domingo, 27 de março de 2011

A Coragem de Helder Santos clama por Solidariedade

No blog Arqueologia das urgências

O companheiro Helder Santos, estudante de História da Unipampa de Jaguarão - RS, nos dá um exemplo de luta pelos oprimidos e pelos Direitos Humanos.
 Ao ser abordado pela Brigada Militar, em fevereiro desse ano, Helder e amigos foram vítima de racismo e abuso de autoridade. Helder, como integrante do Movimento Negro, contestou a abordagem dos policiais e foi agredido.
 Após denunciar os abusos, foi constantemente perseguido pelos policiais. Recebeu cartas de ameaça. Porém Helder levou até a todas as instâncias públicas o que ocorreu e ocorre em Jaguarão. Denunciou na corregedoria da BM, no Ministério Público, nos veículos de comunicação.
 Teve ele de desistir de sua faculdade em defesa de sua própria integridade. Está voltando para a Bahia, seu estado de origem, e não sabe se conseguirá terminar seus estudos lá.
 Assim como vários outros estudantes que migraram para outros estados em busca do acesso ao ensino superior público, pelo ENEM-SISU, Helder foi um alvo de xenofobia também, ao ser perseguido por ser nordestino e pobre. Na região da campanha onde a Unipampa está presente, muitos estudantes de outros estados estão sendo vítima de preconceitos, desestímulos dados à busca por melhores condições de moradia e alimentação, na forma de expressões como "Ninguém mandou vocês virem para cá!" ou "Não tem nada lá daonde vocês vieram?".
 Helder esteve em Porto Alegre com representantes estaduais e federais dos Direitos Humanos, para que seja garantida a análise do caso com urgência pública, pela gravidade das denúncias.
 Em pouco tempo ele estará voltando para Feira de Santana, onde espera conseguir transferência para a UFRB.

 Que todos os movimentos sociais e grupos locais de Porto Alegre, das cidades da região da campanha ( Bagé, Jaguarão, Alegrete, etc. ) e de Feira de Santana prestem solidariedade a este jovem herói das classes oprimidas! Solidariedade tão necessária para que ele tenha sua integridade física e mental garantidas, para estudar e exercer seus direitos sem medo!


 O fim à repressão policial e sua abordagem racista e elitista só se dará com atitudes de denúncia, como as desse herói! A Brigada Militar mais uma vez demonstra de que lado está e para que(m) serve. Lembramos o assassinato de Elton Brum por esta corporação! Não podemos mais deixar o Estado reprimir, perseguir e matar nosso povo! Denunciem!
 Destaques de notícias sobre Helder Santos para saber mais sobre:
 

Nenhum comentário: