sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Provérbios(3)

Eduardo Galeano*


"Deus ajuda quem cedo madruga". Os chefes guerreiros madrugam? Os banqueiros de sucesso madrugam? Na realidade, o provérbio exorta a levantar cedo os humildes trabalhadores, e provém dos tempos em que trabalhar rendia. Mas no mundo atual, o trabalho vale menos do que o lixo.

Dos dois motores do sistema universal de poder, este sistema que se chamava capitalismo, na minha infância, só funciona um. O estímulo da cobiça desapareceu, ao menos para a mão-de-obra. Ninguém tem a mais remota esperança de ficar rico trabalhando. Agora, os dois motores são o medo e o medo: medo de perder o emprego, medo de não encontrar emprego, medo da fome, medo do desamparo.

Os sindicatos defendiam os trabalhadores, em épocas que agora parecem pré-históricas. As empresas multinacionais mais famosas, Wal-Mart´s e MacDonald´s, negam sem a menor dissimulação o direito trabalhista à sindicalização e jogam na rua quem comete a ousadia de tentá-la.

Os organismos internacionais que velam pelos direitos humanos não movem uma palha por esta escandalosa violação; e o exemplo aprofunda. O desconhecimento dos sindicatos, ou sua total proibição começa a ser normal. O sindicalismo, fruto de dois séculos de lutas operárias, está em crise em todo o mundo, como estão em crise todos os instrumentos de defesa coletiva e pacífica das pessoas que vivem de seu trabalho, e que agora, deixadas cada uma à sua sorte, sobrevivem obrigadas a aceitar - Sim ou Sim - o que os empregadores exigem: o dobro de horas em troca da metade do salário.

Os sindicatos, enfraquecidos, perseguidos, pouco podem ajudar, e Deus tem, ao que parece, outras ocupações. O presidente Bush precisa dele noite e dia: é missão divina seu projeto de conquista do planeta, e Deus guia seus passos. Como se comunicam? Por e-mail, fax, telefone, por telepatia. Segredo de Estado.

(*) Eduardo Galeano, escritor e jornalista uruguaio, autor de As Veias Abertas da América Latina e Memórias do Fogo.

Nenhum comentário: