Um blog de informações culturais, políticas e sociais, fazendo o contra ponto à mídia de esgoto.
sábado, 21 de fevereiro de 2009
John Lee Hooker - Free Beer and Chicken - 1974
01. Make It Funky [03:23]
02. Five Long Years [06:03]
03. 713 Blues [05:57]
04. 714 Blues [01:40]
05. One Bourbon, One Scotch, One Beer [03:33]
06. Homework [04:28]
07. Bluebird [05:25]
08. Settin' On Top of The World [03:25]
09. (You'll Never Amount to Anything if You Don't Go to) Collage [05:56]
(A Fortuitous Concatenation of Events)
a) I Know How to Rock
b) Nothin' But the Best
c) The Scratch
d) Sally Mae
John Lee Hooker vocals; guitar; synthesizer
Don "Sugarcane" Harris violin; piano; electric piano
Robert Hooker organ; guitar; bass; drums
Joe Cocker vocals on 02, 09c; flute on 02; percussion on 08
Estamos unidos pelo sofrimento de cinco séculos de opressão. Por Hugo Blanco. Peru |
Ancha khuyasqay zapatista wayqepanaykuna, sonqoykuta makikichispi chaskiychis.
Qankuna, ñoqayku, llapa Abya Yalapi paqariq llaqtakuna huñusqan kanchis pesqa pachaj wata ñak’ariyninchispi. Kushkallataq kanchis ichaqa ch’ulla saqmalla hina hatariyninchispi chay ñak’ariyninchista wikapananchispaq.
Meus muito queridos irmãos e irmãs zapatistas recebam em vossas mãos nosso coração.
Vocês, nós e todos os povos originários de Abya Yala (América) estamos unidos pelo sofrimento de cinco séculos de opressão. Mas também estamos unidos por nosso levantamento com um punho só para derrotar essa opressão.
………………………….
Saúdo ao povo mexicano e aos representantes de outros povos do mundo reunidos no Festival da Digna Raiva em representação de diversas lutas pela sobrevivência do gênero humano. Quando eu era jovem lutávamos por uma sociedade justa, no entanto agora quando me perguntam por que sendo tão velho continuo lutando, respondo que quero muito aos tataranetos de Bush y gostaria que existissem, porque com o aquecimento global produzido pelo capitalismo, se não acabamos com ele, ele acabará com a humanidade em menos de cem anos.
Os povos indígenas do continente temos duas raízes culturais fundamentais: O coletivismo y o amor y respeito pela natureza.
Uma das expressões do profundo coletivismo de nossas culturas é que em quéchua, em aimara, em guarani e em línguas maias, existem duas palavras para dizer “nós”, uma delas para o “eu” coletivo e a outra que inclui o interlocutor.
No referente ao amor pela natureza, assinalemos que antes da invasão ninguém era dono da terra, era a gente a que pertencia à terra, não a terra a que pertencia à gente, “mapuche” significa homem da terra.
Os indígenas temos sofrido os ataques do capitalismo desde muito antes de que este assumisse o poder político. Galeano assinala que América descobriu o capitalismo em 1492. O chamado “descobrimento” se realizou na busca de especiarias, não as encontraram, mas sim encontraram ouro e prata. No Peru começaram com o pedido de resgate de Atahuallpa, depois com o saqueio de templos e depois com a exploração das minas realizadas com um sistema pior do que a escravatura, dado que metiam nos porões a adolescentes e adultos que não saiam senão já mortos, por isso muitos preferiam suicidar-se antes que ir à mina e as mães matavam seus filhos. Essa foi a causa da rebelião de Tupac Amaru que estremeceu o poder espanhol. Portanto, essa revolução foi anticapitalista.
O capitalismo arrebatou de suas terras a milhões de irmãos indígenas africanos para escravizá-los em América. Eles realizaram rebeliões exemplares no Haiti e outros países, nas selvas brasileiras reviveram sua organização coletivista nos chamados quilombos.
No Peru, México e outros países o capitalismo usou métodos de servilismo feudal para o cultivo da terra ao serviço da economia mineira.
No Peru republicano o guano da ilha, excremento de aves marinhas usado em tempos pré-colombinos para fertilizar nosso solo, foi saqueado e enviado à Inglaterra. Para isso arrancaram nativos da China.
A exploração da borracha na selva amazônica serviu para escravizar e massacrar aos nossos irmãos dessa zona. Alguns desses povos têm horror da chamada “civilização” e vivem em isolamento voluntário.
Façamos um pouco de história.
Ao sistema de fazendas que no México foi liquidado pela revolução zapatista de 1910 e na serra boliviana pela revolução de 1952, no Peru começamos a derrubá-la em 1962 na província de La Convencióon, Cusco. O fazendeiro outorgava em usufruto uma pequena parcela ao camponês em troca de que este trabalhasse sem custo para a fazenda. Organizamos sindicatos para fazer reclamações menores pela via legal, alguns fazendeiros aceitaram discutir enquanto que outros optaram pelo encarceramento de dirigentes. A essa intransigência respondemos com a greve que consistiu em deixar de trabalhar nos cultivos da fazenda, mas, continuar trabalhando as parcelas outorgadas pelos fazendeiros. Esta greve se generalizou a 100 fazendas. Na fazenda Chaupimayo declaramos explicitamente que era a Reforma Agrária, no resto continuava chamando-se greve, mas na prática era o mesmo. Em várias fazendas voltamos a trabalhar os cultivos do fazendeiro, mas para benefício do sindicato.
Os fazendeiros iracundos andavam armados disparando ao ar ameaçando matar “aos índios ladrões”, quando os camponeses se queixaram à polícia, ela respondeu que éramos ladrões e que o patrão tinha direito a matar-nos como a cachorros. Na assembléia geral de delegados da província concordamos organizar a autodefesa armada e fui nomeado por unanimidade para cumprir essa tarefa. Recebi a visita do futuro guerrilheiro Luis De La Puente que me perguntou quando sairíamos a combate, respondi-lhe que quando o determinasse o campesinado no seu conjunto; me disse que isso era incorreto, que era o partido que devia determinar isso. Respondi-lhe que respeitava sua posição, mas que discrepava dela. Foi por decisão do campesinado indígena que entramos em ação ante o recrudescimento da repressão governamental. Depois de alguns choques em que morreu gente de ambos os lados nos dispersaram e depois capturaram. Tive a sorte de ser capturado por um corpo policial rival daquele que se enfrentou conosco, por isso estou vivo. De La Puente se levantou três anos depois com seu método do foco guerrilheiro dirigido pelo seu partido, foi preso e assassinado.
O governo militar depois de ter dissolvido nossa resistência armada não se atreveu a obrigar aos camponeses a voltar a trabalhar para os patrões, legalizou só nessa província a Reforma Agrária feita por nós. Os camponeses do resto do país desenvolveram ocupações de terra que foram respondidas pelo governo civil seguinte com massacres. Os militares temendo a insurreição fizeram um golpe de estado e generalizaram a Reforma Agrária.
Detenhamo-nos para falar da diferença entre a ação armada realizada por um grupo revolucionário ou pela decisão democrática coletiva da população.
É a que existiu entre o partido de De La Puente e nosso movimento; a que existe no México entre o Exército Popular Revolucionário e o Exército Zapatista de Liberação Nacional; a que existe na Colômbia entre as FARC e o movimento indígena que está em ascensão; a que atualmente há no Peru entre Sendero Luminoso e o MRTA e o movimento indígena em ascensão. Pode se alegar que os movimentos indígenas atuais não estão armados, em primeiro lugar consideramos que o inimigo lhes ensinará que devem fazê-lo como o está demonstrando na Bolívia, em segundo lugar pode ser que alguns estejam começando a armar-se, mas consideram que ainda não chegou o momento de usar as armas.
Em Cuba e na Nicarágua não se podia nem respirar, por isso as pessoas apoiaram ao foco. Agora há margem para a organização popular inclusive na Colômbia.
Dizem que Sendero Luminoso é produto da cultura andina, mas Superman e Tarzã não pertencem à cultura andina senão à cultura ianque, a nossa é uma cultura coletivista, é o coletivo quem decide, não um grupo iluminado. A guerra interna de 20 anos no Peru não trouxe a libertação, custo a vida de 70.000 peruanos, a maioria indígenas e a derrota das organizações populares. Desde aí é que vem reorganizando-se a luta popular.
O neoliberalismo ataca a natureza com o aquecimento global, o mono-cultivo, os transgênicos, o “terminator” que é uma semente que não germina, os agroquímicos, o envenenamento de água e terra que produzem os minérios e a extração de hidrocarbonetos. Ataca o coletivismo solidário lisonjeando o super-individualismo egoísta e destruindo as comunidades indígenas.
A isto chama de “progresso”. É o progresso até a extinção da humanidade.
Contra esse ataque se levantam a população indígena peruana e o resto dos oprimidos. Não há partido nem caudilho, nem organização nacional que dirija essas lutas, cada uma se dirige a si própria com seus próprios métodos. Começam a contatar-se entre si, é um processo lento, mas avança. Há triunfos locais: O município de Limatambo foi governado pelas comunidades indígenas. Tambogrande expulsou à minera canadense Manhatan. Em Piura se realizou um plebiscito que apontou “Mina não, Vida sim”. Em Moquegua a população botou presos a polícias e um general. Na selva amazônica os nativos venceram o governo, com paus e flechas lutaram pela humanidade defendendo o pulmão do mundo.
No jornal “Luta Indígena” não damos a linha, colhemos as experiências de lutas e impulsionamos o contato entre elas.
Vemos que a população indígena de outros países também se levanta contra os ataques do neoliberalismo ao coletivismo e à natureza. Isso o vemos no Equador, Bolívia, Paraguai, Colômbia, Chile.
A existência do zapatismo é muito importante especialmente para a população indígena do continente porque durante 15 anos está mostrando que é possível a existência de um autogoverno indígena. Por isso na contracapa do último número de “Luta Indígena” temos publicado o chamado zapatista a este Festival Mundial da Digna Raiva.
(Fiz entrega de um exemplar ao representante do EZLN)
Continuaremos fazendo conhecer no Peru todas as lutas, especialmente indígenas, de outros países e todas as conquistas do zapatismo.
Há uma grande diferença entre os habitantes do campo e da cidade.
Os indígenas e outros camponeses vêm com muita angústia que os córregos desaparecem, que os rios se estreitam, que os nevados se derretem, a morte da água é a morte para eles. Os habitantes das cidades se inteiram das coisas importantes que sucedem no mundo através da televisão e os jornais que são dirigidos por quem estão aquecendo o globo que dizem muito pouco a esse respeito. Ademais estão rodeados de supermercados e não vêm aproximar-se a morte. Dar-se-ão conta do aquecimento quando tenham que comer cimento, cobre, ouro.
Reitero: Nossa luta atual não é só por uma sociedade mais justa senão pela supervivência do gênero humano. A única solução ao aquecimento global é que não sejam as empresas multinacionais senão a sociedade no seu conjunto quem determine se se abre uma fábrica ou se explora uma mina.
Versão em português: Raul Fitipaldi, de América Latina Palavra Viva.
sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009
Novos valores para nova civilização | | | |
Frei Betto -Correio da Cidadania | |
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No Fórum Social Mundial de Belém se concluiu que as alternativas ao neoliberalismo e à construção do ecossocialismo não se engendram na cabeça de intelectuais ou de programas partidários, e sim na prática social, através de lutas populares, movimentos sindicais, camponeses, indígenas, étnicos, ambientais e comunidades de base.
Para gestar tais alternativas exigem-se pelo menos quatro atitudes. A primeira, visão crítica do neoliberalismo. Este aprofunda as contradições do capitalismo, na medida em que a expansão globalizada do mercado acirra a competição comercial entre as grandes potências; desloca a produção para áreas onde se possam pagar salários irrisórios; estimula o êxodo das nações pobres rumo às ricas; introduz tecnologia de ponta que reduz os postos de trabalho; torna as nações dependentes do capital especulativo; e intensifica o processo de destruição do equilíbrio ambiental do planeta.
A segunda atitude, organizar a esperança. Encontrar alternativas é um trabalho coletivo. Elas não surgem da cabeça de intelectuais iluminados ou de gurus ideológicos. Daí a importância de se dar consistência organizativa a todos os setores da sociedade que esperam outra coisa diferente do que se vê na realidade atual: desde agricultores que sonham lavrar sua própria terra a jovens interessados na preservação do meio ambiente.
Terceira atitude: resgatar a utopia. O neoliberalismo não visa a destruir apenas as instâncias comunitárias criadas pela modernidade, como família, sindicato, movimentos sociais e Estado democrático. Seu projeto de atomização da sociedade reduz a pessoa à condição de indivíduo desconectado da conjuntura sócio-político-econômica na qual se insere e o considera mero consumidor. Estende-se, portanto, também à esfera cultural. Como diria Emmanuel Mounier, o individualismo é oposto ao personalismo. Pascal foi enfático: "O Eu é odioso".
No seu apogeu, o capitalismo mercantiliza tudo: a biodiversidade, o meio ambiente, a responsabilidade social das empresas, o genoma, os órgãos arrancados de crianças e até mesmo o nosso imaginário. Um exemplo trivial é o que se gasta com a compra de água potável engarrafada em indústria, dispensando o velho e bom filtro de cerâmica ou mesmo a coleta da limpíssima água da chuva após um minuto de precipitação.
Sem utopias não há mobilizações motivadas pela esperança. Nem possibilidade de visualizar um mundo diferente, novo e melhor.
Quarta atitude: elaborar um projeto alternativo. A esperança favorece a emergência de novas utopias, que devem ser traduzidas em projetos políticos e culturais que sinalizem as bases de uma nova sociedade. Isso implica o resgate dos valores éticos, do senso de justiça, das práticas de solidariedade e partilha, do respeito à natureza. Em suma, trata-se de um desafio também de ordem espiritual, na linha do que apregoava o professor Milton Santos, de que devemos priorizar os "bens infinitos" e não os "bens finitos".
O projeto de uma sociedade ecossocialista alternativa ao neoliberalismo exige revisar, a partir da queda do Muro de Berlim, os aspectos teóricos e práticos do socialismo real, em particular do ponto de vista da democracia participativa e da preservação ambiental.
O ecossocialismo se caracterizaria pela capacidade de incorporar conceito e práticas de igualdade social e desenvolvimento sustentável a partir de experiências dos movimentos sociais e ecológicos, assim como da Revolução Cubana, do levante zapatista de Chiapas, dos assentamentos do MST etc.
É vital incluir no projeto e no programa os paradigmas ora emergentes, como ecologia, indigenismo, ética comunitária, economia solidária, espiritualidade, feminismo e holística.
Este sonho, esta utopia, esta esperança que chamamos de ecossocialismo, não é senão a continuação das esperanças daqueles que lutaram pela defesa da vida, como Chico Mendes e Dorothy Stang, dois lutadores cristãos que deram suas vidas pela causa dos pobres, dos explorados, dos indígenas, dos trabalhadores da terra e dos povos da floresta.
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Escolas do MST foram premiadas pela Unicef
Se me perguntarem quantos prêmios a governadora do Estado recebeu pelo seu trabalho em favor da Educação, sinceramente, não saberia responder. Parece-me que ela, a Yeda Crusius, nunca fez nada de bom para a Educação ao ponto de ser premiada. Mas, quanto ao MST, a resposta é diferente. O Movimento dos Sem Terra, o MST, já recebeu vários prêmios por seu bom trabalho realizado na área de Educação. Vamos lembrar de, pelo menos, dois. Em novembro de 1999 o MST recebeu o Prêmio Itaú-Unicef "Por uma Educação Básica no Campo" e em 1995 recebeu o prêmio "Por uma Escola de Qualidade no Campo". O MST, um movimento social que muito fez pela educação, acabou entrando em disputa pela questão da educação com uma governadora que nada de bom realizou nesta área. E, com o apoio de uma parcela do Ministério Público, a governadora Yeda venceu a batalha. E os perdedores, nesta batalha, são crianças, cujos pais não tiveram acesso a terra. E agora o poder público nega para seus filhos o direito à educação.
No jornal Correio do Brasil e no blog Olhar Ecológico, do frei Pilato. Via Maria Frô.
Recapitulando as últimas catástrofes e incertezas do governo Yeda, de maneira breve:
- Yeda está envolvida na destruição de um projeto educacional premiado pela Unicef.
- Yeda persegue na justiça professores que apenas repetiram em outdoors o que seus aliados disseram sobre ela. .
- Yeda ouve as declarações do PSOL sobre corrupção no seu governo; o PSOL diz ter provas na manga; o governo Yeda não pede que sejam mostradas, prefere o silêncio.
créditos: César
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009
O que será que tem por trás disso tudo????
Em entrevista ao jornal Zero Hora, a viúva de Cavalcante, Magda Koenigkan, revelou que ele estava muito apreensivo nos últimos dias com um depoimento ao Ministério Público Federal, marcado para depois do Carnaval. A empresária disse ainda que Marcelo tinha sido convidado pela governadora Yeda Crusius para retomar o trabalho na “embaixada” gaúcha em Brasília, mas que teria se recusado em função da mudança de equipe no governo.
Pessoas que conviveram com Marcelo no tempo da campanha de Yeda para o governo, dão conta de que ele e Lair dividiam a coordenação estratégica, a mobilização e a arrecadação de fundos. Os dois, mais Sandra Terra e Valna Villarins (a misteriosa secretária que apesar dos amplos poderes que detém no Piratini continua sendo uma figura desconhecida de quase todo mundo), formariam o grupo mais próximo de Yeda.
Cavalcante era amigo de Lair Ferst. Amizade que vem desde os tempos em que trabalhavam juntos no gabinete do deputado, já falecido, Nelson Marchezan. Não foi por acaso que Lair confiou a Marcelo uma carta em que denunciava à governadora a existência de uma máfia agindo no governo tucano. À CPI do Detran, Lair disse que a carta não existia mas, dias depois, a Polícia Federal confirmou a existência da missiva avaliando-a como uma "confissão extrajudicial da fraude do Detran". Na carta, Lair citava José Fernandes (dono da Pensant), Antônio Dorneu Maciel, Flavio Vaz Netto, Chico Fraga, José Barrionuevo, João Luiz Vargas e Francisco Coronel como os integrantes da tal máfia a que havia se referido. Publicamente, Marcelo sustentou que a carta não fora entregue à Yeda porque Lair não lhe apresentara provas das acusações. Pouca gente acredita nisso.
Créditos: Marco Aurélio Weissheimer
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009
O Buraco Perfeito
Este tipo de mundo não tem mais condições de continuar. Por Leonardo Boff |
Ignace Ramonet, diretor do Le Monde Diplomatique e um dos agudos analistas da situação mundial, chamou a atual crise econômico-financeira de “a crise perfeita”. Putin, em Davos, a chamou de “a tempestade pefeita’. Eu, de minha parte, a chamaria de “o buraco perfeito”. O grupo que compõe a Iniciativa Carta da Terra (M. Gorbachev, S. Rockfeller, M.Strong e eu mesmo, entre outros) há anos advertia: “não podemos continuar pelo caminho já andado, por mais plano que se apresente, pois lá na frente ele encontra um buraco abissal”. Como um ritornello o repetia também o Fórum Social Mundial, desde a sua primeira edição em Porto Alegre em 2001. Pois chegou o momento em que o buraco apareceu. Lá para dentro caíram grandes bancos, tradicionais fábricas, imensas corporações transnacionais e US$50 trilhões de fortunas pessoais se uniram ao pó do fundo do buraco. Stephen Roach, do banco Morgan Stanley, também afetado, confessou: “Errou Wall Street. Erraram os reguladores. Erraram as Agências de Avaliação de risco. Erramos todos nós”. Mas não teve a humildade de reconhecer: “Acertou o Fórum Social Mundial. Acertaram os ambientalistas. Acertaram grandes nomes do pensamento ecológico como J. Lovelock, E. Wilson e E. Morin”.
Em outras palavras, os que se imaginavam senhores do mundo a ponto de alguns deles decretarem o fim da história, que sustentavam a impossibilidade de qualquer alternativa e que em seus concílios ecumênicos-econômicos promulgaram dogmas da perfeita autoregulação dos mercados e da única via, aquela do capitalismo globalizado, agora perderam todo o seu latim. Andam confusos e perplexos como um bêbado em beco escuro. O Fórum Social Mundial, sem orgulho, mas sinceramente pode dizer: “nosso diagnóstico estava correto. Não temos a alternativa ainda mas uma certeza se impõe: este tipo de mundo não tem mais condiçãoes de continuar e de projetar um futuro de inclusão e de esperança para a humanidade e para toda a comunidade de vida”. Se prosseguir, ele pode pôr fim a vida humana e ferir gravemente a Pacha Mama, a Mãe Terra.
Seus ideólogos talvez não creiam mais em dogmas e se contentem ainda com o catecismo neoliberal. Mas procuram um bode expiatório. Dizem: “Não é o capitalismo em si que está em crise. É o capitalismo de viés norteamericano que gasta um dinheiro que não tem em coisas que o povo não precisa”. Um de seus sacerdotes, Ken Rosen, da Universidade de Berkeley, pelo menos, reconheceu: “O modelo dos Estados Unidos está errado. Se o mundo todo utilizasse o mesmo modelo, nós não existiríamos mais”.
Há aqui palmar engano. A razão da crise não está apenas no capitalismo norte-americano como se outro capitalismo fosse o correto e humano. A razão está na lógica mesma do capitalismo. Já foi reconhecido por políticos como J. Chirac e por uma gama consideravel de cientistas que se os paises opulentos, situados no Norte, quisessem generalizar seu bem estar para toda a humanidade, precisaríamos pelo menos de três Terras iguais a atual. O capitalismo em sua natureza é voraz, acumulador, depredador da natureza, criador de desigualdades e sem sentido de solidariedade para com as gerações atuais e muito menos para com as futuras. Não se tira a ferocidade do lobo fazendo-lhe alguns afagos ou limando-lhes os dentes. Ele é feroz por natureza. Assim o capitalismo, pouco importa o lugar de sua realização, se nos EUA, na Europa, no Japão ou mesmo no Brasil, coisifica todas as coisas, a Terra, a natureza, os seres vivos e também os humanos. Tudo está no mercado e de tudo se pode fazer negócio. Esse modo de habitar o mundo regido apenas pela razão utilitarista e egocêntrica cavou o buraco perfeito. E nele caiu.
A questão não é econômica. É moral e espiritual. Só sairemos a partir de uma outra relação para com a natureza, sentindo-nos parte dela e vivendo a inteligência do coração que nos faz amar e respeitar a vida e a cada ser. Caso contrário continuaremos no buraco a que o capitalismo nos jogou.
O regressismo da vida social no RS alcança níveis alarmantes
Uma experiência educacional de 12 anos e que serviu de exemplo para outros Estados pode ser encerrada no Rio Grande do Sul. O Ministério Público gaúcho e a Secretaria Estadual de Educação (SEC) assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que determina o fechamento das escolas em sete acampamentos sem-terra. A informação é da Agência Chasque, através da repórter Raquel Casiraghi.
O TAC prevê que até o dia 4 de março devem ser desativadas as turmas de educação infantil, ensino fundamental e de Educação de Jovens e Adultos (EJA). As crianças devem ser matriculadas na rede pública e ter transporte escolar. Caso não seja cumprido, o governo do Estado será multado em um salário mínimo por dia de atraso.
O Procurador de Justiça e integrante do Conselho Superior do Ministério Público, Gilberto Thums, argumenta que o objetivo do acordo é garantir que as crianças sem-terra tenham o mesmo ensino da rede pública, o que não estaria acontecendo.
“A gente tem um nicho de professores que são escolhidos a dedo pelo Instituto Preservar, que são afinados ideologicamente com idéias extremistas. Isso provoca um ensino completamente fora dos padrões que o Estado tem que garantir. A idéia é que tenhamos um ensino com pluralidade de idéias e inclusão social“, diz Thums.
O procurador lista uma série de irregularidades. Entre elas, a infra-estrutura das escolas é precária e o poder público não estaria conseguindo fiscalizar o conteúdo programático e nem a carga horária. Thums ainda alega que o convênio entre o Instituto Preservar e o governo é ilegal, pois repassa a uma organização não-governamental o dever da educação que é do Estado.
No entanto, a coordenadora pedagógica das escolas itinerantes, Marli Zimermann de Moraes, contesta as críticas do Ministério Público. Ela garante o cumprimento do conteúdo programático e diz que a falta de infra-estrutura reflete o sucateamento promovido pelo governo. Educadores estão com salários atrasados desde julho passado e escolas não recebem material pedagógico. Além disso, o convênio permite a contratação de apenas 13 educadores e de uma merendeira por escola para cuidar de 400 crianças.
No entanto, o principal motivo para o fechamento, denuncia Marli, é tentar enfraquecer o Movimento Sem-Terra (MST).
“Acabar com as escolas itinerantes é impedir que as famílias lutem pela terra. Porque quem vai para a luta é só quem não tem filho. Em cinco dias que a criança não vai para a escola, o Conselho Tutelar é chamado e o pai pode ir preso. A itinerante tem a especificidade de acompanhar o acampamento”, argumenta.
O fechamento das escolas itinerantes é um dos desdobramentos das Ações Civis Públicas encaminhadas pelo Ministério Público no ano passado. Nas ações, promotores determinaram medidas para conter ações do MST e até mesmo chegaram a propor a extinção do movimento, o que depois foi negado.
As escolas itinerantes foram reconhecidas no Estado pelo Conselho Estadual de Educação em 1996. Baseados nesta experiência, outros Estados adotaram o sistema, entre eles Santa Catarina, Paraná, Piauí, Alagoas e Goiás.
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Sem exagerar, temos repetido aqui que o Estado regride a olhos vistos, com o governo esquizo-tucano e a sua influência deletéria que alaga o pensamento conservador do RS.
O governo Yeda está fechando escolas no Estado. Motivo: intolerância política, espírito macabro de destruição e tentativa de eliminação do que lhe é antagônico.
Sem nada para apresentar de positividade, o páthos yedista resume-se a destruir conquistas e direitos sociais de setores que lutam pela afirmação política e autonomia cidadã.
Que o Brasil saiba: o Rio Grande do Sul está cada vez mais irreconhecível, retrocede a um estado de natureza e anomia social, como aquele que havia antes da Constituição castilhista de 1891.
Bem-vindos ao século 19!
Enquanto isso na Venezuela...
A décima quarta vitória eleitoral do presidente Chávez em 10 anos - perdeu apenas uma em 10 anos - tem um alcance muito maior que eleitoral: pavimenta condições políticas para aprofundamento do processo de transformação com ruptura gradual.
Embora o fundamental seja analisar o efeito acelerador do voto das massas venezuelanas sobre a Revolução Bolivariana, também é importante analisar o lado simbólico desta nova vitória de Chávez. Ela permite , uma vez mais , a derrubada de mitos que o imperialismo e a oligarquia nativa , via manipulação midiiática sem limites, despejaram sobre a consciência dos venezuelanos e espalharam mundialmente. A vitória do SIM , na Venezuela, significa que a nacionalização dos recursos nacionais, petróleo e ferro sobretudo, terá novo aprofundamento, tendo recebido agora novo impulso eleitoral para avançar sobre o sistema financeiro, dando continuidade à nacionalização do Banco Santander adotada há poucos meses. A reforma agrária, se analisada pelo período de 10 anos de Chávez, pode sim ser muito mais acelerada, sobretudo com as parcerias feitas com a Embrapa, tendo em vista preencher a ausência de economia agrícola na Venezuela, em função da chamada “Maldição do Petróleo”, único ramo que interessava ao imperialismo.
Aqui no Brasil a vitória do SIM significa a derrota dos tucanos, da TV Globo, da Veja, da mídia golpista em geral, dos Arnaldo Jabor da vida e tantos outros jornalistas pré-pagos. Mas nos obriga a refletir, uma vez mais, sobre as formas inteligentes que as massas pobres têm, na Venezuela ou Brasil, para não sucumbir ao dilúvio de ofensas, preconceitos, desinformações, condenações levianas e ataques pessoais atirados diuturnamente tanto contra Chávez como contra Lula pela mídia. Com mais de 80 por cento da mídia em suas mãos, a oligarquia venezuelana não consegue mais que confundir a alguns segmentos da classe média, mas não ao povão.
Todo este processo de transformações na Venezuela, hoje o país que paga o mais elevado salário mínimo da América Latina, que cresce a uma média de 8 por cento ao ano, que já não mais importa fertilizantes (o Brasil importa cada vez este produto, encarecendo a produção e o alimento), que está caminhando em direção à soberania alimentar em poucos anos e que ,segundo a CEPAL, foi o país que mais fortemente reduziu a pobreza no continente e que melhor cumpre as tarefas dos Objetivos do Milênio da ONU, tudo isto foi feito com excesso de democracia. Aliás, a frase é de Lula e deve ser relembrada porque o caráter democrático não retórico, não formal das mudanças, é um patrimônio da Revolução Bolivariana, que nem por isso deixa de ser armada. “Pacífica, porém armada”, repete Chávez diante das várias tentativas de golpe, de sabotagem e até mesmo de magnicídio.
É a Venezuela o único país hoje no mundo a possuir o mecanismo de revogabilidade dos mandatos eletivos. Mesmo assim, com todo cinismo o partido mundial do golpismo midiático espalha que “Chávez está construindo uma ditadura pelo voto”, com o que apenas confessa sua esquizofrenia e sua própria derrota ideológica, uma vez mais. Um povo cada vez mais politizado, consciente e educado - “Venezuela já é território livre do analfabetismo, diz a UNESCO - vai tomando seu destino em suas próprias mãos.
Isso mostra uma vez mais que a humanidade inventa revoluções por absoluta necessidade histórica. E as revoluções podem começar com várias formas ou protagonistas, seja um militar ou um aiatolá, mas se definem e se comprovam como revolução quando recebem o apoio popular amplo e generalizado e quando seus objetivos programáticos são destinados a criar a maior taxa de felicidade do povo. Na Venezuela começou com um levante militar, em 4 de fevereiro de 1992 e o seu objetivo, comandado por Chávez, era , entre outros tantos, o de convocar uma Constituinte. Pois mesmo derrotada aquela rebelião, as massas entenderam rapidamente, na sua mensagem televisiva anunciando a rendição momentânea, “por ahora”, de que aquele era o seu comandante, com cara de negro e índio, falando claramente de seu projeto.
O referendo agora vencido pelo presidente Chávez, atribuindo ao povo o direito de eleger quantas vezes queira os seus dirigentes nacionais, estaduais ou municipais, sem limites formais que se desmancham no ar diante da magnitude de uma revolução social que começou com um levante armado, institucionalizou-se pelo voto direto e popular e, sem ter a ingenuidade de desarmar-se, até porque os inimigos não se desarmaram, continua sendo uma alavanca importante para mudar o mapa político da América Latina. Quinze dos 27 países da Comunidade Européia também permite a reeleição ilimitada, mas a apenas a Venezuela no mundo tem a revogabilidade de mandado na Constituição.
Venezuela, em parceria com Cuba, assumiu o compromisso de operar de cataratas em 10 anos a 6 milhões de latinoamericanos salvando-os da cegueira. Com o SIM, este projeto vai continuar. Venezuela está trocando todas as lâmpadas de Honduras, substituindo-as por outras que economizam 70 por cento de energia. Isto vai continuar. Venezuela está enviando óleo combustível para as comunidades pobres dos EUA normalmente vítimas do frio. Este processo vai continuar.Tudo isso está contido no voto SIM escolhido pela maioria dos eleitores venezuelanos.
Agora, com democracia em excesso, com pobreza reduzida, a Venezuela poderá seguir fortalecendo o seu pleito de ingresso no Mercosur, dando seguimento ao curso de integração latinoamericana. Como disse uma dona-de-casa de Petare, bairro pobre de Caracas: “agora sei o que é integração , sei quem é Lula, pois antes não comíamos carne, e agora comemos sempre frango do Brasil e é barato.” Tudo isto, está no SIM que sai das urnas eletrônicas democráticas, e com impressão de voto que permite a auditoria, se alguém tivesse topete para reclamar.
Créditos: PatriaLatina
Yeda Crusius está imersa nas trevas
Katarina Peixoto escreve: "A governadora do estado do Rio Grande do Sul vive nas trevas. É difícil não se constranger com um simples cumprimento que ela tenta comunicar, tamanha incapacidade de dizer alguma coisa a respeito de algo que não seja ela mesma. E ela mesma não consegue nem dar bom dia com clareza. No emaranhado de uma espécie bizarra de egotrip, ela consegue dizer alguma verdade, porém. Um escritor já disse certa feita que o louco perde tudo, menos a razão. E a razão, mesmo nas trevas, impõe-se, contra a governadora. Isto é, contra as trevas.
Imagine que alguém na rua pára e diz: “Bom dia! E que lindo dia, o primeiro sem horário de verão deste ano. Amo o horário de verão, o dia mais longo, a noite mais curta, o calor. Amo tanta coisa...Acordei com a garganta meio ‘pegada’, o corpo me indicando que ainda não consegui ‘pegar leve’”. Ou, que abra uma carta onde esse conjunto de frases estão dispostas assim, simplesmente, numa espécie de denúncia do próprio estado mental. Um adolescente que tenha estudado a regra básica para qualquer discurso, que é o Princípio de Não-Contradição teria entendido o quê, diante desse conjunto de enunciados calamitosamente reunidos?
A única coisa verdadeira é o que diz como que “por acidente”: a governadora não consegue “pegar leve”, isto é, não consegue descansar. Nas trevas não deve haver descanso, mesmo. Quando dizer bom dia se torna um fardo para o entendimento, a “garganta” sofre. Vai ver é isso.
E então, como se respondendo a uma pergunta imaginada, presta um depoimento a respeito da iniciativa de ser governadora do estado. Depoimento em que associa motivações a reações, como se as manifestações críticas ao seu governo fossem ataques a uma idéia ou a um projeto, abstratamente. Aliás, não deixa de ser sintomática a descrição do “projeto” de governo por ela reiterado: “Como você tanto acompanha, o projeto tem cara sim, é bonito, coletivo, construtivo, respeitoso, doador”.
Mais uma vez, a razão cobra seu preço: só mesmo a inversão completa do significado de um governo pode tornar inaceitável que seja atacado. Quando o que é racional está escondido num universo de trevas e confusão, coisas mais fundamentais estão em falta. A vergonha, por exemplo. O Estado é o que não se definiu ao nascer, nas palavras de Yeda, e o povo é o que ela ama, não o que odeia, ela que é "meio caudilha", como fosse esse perfil algo virtuoso.
É diante desse universalismo todo que cartazes de sindicatos dos servidores públicos estaduais se tornam dantescos. Quando se está nas trevas, só se pode contar com o dantesco, diz a razão obnubilada pelo governo da governadora.
Um mandatário fazer-se de vítima de manifestações políticas e usar a própria família para tanto não pode ser levado a sério. Ainda mais quando essa utilização serve para priorizar, sobre gente da família e servidores públicos, isto é, serviços públicos investidos em cidadãos habilitados via concurso, idéias. Ou melhor: “intensa necessidade de comunicação, pela vida como ela é para cada um, por fazer política, que é bom fazer quando se tem ética, responsabilidade, sem medo da mudança, de estar à frente do batalhão, porque confio em cada dia, e vivo sem ficar na janela vendo a banda passar esperando a sorte, esperando a morte... como diz a música”. Que constrangimento deve ser ler isto tudo, para alguém que tem seriedade e faz parte deste governo ou desta gestão no estado. Não é possível que esse discurso venha de alguém que é arrolada como testemunha de Flávio Vaz Neto. Não é razoável tamanho desprezo pela realidade. Trevas.
Depois a governadora informa que já tem provas, dadas pelo MP estadual, de que pode morar onde mora. Agora que, rastreados todos os cheques, “a casa é limpa!”. Assim sendo, cabe perguntar: por que será que foi preciso o MP informasse que ela podia morar onde está morando, tendo comprado uma casa depois da eleição? Será que é só porque o governo é lindo, bonito, coletivo e doador?
Como a realidade está lá fora das trevas mentais da governadora, ela finalmente assume sua vida – e mandato – como fosse um filme. Um, não, dois, vividos, nas palavras da governadora, “mesmo com o alucinante caráter deste nosso governo”. Injuriando dois bons filmes, Yeda os usa para se pôr em respectivos papéis de vítimas que supostamente seriam correlatos do seu filme pessoal ou governamental – a distinção não foi precisada.
A injúria ao O Escafandro e a Borboleta é mais grave e ardilosa. Não apenas porque também ali a governadora se põe num papel de vítima do destino – o personagem do filme sofre um derrame. O caráter ardiloso, não necessariamente alucinante da comparação, vem diante do fato que teria posto a governadora no “escafandro”: a “famigerada Operação Rodin”.
Nenhum derrame cerebral torna uma investigação da Polícia Federal famigerada. E não é preciso derreter o cérebro para tomar polícia como adversário. É preciso ser criminoso, e convicto.
Com efeito, só muito republicanismo, austeridade, universalismo e espírito público, afinal de contas, pode se referir no cinema a fim de dizer coisa tão fina e elegante como: “ Mas não desisto, não vou entregar prus ôme de jeito nenhum, amigo e cumpanhêro".
Uma palavra, ainda, sobre a enganação da carta ser pública e não privada, e publicada: Insulto. A única coisa verdadeira que se diz, mais uma vez, como que “por acidente”, não vascular cerebral. Um acidente investigativo, famigerado. Constrangedor".