terça-feira, 5 de agosto de 2008

CONCEIÇÃO LEMES: FAÇA O TESTE PARA SABER SE VOCÊ BEBE "COM MODERAÇÃO"

Blog do Azenha

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Dra. Laura explica o que é "beber com moderação"

por CONCEIÇÃO LEMES

Final de tarde, travessa da Avenida Paulista, São Paulo. Toda sexta-feira um grupo de amigos se reúne num freqüentado bar da região para relaxar, comemorar, conversar. Num desses happy hours, regado a muitas cervejas e caipirinhas de vodca, pegou fogo o debate sobre a Lei nº 11.705, de 19 de junho de 2008 – a “lei seca”. Ela estabelece que o nível de concentração de álcool no sangue do motorista é zero. Quem for flagrado dirigindo, após beber qualquer quantidade de bebida alcoólica, é multado em R$ 955 e perde a carteira de habilitação por 12 meses.

“Conversa vai, conversa vem, bebo duas a três cervejas [das grandes]”, diz Renato Campos*, 31, operador de um banco de investimentos. “Se a noite está quente, gostosa, vai mais. Extremamente gelada, não dá para resistir.”

“Cerveja não me desce bem. Prefiro caipirinha de vodca. Esta é a segunda hoje. Hummmmmm... Está ótima. Quer experimentar?”, convida Patrícia de Castro*, 27, promotora de eventos. “Mas o que eu gosto mesmo é de Proseco. A gente vai tomando, tomando, tomando... não sente. Desce como uma luva.”

“Normalmente, paro na segunda latinha de cerveja”, conta Luíza Junqueira*, 29, designer. “Álcool sobe muito rápido para mim. Hoje, tomei uma só.”

“Como você está vendo, aqui é todo mundo é amador. Bebo cinco, seis cervejas, e não sinto nada”, afirma João Arruda*, 34, gerente de uma operadora de telemarketing. “Se eu dirijo depois? Tranqüilamente. Meus reflexos não mudam em nada!”

Luíza voltou para casa de táxi. Renato e João dirigiram os próprios carros. “Ah, agora à noite, quem vai parar a gente para fazer o teste do bafômetro?”, desdenham. Patrícia pegou carona com um amigo, que passou para pegá-la. Detalhe: os quatro acham que bebem com moderação. Tremendo engano.

“Luíza, além de não correr o risco de ser autuada, é a única que realmente bebe com moderação”, alerta a médica psiquiatra Laura Helena Andrade. “Renato, João e Patrícia são bebedores ‘pesados’, mesmo que consumam bebida alcoólica apenas uma vez por semana nos níveis mencionados.” Laura é autora de uma pesquisa sobre o padrão de consumo de álcool e seus riscos na cidade de São Paulo, coordena o Núcleo de Epidemiologia do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas e é professora colaboradora da Faculdade de Medicina da USP.

VOCÊ BEBE MODERADA OU ‘‘PESADAMENTE”?

Pensou em dificuldades com bebida alcoólica, a imensa maioria das pessoas pensa automaticamente em alcoolismo: a dependência que vem com o uso crônico, por tempo prolongado. Ou seja, só considera problema quem fica doente por causa do álcool. Mas existe outro problema que é o padrão de beber da população.

“A ‘lei seca’ visa proteger não apenas o já doente, que é minoria, mas uma porção de gente que, numa sentada, bebe a ponto de se intoxicar, se expondo a comportamentos de risco”, ressalta a professora Laura. “É o heavy drinking, ou beber ‘pesado’.” Segundo o Ministério da Saúde, só em 2007 ocorreram no Brasil 17 mil acidentes devido à ingestão de álcool. Em mais de um mês de vigência da “lei seca”, os acidentes nas estradas brasileiras caíram. Vidas foram salvas.

“O que é o heavy drinking, ou beber ‘pesado’”?

Bem, desde que você não vá dirigir, tudo bem, de vez em quando, se reunir com amigos, parceiros, familiares para celebrar, conversar, comer e “tomar alguma coisa”. Em geral, em pequenas doses, o álcool deixa as pessoas mais relaxadas, alegres e descontraídas, sem ameaçar a saúde. É o famoso beba com moderação.

E você, bebe com moderação? Pelo sim, pelo não, que tal fazer um teste bem simples preparado pela doutora Laura? Vamos lá? Primeiro, os homens. Pensem no consumo de bebida alcoólica no último mês. Você lembra de ter consumido em um único happy hour, balada, festa, evento:

1) Cinco latinhas de cerveja ou de garrafa pequena (long neck)?

2) Três garrafas normais de cerveja?

3) Cinco doses de uísque, vodca, aguardente ou rum? Uma dose, aqui, é aquela medida de dosador de destilados, que contém 36 ml. Normalmente, a “dose” de bares e restaurantes contém duas doses de destilado.

4) Três caipirinhas de vodka ou de aguardente? Em geral, são usadas duas ou mais doses do destilado para fazer uma caipirinha.

5) Cinco taças ou copos de vinho?

Agora, as mulheres. Pensem também no consumo de bebida alcoólica no último mês. Você lembra de ter consumido num único happy hour, balada, festa, evento:

1) Quatro latinhas de cerveja ou de garrafa pequena (long neck)?

2) Duas garrafas normais de cerveja?

3) Quatro doses de uísque, vodca, aguardente ou rum? Vale a explicação dada na pergunta dirigida aos homens.

4) Duas caipirinhas de vodka ou de aguardente? Lembre-se de que, em geral, são usadas duas ou mais doses do destilado para fazer uma caipirinha.

5) Quatro taças ou copos de vinho?

“Se respondeu não às cinco questões, significa que é você um (a) bebedor (a) moderado (a)”, diagnostica Laura. “Já o sim a qualquer uma das alternativas indica que você ultrapassou o limite da moderação; é um (a) bebebor (a) ‘pesado’ (a), ainda que ocasional.”

O chamado heavy drinking, ou beber “pesado”, significa o homem consumir cinco doses de álcool numa sentada; a mulher, quatro, já que seu organismo é naturalmente mais suscetível aos efeitos do álcool. “Uma vez por mês já é suficiente para se dizer que a pessoa tem padrão heavy”, justifica Laura. “Ele é bastante freqüente.”

Uma dose de álcool equivale ao consumo de uma latinha de cerveja (350 ml) ou de uma taça de vinho (de 120 ml) ou de uma dose de uísque, rum, vodca, aguardante ou outro destilado (36 ml). Num daqueles copinhos tradicionais de pinga, uma dose de destilado “pega” um pouco acima da segunda listra.

“Então se eu beber todo dia três doses sou bebedor moderado?”

Não. Considera-se que um homem beba com moderação quando não ultrapassa 14 doses por semana; a mulher, 7 doses. “Acima disso por semana”, adverte Laura, “é um padrão de beber de risco, que pode levar à dependência.”

Laura pesquisou 1.464 moradores acima de 18 anos de Vila Madalena e Pinheiros (bairros de classe média alta) de São Paulo: 12% dos homens e 5,5% das mulheres eram bebedores “pesados” episódicos. A pesquisa analisou também quantos tinham padrão heavy e freqüente, isto é, bebiam “pesado” pelo menos três vezes por semana. O resultado: 14,3% dos homens e 5,4% das mulheres eram bebedores “pesados” freqüentes.

PADRÃO HEAVY E RISCOS LIGADOS À INTOXICAÇÃO

“É incrível como boa parte dos bebedores ‘pesados’ não tem noção de que ultrapassam o limite da moderação”, observa Laura. “Tanto o padrão heavy ocasional quanto o heavy e freqüente estão associados diretamente a vários problemas devido à intoxicação ou à ação biológica do álcool , independentemente de gênero.”

A lista de possíveis conseqüências imediatas da intoxicação pelo álcool é extensa:

* Estimula a violência doméstica e de rua.

* Favorece acidentes de trânsito (carro, moto, bicicleta, atropelamentos), no trabalho (operação de máquinas) e em casa (quedas). É que, mesmo em baixas doses, diminui os reflexos e a coordenação motora.

* Contribui para relação sexual sem proteção, ou seja, sem camisinha. Aumenta, assim, o risco de HIV, outras doenças sexualmente transmissíveis e de gravidez não planejada.

* Prejudica a memória e o raciocínio.

* Aflora ou agrava dificuldades emocionais.

* Pode causar arritmia cardíaca: alteração dos batimentos cardíacos, causando palpitação; às vezes, essa alteração leva à morte.

“O padrão heavy nem sempre leva à dependência”, frisa Laura. “Porém, há risco, sim, de a pessoa perder o controle. E, ‘apesar dos problemas por causa da bebida’, continuar bebendo. É o que denominamos abuso do álcool. Se continuar bebendo assim, pode chegar à dependência..”

BEBA COM MODERAÇÃO. NUNCA DIRIJA DEPOIS!

Por tudo isso, atenção:

1) Se não bebe, não se sinta compelido (a) a começar só porque os seus amigos bebem.

2) Se beber, faça-o – sempre! -- com moderação. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera como de baixo risco até duas doses de álcool por ocasião/dia para um homem e uma dose/dia para mulher.

3) Se estiver grávida, nem uma dose de bebida alcoólica. Há maior risco de aborto e de malformações.

4) Bebida alcoólica também é contra-indicada a quem sofre de doença no fígado ou no pâncreas, utiliza remédios que interagem com o álcool, como antidepressivos, ansiolíticos, antialérgicos e certos antibióticos.

5) Ao beber, faça-o junto com as refeições. O alimento ajuda a competir com o álcool na hora da absorção, tornando-a mais lenta.

6) Beba devagar. Beber deve ser para celebrar, confraternizar, e não para afogar as mágoas e tristezas nem resolver desencantos e dificuldades. O maior espaçamento entre os drinques faz a metabolização do álcool ocorrer aos poucos.

7) Se beber qualquer que seja a quantidade, não dirija carro ou moto nem ande de bicicleta “Em hipótese alguma”, reforça a professora Laura Helena Andrade. Vá de metrô, ônibus, táxi, ou peça a alguém que não bebeu para guiar. Você protege a sua vida, a das pessoas de quem gosta e a de quem está passando por perto. Afinal, bebida é para ser curtida e não para causar infelicidade, dor, sofrimento.

* Esses nomes não os verdadeiros dos entrevistados; por solicitação deles, a repórter trocou-os.

Para CTB, retrocesso no piso dos professores é inaceitável


Depois de uma luta intensa e longa pela aprovação do piso nacional dos professores, secretários de educação querem revisão da lei. A lei que instituiu o piso nacional da rede pública, sancionada pelo presidente Lula no último dia 16, foi discutida na 3ª Reunião do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).


Segundo Valéria Silva, dirigente nacional da CTB e diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco, a intenção do Consed é um absurdo inaceitável.

“Sabíamos que a adoção do novo piso nos estados e municípios não seria uma luta fácil, mas agora o Consed vai além ao anunciar a intenção de entrar com Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin)”, diz ela.

Para Valeira, estes questionamentos do Consed revelam que educação nunca foi uma prioridade dos governantes brasileiros. “Este projeto foi discutido por longos 13 meses no Congresso Nacional, os professores reivindicavam um piso superior a esse mas resolveram apoiar o projeto e agora são ameaçados pelo Consed”, afirma. “Isso é inaceitável”, enfatiza.

Ela lembra que esta investida mostra como é nefasta esta política econômica que privilegia interesses financeiros em detrimento das necessidades da população. “É preciso ver quanto que estados e municípios estão pagando de juros e encargos de suas dívidas, nesta ciranda financeira instituída pelo neoliberalismo, para se discutir a questão com realismo”, destaca Valéria.

Outros fatores

Além do piso de R$ 950, o projeto estabelece que um terço da carga horária do professor deve ser reservado para atividades fora de sala de aula, como planejamento e coordenação. Mas uma resolução anterior do Conselho Nacional de Educação (CNE) prevê que esse tempo deve variar entre 20% e 25% da carga total.

Com mais tempo de atividades fora de sala, as redes terão que contratar mais professores para compor o quadro, o que, segundo a presidente do Consed, Maria Auxiliadora Rezende, é atualmente inviável para muitos estados e municípios.

"A preocupação dos estados não é referente ao piso em si, mas a outros fatores que passaram a compor a lei e entram em critérios de carreira, trazendo uma série de complicações para estados e municípios. E o que é pior, passa a inviabilizar a lei do piso que para nós é importante assegurar", afirmou Auxiliadora.

Segundo ela, o gasto com pessoal deve aumentar imediatamente em cerca de 20% as folhas de pagamento das secretarias, levando-se em conta apenas a mudança da carga horária em sala de aula.

Movimento sindical

Como a nova demanda implica em aumento do orçamento num ano que já está em curso, o artigo é visto pelo Consed como inconstitucional, por ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal. O mesmo argumento foi usado para impedir a retroatividade do pagamento a janeiro de 2008, prevista no projeto.

O ponto foi vetado pelo presidente e os ajustes começam a partir de 2009. O Ministério da Educação (MEC) garante que a complementação orçamentária para pagar o novo piso será feita pela União, por meio do Fundo da Educação Básica (Fundeb).

Segundo Maria Auxiliadora, o Fundeb não foi criado para isso, mas sim para ajudar estados e municípios que não atingiam o valor mínimo por aluno. "Os recursos passados pelo Fundeb incluem todos os gastos com educação, não só com pagamento de pessoal. Nós vamos (agora) investir 100% dos recursos da educação com pessoal? E como a escola vai funcionar?", questiona.

A secretária de educação do Rio Grande do Sul, Mariza Abreu, afirmou que "o Congresso estragou o projeto". "A proposta original do Executivo era correta, tratava de piso e não de jornada. Foi o Congresso que se submeteu à pressão do movimento sindical", analisou.


segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Renato Teixeira - Romaria (1978)





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Chávez: 'século 21 é do socialismo venezuelano'


O dinâmico processo de mudanças liderado desde 1999 pelo presidente venezuelano, Hugo Chávez, desemboca atualmente numa etapa de aprofundamento, que o presidente vislumbra como o início do trânsito para o socialismo.



O eixo do novo período, na opinião de Chávez, inicia com o triunfo eleitoral que se propõe conseguir em 23 de novembro próximo, quando estarão em jogo mais de 600 cargos de governadores, prefeitos e representantes públicos regionais.


Num ato de apresentação de candidatos do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) para os estados de Bolívar e do Delta Amacuro, o estadista pediu ontem aos seus partidários que se prepararem para avançar ao socialismo "de maneira precisa, planificada e acelerada".


"Estou convencido, à frente do timão central deste barco que se chama Venezuela, que estamos em condições de entrar já nesse novo período da Revolução", assegurou.


Chávez apontou também que em dezembro passado, quando foi recusada em referendo uma reforma constitucional, "não estávamos prontos para fazê-la na dimensão que se pretendeu".


No entanto, opinou que a população venezuelana está pronta já para a partir do próximo dezembro, quando assumam as novas autoridades regionais, abrir o novo período da revolução de 2008 a 2021 e começar 2009 "em galope revolucionário"


"O socialismo é o único caminho para ter Pátria. Pátria não só para Venezuela, senão também para o mundo", afirmou o presidente venezuelano, que afirmou que o século 21 será o do socialismo venezuelano.


Com esse propósito, Chávez, convocou a "pulverizar à oposição" nas próximas eleições, com um trabalho unitário na Aliança Patriótica integrada pelo PSUV e os partidos Comunista, Pátria para Todos e Movimento Eleitoral do Povo, entre outros.


A esse respeito, ressaltou o avanço unitário conseguido nesta semana por essa aliança, depois de discrepâncias e críticas de Chávez ao que considerou como uma "anteposição de interesses eleitorais" à proposta estratégica de construir o socialismo.


Igualmente, considerou que em reuniões realizadas nesta semana foi dado "um salto tático estratégico da Aliança" e convidou aos líderes dos partidos a preservar o conseguido e continuar debatendo internamente, mas com discurso e prática de unidade.

VA - Mystic Highlands III
2008, 192Kbps, 91Mb

http://i36.tinypic.com/10450ll.jpg


01. Aethera - Into Blue
02. Michael Danna & Jeff Danna - Hills Of Ireland
03. Blackmore´s Night - Home Again
04. Heritage - The Tower
05. Llynya - Another Day
06. Darby Devon - Highlands
07. Greg Joy - Magical Child
08. Medwin Goodall - Candle In The Dark
09. Bill Douglas - Sweet Rain
10. Joannie Madden - Down By The Sally Gardens
11. Bekki Williams - The Plains
12. Vico McDonald - Connor
13. Michel Petit - Hero
14. Julius Vincent - Days Gone By
15. Corciolli - Lumen Naturae
16. Celtic Spirit - Theme From Braveheart

Download abaixo:
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domingo, 3 de agosto de 2008

Pablo Neruda

O Teu Riso

Tira-me o pão, se quiseres,
tira-me o ar, mas não me tires o teu riso.
Não me tires a rosa, a lança que desfolhas,
a água que de súbito brota da tua alegria,
a repentina onda de prata que em ti nasce.

A minha luta é dura e regresso
com os olhos cansados às vezes por ver
que a terra não muda, mas ao entrar teu riso
sobe ao céu a procurar-me e abre-me

Todas as portas da vida.

Meu amor, nos momentos mais escuros solta
o teu riso e se de súbito vires que o meu sangue

Mancha as pedras da rua, ri, porque o teu riso
será para as minhas mãos
Como uma espada fresca.
À beira do mar, no outono, teu riso deve erguer
sua cascata de espuma, e na primavera, amor,
quero teu riso como a flor que esperava,
a flor azul, a rosa da minha pátria sonora.

Ri-te da noite, do dia, da lua,

ri-te das ruas tortas da ilha,
ri-te deste grosseiro rapaz que te ama,
Mas quando abro os olhos e os fecho,
Quando meus passos vão,
quando voltam meus passos,
Nega-me o pão, o ar, a luz, a primavera,
Mas nunca o teu riso, porque então morreria.

Pablo Neruda

Memória da luta pela Reforma Agrária no RS



Uma das formas de resistir e enfrentar a onda de conservadorismo e picaretagem que assola o Rio Grande do Sul é cultivar a memória e a representação. Mais do que cultivar, é produzir uma narrativa deste período que rompa com o discurso da amnésia, da submissão e da falsificação. Este é um dos sentidos da exposição fotográfica “A Luta pela Reforma Agrária no Rio Grande do Sul”, que inicia nesta segunda-feira (4), em Porto Alegre.

A mostra junta fotografias de quatro repórteres fotográficos gaúchos em homenagem aos 30 anos de lutas e conquistas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no Estado. Eduardo Quadros, Eduardo Seidl, Leonardo Melgarejo e Roberto Santos apresentam seus trabalhos sobre fatos passados entre 1980 e 2008.

A exposição, promovida pelo mandato do deputado estadual Dionilso Marcon (PT) e pelo Sindicato dos Jornalistas do RS, inicia às 18h30min, no hall de entrada da Assembléia Legislativa gaúcha, com um coquetel de produtos da reforma agrária e com uma cerimônia ecumênica em memória dos militantes que tombaram na luta pelos direitos de suas famílias. A exposição ficará aberta para visitação até o dia 9 de agosto.

sábado, 2 de agosto de 2008

Cretinice, século XXI






Milton Temer

Milton Temer
Se é possível registrar uma atualização constante do conceito já velho de séculos que Marx introduziu ao se referir à "cretinice parlamentar", algo de tão incisivo tem que ser encontrado em relação às barbaridades que nos são constantemente propiciadas pela insolência imperialista de sucessivos governos norte americanos, e a forma leniente com que são recebidos pelos grandes meios de informação.

Está lá nas páginas de O Globo, em sua edição de primeiro de agosto, numa discreta chamada de canto de primeira página: "EUA irão reter laptops de passageiros". E lá na página 37 vem o aterrorizante detalhamento da brutalidade legalizada contra a privacidade individual, a ser praticada contra o portador de qualquer equipamento capaz de abrigar dados e informações, a despeito de haver ou não suspeita sobre ele. Trata-se de medida deliberada, não por lei amplamente debatida no Congresso, mas, por "pacote de fiscalização das fronteiras recentemente divulgado pelo Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos". Por tal pacote, pen drives ou até textos podem ser recolhidos por tempo indeterminado, com a promessa de que cópias serão destruídas caso nada de questionável seja encontrado. Ou seja; em princípio, tudo é copiado e arquivado.

Louvável que a notícia tenha sido dada, mesmo que sem nenhum comentário pejorativo nos mini-editoriais com que o jornal costuma fulminar seus leitores, ao marcar sua opinião sobre episódios mais gritantes. Porque, na pretensamente liberal Folha de S.Paulo, o outro jornal que li na mesma data, sequer foi citado. A omissão foi total. Mas não é passível de reflexão crítica a diferença de tratamento para as iniciativas episódicas contra o não menos condenável bloqueio de sítios da internet que o governo chinês tentou impor em um primeiro momento dos Jogos Olímpicos?

Esta diferença datada de tratamento jornalístico de fatos simultâneos apenas corrobora algo que vem marcando os critérios adotados pelos grandes meios de comunicação, principalmente a partir da consolidação hegemônica conjuntural da ordem capitalista neoliberal, na esteira da decomposição do leste europeu e do seu chamado "socialismo real".
Critérios que, por exemplo, noticiam "en passant" os testes de mísseis portadores de poder nuclear constantemente realizados pelo governo do Paquistão, para arrepio da vizinha Índia, ao mesmo tempo que arrotam a imensa preocupação com a construção de ´"ameaçadores" geradores de energia nuclear no Irã, sem levar em conta que essa é forma como se distribui cerca de 80% da eletricidade na França.

Critérios, por exemplo, que sempre tratam ações devastadoras do exército sionista de Israel sobre populações civis da Palestina ocupada como "retaliação" legítima a atos terroristas do Hamas, sem nunca se preocupar em divulgar a quantidade gigantesca de armamento militar de última geração, fornecido a fundo perdido pelos aliados ianques, e às mais de 150 ogivas nucleares que todo mundo sempre soube estarem armazenadas em território israelense, fato tornado público recentemente – sem muito destaque, é claro – pelo ex-presidente Jimmy Carter. Pelo contrário; ameaçadores são os artefatos caseiros com que os resistentes à ocupação substituíram os reconhecidamente ineficientes estilingues simbólicos da Intifada.

Critérios, por exemplo, que caracterizam o governo corrupto e comprometido com as criminosas milícias paramilitares de Uribe , como democraticamente eleito, ao mesmo tempo que retratam sempre negativamente os verdadeiramente democráticos governos de Chavez, Correa e Evo Morales.

Quem sabe a "cretinice parlamentar" não tivesse sua atualização garantida por uma parceria com uma incontestável "cretinice midiática"?


Milton Temer é jornalista e presidente da Fundação Lauro Campos.

Jazz Cafe - Summertime

http://img140.imageshack.us/img140/1264/3196yv3jdhlsl500aa216fn3.jpg


01- Lonnie Liston Smith - Expansions
02- Paul Desmond - Jim Hall - Samba de Orfeu
03- Lambert, Hendricks and Baven - Watermelon Man
04- Gary Burton - Norwegian Wood
05- Hilton Ruiz - The Sidewinder
06- Gil Scott-Heron - I Think I'll Call It Morning
07- Dizzy Gillespie & Orchestra - Guarichi Guaro (Soul Sauce)
08- JJ Johnson & Big Band - So What
09- Tito Puente - Birdland After Dark
10- Charles Mingus - Tijuana Gift Shop
11- Mary Lou Williams Quartet - Titoros
12- Dizzy Gillespie & Orchestra - Night in Tunisia
13- Jason Rebello - Medusa Seducer
14- Roy Hargrove Quintet - Milestones
15- Brecker Brothers - Skunk Funk
16- Toots Thielemans - Casa Forte

Downloads abaixo:

http://rapidshare.com/files/133511220/jazz_cafe_-_summertime.part1.rar
http://rapidshare.com/files/133513180/jazz_cafe_-_summertime.part2.rar

Três... Extremos(filme)


Três... Extremos
(Saam gaang yi (Three... Extremes: International: English title)

Sinopse:

Box (Miike Takashi, Japão, 40 min.): Uma escritora (Hasegawa) tem sonhos recorrentes em que é envolta em plástico e enterrada viva dentro de uma caixa. Invoca memórias do seu passado — de criança contorcionista num pequeno circo —, enquanto tenta entender aquilo que a assombra no presente.

Dumplings (Chan Kwoh, Hong Kong, 37 min.): Uma atriz (Yeung) que já passou o ponto alto da sua carreira procura a fonte da juventude. Uma emigrante do continente chinês (Bai) parece ter um tratamento eficaz, na forma de "dumplings" (pastéis de carne). Os ingredientes são, inicialmente, um mistério. Mas será que ela se importa com a dieta?

Cut (Park Chan-uk, Coreia do Sul, 45 min.): Um realizador de cinema (Lee) vê-se aprisionado, com a mulher (Kang), num cenário de um dos seus filmes, por alguém (Im) que o acusa de ser demasiado bonzinho. Ele tem de conseguir convencer o raptor que é um homem mau e vicioso, mas para o fazer terá de cometer infanticídio. Cada hesitação pode custar um dedo da mulher.

Informações sobre o Filme e o Release:

Gênero: Terror / suspense
Diretor: Fruit Chan (segmento Dumplings), Park Chan-Wook (segmento Cut) e Takashi Miike (segmento Box)
Duração: 125 minutos
Ano de Lançamento: 2004
País de Origem: Coréia do Sul / Japão / Hong Kong
Idioma do Áudio: Japones
SITE: http://www.threeextremes.com/
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0420251/

Qualidade de Vídeo:
DVD Rip
Vídeo Codec: XVID
Vídeo Bitrate: 173 Kbps
Áudio Codec: AC-3 ACM
Áudio Bitrate: 384
Resolução: 640x352
Formato de Tela: Widescreen (16x9)
Frame Rate: 23.976 FPS
Tamanho: 1,36 Gb
Legendas: Em anexo


Elenco:

Lee Byung-Hun (Diretor - segmento Cut)
Kang Hye-Jeong (Pianista - segmento Cut)
Yum Jung-Ah (Atriz - segmento Cut)
Lim Won-Hee (Ching - segmento Cut)
Lim Won-Hie (Terrorista - segmento Cut)
Mitsuru Akaboshi (Kyoko - segmento Box)
Kyoko Hasegawa (Kyoko - segmento Box)
Atsuro Eatabe (Padrasto - segumento Box)
Ling Bai (Mei - segmento Dumplings)
Tony Leung Ka Fai (Lee - segmento Dumplings)
Miriam Yeung Chin Wah (Qing - segmento Dumplins)
Pauline Lau (segmento Dumplings)

Premiação:

Golden Horse Award 2004: Best Supporting Actress - Ling Bai
For the segment "Dumplings".

Hong Kong Film Award 2005: Best Supporting Actress - Ling Bai
For the segment "Dumplings".

Hong Kong Film Critics Society Awards 2005
Film of Merit
For the segment "Dumplings".

Curiosidades:

- Três... Extremos é um filme em três episódios, dirigidos por importantes cineastas asiáticos.

- O segmento Dumplings posteriormente foi adaptado para longa-metragem, pelo próprio diretor Fruit Chan, em Dumplings (2004).

- Precedido por San Geng (2002).

- Exibido na mostra Midnight Movies, no Festival do Rio 2005.

Crítica:

"Three... Extremes" é uma interessante co-produção de um grupo de asiáticos que traz alguns dos mais notáveis diretores para colaborar no projeto, cuja restrição é apenas a de realizarem um curta de terror. O primeiro foi um razoável sucesso, mas este, que será lançado pela Lions Gate nos EUA ainda este ano, não só traz um grupo de diretores mais do que interessante, como um caso a ser estudado em escolas de cinema daqui em diante. São novamente três episódios - "The Box", do enfant terrible japonês Takashi Miike; "Dumplings" de Fruit Chan (oriundo de Hong Kong, considerado o rei do cinema independente do país); e "Cut" do sul-coreano Park "Oldboy" Chan-wook. Destes, "Dumplings" acabou se tornando um longa-metragem, tamanho apreço do diretor pela história. Tanto "Three... Extremes" quanto o longa de "Dumplings" foram lançados na mesma época e aquele que assistisse o primeiro ganhava um desconto para poder assistir o longa de Fruit Chan, em alguns cinemas exibido até logo após "Three... Extremes".

O filme começa em marcha lenta com Miike, no seu estilo "David Lynch nipônico" que passou a adotar há algum tempo. "The Box" conta de modo contemplativo a história de uma escritora assombrada pelo fantasma de sua irmã. É um belo pedaço de folclore asiático, colocando na mistura pedofilia, lógica de sonho, acrobacias circenses e uma história de ciúmes, mas de modo completamente sutil e alienígena para Miike. É lindo de se ver, mas é um tantinho parado. Poderia dizer que é o meu menos preferido entre os três, mas de todos é o que tem o final mais surpreendente e descaralhau. A imagem final fica gravada na retina e percebemos que o artifício "Audition" de Miike é novamente utilizado para grande efeito.

Em seguida, "Dumplings". Rapaz... você não sabe o que te aguarda, a não ser que você conheça os trabalhos anteriores de Fruit Chan como "Hollywood Hong Kong" (que passa no Telecine e foi um sucesso no Festival do Rio de 2001- ou 2) e o infame "Public Toilet", então talvez você tenha uma breve idéia. "Dumplings" confronta, enoja e perturba qualquer senso de moral que você possa ter. A história conta a tentativa de uma famosa atriz de televisão de manter o marido infiel ao seu lado. Para isso, ela recorre a uma cozinheira de "dumplings" (uns pasteizinhos meia-lua cozidos com recheio) mágicos que, supostamente, tem o poder de deixar quem os come mais jovens. 40 minutos de porrada heavy-metal contra a sensibilidade se iniciam - pessoas de sensibilidade alta a média, favor absterem-se. "Dumplings" é uma crítica feroz à superficialidade estética (mesmo que o personagem da atriz traída seja extremamente bem explorado em seu sofrimento), não se esquiva de nada e passa sua mensagem. Mas há muito tempo um filme de terror não me faz querer vomitar - 20 minutos de episódio e eu estava pronto para chamar o Raul (graças inclusive ao grotesco trabalho de sonoplastia). É uma cacetada. É cruel. É um nojo. É brilhante.

Fechando o ciclo, "Cut" dirigido pelos olhos infalíveis de Chan-wook Park (estou trocando deliberadamente a ordem do nome, aumentando minha chance de uma hora acertar). Ainda indo para o lado do "gore", "Cut" é tudo o que "Jogos Mortais" deveria ter sido. No episódio, um temperamental diretor de cinema e sua esposa são mantidos reféns por um ator maníaco num estúdio de gravação. A história é repleta de reviravoltas, muito sangue, o final é bem bundinha, mas até lá um bando de ótimos planos-seqüência, enquadramentos e virtuosismo de câmera (remetendo a câmera-que-passa-por-qualquer-frestinha de "O Quarto do Pânico") acontecem para deixar o espectador bem seguro do talento do diretor. É quase um demo reel de Chan-wook Park. As cores são vibrantes, os atores são especiais (destaque para o astro de "Salvem o Planeta Verde!", marco do cinema-híbrido recém-lançado nos EUA ) e, se o filme não lança ninguém à Lua, é pura diversão mainstream sintetizada em enxutos 40 minutos.
Coopere, deixe semeando ao menos duas vezes o tamanho do arquivo que baixar.

Créditos: makingoff - Pedro Coelho

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