quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Perguntas que têm sido caladas

Emir Sader * Adital -
Perguntas que têm sido caladas
1. Por que nenhum grande traficante brasileiro - similar ao colombiano detido recentemente aqui - está preso? São presos ou mortos dirigentes locais do tráfico nas favelas ou em outras zonas periféricas das grandes cidades, mas que se revelam ser pessoas "pé-de-chinelo", sem grande riqueza, incomparáveis, por exemplo, a esse traficante colombiano. Quem são os correspondentes no Brasil, que têm que existir, dada a imensa quantidade de recursos que o tráfico e suas atividades paralelas movimenta diariamente? Por que não se busca, via sistema bancário, suspendendo ou abolindo o segredo bancário, essas riquezas e seus detentores?
2. Por que - como no caso de Renan Calheiros - só quando um político passa a sofrer acusações públicas, é que saem à tona enorme quantidade de irregularidades de sua vida? A imprensa não sabia? (A mãe do filho dele trabalhou durante anos na TV Globo, era personagem muito conhecida em Brasília, impossível que não se soubesse do problema.) Ou era conivente? Ou esse personagem era funcional à direita, tempo no qual se deixava correr suas ilegalidades, para pilhá-lo quando deixasse de lhes ser útil? Cada caso desses, com ramificações de ilegalidades de personagens que estão na vida nacional há muitos anos, é uma acusação à imprensa: incompetente ou conivente?
3. Por que o governo deixa o Banco Central atuar de forma praticamente independente, assistindo que a política monetária comande a política econômica e não o inverso? Por que o governo se conforma que os bancos ganhem como nunca?
4. Por que donos de empresas da mídia entregam na mão dos seus filhos as direções dos grupos que dominam a imprensa no país, de forma totalmente oligárquica e nepotista, e ainda assim esses órgãos consideram que podem dar lições de democracia, dizer que e como se é democrático? Por que não existe democracia nas redações dos jornais, televisões, rádios e revistas? E por que se pode dizer o mesmo do Vaticano: um Estado teocrático se julga em condições de julgar quem é democrático e quem é ditatorial?
5. Por que um país que tenta fazer aprovar uma decisão do Conselho de Segurança da ONU para invadir o Iraque, não consegue, se une a um aliado tradicional e, contra a ONU, invade o Iraque, destrói o país, o faz mergulhar numa guerra civil, se apropria do seu petróleo, destrói suas bibliotecas e museus, não é chamado de imperialista?
6. Por que os ditadores brasileiros são chamados pela mídia monopolista de "ex-presidentes"? Quem os elegeu? Com delegação de quem? Não tomaram o poder pela força e governaram com a ponta da baioneta, contra a vontade do povo, tendo atacado e destruído a democracia? E por que toda referência a Fidel Castro tem que vir acompanhada de "o ditador"?

Nenhum comentário: