segunda-feira, 26 de novembro de 2007

No Paraná, produção agroecológica abastece entidades carentes


Em parceria com programa do governo federal, assentamento do MST no Paraná envia mais de 30 alimentos diferentes para organizações filantrópicas da região metropolitana de Curitiba

Em parceria com programa do governo federal, assentamento do MST no Paraná envia mais de 30 alimentos diferentes para organizações filantrópicas da região metropolitana de Curitiba


Solange Engelmann


A produção agroecológica dos assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) está abastecendo entidades filantrópicas e carentes, que atendem populações de baixa renda. No município de Lapa (à 70 km de Curitiba), por exemplo, 32 famílias que moram no assentamento Contestado entregam alimentos para entidades de Campo Largo e Lapa, na região metropolitana de Curitiba, Paraná.

Os trabalhadores doam a cada mês cerca de 7 mil quilos de alimentos, entre verduras, legumes, frutas, pão, geléias, feijão, arroz, mandioca, batata doce, milho verde, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do governo federal.

Todas as terças-feiras, um veículo do Provopar de Campo Largo recolhe mais de 30 tipos de produtos que são distribuídos à Fundação João XXIII, Lar Sagrada Família, Associação dos Deficientes Físicos, Ação Social Santa Cecília, Associação Bibi Meiréles, Lar Escola Odila Portugal Castagnoli, de Campo Largo, e o Instituto Contestado de Agroecologia, na Lapa.

A coordenadora do Lar Escola Odila Portugal Castagnoli, Maria de Lourdes Norberto, conta que a iniciativa dos assentados está sendo fundamental para manter a entidade. “Recebemos apenas R$ 17,00 por criança, por mês, então a ajuda do assentamento é muito bem-vinda. Estamos torcendo para que o projeto continue, porque se não tivéssemos esse tipo de doação não tinha como alimentar as crianças”, afirma.

O Lar Escola recebe os produtos do assentamento Contestado há 9 meses. A entidade atende cerca de 70 crianças de baixa renda, de três meses a cinco anos de idade, oferecendo quatro refeições por dia.

Sustentabilidade

As entidades recebem alimentos produzidos de forma agroecológica, respeitando o meio ambiente, sem o uso de agrotóxicos. No assentamento, 28 famílias possuem certificação agroecológica da Rede Ecovida de Certificação Participativa. O assentamento Contestato conta com 108 famílias assentadas e foi criado em 1999.

Com a participação no PAA, os assentados estão fortalecendo o grupo agroecológico de 35 famílias, criado no assentamento, com o nome de Terra Livre, profissionalizando os agricultores na produção de verduras e legumes, e obtendo um aumento significativo na renda. “Ao mesmo tempo que estamos doando para entidades que necessitam de uma diversidade de alimentos, foi importante, porque ajudou as pessoas a acreditar no seu potencial de produção e organização”, destaca o assentado e coordenador do grupo agroecológico, Paulo Rodrigues Brizola.

Continuidade

Atualmente 70% da renda dos agricultores vem do PAA. Com o projeto, os trabalhadores obtêm uma média mensal de R$ 280, por família. O assentado Celso José Chagas comemora a parceira com a Conab. “Deu uma segurança a mais, porque tudo que nós vamos produzindo já tem uma venda garantida na cidade e é um orgulho saber que a produção vai direto para entidades e escolas”, afirma.

Além do programa do governo federal, as famílias produzem para o auto sustento e comercialização no mercado local. Segundo Brizola, estão sendo discutidas outras alternativas para a venda da produção, em feiras livres e direto ao consumidor.

O segundo ano do programa termina neste mês. Os trabalhadores já apresentaram uma proposta de renovação, que está sendo analisada pela Conab. A participação do assentamento Contestado no PAA, começou em 2005, com o envolvimento de 15 famílias. No ano seguinte, o número foi ampliado para 32 famílias e, se for aprovado, em 2008, 34 famílias participarão do programa.

Avaliação

Para avaliar os dois anos de funcionamento do projeto, os assentados que participam do programa e representantes de entidades benefíciadas se reuniram nesta quarta-feira (14), no assentamento Contestado. O objetivo é aproximar agricultores e entidades que vêm sendo beneficiadas e discutir a continuidade da parceria.

Nenhum comentário: