quarta-feira, 5 de março de 2008

Não em nosso nome!!!

Nós que assinamos esse manifesto, cidadãos de origem judaica residentes noBrasil, pretendemos dar um grito de alerta.

Os inaceitáveis ataques do Estado de Israel sobre o Líbano, e a persistência da opressão sobre o povo palestino são uma agressão contra toda a humanidade.

A bola de neve de violência propagada por Israel, atenta contra a paz e contra a fraternidade entre os povos.

Os povos libanês e palestino não são nossos inimigos, e logo não podemos ficar impassíveis às imagens de mulheres, velhos e crianças sendo despedaçados, vendo centenas de milhares fugindo de suas casas, vagando como refugiados.

Não aceitamos que a própria população israelense se torne refém de uma implacável máquina de guerra dirigida pelos senhores Olmert e Peretz, com o sempre pernicioso aval de George Bush e do governo norte-americano, que esperam que Israel complete no Líbano e na Palestina o trabalho sujo que eles começaram no Iraque.

Aceitamos menos ainda que essa guerra se faça em nome da luta contra o anti-semitismo, que esta guerra se faça em defesa das populações judias de todo o mundo.
Muito pelo contrário, o genocídio perpetrado por Israel serve como combustível para a volta das mais reacionárias formas de anti-semitismo.

A guerra que se faz fraudulentamente em nome do povo judeu, na verdade atenta contra o povo judeu.

Não em nosso nome!!

Nós que nos posicionamos pela paz, pela democracia, e pela autodeterminação dos povos não aceitamos a chantagem que nos é proposta. Somos contra todos aqueles que em nome do anti-sionismo, propagam o ódio indiscriminado aos judeus.

Somos contra os métodos do Hizbollah e do Hamas - e de qualquer outra organização que atente contra civis - que colocam a fé islâmica como programa político. Mas não podemos deixar de constatar que Israel tem sido o maior opressor, que Israel vem praticando atos terroristas de Estado.

Somos contra "judaizar", como somos contra "islamizar" a Palestina.

Somos a favor da mais ampla liberdade religiosa,
somos pelo fim de toda e qualquer perseguição de caráter nacional,
somos pelo convívio amistoso fraterno e civilizado que respeite as culturas de todos os povos do Oriente Médio,
somos pela total separação entre Estado e Religião, conquista da humanidade desde a Revolução Francesa.

Por isso tudo, nos somamos a todos aqueles que protestam contra estes massacres, contra essa guerra hedionda, exigindo o fim dos ataques e a retirada de Israel do Líbano e dos territórios ocupados, independentemente das resoluções dúbias ou omissas da ONU.

Bombardear vilas de civis no Sul do Líbano é um crime contra a humanidade como foi o bombardeio do Gueto de Varsóvia.

Atirar em crianças palestinas é um crime contra a humanidade como foram os progroms da Rússia, odioso assim como a estigmatização sofrida pelos judeus ao longo de séculos.

Paz- Salam-Shalom

Assinam:Daniel Feldmann, professor
Fernando Kleiman, economista
Luciana Worms, professora
Tali Feld Gleiser, professora e tradutora
Alberto Bentzion
Natan Cohen
Novas adesões: dafeldbr@yahoo.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Incrivel o tamanho da besteira. O "comunicado" apaga todo o contexto do conflito, mais uma vez tirando toda e qualquer responsabilidade dos terroristas da Hamas e Hezzbalah, e colocando tudo nos ombros dos israelenses. Essa "inteligentzia" que assina em baixo comete a pior forma de racismo, que e' a infantilizacao de um povo inteiro (o palestino), esperando que o mundo todo resolva seus problemas e que o mesmo nada tenha que fazer pra tanto - como por exemplo, dar mais enfase a criacao de um estado proprio do que a destruicao do estado de Israel. O "manifesto" ignora que Hezzbalah atacou EM SOLO ISRAELENSE durante um periodo de calma, e assim iniciou a guerra de 2006. Em suma, o "manifesto" ignora. A conclusao logica e' que ou foi escrito por ignorantes, ou de maneira desnosta. Dados os titulos dos "Professores", so nos resta a desonestidade.