sábado, 16 de julho de 2011

Jogos da Alba têm início neste domingo, com 19 países inscritos


Começa neste domingo (17), na Venezuela, a 4ª edição dos Jogos da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América (Alba). Participarão mais de dois mil atletas pertencentes dos 9 países que formam a Alba, além de outros 10 países do mundo. O evento esportivo, que acontecerá até 30 de julho, é realizado a cada dois anos e tem como objetivo demonstrar as habilidades dos esportistas e promover a integração social dos povos.

"Mais que tratados entre estados é necessário fomentar a união latino-americana através do permanente intercâmbio cultural entre os habitantes da região”, declarou o presidente venezuelano Hugo Chávez, ao site de informações do governo. Neste sentido, os Jogos da Alba são exemplos de formas para alcançar este objetivo.
Dezenove nações enviarão suas delegações. Participarão esportistas da Argentina, Brasil, Colômbia, Curazao, Chile, El Salvador, Espanha, Guatemala, Guiana, México, Paraguai, Peru, Porto Rico e República Dominicana, Antigua e Barbuda, Bolívia, Cuba, Dominica, Equador, Nicarágua, San Vicente e as Granadinas e Venezuela. Para alguns países, o torneio servirá como preparação para os próximos jogos Panamericanos de Guadalajara (México) em 2012.

Segundo a organização venezuelana, pelo site de informações do governo, o evento cresceu em participação e mantém "o sonho de Simón Bolívar: a unidade entre os povos da região”. Em entrevista à TeleSur, o ministro de Esporte da Venezuela, Héctor Rodríguez, declarou que "estes jogos aproximam os povos. Esmos dando saltos impressionantes na unidade latino-americana e caribenha”.

Serão disputadas 35 modalidades individuais e de conjunto em múltiplos estádios e centros esportivos de dez estados venezuelanos. Os principais estados sedes serão Lara, Yaracuy e Carabobo, onde se disputarão competições tais como atletismo, handebol, boxe, canoagem, esgrima, judô, karatê, levantamento de peso, luta, tae kwon do, entre outros. A inauguração se realizará no estado de Lara, no domingo pela manhã.

Os outros estados sedes dos Jogos são Anzoátegui, Aragua, Cojedes, Distrito Capital, Portuguesa, Vargas e Miranda. De acordo com a organização, se investiu mais de 23 milhões de dólares em reparações da infraestrutura esportiva destes estados. Em Cojedes, por exemplo, se instaurou a Universidade Esportiva do Sul.

Alba

A Alba reúne nove países: Venezuela, Cuba, Bolívia, Nicarágua, Equador, Comunidade de Dominica, Antigua e Barbuda, Honduras, San Vicente e Granadinas. Juntos, eles representam uma população de 75 milhões de pessoas. A proposta da aliança se formulou pela primeira vez no marco da III Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Associação de Estados do Caribe, em 2001.

É uma aliança política estratégia que "tem o propósito histórico fundamental de unir as capacidades e fortalezas dos países que a integram, na perspectiva de produzir as transformações estruturais e o sistema de relações necessários para alcançar o desenvolvimento integral requerido para a continuidade de nossa existência como nações soberanas e justas”, se explica no texto do Tratado.

Fonte: Adital, com informações de TeleSur, AVN e Alba.

Nenhum comentário: