domingo, 16 de novembro de 2008

Revista 'Princípios' destaca os desafios da renovação do socialismo




Foi uma coincidência irônica o fato de que, ao mesmo tempo em que China e Vietnã completam respectivamente 30 e 20 anos da adoção de caminhos novos rumo à construção do socialismo, tenha eclodido a grande crise financeira que, partindo da venda de hipotecas nos Estados Unidos, revertendo-se para um processo de quedas de ações da bolsa, que repercutiu no mundo todo. Ao analisar e comemorar as conquistas da Ásia, a edição 98 da revista Princípios não poderia deixar de considerar essa grave crise.
Capa da edição de número 98 da revista 'Princípios' Segundo o economista Luiz Gonzaga Belluzzo, em entrevista nesta edição, é impossível compreender o desenvolvimento da Ásia sem entender o papel de economia cêntrica dos Estados Unidos e a sua forma de desenvolvimento. Na avaliação dele, o crescimento da Ásia é um subproduto da expansão americana do pós-guerra. Mas, por outro lado, a China se transformou no grande centro manufatureiro global, o que, segundo Belluzzo, coloca em xeque a capacidade dos Estados Unidos de avançar sem alterar as relações.
Muitos fatores foram apontados e muitas análises foram tecidas neste processo de crise dos Estados Unidos e expansão dos chamados países emergentes. A situação colocou em xeque dogmas econômicos e políticos, evidenciando a fragilidade do neoliberalismo e das políticas nele inspiradas, e ressaltando a solidez econômica, social e política aplicadas por países que, há pouco tempo atrás, eram vistos como impotentes.
Colaboradores da revista contribuíram para esta complexa análise levantando pontos importantes sobre os fundamentos desta situação que ora se coloca. Sobre o debate acerca do possível fim do modelo neoliberal, o economista Lecio Morais apontou que o modelo econômico já admite a crítica marxista e keynesiana de que o funcionamento independente dos mecanismos de mercado como único agente organizador da sociedade tende à desorganização e ao desastre.
Para Belluzzo, é preocupante a idéia de que chegamos ao fim do neoliberalismo visto que os Bancos e as instituições financeiras buscam subterfúgios para contornar a crise. Segundo ele nos próximos meses a luta política é que determinará o grau e a natureza da regulação nos próximos meses.
Sobre a China, a revista traz o artigo do historiador Augusto Buonicore sobre a Revolução e o surgimento de Mao Tse-tung como um líder político. Ainda sobre a China, a revista traz o texto do geógrafo Elias Jabbour, que fala sobre as estratégias que fizeram do país uma potência em desenvolvimento a despeito de dificuldades como a densidade demográfica, o modo de produção extensivo e o impacto ambiental.
Além disso, o artigo do primeiro ministro da República Popular da China, Wen Jiabao, aponta conquistas do país nestes últimos trinta anos, como: a superação do secular isolamento da nação chinesa, a maior liberdade do povo chinês etc, refletindo-se em um rápido crescimento econômico.
Sobre o Vietnã, o jornalista José Carlos Ruy lembra que, ao longo do século 20, o país foi vitorioso nas vezes em que foi duramente atacado por potências imperialistas. O Vietnã expulsou o Japão, que havia invadido o país durante a Segunda Guerra, derrotou a França quando esta tentou recolonizar, e venceu os Estados Unidos ao fim da guerra que devastou o país. Entretanto, o este foi o país mais bombardeado nas guerras do século 20, tendo sofrido seqüelas profundas e ficado marcado pela história com uma das mais trágicas histórias do século.
O contraponto interessante, abordado na revista, é registrado no artigo do embaixador do Vietnã no Brasil, Nguyen Thac Dinh. A situação atual, decorrente do processo de renovação vietnamita, aponta índices de desenvolvimento econômico e social. Segundo ele, a aprovação da chamada Doi Moi (Renovação Política), no 6º Congresso do Partido Comunista do Vietnã, em 1986, foi o ponto de partida que viabilizou as atuais conquistas do país. Tanto China quanto Vietnã ressaltaram a importância da democracia como condição a ser cada vez mais aprimorada no processo de construção do socialismo.
A nova edição da revista traz também um balanço dos Jogos Olímpicos e Para-olímpicos de Pequim, feito pelo ministro do Esporte, Orlando Silva; uma entrevista com o curador da polêmica 28ª Bienal de Artes de São Paulo; uma análise apontando as perspectivas que se abrem com a descoberta do chamado pré-sal, desenvolvida pelo diretor da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima; uma entrevista com o físico Olival Freire, sobre a criação do Grande Colisor de Hádrons (LHC); outra entrevista, com a presidenta do Conselho Mundial da Paz, Socorro Gomes, sobre a reativação da 4ª frota estadunidense e o cerco militar global estabelecido por esse país; uma análise da crise abordando o colapso da Rodada de Doha, do sociólogo Ronaldo Carmona; a segunda parte do artigo sobre história urbana, dos professores Luiz Sergio Duartte e Adriana Mara Vaz de Oliveira.

Nenhum comentário: