quinta-feira, 29 de maio de 2008

Brasil - A festa dos arrozeiros

Laerte Braga -Adital


O ministro Mangabeira Unger está propondo ao governo uma rede de indústrias na Amazônia como forma de permitir o desenvolvimento da Região e o manejo ecológico da floresta.

Ricardo Boechat leu um editorial da REDE BANDEIRANTES no JORNAL DA BAND, oito pontos de audiência, onde a empresa afirma que a política desastrada de Lula para a região, falava da demarcação das terras indígenas, "deixou até de ouvir o Exército".

Os latifundiários que ocupam a Reserva Raposa do Sol, território indígena, invadiram terras que não lhes pertencem na obsessão da segurança nacional, da integridade do território brasileiro e da soberania do País. Disfarce para vigarice, entreguismo e borduna. Já foram indenizados pelo poder público alguns anos depois para sair de uma área onde existe a maior população indígena do Brasil por quilômetros quadrado.

É desnecessário falar da GLOBO. É ponta de lança nesse discurso dúbio que representa interesses de empresas nacionais e estrangeiras, parceiras na cobiça da Amazônia. A rede e qualquer veículo da chamada grande mídia.

O problema está na demarcação de terras indígenas.

Se olharmos a proposta do ministro, o editorial lido por Boechat, a argumentação dos arrozeiros, a campanha da mídia, o desgoverno de Lula, pelo menos o desencontro entre o que fala o ministro da Justiça Tarso Genro e os delírios macarrônicos mas entreguistas de Mangabeira Unger, é só fardar um Heleno Augusto da vida para falar em nacionalismo e entregar tudo. Tal e qual foi feito na ditadura militar e por governos como o de FHC.

O de Lula não entrega e nem deixa de entregar, olha para outro lado.

Pouco antes de ler o editorial da REDE BANDEIRANTES o JORNAL DA BAND mostrou índios protestando contra a construção de uma hidrelétrica no Paraná. Como se fossem animais, algo assim como um Ermírio de Moraes, que desmata um ou dois estados e enche de eucalipto em nome do progresso.

Breve nas farmácias chá de eucalipto contra todos os males da economia nacional. E imensas áreas desertificadas no futuro por conta do mesmo progresso. Vão gerara empregos. É o lugar comum da destruição.

O mesmo JORNAL DA BAND exibiu matéria do jornal NEW YORK TIMES onde se fala que os brasileiros somos irresponsáveis para cuidar da Amazônia, o pulmão do mundo.

Entrega então.

O que Mangabeira Unger quer é o mesmo que Heleno quer, só que disfarçado em desenvolvimento. E o que Heleno quer é o mesmo que Mangabeira quer, só que em forma de porrete.

Os culpados são os índios, viva os arrozeiros, os plantadores de eucalipto, as grandes madeireiras manejando a floresta (seria para rir não fosse trágico), viva a VALE, viva a ARACRUZ.

Há uma lógica simples nessa história toda. A do modelo.

Ou se opta pelo modelo vida ou se escolhe o modelo progresso desvairado cheio de empregos, mas no frenesi do capitalismo.

Quando um norte-americano como Mangabeira Unger afirma que é preciso descentralizar a questão das licenças ambientais para os governos dos estados está escancarando as portas para a destruição e a corrupção. Entregando o ouro.

Definir o modelo e desenhar a Amazônia brasileira a partir do Brasil e não de quem busca o soldo em Wall Street via Washington.

Os caras descobriram as palavras chaves. Emprego e progresso.

Onde? Vão destruir a Amazônia e a acumulação será em São Paulo, no enclave FIESP/DASLU. Nos cofres da ARACRUZ ou da VALE.

E nem estou tocando na questão estratégica de domínio da América do Sul. Como a "democracia" tem produzido resultados desfavoráveis aos donos do mundo torna-se necessário trazer a borduna de volta e como se fosse uma pílula de cianureto, disfarçada em azeitona de martini, de preferência misturado e não batido, ao estilo James Bond.

Não existe um projeto para a Amazônia brasileira no Brasil. Existe em Wall Street e em Washington. Os atores são cooptados como Mangabeira Unger, Augusto Heleno, arrozeiros. Os assistentes de direção desse filme são muitos. Ermírio de Moraes, Paulo Stak, banqueiros internacionais. Os alvos são as riquezas da floresta e governos democráticos com projetos para seus países além da biruta do aeroporto Lula, que toca ora o vento de Mangabeira, ora o vento de Tarso, de vez em quando fica estática perplexa na falta de ventos de Jobim.

A GLOBO, na irresponsabilidade do espetáculo e na pressa da audiência, derrubou um avião na terça-feira em São Paulo. A GLOBONEWS noticiou que uma aeronave da empresa PANTANAL havia caído sobre um prédio em São Paulo.

Checada a notícia, o piloto da aeronave, ao levantar vôo em Congonhas e sobrevoar parte da cidade de São Paulo, percebeu um incêndio num prédio. Avisou aos bombeiros.

Os arsenais contra Lula já estavam montados para o JORNAL NACIONAL. Aeroporto próximo a prédios, não ia deixar de ser citada a "falta de ranhuras" e todo o foco seria deslocado para o que já não existe, próximo de ser o que os americanos chamam de pato manco, mas de olho na presunção que governar é cair de quatro e fazer de conta que PAC e PPP (Programa de Aceleração do Crescimento e Parceria Público Privada) vão transformar o Brasil numa nova China.

A nova China é só uma potência controlada por um partido dominado pelo capital e pela burocracia com milhões morrendo de fome. O socialismo reinventado no delírio do tal progresso, a política Delfim Neto, "deixar o bolo crescer para repartir".

A "queda" do avião é o nível de responsabilidade e compromisso que a mídia tem com o Brasil e os brasileiros. Imagine a floresta Amazônica transformada numa grande plantação de eucaliptos sob a batuta de madeireiros, arrozeiros, criadores de gado e tente imaginar o futuro do País.

Quem entrega o que?

Por detrás de tudo isso existe um discurso afinado, combinado no vestiário onde o Brasil se estrepa.

E os culpados são os índios.

É o mesmo discurso que mata palestinos há sessenta anos. Augusto Heleno ainda vira um Ariel Sharon de verdade. Mangabeira Unger vai ser chefe do Estado Maior.

Querem fazer disso aqui um Oriente Médio.

Por trás do arroz está o petróleo da Venezuela. O gás da Bolívia. Até chegarem aos palestinos que vivem na Tríplice Fronteira (e a água do Aqüífero Guarani) e nos transformarem numa base política, econômica e militar para assegurar o domínio dos "negócios".

E a cocaína de Uribe e família.

Não sei como a GLOBO ou a BAND não foram entrevistar o papagaio que perdido citou o endereço do dono e assim conseguiu voltar para casa.

Só falta dizer que os índios possuem armas de destruição em massa e podem representar sério risco para a humanidade, a democracia, a justiça, etc, etc.

Vem aí a Quarta Frota.

A GLOBO e a BAND vão recebê-la com flores e mimos com que costumam agradar os colonizadores.

Os "morros do capitalismo" vão soltar foguetes avisando que a droga chegou.


* Jornalista

Nenhum comentário: