segunda-feira, 4 de agosto de 2008

VA - Mystic Highlands III
2008, 192Kbps, 91Mb

http://i36.tinypic.com/10450ll.jpg


01. Aethera - Into Blue
02. Michael Danna & Jeff Danna - Hills Of Ireland
03. Blackmore´s Night - Home Again
04. Heritage - The Tower
05. Llynya - Another Day
06. Darby Devon - Highlands
07. Greg Joy - Magical Child
08. Medwin Goodall - Candle In The Dark
09. Bill Douglas - Sweet Rain
10. Joannie Madden - Down By The Sally Gardens
11. Bekki Williams - The Plains
12. Vico McDonald - Connor
13. Michel Petit - Hero
14. Julius Vincent - Days Gone By
15. Corciolli - Lumen Naturae
16. Celtic Spirit - Theme From Braveheart

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domingo, 3 de agosto de 2008

Pablo Neruda

O Teu Riso

Tira-me o pão, se quiseres,
tira-me o ar, mas não me tires o teu riso.
Não me tires a rosa, a lança que desfolhas,
a água que de súbito brota da tua alegria,
a repentina onda de prata que em ti nasce.

A minha luta é dura e regresso
com os olhos cansados às vezes por ver
que a terra não muda, mas ao entrar teu riso
sobe ao céu a procurar-me e abre-me

Todas as portas da vida.

Meu amor, nos momentos mais escuros solta
o teu riso e se de súbito vires que o meu sangue

Mancha as pedras da rua, ri, porque o teu riso
será para as minhas mãos
Como uma espada fresca.
À beira do mar, no outono, teu riso deve erguer
sua cascata de espuma, e na primavera, amor,
quero teu riso como a flor que esperava,
a flor azul, a rosa da minha pátria sonora.

Ri-te da noite, do dia, da lua,

ri-te das ruas tortas da ilha,
ri-te deste grosseiro rapaz que te ama,
Mas quando abro os olhos e os fecho,
Quando meus passos vão,
quando voltam meus passos,
Nega-me o pão, o ar, a luz, a primavera,
Mas nunca o teu riso, porque então morreria.

Pablo Neruda

Memória da luta pela Reforma Agrária no RS



Uma das formas de resistir e enfrentar a onda de conservadorismo e picaretagem que assola o Rio Grande do Sul é cultivar a memória e a representação. Mais do que cultivar, é produzir uma narrativa deste período que rompa com o discurso da amnésia, da submissão e da falsificação. Este é um dos sentidos da exposição fotográfica “A Luta pela Reforma Agrária no Rio Grande do Sul”, que inicia nesta segunda-feira (4), em Porto Alegre.

A mostra junta fotografias de quatro repórteres fotográficos gaúchos em homenagem aos 30 anos de lutas e conquistas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no Estado. Eduardo Quadros, Eduardo Seidl, Leonardo Melgarejo e Roberto Santos apresentam seus trabalhos sobre fatos passados entre 1980 e 2008.

A exposição, promovida pelo mandato do deputado estadual Dionilso Marcon (PT) e pelo Sindicato dos Jornalistas do RS, inicia às 18h30min, no hall de entrada da Assembléia Legislativa gaúcha, com um coquetel de produtos da reforma agrária e com uma cerimônia ecumênica em memória dos militantes que tombaram na luta pelos direitos de suas famílias. A exposição ficará aberta para visitação até o dia 9 de agosto.

sábado, 2 de agosto de 2008

Cretinice, século XXI






Milton Temer

Milton Temer
Se é possível registrar uma atualização constante do conceito já velho de séculos que Marx introduziu ao se referir à "cretinice parlamentar", algo de tão incisivo tem que ser encontrado em relação às barbaridades que nos são constantemente propiciadas pela insolência imperialista de sucessivos governos norte americanos, e a forma leniente com que são recebidos pelos grandes meios de informação.

Está lá nas páginas de O Globo, em sua edição de primeiro de agosto, numa discreta chamada de canto de primeira página: "EUA irão reter laptops de passageiros". E lá na página 37 vem o aterrorizante detalhamento da brutalidade legalizada contra a privacidade individual, a ser praticada contra o portador de qualquer equipamento capaz de abrigar dados e informações, a despeito de haver ou não suspeita sobre ele. Trata-se de medida deliberada, não por lei amplamente debatida no Congresso, mas, por "pacote de fiscalização das fronteiras recentemente divulgado pelo Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos". Por tal pacote, pen drives ou até textos podem ser recolhidos por tempo indeterminado, com a promessa de que cópias serão destruídas caso nada de questionável seja encontrado. Ou seja; em princípio, tudo é copiado e arquivado.

Louvável que a notícia tenha sido dada, mesmo que sem nenhum comentário pejorativo nos mini-editoriais com que o jornal costuma fulminar seus leitores, ao marcar sua opinião sobre episódios mais gritantes. Porque, na pretensamente liberal Folha de S.Paulo, o outro jornal que li na mesma data, sequer foi citado. A omissão foi total. Mas não é passível de reflexão crítica a diferença de tratamento para as iniciativas episódicas contra o não menos condenável bloqueio de sítios da internet que o governo chinês tentou impor em um primeiro momento dos Jogos Olímpicos?

Esta diferença datada de tratamento jornalístico de fatos simultâneos apenas corrobora algo que vem marcando os critérios adotados pelos grandes meios de comunicação, principalmente a partir da consolidação hegemônica conjuntural da ordem capitalista neoliberal, na esteira da decomposição do leste europeu e do seu chamado "socialismo real".
Critérios que, por exemplo, noticiam "en passant" os testes de mísseis portadores de poder nuclear constantemente realizados pelo governo do Paquistão, para arrepio da vizinha Índia, ao mesmo tempo que arrotam a imensa preocupação com a construção de ´"ameaçadores" geradores de energia nuclear no Irã, sem levar em conta que essa é forma como se distribui cerca de 80% da eletricidade na França.

Critérios, por exemplo, que sempre tratam ações devastadoras do exército sionista de Israel sobre populações civis da Palestina ocupada como "retaliação" legítima a atos terroristas do Hamas, sem nunca se preocupar em divulgar a quantidade gigantesca de armamento militar de última geração, fornecido a fundo perdido pelos aliados ianques, e às mais de 150 ogivas nucleares que todo mundo sempre soube estarem armazenadas em território israelense, fato tornado público recentemente – sem muito destaque, é claro – pelo ex-presidente Jimmy Carter. Pelo contrário; ameaçadores são os artefatos caseiros com que os resistentes à ocupação substituíram os reconhecidamente ineficientes estilingues simbólicos da Intifada.

Critérios, por exemplo, que caracterizam o governo corrupto e comprometido com as criminosas milícias paramilitares de Uribe , como democraticamente eleito, ao mesmo tempo que retratam sempre negativamente os verdadeiramente democráticos governos de Chavez, Correa e Evo Morales.

Quem sabe a "cretinice parlamentar" não tivesse sua atualização garantida por uma parceria com uma incontestável "cretinice midiática"?


Milton Temer é jornalista e presidente da Fundação Lauro Campos.

Jazz Cafe - Summertime

http://img140.imageshack.us/img140/1264/3196yv3jdhlsl500aa216fn3.jpg


01- Lonnie Liston Smith - Expansions
02- Paul Desmond - Jim Hall - Samba de Orfeu
03- Lambert, Hendricks and Baven - Watermelon Man
04- Gary Burton - Norwegian Wood
05- Hilton Ruiz - The Sidewinder
06- Gil Scott-Heron - I Think I'll Call It Morning
07- Dizzy Gillespie & Orchestra - Guarichi Guaro (Soul Sauce)
08- JJ Johnson & Big Band - So What
09- Tito Puente - Birdland After Dark
10- Charles Mingus - Tijuana Gift Shop
11- Mary Lou Williams Quartet - Titoros
12- Dizzy Gillespie & Orchestra - Night in Tunisia
13- Jason Rebello - Medusa Seducer
14- Roy Hargrove Quintet - Milestones
15- Brecker Brothers - Skunk Funk
16- Toots Thielemans - Casa Forte

Downloads abaixo:

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Três... Extremos(filme)


Três... Extremos
(Saam gaang yi (Three... Extremes: International: English title)

Sinopse:

Box (Miike Takashi, Japão, 40 min.): Uma escritora (Hasegawa) tem sonhos recorrentes em que é envolta em plástico e enterrada viva dentro de uma caixa. Invoca memórias do seu passado — de criança contorcionista num pequeno circo —, enquanto tenta entender aquilo que a assombra no presente.

Dumplings (Chan Kwoh, Hong Kong, 37 min.): Uma atriz (Yeung) que já passou o ponto alto da sua carreira procura a fonte da juventude. Uma emigrante do continente chinês (Bai) parece ter um tratamento eficaz, na forma de "dumplings" (pastéis de carne). Os ingredientes são, inicialmente, um mistério. Mas será que ela se importa com a dieta?

Cut (Park Chan-uk, Coreia do Sul, 45 min.): Um realizador de cinema (Lee) vê-se aprisionado, com a mulher (Kang), num cenário de um dos seus filmes, por alguém (Im) que o acusa de ser demasiado bonzinho. Ele tem de conseguir convencer o raptor que é um homem mau e vicioso, mas para o fazer terá de cometer infanticídio. Cada hesitação pode custar um dedo da mulher.

Informações sobre o Filme e o Release:

Gênero: Terror / suspense
Diretor: Fruit Chan (segmento Dumplings), Park Chan-Wook (segmento Cut) e Takashi Miike (segmento Box)
Duração: 125 minutos
Ano de Lançamento: 2004
País de Origem: Coréia do Sul / Japão / Hong Kong
Idioma do Áudio: Japones
SITE: http://www.threeextremes.com/
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0420251/

Qualidade de Vídeo:
DVD Rip
Vídeo Codec: XVID
Vídeo Bitrate: 173 Kbps
Áudio Codec: AC-3 ACM
Áudio Bitrate: 384
Resolução: 640x352
Formato de Tela: Widescreen (16x9)
Frame Rate: 23.976 FPS
Tamanho: 1,36 Gb
Legendas: Em anexo


Elenco:

Lee Byung-Hun (Diretor - segmento Cut)
Kang Hye-Jeong (Pianista - segmento Cut)
Yum Jung-Ah (Atriz - segmento Cut)
Lim Won-Hee (Ching - segmento Cut)
Lim Won-Hie (Terrorista - segmento Cut)
Mitsuru Akaboshi (Kyoko - segmento Box)
Kyoko Hasegawa (Kyoko - segmento Box)
Atsuro Eatabe (Padrasto - segumento Box)
Ling Bai (Mei - segmento Dumplings)
Tony Leung Ka Fai (Lee - segmento Dumplings)
Miriam Yeung Chin Wah (Qing - segmento Dumplins)
Pauline Lau (segmento Dumplings)

Premiação:

Golden Horse Award 2004: Best Supporting Actress - Ling Bai
For the segment "Dumplings".

Hong Kong Film Award 2005: Best Supporting Actress - Ling Bai
For the segment "Dumplings".

Hong Kong Film Critics Society Awards 2005
Film of Merit
For the segment "Dumplings".

Curiosidades:

- Três... Extremos é um filme em três episódios, dirigidos por importantes cineastas asiáticos.

- O segmento Dumplings posteriormente foi adaptado para longa-metragem, pelo próprio diretor Fruit Chan, em Dumplings (2004).

- Precedido por San Geng (2002).

- Exibido na mostra Midnight Movies, no Festival do Rio 2005.

Crítica:

"Three... Extremes" é uma interessante co-produção de um grupo de asiáticos que traz alguns dos mais notáveis diretores para colaborar no projeto, cuja restrição é apenas a de realizarem um curta de terror. O primeiro foi um razoável sucesso, mas este, que será lançado pela Lions Gate nos EUA ainda este ano, não só traz um grupo de diretores mais do que interessante, como um caso a ser estudado em escolas de cinema daqui em diante. São novamente três episódios - "The Box", do enfant terrible japonês Takashi Miike; "Dumplings" de Fruit Chan (oriundo de Hong Kong, considerado o rei do cinema independente do país); e "Cut" do sul-coreano Park "Oldboy" Chan-wook. Destes, "Dumplings" acabou se tornando um longa-metragem, tamanho apreço do diretor pela história. Tanto "Three... Extremes" quanto o longa de "Dumplings" foram lançados na mesma época e aquele que assistisse o primeiro ganhava um desconto para poder assistir o longa de Fruit Chan, em alguns cinemas exibido até logo após "Three... Extremes".

O filme começa em marcha lenta com Miike, no seu estilo "David Lynch nipônico" que passou a adotar há algum tempo. "The Box" conta de modo contemplativo a história de uma escritora assombrada pelo fantasma de sua irmã. É um belo pedaço de folclore asiático, colocando na mistura pedofilia, lógica de sonho, acrobacias circenses e uma história de ciúmes, mas de modo completamente sutil e alienígena para Miike. É lindo de se ver, mas é um tantinho parado. Poderia dizer que é o meu menos preferido entre os três, mas de todos é o que tem o final mais surpreendente e descaralhau. A imagem final fica gravada na retina e percebemos que o artifício "Audition" de Miike é novamente utilizado para grande efeito.

Em seguida, "Dumplings". Rapaz... você não sabe o que te aguarda, a não ser que você conheça os trabalhos anteriores de Fruit Chan como "Hollywood Hong Kong" (que passa no Telecine e foi um sucesso no Festival do Rio de 2001- ou 2) e o infame "Public Toilet", então talvez você tenha uma breve idéia. "Dumplings" confronta, enoja e perturba qualquer senso de moral que você possa ter. A história conta a tentativa de uma famosa atriz de televisão de manter o marido infiel ao seu lado. Para isso, ela recorre a uma cozinheira de "dumplings" (uns pasteizinhos meia-lua cozidos com recheio) mágicos que, supostamente, tem o poder de deixar quem os come mais jovens. 40 minutos de porrada heavy-metal contra a sensibilidade se iniciam - pessoas de sensibilidade alta a média, favor absterem-se. "Dumplings" é uma crítica feroz à superficialidade estética (mesmo que o personagem da atriz traída seja extremamente bem explorado em seu sofrimento), não se esquiva de nada e passa sua mensagem. Mas há muito tempo um filme de terror não me faz querer vomitar - 20 minutos de episódio e eu estava pronto para chamar o Raul (graças inclusive ao grotesco trabalho de sonoplastia). É uma cacetada. É cruel. É um nojo. É brilhante.

Fechando o ciclo, "Cut" dirigido pelos olhos infalíveis de Chan-wook Park (estou trocando deliberadamente a ordem do nome, aumentando minha chance de uma hora acertar). Ainda indo para o lado do "gore", "Cut" é tudo o que "Jogos Mortais" deveria ter sido. No episódio, um temperamental diretor de cinema e sua esposa são mantidos reféns por um ator maníaco num estúdio de gravação. A história é repleta de reviravoltas, muito sangue, o final é bem bundinha, mas até lá um bando de ótimos planos-seqüência, enquadramentos e virtuosismo de câmera (remetendo a câmera-que-passa-por-qualquer-frestinha de "O Quarto do Pânico") acontecem para deixar o espectador bem seguro do talento do diretor. É quase um demo reel de Chan-wook Park. As cores são vibrantes, os atores são especiais (destaque para o astro de "Salvem o Planeta Verde!", marco do cinema-híbrido recém-lançado nos EUA ) e, se o filme não lança ninguém à Lua, é pura diversão mainstream sintetizada em enxutos 40 minutos.
Coopere, deixe semeando ao menos duas vezes o tamanho do arquivo que baixar.

Créditos: makingoff - Pedro Coelho

Downloads abaixo:

Arquivo anexado Three_extremes_pt_br_2cds.rar legendas
Arquivo anexado 10.28.04.Three.Extremes.2004.DVDRip.XviD_WRD.torrent filme



quinta-feira, 31 de julho de 2008

O capital internacional esta dominando a agricultura brasileira


João Pedro Stedile


O movimento do capital financeiro
Nos últimos anos houve um processo intensivo e permanente de concentração e centralização das empresas que atuam e controlam todo processo produtivo da agricultura mundial.Concentração é o conceito utilizado pela economia política para explicar o movimento que as grandes empresas fazem. Ir aglutinando, acumulando e se constituindo em grandes grupos. Assim, em cada ramo de produção vai se gerando uma situação de oligopólio, em que algumas poucas empresas controlam aquele setor. O segundo movimento do capital foi a centralização, que é a situação em que uma mesma empresa passa a controlar sozinha vários setores de produção, às vezes sem mesmo relação entre si. Esses dois movimentos lógicos do capital, foi complementado no setor agrícola com um processo de internacionalização do controle do mercado e do comércio a nível mundial. Ou seja, algumas empresas passaram a atuar em todos os países e controlar o mercado a nível mundial.Esse movimento do capital, que era mais perceptível desde a teoria do imperialismo nas grandes empresas industriais, nos últimos dez anos passou a dominar também o setor agrícola. E o pior, agora, sob a hegemonia do capital financeiro, a velocidade e o volume de capital que aportou na agricultura veio com muito mais força e abrangencia, do que havia acontecido nos demais setores produtivos ao longo do século 20. E isso aconteceu, porque nos últimos anos acumulou-se nos países ricos, muito capital na forma de dinheiro, ou seja capital financeiro. E esse capital foi se deslocando para a compra de ações das empresas mais lucrativas também do setor primário. Assim, em poucos anos, por efeito da aplicação desse capital financeiro na compra de ações, a concentração e a centralização se deu de forma impressionante.
Resultado
Hoje, quase todos os ramos de produção agrícola estão controlados por grupos de empresas oligopolizadas, que se coordenam entre si. Assim, no controle da produção e comércio de grãos, como a soja, milho, trigo, arroz, girassol, estão apenas a Cargill, Monsanto, ADM, Dreyfuss, e Bungue, que controlam 80¨% de toda produção mundial. Nas sementes transgênicas, estão a Monsanto, a Norvartis, a Bayer e a Syngenta. Com controle de toda produção. Nos lacticínios e derivados encontramos a Nestlé, Parmalat e Danone. Nos fertilizantes, aqui no Brasil, apenas três empresas transnacionais controlam toda produção das matérias primas: Bungue, Mosaico e Yara. Na produção do glifosato, matéria prima dos venenos agrícolas, apenas duas empresas: Monsanto e Nortox. Nas máquinas agrícolas também o oligopólio é divido entre a AGco, Fiat, New Holland, etc.Esse movimento que se desenvolveu a partir da década de 90, se acelerou nos últimos dois anos, com a crise do capitalismo nos Estados Unidos. As taxas de juros nos países centrais caíram ao nível de 2% ao ano, e, comparado com a taxa de inflação levou a que os bancos percam dinheiro. Então, o capital financeiro para a periferia dos sistema para se proteger da crise e manter suas taxas de lucro. Nos últimos dois anos, chegaram ao Brasil cerca de 330 bilhões de dólares na forma de dinheiro. Parte desse recurso foi aplicado através dos bancos locais, para incentivar as vendas a prazo, de Imóveis,eletrodomésticos, e automóveis, a taxas médias de 47% ao ano. Uma loucura, comparado com as taxas dos países desenvolvidos.Outra parte do capital foi aplicado na compra de terras. Reportagem da Folha de São Paulo estimou que o capital estrangeiro comprou nos últimos anos, mais de 20 milhões de hectares. Em especial nas regiões do centro-oeste e na nova fronteira agrícola do chamado Ma-pi-to, (Maranhão, Piauí e Tocantis) aonde os preços das terras estavam muito baixos. Outra parte rumou para a amazônia em busca de áreas de minérios, de projetos de hidrelétricas, e garantindo a posse de imensas áreas de biodiversidade que mais tarde darão retorno para serem exploradas por seus laboratórios.Na área de celulose, três grandes grupos norueguês (aracruz), sueco-finlandês (stora enzo)e americano (international paper) deslocaram toda sua produção para as ricas condições edafoclimáticas encontradas no Brasil. Assim, estão previstos uma expansão do monocultivo do eucalipto em toda região que vai do sul da Bahia até a fronteira com o Uruguai e mais seis novas fábricas projetadas. Serão milhares de hectares desse plantio industrial que destrói tudo e se transforma num verdadeiro deserto verde.Também, houve elevada aplicação de capital estrangeiro na expansão do monocultivo da cana de açúcar para produção e exportação de etanol. A área de cana passou de 4 para 6 milhões de hectares. Há projetos para 77 novas usinas de etanol, que serão construídas ao longo de quatro grandes alcodutos projetados para trazerem o álcool do centro oeste para os portos de Santos e Paranaguá. E da região de Palmas(TO) para o porto de São Luis (MA). Dois desses alcodutos são da Petrobras e dois serão de investidores estrangeiros.Aceleraram também seus investimentos na produção e multiplicação de sementes transgênicas, em especial do milho. Daí a pressão e o lobby das empresas Syngenta, Monsanto e Bayer, para que o governo liberasse suas variedades de milho transgênico. Algumas dessas variedades estão proibidas na Europa, mas por aqui... vale tudo!
O agronegócio
Essa avalanche do capital estrangeiro no controle de nossa produção agrícola, nos insumos e na expansão dos produtos para exportação só foi possível, em função da aliança que se produziu daquelas empresas com os fazendeiros grandes proprietários de terra. Os fazendeiros entram com grandes extensões de terra, com a depredação do meio ambiente e com a super-exploração do trabalho agrícola, as vezes até com trabalho escravo, e se associam subordinadamente a eles.Nesse modelo agrícola, que chamamos de agronegócio, é o casamento das empresas transnacionais com os grandes proprietários de terras. Nele não há espaço para a agricultura familiar, camponesa. Não há espaço para o trabalho agrícola. Pois usam alta tecnologia, mecanização em todos os níveis e agrotóxicos.O resultado já se percebe nas estatísticas. O Brasil está virando uma grande monocultura para exportação. Uma espécie de re-colonização agro-exportadora, lembrando os tempos do império. Dos 130 milhões de toneladas de grãos produzidos, nada menos de 110 milhões são apenas de soja e milho. A pecuária bovina fica com 300 milhões de hectares, para produzir para exportação. E o restante um imenso deserto verde do eucalipto. Esse é o modelo brasileiro! Dará muito lucro para alguns fazendeiros e para poucas empresas estrangerias. Já o povo brasileiro ficará com o passivo ambiental, com o desemprego e a pobreza.
Contradições afloram rápido
As contradições desse modelo perverso afloraram com rapidez. O preço dos alimentos disparou, fruto da especulação do capital financeiro nas bolsas e o controle oligopólico do mercado pelas empresas. Dobrou, em dólares, no ultimo ano. Os alimentos estão cada vez mais contaminados pelo uso intensivo de venenos. E o agro-negócio não consegue produzir alimentos sadios, sem agrotóxicos. Só agricultura familiar e camponesa consegue. A produção intensiva de etanol na forma de monocultivo da cana, não ameniza os problemas do aquecimento global, ao contrário, os agrava. O maior problema dos combustíveis não é apenas o petróleo, é sobretudo a forma de transporte individual, turbinado pelo capital financeiro no aumento de vendas de veículos a prazo. Transformaram nossas cidades num inferno.Essa forma de monocultivo exaure os recursos naturais, o solo, o lençol freático e afeta a qualidade e localização das águas. O monocultivo destrói a biodiversidade e desiquelibra o meio ambiente da região.Frente a essa situação é que os movimentos sociais reunidos na Via campesina Brasil resolveram se juntar e aumentar seus protestos. Nos últimos meses se multiplicaram os protestos de camponeses em todos os estados do país. Contra o modelo e contra a atuação das empresas transnacionais, como a Monsanto, Cargill, Syngenta, Bungue. Bayer, etc. Esses protestos tem servido como uma espécie de pedagogia de massas. Um alerta para que a sociedade brasileira desperte para a gravidade do problema e para suas conseqüências futuras.
A resposta das empresas...
As empresas estrangeiras e seus cães-de-guarda nacionais sabem dos problemas sociais e ambientais que causam. E não tendo razão na sua forma de dominar a natureza, resolveram enfrentar os movimentos da Via Campesina com diversas táticas combinadas. Primeiro, campanhas publicitárias milionárias, com artistas famosos, na imprensa. Segundo, manipulação de setores direitistas do judiciário e do Ministério publico, que aderem a eles por ideologia, para que criminalizassem com muitos processos aos líderes e militantes sociais. E aonde nada disso resolve, apelaram para a repressão, em especial naqueles estados governados por partidos direitistas como no Rio grande do sul, São Paulo, Rio e Minas Gerais, aonde os governos não êxitam em atiçar as policias militares na repressão violenta aos movimentos.Engana-se que achar que esse tipo de problema se resolve com publicidade ou com repressão. Trata-se de uma disputa histórica entre duas formas de produzir alimentos. Uma que busca apenas o lucro, mesmo envenenando a natureza e seu produto. E a outra que visa a produção de alimentos saudáveis como um direito de toda população. Muitas batalhas haverão, certamente.
- João Pedro Stedile, membro da Coord. Nac. da Via Campesina Brasil. http://alainet.org/active/25486&lang=pt
Agroecologia como alternativa ao desmatamento da Amazônia



Adital

É possível viver na Amazônia sem desmatá-la. Com esse princípio, entidades não-governamentais, governamentais e movimentos sociais vão se reunir, no município de Ouro Preto do Oeste, em Rondônia (Região Norte do país), a partir de hoje (31) até o domingo (3), na tentativa de propor uma alternativa econômica sustentável baseado na agroecologia.
O I Encontro Estadual de Agroecologia tem o objetivo de evidenciar a produção de alimentos agroecológicos e o artesanato tradicional de diversas entidades que fazem parte da Articulação Rondonense de Agroecologia (Aroa). O evento também vai servir para a realização de um esboço de um livro com o mapeamento das iniciativas na região.
"Após dois anos da Aroa, sentimos a necessidade de nos encontrar para ampliar a troca de experiências", afirma Francisco de Assis, que faz parte da coordenação do Projeto Padre Ezequiel, um dos integrantes da Aroa. Esse projeto já tem 18 anos de prática e abrange 28 municípios do Estado. "Procuramos aumentar a produção dos agricultores, melhorar sua auto-estima e também formar consumidores conscientes", acrescenta.
A ênfase do encontro vai dar-se na capacitação e formação dos agricultores nos princípios da agroecologia. "Queremos propor também políticas públicas que contraponham a política capitalista selvagem que desmata a Amazônia", ressalta Francisco de Assis. O evento vai receber ainda representações de Economia Solidária ligadas ao Fórum Estadual e ao Brasil Local na para a troca de experiências. O encontro vai servir de preparação para os eventos regionais e nacionais de agroecologia.
As temáticas serão divididas em sete oficinas, nas quais os agricultores podem mostrar suas experiências na área. No sábado à noite, uma variada agenda cultural com música, filmes, exposições e comidas típicas foi programada, na tentativa de resgatar a cultura regional. No domingo, haverá um almoço coletivo, com a troca e o registro de sementes crioulas, objetivando a divulgação dessa tecnologia popular, além de resgatar e valorizar a biodiversidade da região.
A Aroa é composta por várias entidades não-governamentais, governamentais e dos movimentos sociais sensibilizados com a necessidade de desenvolver sistemas de produção sustentáveis e fortalecer a produção agroecológica de Rondônia, entre elas: Incra, Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Projeto Padre Ezequiel, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Ji-Paraná, Projeto Terra Sem Males, Ceplac, Embrapa, Fetagro, Projeto RECA, Projeto Natureza Viva, Cooacaram/Acaram, CPT, ADA-AÇAÍ, EFA, STTR, Ibama, Sematur/Opo, Alpa, Coopflora, Cootraron, Panderej, Territórios, Via Campesina, MST, MPA, MAB.

Retorno....

Estamos retornando de um breve retiro espiritual, necessário para redestribuir forças interiores, na procura de um equilíbrio existencial que potencialize nossas aspirações evolucionistas.Vamos dar continuidade ao nosso pequeno trabalho de socializar a informação, tentando colaborar para a manutenção de uma mídia alternativa democrática.

Mensagem de Amor e ascensão...