quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

O Cloaca News ta ficando famoso...

Cloaca News: “Globo, Folha, Estadão, Veja, Bandeirantes e RBS fazem parte da mídia golpista”

No Blog do Bentes

Com apenas três meses de existência e muitos – muitos – textos que chamam a atenção pela agressividade e precisão no que diz respeito em “desmascarar” aquilo que julgam como sendo parte da “máfia midiática que infesta nosso país”, o blog Cloaca News, criado por um profissional anônimo que garante ter passagens pelas Organizações Globo e Editora Abril, ganhou notoriedade quando publicou, no dia 7 de janeiro deste ano, um artigo denunciando que a jornalista Renata Malkes – correspondente de O Globo e do Globo News em Israel e autora do blog O outro lado da Terra Santa (o Oriente Médio que você nunca viu) – manteve, no passado, um segundo blog – o Balagan – onde publicava textos de cunhos racistas e preconceituosos contra o povo palestino e os árabes em geral.

A divulgação, que repercutiu pela Internet a ponto de Renata Malkes publicar uma “Nota de esclarecimento” em seu blog atual, no site de O Globo, não foi e nem é a única que atrai a atenção dos muitos leitores que o blog parece acumular nesse curto intervalo de tempo. Artigos temperados por títulos como “Paulo Henrique Amorim: Sou um despirocado que publica manchetes mentirosas” (01/02/2009), “Senador imbecil ofende 93% dos brasileiros” (30/01/2009) e “A imprensa gangaceira de Aécio Neves” (20/01/2009) revelam a linha editorial adotada pelo até então anônimo blogueiro, ou, como prefere ser chamado, “cloaqueiro”, cuja única pista dada sobre si mesmo é sua cidade: Porto Alegre (RS).

Na entrevista transcrita a seguir, concedida ao Blog do Bentes por email* o “cloaqueiro” fala sobre esses e outros assuntos, como a situação da imprensa brasileira, concessões públicas de rádio e tevês, liberdade na Internet, Blogs e outros temas co-relacionados ao exercício do Jornalismo no Brasil.

*As respostas do Cloaca News foram transcritas exatamente como foram respondidas, incluindo termos usados entre aspas e letras escritas estrategicamente em maiúsculas.

Como, quando, onde e porquê foi criado o blog Cloaca News?

Cloaca News – O blog Cloaca News estreou no dia 31 de outubro de 2008, às 6 horas. Sua base geográfica está em Porto Alegre. Sua criação adveio da profunda indignação de seu criador com as práticas desonestas de manipulação por parte dos principais conglomerados da informação brasileiros – e que, mui apropriadamente, o jornalista Luis Nassif denominou "jornalismo de esgoto". O blog, nesse caso, surgiu com uma alternativa viável, sem custo, para denunciar e execrar esse comportamento da chamada imprensa corporativa, dentro de uma perspectiva muito particular, baseada na visão de mundo e na bagagem político-cultural de seu criador.

Quem integra sua equipe de redatores e colaboradores?

CN – A equipe do Cloaca News é composta de um pauteiro, um repórter, um pesquisador de imagens, um redator, um editor, um "advogado" e um Diretor de Redação, sendo que todas essas atribuições estão delegadas a uma única pessoa – ninguém menos que este que lhe escreve – que acaba agora de acumular, também, a função de assessor de imprensa. O nome desta multivalente criatura, por enquanto, é mantido em segredo, por motivos que serão aclarados mais adiante.

Qual a principal fonte de informação usada pela equipe para a redação de artigos de opinião?

CN – As fontes de informação do Cloaca News são de diversas naturezas. A mais corriqueira é a própria imprensa corporativa, por meio de seus jornais, revistas, rádios, tevês e portais de Internet. Também recorremos às agências internacionais de notícias (Reuters, UPI, BBC etc.), portais de ONGs, blogs de terceiros, almanaques, enciclopédias... Isso quando não vamos, nós mesmos, cobrir determinado evento pessoalmente.

Cloaca é o nome científico de certa parte do corpo dos animais. Porque fizeram tal escolha?

CN – Na Roma Antiga, lá pelas priscas do século VI a.C., Tarquínio Prisco, também conhecido como Tarquínio, o Soberbo, construiu a Cloaca Maxima, uma portentosa rede de esgotos que virou referência para o resto do mundo civilizado. Quando o Império Romano caiu, ela ainda funcionava bem. O termo atravessou os séculos e foi parar no dicionário Aurélio, designando:

1. Fossa ou cano que recebe dejeções e imundícies.
2. Coletor de esgoto.
3. V. latrina (3).
4. P. ext. Lugar imundo.
5. Aquilo que cheira mal, que é imundo.

A alusão que você faz em sua pergunta é a zoológica, que define a cloaca como a "câmara na extremidade do canal intestinal das aves e dos répteis, na qual se abrem os ureteres e os ovidutos". Considerando que nosso blog lida com o "jornalismo de esgoto", julgamos ter espancado sua dúvida onomástica.

Boa parte dos artigos publicados usa termos comumente usados em jornais tidos como populares. O Cloaca News representa essa tendência?

CN – Teremos o maior prazer em responder a essa pergunta com mais propriedade se você puder nos apontar um ou mais exemplos daquilo que a questão sugere. Podemos adiantar, no entanto, que temos um certo hábito de salpicar algumas de nossas postagens com palavras pouco usuais no dia-a-dia. Faz parte de nosso modo de construir uma ironia. Vez ou outra, o sangue se nos ferve e vai à cabeça, ocasião em que pegamos mais pesado e partimos para adjetivos mais contundentes, tais como: pulha, sicofanta, mequetrefe, patife, velhaco... Mas, como você poderá constatar, JAMAIS empregamos o baixo calão. A propósito: conhece a história da freirinha no convento? Em sua clausura, a freirinha costurava um velho manto. De repente, a agulha escapa do dedal e lhe perfura o dedo indicador. “Ai, caralho! Furei meu dedo, porra! Puta merda, falei ‘caralho’! Ah! Foda-se! Eu não queria mesmo ser freira!!!”

Entre a chamada “grande imprensa”, existe algum veículo “preferido” para os artigos e comentários do blog?

CN – Não. Todos são “preferidos”. Não discriminamos ninguém.

Quem, na visão da equipe, integra o grupo que faz parte da “imprensa golpista” – termo usado no cabeçalho do blog?

CN – Por ordem aleatória, destacamos: todos os veículos das Organizações Globo, Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, revista Veja (representando o grupo Abril), a Rede Bandeirantes, e, pela importância regional e pelo estrago que é capaz de fazer, o Grupo RBS, da famiglia Sirotsky. São eles que pautam os demais golpistinhas espalhados pelo país.

Alguns dos membros do Cloaca têm experiência em alguns dos veículos citados nos artigos? Em grandes grupos de comunicação?

CN – Sim. Na Globo e na Abril. Agora, talvez você entenda o motivo pelo qual o nome do "cloaqueiro" deve permanecer em segredo.

O Cloaca News já enfrentou algum tipo de retaliação (política, econômica) por conta de suas opiniões?

CN – Ainda não.

Já houve algum processo judicial contra o Cloaca News?

CN – Não. Nem estamos com essa bola toda. Ainda assim, nosso Departamento Jurídico sempre cuida para que nossas palavras não incorram em crime de opinião.

Por usar um espaço teoricamente “livre”, a Internet, o Cloaca News sente-se plena e completamente independente?

CN – Sim, plena e completamente independente.

Como o blog é mantido? Há algum apoio?

CN – Como a maioria dos blogs independentes, somos mantidos pela determinação pessoal, pelo desprendimento e pelo prazer de dizer o que pensamos da forma que nos der na telha. O único apoio, no caso, é o moral, que nos chega pelos nossos poucos mas devotados leitores.

Existe uma corrente que quer “profissionalizar” os blogs, tornando-os veículos de fato alternativos e economicamente auto-sustentáveis. O Cloaca News concorda com essa tendência? Existe essa intenção por parte da equipe?

CN – Há vários blogs “profissionais”, a maioria deles abrigados nos portais das grandes corporações. De nossa parte, não entramos nisso para ganhar dinheiro. De todo modo, se surgir um patrocinador disposto a bancar as despesas aqui de casa, tais como água, luz, telefone, Internet, escola do filho, supermercado, gasolina, lazer, IPTU, IPVA e mais a manutenção de nosso iate e o aluguel da marina, pode apostar que topamos, desde que, é claro, ele não tente nos pautar. Por enquanto, sequer cogitamos essa hipótese.

O que o blog tem a dizer a respeito da imprensa brasileira? Ela exerce bem o seu papel?

CN – Vamos separar os conceitos. Uma coisa é a instituição “Imprensa”, pela qual temos o maior respeito e até paixão. Outra coisa é o jornalismo a serviço de interesses escusos, principalmente partidários. É desse último caso que nos ocupamos, tentando, na medida de nossas limitações (físicas e intelectuais), desnudá-lo. Considerando que a oligarquia midiática politizou até a previsão do tempo, nossa opinião é: não, a “imprensa brasileira” não exerce bem o seu papel, visto que desviou-se do interesse público para os interesses de um pequeno grupo de compadres.

E o que dizer do uso de concessões públicas? A Rede Globo teve sua concessão renovada pelo Congresso sem amplo debate. O que pensam disso?

CN – De verdade? Mesmo com “amplo debate” a Globo renovaria todas as suas concessões, já que a maioria dos parlamentares é proprietária de meios de comunicação concessionários. Ademais, por que meio a população tomaria conhecimento do “amplo debate”? Se dependesse de nossa caneta, declararíamos a perempção de todas as concessões da Globo, por todos os abusos e falcatruas que o grupo já cometeu e continua cometendo.

Na Venezuela, Hugo Chávez não renovou a concessão da RCTV, o que provocou grande repercussão mundial, sobretudo nos meios de comunicação brasileiros. Vocês concordam com a medida adotada por Chávez?

CN – Concordamos, sim. Eram golpistas assumidos.

O Observatório da Imprensa, criado por Alberto Dines, é dedicado à crítica da imprensa. O que pensam deste site?

CN – Felizmente, nesse caso, a criatura é maior que seu criador. O Observatório tem a vantagem de ser democrático e pluralista. É alimentado por uma infinidade de colaboradores qualificados (alguns, nem tanto). É um fórum que frequentamos desde sua criação. No caso de Dines, a despeito de sua bela biografia, já não temos por ele o respeito de outrora. Dines passou a usar seu espaço para destilar seu ressentimento contra o Presidente Lula, abdicando da missão de "observar" a imprensa. Pior que isso, passou a agir como defensor da mídia corporativa, como se as críticas pontuais aos veículos da máfia midiática estivessem sendo feitas à instituição “imprensa”.

Hoje, no Brasil, existe, na opinião de vocês, algum veículo (rádio, jornal, revista, emissora de TV) que seja uma fonte confiável de informação? Até que ponto, na visão da equipe, a informação é manipulada no Brasil em favor de grupos políticos?

CN – Em tese, praticamente todas seriam confiáveis, não fossem seus comprometimentos políticos não manifestos.

Há esperança para a imprensa brasileira?

CN – Bem que gostaríamos de ser mais otimistas. Na verdade, nossa esperança está na tecnologia, que nos “libertará” do jugo do cartel da informação. Estão aí os blogs, que não nos deixam à mercê dos Al Capones da notícia.

O que a sociedade civil pode fazer para ajudar?

CN – Cobrar. Exigir respeito à sua inteligência. E, na pior das hipóteses, não consumir.

Como o Cloaca News chegou à informação de que a jornalista Renata Malkes, correspondente de O Globo e da Globo News em Israel, mantinha o blog “Balagan” (já deletado) em que fazia alusões preconceituosas ao povo palestino?

CN – Também temos o nosso Garganta Profunda, que nos deu uma pista. Uma vez encontrado o Balagan, seu próprio conteúdo fez a caveira da moça. Os que leram atentamente o que postamos, viram que não lhe fizemos qualquer acusação. E, muito menos, lhe insultamos.

Como souberam de sua prisão (posteriormente negada por ela) no Líbano?

CN – Depois que a “bomba” estourou, remexemos os arquivos do blog “O outro lado Terra Santa”, que a jornalista mantém no portal de O Globo. Ali, encontramos um relato que ela fez de uma confusão em que se metera, sem entrar em detalhes. Fizemos uma busca com palavras-chave e datas próximas. Acabamos encontrando a notícia publicada por um jornal canadense sobre o episódio. Até prova em contrário, não temos motivos para duvidar do Corriere Canadese.

Em seu blog, a jornalista deixou uma nota de esclarecimento, onde se dizia vítima de “boatos espalhados pela Internet”. Ela não citou as fontes dos supostos boatos. O que vocês pensam disso? São de fato boatos as informações que circulam? Os “boatos” a que se refere a jornalista são postagens do Cloaca News?

CN – Publicamos DUAS postagens sobre essa jornalista. Em nenhuma delas há qualquer coisa que possa ser chamada de “boato”. Publicamos fatos consumados. O primeiro: ela manteve um blog em que manifestava suas opiniões sobre várias coisas, inclusive sobre os árabes em geral e os palestinos em particular. Demos os links. Só isso. Portanto, os “boatos” foram escritos por ela mesma. Outro fato: a notícia de sua prisão no Líbano, dada pelo Corriere Canadese. Deixamos bem claro que a informação era desse jornal. De todo modo, nosso alvo não era a jornalista em si, mas seus empregadores, que sonegaram ao público o currículo de militante sionista de sua correspondente. A pergunta que fizemos aos leitores do Cloaca News foi: você consegue imaginar pessoa mais isenta para mostrar “o Oriente Médio como você nunca viu”?

Vocês podem citar alguns blogueiros corporativos cujo trabalho corresponderia ao “jornalismo de esgoto”, termo usado por Luis Nassif em relação à Veja?

CN – Vamos pinçar apenas alguns mais graúdos: a dupla Mainardi/Azevedo, de Veja; Josias de Souza, da Folha; Miriam Leitão, SarDEMberg e Noblat, da Globo (este último, por sinal, um grande barrigueiro)...

Nenhum comentário: