quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

"NOVA ESCALADA DA GUERRA" CONTRA ZAPATISTAS, ALERTA PAZ COM DEMOCRACIA.

Da redação do La Jornada,

O Grupo Paz com Justiça, integrado por representantes da igreja católica liderados pelo bispo emérito de San Cristóbal de las Casas e pelo bispo de Santillo, respectivamente, Samuel Ruiz Garcia e Raúl Vera López, por intelectuais, poetas, jornalistas e defensores dos direitos humano divulgou, nesta sexta-feira, um pronunciamento em defesa da autonomia zapatista e adverte que, em Chiapas, há "uma nova escalada da guerra". Seus integrantes garantem que a exemplar autonomia zapatista está sendo desafiada, e com ela o conjunto do movimento social e suas alternativas. A seguir, transcrevemos a íntegra do pronunciamento do Grupo Paz com Democracia.

«Novamente, se ouvem tambores de guerra contra as comunidades zapatistas. Não que, desde 1994, eles tenham deixado de rufar alguma vez, sobretudo desde aquela quinta-feira, 9 de fevereiro de 1995, que marcou a estratégia militar hoje estendida a outros movimentos a regiões. Mas, nestas últimas semanas, eles se deixam ouvir muito mais forte do que se percebia meses atrás, mostrando os novos rostos da contra-insurreição em Chiapas.

Os paramilitares se movimentam impunemente aos hostilizar os indígenas rebeldes. A ‘justiça’ agrária entrega a grupos camponeses terras que são ocupadas pelos zapatistas desde 1994. O pior do Partido Revolucionário Institucional (PRI) e dos grupos de poder local têm se reagrupado sob a cobertura das siglas do Partido da Revolução Democrática (PRD). O Exército mexicano se reposiciona em território rebelde. Novas estradas apertam ainda mais o cerco militar contra os indígenas insubmissos e suas Juntas de Bom Governo.

Na nomenclatura que nomeia a nova geografia da ignomínia estão ranchos, ejidos, comunidades e municípios como Bénavil, Huitiupán, Bolom Ajaw, Chilón, Água Azul. Neles, a agressão paramilitar contra bases de apoio zapatistas é sistemática. Os episódios de rapina, queima de casas, mortes, ameaças de morte, expropriação de terrenos se sucedem um ao outro. Trata-se de desalojar as comunidades rebeldes de suas terras e territórios. São os raios que anunciam uma nova tormenta.

A Organização para a Defesa dos Direitos Indígenas e Camponeses (OPDDIC) é hoje o que durante 1996 e 1997 foram organismos como Paz e Justiça e Los Chinchulines. Protegidos pelo governo, seus integrantes atacam o zapatismo desde a sua raiz. De vez em quando, a administração estadual monta espetáculos nos quais ex-integrantes deste grupo paramilitar entregam um punhado de armas às autoridades. Trata-se de manobras para ocultar o apoio que realmente lhe oferecem.

O governo de Chiapas e sua representação na assembléia legislativa são integrados por alguns dos mais raivosos membros da oligarquia local. Personagens racistas e repressores como Constantino Kanter e Roberto Albores Guillén gozam de grande influência na administração local. Esta recomposição nos primeiros escalões nada mais é a não ser um reflexo do fortalecimento dos grupos de interesses mais nefastos existentes nos municípios e nas regiões.

Longe de diminuir, a presença do Exército mexicano na área de influência zapatista tem se qualificado e fortalecido. Novos acampamentos e destacamentos têm apertado o cerco, auxiliados pelas novas estradas que, no lugar de promover o progresso, têm servido para que carros blindados e tropas possam circular.

Nós, abaixo-assinados, integrantes de Paz com Democracia, queremos unir nossas vozes às daqueles que, das várias trincheiras, alertam sobre uma nova forma de escalada da guerra em Chiapas. A exemplar autonomia zapatista está sendo desafiada, e, com ela, o conjunto do movimento social e suas alternativas. Hoje, mais uma vez, é necessário que nos mobilizemos em seu apoio».

Pelo grupo Paz com Democracia, Samuel Ruiz García, Raúl Vera López, Pablo González Casanova, Víctor Flores Olea, Juan Bañuelos, Carlos Fazio, Dolores González, Miguel Álvarez, Magdalena Gómez, Pablo Romo, Ana Esther Ceceña, Higinio Muñoz, Gilberto López y Rivas, Alicia Castellanos, Juan Brom, Oscar González, Jorge Fernández Souza, Miguel Concha Malo, José Antonio Almazán González, Paulina Fernández C., Guillermo Almeyra, Héctor de la Cueva y Luis Hernández Navarro.

Para conhecer as atividades da Outra Campanha, visite a página eletrônica:

http://enlacezapatista.ezln.org.mx

Você pode recuperar os textos já divulgados acessando o site:

http://groups.google.com.br/group/chiapas-palestina

Caso deseje, envie seus comentários diretamente ao e-mail corujavermelha@terra.com.br

As informações sobre a 2ª Edição ampliada do livro "EZLN: passos de uma rebeldia" podem ser obtidas junto à Editora Expressão Popular através do e-mail vendas@expressaopopular.com.br ou do telefone (11) 3112.0941.

Nenhum comentário: