sábado, 2 de junho de 2007

SERES OU RESES

Amazônia Privatizada

Laerte Braga


Uma proposta de "parceria" para a conservação da floresta Amazônica vai ser apresentada na próxima reunião do G-8. O presidente Luís Inácio Lula da Silva vai estar presente e a proposta fecha o que foi decidido na 7º Sessão do Fórum das Nações Unidas sobre Florestas.

Tasso Azevedo, presidente do Serviço Florestal Brasileiro, defende a idéia de gestão múltipla para a "conservação" da floresta. A divisão do IBAMA, ao contrário do alegado pelo governo, reduziu a burocracia que estaria, supostamente, entravando a construção de hidrelétricas na região, atende aos interesses internacionais de privatização da Amazônia.

A Lei de Gestão de Florestas, que criou o Serviço Florestal Brasileiro, faz parte do plano que envolve o governo brasileiro, o USAID e o Banco Mundial. O projeto Iniciativa para Conservação da Bacia Amazônica, gerido pelo USAID, é o primeiro plano estratégico para Região e foi montado em abril de 2005.

Os resultados até hoje estão no documento "DESENHO, ATIVIDADES PROPOSTAS E RESULTADOS ESPERADOS", divulgado pelo USAID em janeiro deste ano.

Cinco "consórcios" envolvendo ONGs e outras instituições selecionadas pelo Departamento de Estado norte-americano foram criados para implantar a estratégia. Os cinco consórcios são liderados pela Wildlife Conservation Society e vão atuar no Sudoeste da Amazônia, Peru e Bolívia.

O Instituto Internacional de Educação do Brasil vai atuar no sul do estado do Amazonas e na parte brasileira - a maior - da floresta. The Nature Conservancy lidera nove organizações internacionais que vão buscar o "fortalecimento" das populações indígenas.

Outras organizações como a Universidade da Flórida e o International Resources Group participam do projeto que até o final deste mês deve definir as linhas gerais para os próximos anos.

O Serviço Florestal Brasileiro, criado pela Lei de Gestão Florestal, camufla a privatização e governo mútuo da Floresta Amazônica. Na prática, aceita a intervenção internacional e transforma a Amazônia brasileira numa área mundial, governada por vários países do mundo através das Nações Unidas, fachada para o USAID, agência norte-americana para o "desenvolvimento".

O documento com todos os pormenores da operação Amazônia Internacional está disponível no endereço: http://www.blogdoalon.com

O governo Lula é parceiro desse projeto.



Laerte Braga é jornalista. Nascido em Juiz de Fora, trabalhou no Estado de Minas e no Diário Mercantil.

Nenhum comentário: