domingo, 20 de janeiro de 2008

O Preço de Ser Mulher

por Vera Ghimmel - veraghimel@oi.com.br

Contam-nos que cerca de 4 milhões de mulheres foram torturadas e mortas pela “Santa Inquisição”, instituição da Igreja Católica, com a finalidade de reprimir a heresia. Esse momento da história da humanidade se equipara a um holocausto, com motivos diferentes.

A mulher que demonstrasse amor aos animais e cultivasse plantas medicinais era considerada bruxa, sendo presa, torturada e queimada como pagã. Tanto o Catolicismo quanto o Islamismo, o Judaísmo e o Budismo consideravam a mulher como uma ajudante do papel masculino ou seja, cuidar da família (casa, filhos e marido) e mais nada. A expressão feminina era proibida, como se fosse algo errado ou até demoníaco.

Mas tivemos culturas como a egípcia, a celta e a da suméria que respeitavam o papel feminino e até o reverenciava. O que foi que aconteceu para essa brutal mudança?
Bem, os homens da época precisavam fazer desacreditar o poder feminino. As mulheres por não cultivarem o EGO estavam mais sintonizadas com a real natureza de sua essência, portanto, com uma capacidade psíquica mais evidenciada e uma percepção da vida melhor. Enquanto o EGO masculino crescia e era cultivado, associado à negação do seu próprio lado feminino, a mulher se identificava menos com a mente, tornando-se assim unificada com o Todo. O homem da época via isso como uma ameaça ao seu poder. E assim iniciou-se a guerra dos sexos.

Com o tempo, as mulheres para sobreviverem passaram a suprimir o seu lado feminino, o que causou muita dor, na época (e ainda hoje). Até Deus foi definido com expressão masculina, o que é um grande equívoco. O Todo não tem expressão fragmentada.

Somos empurrados pelo julgamento do bem e do mal. Qualificamos coisas e pessoas de boas e más. Estamos presos ao pensamento e ele nos conduz equivocadamente às dicotomias e dualidades. Tudo o que está à nossa volta nos conduz a esse princípio. Basta dar uma boa olhada ao redor que estaremos exercendo a força do pensamento. E é aí que mora o perigo. O pensamento é limitado - a consciência não. E o que vem a ser a consciência? É a ligação verdadeira com o CRIADOR, com o TODO. Estar consciente é estar UNO. Não há margem de erro, pois vemos o fato sem julgá-lo, sem nos desequilibrar. O desequilíbrio é proveniente de nosso “particular pensamento” que por sua vez é regido pelo sistema de crenças vigente, pela educação que tivemos e pelos nossos medos, ansiedades, complexos (corpo de dor) etc. Conduzir a nossa vida pelo pensamento é como entregar um carro potente na mão de uma criança. O pensamento constrói e fortalece o EGO. A consciência é imparcial, segura, e vive no agora.

Todos os que depositam as suas fichas no pensamento - e basta dar um boa pesquisada na vida de muitos homens que se orgulharam por viverem sob a custódia apenas do seu pensamento - que veremos histórias de pessoas atormentadas, deprimidas, isoladas, desesperançadas.

As mulheres que seguiram as mesmas receitas também ficaram assim. Perderam a Paz!

Muitos diriam que se não fossem essas pessoas chamadas de “pensadores da humanidade”, não teríamos avançado tanto…Mas eu pergunto:

- “Avançado exatamente pra onde?” O que eu vejo em termos gerais é um grande e eminente desastre estrutural da humanidade. Os ditos avanços foram engolidos pelos motivos escusos por detrás deles. A Humanidade está cavando o seu próprio buraco e não somos exemplo de nada para um desavisado extraterrestre que vem nos visitar pela primeira vez. Com certeza, eles devem se assustar com tamanho atraso.

Mas tudo começou porque decidimos pelo EGO e não pela CONSCIÊNCIA. O mesmo EGO que acredita na verdade imposta pelo sistema, na escravidão da moda, no consumismo, na máxima do “sucesso a qualquer custo” etc.

As mulheres têm um papel fundamental na esperança da mudança. Primeiro, não temer a sua porção feminina e ensinar aos seus filhos homens e mulheres a UNIDADE. Não julgar, deixar a vida fluir e se desapegar. Podemos construir uma vida saudável, próspera e amorosa, sem precisar usar a receita do EGO, a qual o homem ainda está preso.

Faremos com isso o nosso melhor papel que é o de verdadeiramente SER.
Texto revisado por: Cris



Poesia Acróstica - sem título

Loucura

Insanidade pura

Namorei meu desejo

Inquietei-me por teu ardor

Noutro plano construí-me vívido

Hesitante, pois, aqui me tenho por ti

Apaixonado por tua imagem de felicidade!


Carlos Costa


Chico Alvarez - Los Barbaros Del Ritmo

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Chico Alvarez - Los Barbaros Del Ritmo @ 320

01. Si Los Rumberos Me Llaman
02. Que Me Hace Dano
03. Taino
04. Borinquen Rincon Querido
05. Agua Pa' Ti
06. La Clave, Maraca Y Guiro
07. Oigan Mi Rumba
08. Nana Acere
09. Entre Risas, Copas Y Discos
10. Pineiro
11. Esa Brujeria
12. Rumba En El Sola

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OS GIRASSÓIS DA RÚSSIA - 1970

I Girasoli, Vittorio De Sica




Formato: rmvb/widescreen
Áudio: Italiano
Legendas: Português/BR
Duração: 1:42
Tamanho: 476 MB
Dividido em 06 Partes
Servidor: Rapidshare

Créditos: Fórum - Eudes Honorato

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Sinopse: Giovanna e Antonio, recém-casados, são separados quando, por artimanhas do destino, ele é convocado pelas tropas italianas a partir para a Rússia em defesa de seus país, que enfrentava a Segunda Guerra Mundial.

Antonio vai e nunca mais dá notícias. Simplesmente desaparece sem deixar pistas: as forças armadas o consideram morto. Inconformada e certa de que seu marido não morreu, Giovanna vai à Rússia procurá-lo.

“I Girasoli” foi gravado parte na Itália, parte na Rússia.Tem uma trilha sonora muito bonita e várias cenas memoráveis, como a que mostra Giovanna procurando, um por um, o túmulo do esposo num imenso campo de girassóis e as lindas cenas de despedida e reencontro das personagens.

Fonte: http://setefacesbr.blogspot.com


Elenco:

Sophia Lore - Giovanna
Marcelo Mastroianni - Antonio
Lyudmila Savelyeva - Mascia
Galina Andreyeva - Valentina
Anna Carena - Mãe de Antonio
Germano Longo - Ettore
Nadya Serednichenko - Mulher no campo de girassóis
Glauco Onorato - Trabalhador italiano na Rússia
Marisa Traversi - Prostituta
Gunars Cilinskis - Ministro Russo
Carlo Ponti, Jr. - Bebê de Giovanna
Pippo Starnazza - Oficial italiano
Dino Peretti
Giorgio Basso


Screen Shots:







sábado, 19 de janeiro de 2008

Fats Domino – This Is Fats

Seis anos antes Bill Haley gravar “Rock Around The Clock”, o jovem Antoine “Fats” Domino, aos 21 anos, escreveu a canção-base do rock ‘n’ roll, “The Fat Man”, em 1949. A partir do sucesso desse single de estréia, que vendeu um milhão de cópias, o vocalista e pianista nascido em Nova Orleans compôs mais hits do que qualquer outro da era do rock dos anos 50, à exceção de Elvis Presley, incluindo uma impressionante série de 39 singles que ocuparam os primeiros lugares das paradas, entre 1954 e 1962.

Ao vender algo em torno de 65 milhões de discos naquela década, Domino foi, sem dúvida, o responsável por fazer uma ponte entre o R&B e o rock – embora Little Richard possa disputar o título. O que está fora de discussão é a influência exercida por seu trabalho nos anos 50, que se espalhou por toda a música pop, atingindo de Pat Boone aos Beatles.

This Is Fats, o terceiro álbum do cantor pela imperial, foi lançado no auge da carreira de Domino e tornou-se o mais poderoso retrato de sua genealidade, graças a maravilhas do boogie-woogie como “Blue Monday” e “Honey Chile” e as obras-primas da tristeza como “So Long” e “Poor, Poor Me”.
A Triunfante “Bluebarry Hill”, que abre o álbum, foi um sucesso de Glen Miller em 1940, mas, apesar de seu charme e calor, a música acabou sendo surpreendentemente difícil de gravar. Ninguém conseguia achar a partitura e Domino esquecia o tempo inteiro a sua parte. Não foi possível completar sequer um take e o estúdio teve de emendar o material gravado. O resultado do esforço foi um single que chegou ao primeiro lugar das paradas de R&B nos Estados Unidos e ao segundo lugar nas paradas de pop – a melhor clocação de Domino nessa categoria.

Créditos: LágrimaPsicodélica
Uploader: Dione


Fats Domino – 1956 This Is Fats

O direito a ser humano


Adriana Facina (Observatório da Indústria Cultural/UFF)


A origem da idéia de direitos humanos remonta pelo menos ao tempo da Revolução Francesa, movimento político que funda a época contemporânea e coloca as massas como protagonistas de transformações sociais profundas. A perspectiva básica que reunia todos os segmentos sociais envolvidos na revolução era a da necessidade de se criar uma ordem na qual o ser humano deveria ser o centro da vida política e social. Nada de reis ungidos, nem de poderes de origem divina. Cabia aos homens (no vocabulário da época) guiarem seus próprios destinos.


Mais recentemente, sob o impacto dos horrores da Segunda Guerra Mundial, cujo saldo de milhões de mortos incluía os assassinados em campos de extermínio e também os civis massacrados pelas duas bombas atômicas lançadas sobre o Japão, surgiu a Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela ONU em 1948. Nela são condenados o arbítrio e a tortura e garantidas a liberdade de expressão e o direito ao trabalho, entre outros.


Dessa ótica, procurava-se manter, ainda que sob o capitalismo, garantias mínimas para uma vida digna a todos os seres humanos. Os tempos eram outros, os chamados “anos gloriosos”, nos quais as economias capitalistas ocidentais cresciam num ritmo frenético e a existência do bloco socialista alimentava sonhos concretos de revolução.


Mais de meio século depois, a conjuntura é diversa A devastação neoliberal, resposta às crises estruturais do capitalismo e aos movimentos sociais e políticos que protagonizaram a cena política nas décadas de 1960 e 1970, explicitou a contradição estrutural entre o direito à propriedade privada e a defesa da vida humana. O compromisso com o lucro e com a manutenção da (des)ordem do capital gerou desemprego, fragmentação, individualismo e desesperança em meio ao hiperconsumo e à mercantilização radical da vida humana.


Não podendo mais ser incoporada via emprego ou consumo, a classe trabalhadora se tornou uma massa de seres supérfluos, alvo de uma criminalização alimentada pela mídia oligopolizada e propagandista do pensamento único.


Como classes perigosas, esses supérfluos são agora objeto não mais de políticas de bem estar social, mas sim de penalização que os condena às prisões ou mesmo ao extermínio.


Nesse contexto mundial, vivemos no Brasil uma exacerbação dessa situação. Campeões em desigualdade, sem tradição democrática popular, com um ensino público sucateado há décadas e herdeiros de um ainda recente e vivo passado escravocrata, assistimos a globalização de práticas há muito conhecidas entre nós. Como diz Marcelo Yuka: “todo camburão tem um pouco de navio negreiro”.


De um lado, temos uma mídia criminosa que estigmatiza os pobres e torce pela limpeza étnica que as políticas de (in)segurança vêm realizando em periferias e favelas, criando a idéia de uma guerra que rende muita audiência e contratos publicitários. De outro, uma classe média amedrontada e acuada, desprovida da experiência fundamental de convívio com as classes populares que era gerada em espaços como a escola pública, agora esvaziada desse papel social. Não é de se estranhar a proliferação de discursos que relativizam os direitos humanos, legitimando práticas como tortura e execuções sumárias e acusando os que falam em nome do combalido estado de direito de serem defensores dos criminosos. Trata-se de uma combinação explosiva.


E o que é dinamitado com essa explosão? A própria idéia de ser humano, de humanidade. Em última análise, os que atiram contra os direitos humanos não estão dizendo que certas pessoas têm direitos e outras não. Mas sim que alguns são humanos de verdade, enquanto que outros não merecem tal designação. A questão é definir quem decide sobre a humanidade de quem. E aí não há Alto Leblon que escape. Todos acabam prisioneiros dessa lógica perversa. Tantos os que são executados nas favelas, quanto os que viram alvo de cruzadas moralizantes e violentas de playboys espancadores oriundos da classe média.


O menino da favela que morre com um tiro da polícia no peito em frente de casa e o outro que leva uma bala na cabeça, provavelmente vinda de uma moradia luxuosa de um bairro ainda mais luxuoso. A cada vez que um capitão Nascimento é chamado, morre mais um pouco de nossa humanidade.


Há décadas atrás, um dos nossos maiores poetas, o pernambucano Manuel Bandeira, escreveu uma poesia que considero mais atual hoje do que então:


O Bicho

Vi ontem um bicho

Na imundície do pátio

Catando comida entre os detritos.


Quando achava alguma coisa,

Não examinava nem cheirava:

Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,

Não era um gato,

Não era um rato.


O bicho, meu Deus, era um homem.


Publicado originalmente em http://www.fazendomedia.com/


Agronegócio contribui para efeito estufa


Patricia Benvenuti




Porto Alegre (RS) – As atividades agrícolas vêm desempenhando um papel cada vez mais devastador sobre o meio ambiente. Um relatório da Organização Não-governamental Greenpeace mostra que a agricultura hoje é uma das maiores fontes de emissão de gases do efeito estufa, causadores do aquecimento global.

O documento Mudanças do Campo, Mudanças do Clima, mostra que a agricultura baseada no uso intensivo de energia e produtos químicos vem provocando um aumento nas emissões de gases de efeito estufa. Isso ocorre em função do excessivo uso de fertilizantes, e práticas como desmatamento e criação intensiva de animais. Segundo a bióloga da Fundação Zoobotânica Luiza Chomenko, é preciso pensar não apenas no impacto de um produto em si, mas sim em toda a sua cadeia de produção, especialmente a do agronegócio.

“Tu tens um produto em si, que muitas vezes libera, mas tem uma coisa antes. Para produzir esse agrotóxico, tu tens um processo industrial. Se aí for fazer o balanço do CO2, vai ver que é altamente poluidora a agricultura. E ela vai ser poluidora depois também. Na hora em que vai colher, precisa de grande maquinário, novamente tem que usar combustível, tem que fabricar a máquina, de novo vai consumir energia, liberar CO2”, explica.

Para a bióloga, a agricultura familiar se constitui em uma das formas mais sustentáveis de produção, pois não utiliza um maquinário tão pesado como o agronegócio e nem agrotóxicos tão potentes. No entanto, em vez de haver um incentivo para os pequenos produtores, ocorre o incentivo do plantio em larga escala de matéria-prima para biocombustíveis. Segundo Luiza, lembra que essa matéria-prima provém das monoculturas, grandes responsáveis pela destruição dos ecossistemas naturais.

“Nós estamos produzindo basicamente biodiesel a partir da soja. Embora haja outros produtos passíveis de serem utilizados, nós usamos a soja, que há muito tempo deixou de ser qualquer coisa ecologicamente correta”, diz.

Na avaliação de Luiza, a solução para muitos problemas ambientais, como o aquecimento global, passa pela conscientização dos cidadãos e pela revisão do atual modelo econômico, baseado no consumo excessivo.

“Tu vê que nós estamos discutindo hoje mudança no uso do combustível. Mas nós não estamos discutindo mudanças do modelo de transporte. Cada vez mais carros mais potentes, estradas mais saturadas. Essa é uma política que mundialmente deveria começar a ser discutida e revista”, afirma.

De acordo com o relatório do Greenpeace, a contribuição da agricultura para as mudanças climáticas é estimada entre 8,5 bilhões e 16,5 bilhões de toneladas de dióxido de carbono. Isso representa entre 17% e 32% de todas as emissões de gases do efeito estufa causadas pelo homem.

Marco Pereira & Gabriel Grossi - Afinidade Violão e Gaita (2005)




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Povos indígenas se unem por Estados Plurinacionais

Em encontro realizado em La Paz, participantes discutem como viabilizar sociedades que levem em conta as cosmovisões dos diversos povos da América Latina

Em encontro realizado em La Paz, participantes discutem como viabilizar sociedades que levem em conta as cosmovisões dos diversos povos da América Latina



Igor Ojeda,

de La Paz (Bolivia)


O exemplo da Bolívia deve ser levado a todos os países da América Latina. A missão foi aceita por representantes de organizações indígenas de vários países do continente durante o seminário “Povos Indígenas, Constituições e Estados Plurinacionais”, realizado em La Paz, na Bolívia, de terça-feira (15) e a quinta-feira (17).

O foco é a viabilização de sociedades baseadas em novos paradigmas, que levem em conta as cosmovisões dos diversos povos originários da região, excluídos da participação política desde a chegada de Cristóvão Colombo. Eles exigem não serem mais vistos como folclore, e sim como sujeitos.

Na declaração final do evento, realizado pela Coordenadora Andina de Organizações Indígenas (CAOI), organização criada em julho do ano passado, os participantes ratificam sua “firme decisão de Povos Indígenas de integrar o Abya Yala [América], para reconstruir nossos Povos, lutando pela inclusão e a construção de Estados Plurinacionais e Sociedades Interculturais, com novos governos que reconheçam nossos territórios e direitos coletivos e implementem políticas públicas, saberes e democracias interculturais, tendo como princípio para as sociedades a Unidade na Diversidade, e como construção de sociedades alternativas sobre a base das propostas dos Povos Indígenas”.


Oportunidade


Para os participantes, uma janela de oportunidade foi aberta para se construir sociedades alternativas, diante da falência dos “velhos Estados-Nação, cada vez mais privatizados e desnacionalizados”. Oportunidade aproveitada pela Bolívia, onde “o movimento indígena e a sociedade excluída da política eurocêntrica (neocolonial) vêm lutando para conseguir mudanças e é o fascismo da direita, que impede, bloqueia, sabota e manipula meios de comunicação para impedir que se concretize as mudanças pelas quais votou a ampla maioria da Bolívia, através do irmão presidente Evo Morales”.

Ainda sobre a Bolívia, o documento convoca a solidariedade com a luta do seu povo, e anuncia um “alerta (...) permanente diante de qualquer ameaça (...) dos poderes transnacionais de sempre”.

Com vistas na próxima nação que pode se espelhar nesse exemplo, os participantes do encontro decidiram respaldar a Assembléia Constituinte do Equador, na expectativa “que permita viabilizar o Estado Plurinacional com a participação das Nacionalidades e Povos Indígenas com a finalidade de construir um país solidário, recíproco e eqüitativo para garantir a estabilidade institucional e política a médio e longo prazo”.

Compareceram ao seminário representantes dos povos Aymara, Quéchua, Poqra, Mapuche, Kichwa, Pemón, Miskitu, Guarani, Ayoreo e Chiquitano, provenientes da Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Argentina (formadores, com o Chile, da CAOI), Venezuela, Nicarágua, Honduras e Paraguai. O Brasil esteve representado como integrante da Coordenadora de Organizações Indígenas da Bacia Amazônica (COICA) e através do Conselho Indigenista Missionário (Cimi).


Dominação


Luis Evelis, da Organização Nacional Indígena da Colômbia (ONIC), lembrou que os Estados-Nações possuem características monolíticas, que procuram estabelecer sociedades homogêneas, como condição para a “modernidade” e como meio de dominação. Ou seja, não reconhecem e buscam invisibilizar as “diferenças regionais, ambientais e culturais”.

Guillermo Churuchumbi, da Confederação dos Povos Kichwa do Equador (Ecuarunari), listou os elementos de um Estado Plurinacional: economia comunitária; reconhecimento do sistema de saúde tradicional; administração e justiça comunitárias; educação bilíngüe e intercultural; organização política própria, com reordenamento territorial; princípios de reciprocidade e respeito entre os povos; e políticas públicas interculturais.

Segundo ele, é essencial a construção de conceitos que tratam o Estado Plurinacional, para que as lutas não se limitem em si mesmas. A necessidade da formação política, intelectual e técnica dos indígenas foi destacada em várias falas dos participantes, assim como a socialização das discussões teóricas com as bases.


Obstáculos


Se a situação na Bolívia é mais esperançosa, o mesmo não acontece na Argentina. De acordo com o mapuche Jorge Ñancucheo, vice-presidente da Organização de Nações e Povos Indígenas na Argentina (Onpia), “no futuro do país, construir um Estado Plurinacional é impensável”. Para ele, o racismo na sociedade local é muito forte, o que faz com que a participação política seja nula.

Grandes dificuldades também são encontradas no Peru. Segundo o antropólogo peruano Rodrigo Montoya, os povos indígenas locais não têm força para mudar o rumo das coisas. “A política de Alan Garcia [o presidente] está diretamente inspirada no que ocorre na Bolívia: para que não ocorra o mesmo”.

No entanto, na opinião de três deputados constituintes bolivianos, a nova Constituição do país, embora signifique um inegável avanço, ainda não é a ideal. Segundo eles, a lei de convocatória da Assembléia Constituinte não permitiu a participação direta dos povos originários; isso se deu somente através de partidos políticos.

De acordo com um deles, o constituinte pela Movimiento Al Socialismo (partido de Evo) Raúl Prada, a nova Carta Magna ainda possui muitos preceitos liberais. “É uma Constituição de transição. Não se institucionaliza totalmente as demandas indígenas”.


Leia mais sobre a Bolívia


John Coltrane- A Love Supreme Part 4 (Psalm)