segunda-feira, 24 de março de 2008

O Testamento do Dr. Mabuse - (Das Testament des Dr. Mabuse )

Um famoso criminoso (Rudolf Klein-Rogge, fenomenal como o enigmático vilão Dr. Mabuse), encerrado numa clínica psiquiátrica, é suspeito de uma série de falsificações. Na cela, ele escreve uma "Bíblia do Crime" (alusão ao livro nazista de Hitler) e domina mentalmente o doutor que cuida do seu caso, terminando por influenciar para o mal uma série de pessoas. Tendo como base sua ampla influência sobre um grupo de criminosos sob seu domínio, o Dr. Mabuse passa a agir para construção de seu "Império do Crime".
Clássico de Fritz Lang, "O Testamento do Dr. Mabuse" é uma obra-prima que serve de referência até os nossos dias. Aos que já o assistiram, é uma oportunidade de conferir novamente numa versão de qualidade superior, e aos que ainda não o conhecem, é a chance de admirar, mais de 70 anos depois, uma jóia cinematográfica restaurada, completa e inédita.

Legendas exclusivas smile.gif

Fonte


Créditos: Makingoff - Willams

Gênero:
Crime / Horror / Mistério
Diretor: Fritz Lang
Duração: 114 minutos
Ano de Lançamento: 1933
País de Origem: Alemanha
Idioma do Áudio: Alemão
IMDB: http://imdb.com/title/tt0023563/

Qualidade de Vídeo:
DVD Rip
Vídeo Codec: XviD
Vídeo Bitrate: 752 Kbps
Áudio Codec: Mp3
Áudio Bitrate: 123
Resolução: 568 x 472
Formato de Tela: Tela Cheia (4x3)
Frame Rate: 25.000 FPS
Tamanho: 723 Mb
Legendas: Em anexo


- "O Testamento do Dr. Mabuse" estreou no dia 21 de abril de 1933 em Budapeste. Com duração de 124 min., o filme foi proibido na Alemanha, por conter alusões bastante claras ao nazismo, só vindo a ser exibido em terras germânicas em agosto de 1951, numa versão censurada de 111 min. O original do filme foi guardado no Instituto do Cinema Alemão, mas sofreu sérios danos. Contudo, um duplicado positivo de 1951 da coleção do Instituto do Cinema Alemão serviu de base para a restauração.

- "O Testamento do Dr. Mabuse" é a segunda parte da aclamada trilogia de Fritz Lang, a qual tem início com Dr. Mabuse (1922), que é dividido em duas partes: "Dr. Mabuse: O Jogador" e "Dr. Mabuse: O Inferno do Crime", e é finalizada com "Os Mil Olhos do Dr. Mabuse" (1960).

- Consta que após a proibição da estréia do filme na Alemanha, Fritz Lang foi convocado ao gabinete de Joseph Goebbels, chefe da propaganda do nazismo e grande fã de sua filmografia, que o convidou para supervisionar os filmes alemães. Após negar o convite (o diretor alegou possuir antepassados judeus), Lang teve que fugir na mesma noite para Paris e, logo após, para os Estados Unidos.

- Ao contrário do cineasta, sua esposa e roteirista, Thea von Harbou, escolheu permanecer na Alemanha nazista, da qual era simpatizante. Mais tarde, com o agravar da situação, eles se separaram.

- A direção de fotografia é do expressionista Fritz Arno Wagner (o mesmo de "Metrópolis") e a produção do judeu Seymour Nebenzal, que também terminaria fugindo do nazismo.

- Dentre as várias sequências impressionantes do filme, chama a atenção o trabalho que Lang fez para representar as alucinações construídas pelo Dr. Mabuse, bem como uma cena na qual um industrial pede socorro à polícia e, logo após, todos os objetos da sua mesa tornam-se de cristal. Para a construção desta cena, Lang lançou mão de um artifício ao mesmo tempo simples e engenhoso. Assim como fez em "Metrópolis", no qual ele substituiu as estátuas dos sete pecados capitais por pessoas idênticas, de carne e osso, no filme de 1933 ele apenas trocou os objetos da mesa por outros idênticos, feitos sob encomenda. Embora simples, ainda hoje é um truque que intriga muitas pessoas que assistem o filme.

O Testamento do Dr. Mabuse

Fritz Lang é uma pedra basilar da história do cinema. Sem Metrópolis, o gênero da ficção ciêntifica seria sem dúvida mais pobre. Contudo, o seu espólio de trabalhos tem outras pérolas que nos mostram um homem muito à frente do seu tempo. Este O Testamento do Dr. Mabuse é um desses exemplos.

Tendo como pano de fundo uma cidade deslocada de país e um tempo sem data, é contada a história de Dr. Mabuse e o sua gangue de criminosos. Mabuse era um doutor que se tornou líder de uma gangue que espalhava o crime por onde passava. Este mesmo doutor foi apanhado, contudo já enlouquecido pela maldade, e foi parar em um asilo dirigido pelo Dr. Baum. Embora já longe da vida antiga, ele continua a escrever planos para crimes. O estranho é que estes planos chegam às mãos da gangue que segue, como uma receita, as indicações do bom doutor.

Neste filme vemos, em 1933, as regras base do enredo de um thriller contemporâneo. A história resiste ao passar do tempo de forma incrível, e o mais impressionante é que com mais de 70 anos de distância vemos métodos e situações que facilmente vamos encontrar num episódio de CSI.

O suspense, que se mantém ao longo do filme, é de uma eficiência assustadora. Suspeitamos do que poderá estar acontecendo, mas sem ter a certeza absoluta. A tensão que existe ao longo do filme, assim como as peripécias do inspector Lohman e de Thomas Kent, são os paradigmas pelos quais outros realizadores se regem hoje.

A forma como Lang filma o desconhecido e como nos dá pistas sem revelar tudo é um autêntico guia de como se deve realizar um filme.

Apenas tenho pena que a versão que vi fosse muito antiga, com uma legendagem incompleta, o que veio tirar um pouco do prazer em ver este filme.

Das Testament des Dr. Mabuse é um filme fundamental de ser visto.

Fonte
Coopere, deixe semeando ao menos duas vezes o tamanho do arquivo que baixar.

Não esqueçam de fazer o cadastro no Makingoff(é gratuito) antes de baixar o filme.

Downloads abaixo:

Arquivo anexado Das_Testament_des_Dr._Mabuse__1933_.torrent ( 28.56KB ) filme
Arquivo anexado Das_Testament_des_Dr._Mabuse__1933__DVDRip_by_Willams_megalilo.rar legendas

Um comentário:

Anônimo disse...

Boas tardes.

Amigo, creio que seja necessário convite para efetuar cadastro e poder usufruir do conteúdo, se for possível enviar, fico-te grato.

abraço,

Luis

email:fatoservicos@gmail.com