sábado, 4 de setembro de 2010

A preservação das tartarugas na Costa Rica


Este vídeo sensacional é o melhor antídoto para neutralizar o veneno contido na insuportável arribada — ou chegada em massa — de e-mails mentirosos sobre o falso roubo de ovos de tartarugas nas praias da Costa Rica ou na margem esquerda do rio Solimões por membros do MST.
Você vai ver o esforço das fêmeas durante a desova na praia de Ostional, o engajamento dos habitantes locais na preservação dos ninhos e a luta dos filhotes para alcançar o mar. Apesar do perigo sempre iminente de ataque das aves de rapina e outros predadores, este filme tem um final feliz.
Preservação de tartarugas na Costa Rica
Realizado pela produtora costarriquenha Oliva Films e dirigido por Roy Prendas, o documentário conta a história de uma pequenina tartaruga oliva e nos recorda que “a conservação não é um ato de caridade com a Natureza, mas acima de tudo um ato de responsabilidade com a nossa própria sobrevivência”.
O audiovisual chegou a causar “comoção” quando foi apresentado pela primeira vez no 29º Simpósio de Biologia e Conservação das Tartarugas Marinhas, realizado em Brisbane, Austrália, de acordo com relato de membros do WWF, o Fundo Mundial para a Vida Selvagem e a Natureza.
Embora narrado em espanhol, sua compreensão é muito fácil para nós, brasileiros. Foi disponibilizado em junho no YouTube, em imagens espetaculares de alta definição.
Desova de tartarugas marinhas em praia da Costa Rica
Procure se informar corretamente sobre essa manipulação grosseira e não faça papel de bobo repassando o hoax. Seguem abaixo alguns links de utilidade para ajudar na sua pesquisa.
Na Matéria Incógnita:
A GRANDE MENTIRA: MST ROUBA OVOS DE TARTARUGAS NO RIO SOLIMÕES
Na Cachaça Araci:
A VERDADE SOBRE O MASSACRE DAS TARTARUGAS NA COSTA RICA
DEPUTADO AJUDA A ESPALHAR BOATO SOBRE ROUBO DE OVOS DE TARTARUGAS NA MARGEM ESQUERDA DO RIO SOLIMÕES

Nenhum comentário: