domingo, 19 de agosto de 2007

História Revolucionária - Simon Bolívar


24 de julho de 1783 nasce em Caracas a principal personalidade histórica da Venezuela, líder maior na luta independentista contra domínio espanhol na América. Bolívar constrói uma verdadeira epopéia para conquistar a libertação dos povos explorados pelos espanhóis. Aclamado Libertador (1813} em Caracas após vitoriosa campanha em Nova Granada.
A Batalha de Ayacucho em 1824 pôs fim ao domínio espanhol nas Américas. Bolívar sonhava fazer uma verdadeira revolução social. Por iniciativa sua a escravatura foi abolida na Venezuela em 1816, Bolívar advogou veementemente a restituição das terras aos povos indígenas e ainda decretou o monopólio das riquezas do subsolo.
Esse e outros projetos de Bolívar foram solapados pela desunião oriunda dos interesses mesquinhos das oligarquias internas e pela influência externa das potências européias e dos EUA que puseram em prática a velha máxima de “dividir para governar”. Depois de um processo de desestabilização que foi de levantes militares a tentativas de assassinato, Bolívar foi expulso de seu país. Deprimido e doente, ainda teve que amargar a triste notícia do assassinato de seu mais fiel amigo e eficiente comandante militar, o Marechal António José de Sucre. Em 1830 morre o Libertador de tuberculose e de desgosto.
Bolívar disse: Tenho mil vezes mais fé no povo do que nos deputados (...) Jamais um Congresso
salvou uma república (...) Não conheço outra opção saudável que não seja a de devolver ao povo a sua soberania primitiva, para que refaça o pacto social.

Próceres da América Latina - http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=31704262

Fato histórico

Quando os espanhóis chegaram no século XVI, a Bolívia, rica em depósitos de prata, foi incorporada ao vicereino do Peru, e mais tarde ao de La Plata. A luta pela independência começou em 1809, mas permaneceu parte da Espanha até 1825, quando foi libertada por Simón Bolívar, a quem o país deve o seu nome. Tem como capitais LA PAZ ( Admnistrativa ) e SUCRE ( Constitucional judicial ), data da independencia 6 agosto de 1825, maior cidade SANTA CRUZ DE LA SIERRA, governo presidencialista.
Juan Evo Morales Ayma é o atual presidente da Bolívia e líder do movimento esquerdista boliviano cocalero, Morales é um admirador da ativista indígena guatemalteca Rigoberta Menchú e de Fidel Castro, este último pela oposição à política norte-americana. Morales propõe que o problema da cocaína seja resolvido do lado do consumo, que patrimonio cultural dos povos andinos e parte inseparavel da cultura boliviana e não uma simples regulação de uma convenção estrangeira. Nas eleições presidenciais de Dezembro de 2005 Morales conseguiu sair como vencedor ao obter 53,74% dos votos, frente a 28,59% de seu principal opositor, Jorge Quiroga. Pela primeira vez na Bolívia um indígena sobe ao poder mediante o voto popular por uma margem considerável sobre o segundo postulante.
"O pior inimigo da humanidade é o capitalismo. Isso é o que provoca levantes como o nosso, uma rebelião contra o sistema, contra o modelo neoliberal, que é a representação de um capitalismo selvagem.
Se o mundo inteiro não tomar conhecimento dessa realidade, que os estados nacionais não estão provendo nem mesmo o mínimo para a saúde, educação e o desenvolvimento, então a cada dia direitos humanos fundamentais estão sendo violados."
( Evo Morales )

Nenhum comentário: