quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Relatório sobre Irã contradiz ‘discurso do medo’ usado por Bush

Apesar de um novo relatório do serviço de inteligência dos EUA garantir que o Irã suspendeu seu programa de armas nucleares em 2003, o presidente Bush reafirma que o "Irã era perigoso, é perigoso e será perigoso".

WASHINGTON E TEERÃ - Os serviços de inteligência dos Estados Unidos disseram na segunda-feira (3) que o Irã suspendeu seu programa de armas nucleares quatro anos atrás. O surpreendente relatório, que revelou que o esforço iraniano para transformar material nuclear em bomba foi interrompido em 2003, contradiz documento apresentado há dois anos pela Casa Branca, no qual constava que Teerã estava no caminho de fabricar uma bomba atômica.

Segundo o chefe da diplomacia Manouchehr Mottaki, o Irã recebeu favoravelmente a "correção" da opinião dos Estados Unidos sobre seu programa nuclear. "Nós acolhemos bem todos os países que questionaram a questão nuclear iraniana no passado, independente de seus motivos, quando eles realisticamente corrigem seus pontos de vista", afirmou o chanceler à rádio estatal. Segundo Mottaki, que cita diversos informes, "a tendência atual das atividades nucleares do Irã é pacífica".

O novo relatório enfraquece o ‘discurso do medo’ usado pelos Estados Unidos em relação ao Irã. Assim como fez para justificar a invasão ao Iraque, o governo norte-americano defende um estado de prontidão que muitas vezes não guarda necessidade com a realidade.

No caso iraquiano, o governo Bush disse que Saddam Hussein possuía vínculos com a Al Qaeda e mantinha estoques de armas de destruição em massa, o que depois se mostrou uma mentira. Discursos como esse ajudam desde a conquistar apoio da população norte-americana quanto mais verbas no Congresso para programas do governo, neste caso em benefício da indústria bélica.

Estratégia mantida
Apesar do novo relatório do serviço de inteligência, George W. Bush optou por continuar defendendo que o Irã representa um grande perigo para o mundo. "O Irã era perigoso, é perigoso e será perigoso" se for permitido que leve adiante seu programa nuclear com fins militares, disse o presidente norte-americano nesta terça-feira (4).

Fiel aliada dos Estados Unidos no Iraque, a Grã-Bretanha optou pelo mesmo caminho e garantiu que o Irã constitui "um problema muito sério". Londres, disse um porta-voz do primeiro-ministro Gordon Brown, considera que o documento norte-americano, "em termos gerais", confirma que "temos razão em temer que o Irã tentasse desenvolver armas nucleares".

* As informações são da Agência Ansa

Nenhum comentário: