terça-feira, 29 de janeiro de 2008

A Trilogia do Apartamento (Roman Polanski)



Paranóia e vizinhos.


Isso é o que liga os três filmes da famosa trilogia de Polanski. Cada um a sua maneira são um mergulho num inferno urbano de seus próprios lares.



Repulsa ao Sexo, O Bebê de Rosemary e O Inquilino.






Esses 3 filmes geralmente figuram entre os melhores do diretor polonês.






O MOVIMENTO CINEMA LIVRE traz agora, com legendas em português, todos os três filmes da trilogia do apartamento.




Repulsa ao Sexo
(Repulsion, ING) 1965
Com: Catherine Deneuve, Ian Hendry, John Fraser, Yvonne Furneaux, Patrick Wymark, Renee Houston, Valerie Taylor, James Villiers, Helen Fraser, Hugh Futcher, Roman Polanski. 105 minutos
Em Londres Carol Ledoux (Catherine Deneuve) é uma bela mulher que é sexualmente reprimida e vive com sua irmã mais velha. Ela constantemente resiste aos assédios do seu namorado e também desaprova o amante da irmã. Quando esta viaja com ele em férias, Carol fica sozinha no apartamento e se afunda em uma profunda depressão, passando a ter várias alucinações.
Repulsa ao Sexo é o primeiro filme realizado por Roman Polanski fora da Polônia.

AVI:





LEGENDAS:




O Bebê de Rosemary
(Rosemary's Baby, EUA) 1968
Com: Mia Farrow, John Cassavetes, Ruth Gordon, Sidney Blackmer, Maurice Evans, Ralph Bellamy, Victoria Vetri, Patsy Kelly, Elisha Cook Jr., Emmaline Henry, Charles Grodin, Hanna Landy, Phil Leeds, Marianne Gordon. 142 minutos
Um jovem casal se muda para um prédio habitado por estranhas pessoas. Quando ela (Mia Farrow) engravida, passa a ter estranhas alucinações e vê seu marido (John Cassavetes) se envolver com os vizinhos, que ela acredita pertecerem a uma seita de bruxas que quer que ela dê à luz ao Filho das Trevas.
Obs.: Para fazer as cenas de rituais e cânticos satânicos serem o mais realista possível, o diretor Roman Polanski contou com o auxílio de Anton LaVey, fundador da Igreja de Satã e autor de "The Satanic Bibles", que serviu como consultor nestas cenas.
Oito anos após o lançamento de O Bebê de Rosemary, foi produzida para a TV americana uma sequência do filme, entitulada Look What's Happened to Rosemary's Baby.
AVI:


LEGENDAS:




O Inquilino
(Le Locataire, FRA) 1976
Com: Roman Polanski, Isabelle Adjani, Melvyn Douglas, Jo Van Fleet, Bernard Fresson, Lila Kedrova, Claude Dauphin, Claude Piéplu, Rufus, Romain Bouteille, Jacques Monod, Patrice Alexsandre, Shelley Winters. 125 minutos
Trelkovsky (Roman Polanski), um polonês que está vivendo na França, aluga um apartamento em um estranho e antigo edifício residencial, onde seus vizinhos, que na sua maioria são velhos reclusos, o observam com um misto de desprezo e suspeita. Ao descobrir que Stella (Isabelle Adjani), a última inquilina do apartamento, era uma mulher jovem e bela que cometera suicídio ao pular da janela, Trelkovsky gradativamente fica obcecado com a mulher morta. A obsessão e o clima do local, mesclado com o comportamento incomum dos vizinhos, faz Trelkovsky se convencer de que seus vizinhos planejam matá-lo.

AVI:

LEGENDAS:

Um comentário:

it was RED - Para quem gosta de cinema disse...

Até hoje já assisti dois filmes do Polanski: Lua de Fel e Chinatown. O primeiro é bom, já o segundo me decepcionou. Ainda não assisti essa trilogia, ma como tu disseste que ela é o melhor do cineasta, pretendo confiri-la.