Sua arte, inspirada pelo mesmo idealismo que lhe inspirou os livros, distingue-se pela beleza e a pureza das formas. Todos os seus livros em inglês foram por ele ilustrados com desenhos evocativos e místicos, de interpretação às vezes difícil, mas de profunda inspiração. Seus quadros foram expostos várias vezes com êxito em Boston e Nova York. Seus desenhos de personalidades históricas são também célebres.

Gibran morreu em 10 de abril de 1931, no Hospital São Vicente, em Nova York, no decorrer de uma crise pulmonar que o deixara inconsciente. O seu corpo, levado para o Líbano e repousa na cripta do Mosteiro de Mar Sarkis, em Bsharri, sua cidade natal.

Copiado de: AmigosDoFreud

Nenhum comentário: