domingo, 10 de fevereiro de 2008

Campanha pede redução da jornada de trabalho

Patrícia Benvenuti


Porto Alegre (RS) - As centrais sindicais do país lançam, nesta segunda-feira (11), uma campanha nacional pela redução da jornada de trabalho sem diminuição dos salários. O objetivo é apoiar o Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 393/01, que prevê a diminuição gradativa de 44 horas de trabalho semanais para 35.

O presidente da Força Sindical no Rio Grande do Sul, Cláudio Janta, avalia que, com a redução do tempo diário de trabalho, devem ser abertos mais postos. Uma pesquisa do Departamento Intersindical de Estudos Socioeconômicos (Dieese) mostra que a diminuição da jornada de 44 para 40 horas semanais poderia gerar mais de 2,2 milhões de empregos no país.

“O Brasil, como o mundo, passa por uma crise de emprego. Apesar de os números terem sido positivos nos últimos tempos da empregabilidade, nós ainda temos essa crise visível. E a redução da jornada de trabalho é uma forma de alavancar essa geração de emprego”, argumenta.

A campanha também reivindica a limitação das horas-extras e a definição de novas regras para o banco de horas. Para o secretário-geral da Central Única dos Trabalhadores no Estado (CUT-RS), João Batista Xavier da Silva, essas medidas irão elevar a qualidade de vida dos trabalhadores.

“O grande excesso de trabalho no Brasil acaba trazendo muitos problemas para a classe trabalhadora, como doenças, por causa das muitas horas de trabalho. E também a questão da qualidade de vida da classe trabalhadora em geral”, diz.

No Rio Grande do Sul, o lançamento irá ocorrer na Esquina Democrática, no Centro de Porto Alegre, onde haverá um posto com coletas de assinaturas. O objetivo é alcançar 100 mil assinaturas no Estado e 1 milhão no Brasil até o mês de Maio. Além do abaixo-assinado, vão ocorrer debates em sindicatos, Câmaras de Vereadores e outras entidades pelo Estado.

Nenhum comentário: