quarta-feira, 2 de março de 2011

A Política da Fome


Luis Hernández Navarro*

Luis Hernández Navarro 
Apesar de o Fundo para a Agricultura e Alimentação (FAO) reconhecer que “cada ano são produzidos alimentos suficientes para dar de comer a 12 mil milhões de pessoas, isto é, o dobro dos habitantes do planeta,” a multidão de famintos no mundo multiplica-se todos os anos, devido ao controlo mundial dos principais alimentos por meia dúzia de transnacionais.

Os preços dos alimentos no mundo atingiram níveis recorde. A fome cresce. Os protestos também. As revoltas no mundo árabe têm como uma das causas a ira contra o incremento no custo dos alimentos. Com os preços altos e instáveis dos cereais pelo menos até 2015, o descontentamento alargar-se-á a outras regiões do planeta.
Mais de 60 milhões de pessoas passam fome no mundo. Sessenta por cento são mulheres. Cada dia morrem por falta de alimentação suficiente, segundo dados da Organização das Nações Unidas, 24.000 pessoas. Na América Latina a falta de comida afecta 52,4 milhões de pessoas.
As mortes não têm a sua origem na escassez de comida, mas na pobreza e na desigualdade.
De acordo com o Fundo para a Agricultura e Alimentação (FAO), cada ano são produzidos alimentos suficientes para dar de comer a 12 mil milhões de pessoas, isto é, o dobro dos habitantes do planeta, No entanto, milhões de seres humanos não podem adquiri-los porque não têm recursos para isso.
Além da morte, a desnutrição crónica também provoca um crescimento deficiente, incapacidades visuais, esgotamento, e propensão para o aparecimento de doenças. As pessoas com desnutrição grave são incapazes de trabalhar sequer a um nível básico.
Ironicamente, mil milhões de pessoas no mundo sofrem de excesso de peso. Em 2015 esse número crescerá 50 por cento. Cerca de 300 milhões são clinicamente obesas. Cada ano morrem 2,6 milhões de pessoas por excesso de peso ou por obesidade. O mal atingiu proporções endémicas à escala mundial. Longe de diminuir, cresce.
Alguma coisa deve estar muito mal no sistema alimentar mundial quando um terço da população sofre graves problemas alimentares, seja por escassez de comida ou por uma deficiente alimentação.
Esta distorção provém, em grane parte, da forma como se produzem, distribuem e consomem os alimentos. A agricultura industrializada e a monopolização dos mercados, o uso intensivo de maquinaria e água, a utilização de sementes híbridas patenteadas em detrimento das nativas, a aplicação de agro-quimicos e a prática do monocultivo criaram um monstro. Esse monstro tem na produção industrializada de milho, de soja e carne de vaca três dos seus principais esteios. Se durante muitos anos se confrontaram as civilizações do trigo, do arroz e do milho, hoje é esmagadora a expansão das sementeiras de milho e soja, muitas com base em sementes geneticamente modificadas.
O preço do milho nos Estados Unidos duplicou nos últimos seis meses. Aumentará ainda mais no próximo ano em resultado da especulação financeira, da queda dos stocks e da sua utilização no fabrico de biocombustíveis. O nosso vizinho do norte [EUA] é o principal produtor e exportador de cereal do mundo, e o nosso principal abastecedor. O que acontece dentro da sua fronteira agrícola tem repercussões nos mercados mundiais e afecta-nos a todos.
As reservas de grãos em Washington encontram-se ao nível mais baixo dos últimos 15 anos. A exigência crescente de cereal para a produção de etanol é a causa principal desta diminuição. Para fazer cinco litros de biocombustível são preciso 230 quilos de milho, quantidade que alimentaria uma criança durante um ano. A indústria de agro-carburantes planeia aumentar este ano a compra de milho em 8,4 por cento.
O preço do milho tem impacto no custo de muitos outros alimentos. Este cereal é simultaneamente matéria-prima para fazer uma grande variedade de produtos comerciais e comida. É o adoçante preferido das empresas de refrigerantes e a base para produzir muitos batoques. E também alimenta pessoas, porcos, galinhas e vacas, apesar do gado vacum se ter originalmente engordado em pastos. É um dos pilares da comida rápida. E agora até faz movimentar os automóveis.
O milho tornou-se na principal fonte de energia vegetal Ainda que não se reconheçam como tal, os Estados Unidos transformaram-se, à sua maneira, num povo de milho… geneticamente modificado.
A sua produção está apoiada em abundantes subsídios estatais. As subvenções ao seu cultivo representam quase a quarta parte dos pagamentos federais aos fazendeiros: uns 19 mil milhões de dólares.
A gramínea é a cultura mais importante do México. Em 2010 colheram-se quase 24 milhões de toneladas numa superfície de 8,5 milhões de hectares. É a cultura com maior número de produtores: 3,2 milhões, na sua maioria ejidales [1] (só há 4 milhões de produtores agrícolas no país). Cerca de 90 por cento da colheita é de milho branco e destina-se ao consumo humano.
O aumento do preço do milho afectará gravemente a dieta popular. Este cereal é o elemento central na identidade de múltiplos grupos subalternos, sustento permanente da população camponesa e alimento barato de milhões de trabalhadores assalariados urbanos.
Ainda que diga o contrário, o governo mexicano não está preparado para enfrentar a actual escalada de preços. A situação agravou-se consideravelmente com as geadas que estragaram o ciclo Outono-Inverno (o mais importante) em Sinaloa, o principal Estado produtor da gramínea. No país não há inventários suficientes. Para garantir o abastecimento há que recorrer à importação, numa momento de preços elevados, redução dos inventários e fronteiras fechadas.
Como aconteceu noutras partes do mundo, a carestia da vida no México incubará um maior descontentamento. O cinismo das autoridades que recusam reconhecer a gravidade do assunto e a sua responsabilidade avivará ainda mais esse mal-estar.

Nota do tradutor:
[1] Trabalhador de um ejido, fracção de terra entregue aos agricultores para exploração colectiva durante a reforma agrária mexicana.
* Editor do diário mexicano La Jornada
Este texto foi publicado em La Jornada de 15 de Fevereiro de 2011.
 
Tradução de José Paulo Gascão

Camponesas realizam jornada contra o abuso de agrotóxicos


Em todo o Brasil, as mulheres da Via Campesina deflagraram a Jornada de Lutas das Mulheres para denunciar a utilização excessiva de agrotóxicos nas lavouras brasileiras, responsabilidade do modelo de produção do agronegócio.

Até o momento, foram mobilizados seis estados — Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Sergipe, Minas Gerais, São Paulo — para denunciar os efeitos nocivos à saúde e ao meio ambiente. De acordo com dados do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Defesa Agrícola, a utilização anual de venenos alcança mais de um bilhão de litros. O Brasil ocupa o primeiro lugar na lista de países consumidores de agrotóxicos desde 2009.

Segundo Ana Hanauer, integrante da coordenação nacional do MST, as ações iniciais já movimentam cerca de 5 mil mulheres de todo o Brasil. “Nossa luta é para defender a Reforma Agrária, a agroecologia, a produção de alimentos saudáveis. Estamos mobilizadas para dar visibilidade aos problemas causados pelo agronegócio. Um dos principais é o uso indiscriminado dos agrotóxicos. O mercado de venenos é um problema para a nossa soberania, para nossa saúde e para o meio ambiente”, disse.

O lema da jornada é “Mulheres contra a violência do agronegócio e dos agrotóxicos: por reforma agrária e soberania alimentar”.

Bahia

Na segunda-feira (28), 1500 mulheres ocuparam a Fazenda Cedro pertencente à multinacional Veracel, no município de Eunápolis, na Bahia. As trabalhadoras denunciam a ação do agronegócio no extremo sul da Bahia, com a produção da monocultura de eucaliptos praticada pela Veracel na região de maneira irregular, pois ocupa terras devolutas. Encontros para discutir a agricultura camponesa e sementes crioulas também estão previstos para os dias 05 a 10 de março, envolvendo os municípios de Pindaí, Caetité, Riacho do Santana, Rio do Antônio, Caculé, Brumado.

Pernambuco

Em Pernambuco, 800 trabalhadoras rurais ligadas ao MST, ao Movimento de Pequenos Agricultores (MPA), ao Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB) e à Comissão Pastoral da Terra (CPT) marcharam na manhã desta terça-feira (1º) de Petrolina a Juazeiro, trancando a ponte que liga os dois municípios e denunciando a inoperância do Incra da região. Outras cerca de 500 mulheres ocuparam o Incra da cidade de Recife como forma de chamar a atenção para a Reforma Agrária.

Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, cerca de mil mulheres da Via Campesina, Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD), Levante da Juventude e Intersindical protestaram, também nesta terça-feira (1º), em frente ao Palácio da Justiça, na Praça da Matriz, em Porto Alegre. Elas saíram em marcha do Mercado Público de Porto Alegre até a praça. Integrantes vestidas de preto permaneceram paradas em frente ao prédio, em silêncio, para lembrar que as mulheres têm sido silenciadas por várias formas de violência.

Outras mil manifestantes ocupam o pátio da empresa Braskem, do grupo Odebrecht, no Polo Petroquímico de Triunfo, região metropolitana de Porto Alegre. A manifestação tem o objetivo de denunciar que o plástico verde, produzido à base de cana-de-açúcar, é tão nocivo e poluidor quanto o plástico fabricado à base de petróleo.

Já em Passo Fundo (RS), 500 mulheres realizaram uma manifestação pública no centro, com atividades de formação no Seminário Nossa Senhora Aparecida.

Sergipe

No Sergipe, cerca de mil trabalhadoras rurais do estado estão acampadas na Praça da Bandeira de Aracaju. De 1 a 3 de março, elas participarão de atividades que denunciam os agrotóxicos, o agronegócio, a criminalização dos movimentos sociais e a violência da mulher.

Minas Gerais

Em Minas Gerais, o Fórum Regional por Reforma Agrária do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba ocupou a sede da Fazenda Inhumas, em Uberaba, no sábado (26). A ação envolveu cerca de 200 famílias. O evento marca as atividades do 8 de março — Dia Internacional das Mulheres — e discutirá com cerca de 500 mulheres a violência causada pelo agronegócio, as consequências do uso de agrotóxicos e as alternativas para transformação do modelo discriminatório estabelecido no campo e na cidade.

São Paulo

Em São Paulo, desde o início desta sexta-feira (25), várias mulheres do MST, realizam ato de denúncia e reivindicação na frente da Prefeitura de Limeira, próximo da Campinas. No último dia 24, cerca de 70 mulheres do MST e da Via Campesina realizaram a ocupação da prefeitura do município de Apiaí, localizado na região sudoeste do estado para reivindicar o acesso aos direitos básicos como: saúde, educação, moradia, transporte e saneamento básico, que vêm sendo negados pelo município às famílias acampadas.

Fonte: Portal do MST

terça-feira, 1 de março de 2011

Apesar de tudo, as massas se movem

Escrito por Wladimir Pomar   no Correio da Cidadania
 
Conta-se que Galileu, obrigado pela Inquisição católica a abjurar sua crença de que a Terra se movia, teria dito à meia voz que, apesar de tudo, ela se movia. O mesmo parece estar ocorrendo agora em relação às grandes massas populares de países da África do Norte, desdizendo as afirmações de uma certa Inquisição intelectual para a qual a época das grandes mobilizações e revoltas sociais era coisa do passado.
 
O capitalismo teria criado uma rede de mecanismos democráticos de tal ordem que seria possível evitar que, em algum momento, os pobres, os trabalhadores e mesmo setores médios se lançassem à luta. É verdade que aquela Inquisição fazia exceção a países que consideravam regidos por ditaduras, que a imprensa ocidental citava nominalmente como se restringindo à Coréia do Norte, Cuba, China, Iraque, Irã, Venezuela, Líbia, Chade e Zimbábue, pouco importando que alguns deles mantenham democracias de tipo liberal.
 
Por outro lado, essa mesma imprensa nada dizia sobre regimes ditatoriais na Tunísia, Egito, Iêmen, Bahrein, Marrocos, Arábia Saudita e outros países árabes aliados diletos dos Estados Unidos. O Iraque só se tornou uma ditadura abominável após haver demonstrado certa independência e tentado anexar o Kuwait. Sob o manto protetor dos acordos militares e geopolíticos com a grande democracia americana, tais países pareciam fadados a sucessões dinásticas de longa duração.
 
No entanto, as bases dessas sociedades se moviam imperceptivelmente, forçadas pelo aumento da miséria, pelos baixos salários, pelas baixas condições de vida e pela ausência de liberdades culturais, sindicais e políticas. Na superfície tudo parecia calmo, embora de vez em quando irrompesse algum fator de desestabilização, logo sufocado pelas eficientes redes de inteligência e repressão policial e militar. Em tais condições, para aqueles que se deixavam convencer pela aparência superficial, as revoltas de massa na Tunísia, Egito, Líbia e outros países da África do Norte causaram grande surpresa.
 
É natural, assim, que surjam, em conseqüência, interpretações disparatadas sobre os acontecimentos. A mais esdrúxula do momento é aquela que acusa a CIA e o governo norte-americano, através do uso das redes cibernéticas, de haver promovido tais insurreições. O governo dos Estados Unidos teria se dado conta de que aliados como Mubarak e outros, há muitos anos no poder, já não eram servidores eficientes. Promovendo mobilizações sociais do lumpenproletariado e desordeiros, que levassem a uma transição negociada em que tudo continuaria como antes, se livrariam dos servidores desgastados e, de quebra, incentivariam revoltas na Líbia e no Irã. Portanto, numa manobra clássica de Sun Tzu e Mao Zedong, fingiram atacar o secundário para golpear o principal.
 
Essa teoria conspirativa é idêntica à que credita à CIA a ocorrência das revoluções de veludo na Tchecoslováquia, Hungria e Bulgária, e da revolução sangrenta na Romênia, embora naquela época ainda não existissem as redes cibernéticas com grande poder de mobilização. É evidente que a CIA e os poderosos meios de comunicação ocidentais promoveram uma propaganda massiva contra o socialismo real daqueles países. Porém, qualquer propaganda só tem efeito quando corresponde às aspirações imediatas das grandes massas do povo. Estas massas só se mobilizam e vão para as ruas quando não querem mais viver como até então. E só se atiram contra os fuzis e metralhadoras quando acham que, além disso, não têm mais nada a perder.
 
Portanto, tanto a propaganda contra o socialismo real, produzida principalmente pelo rádio e televisão dos países ocidentais, quanto a propaganda contra os regimes ditatoriais da África do Norte, promovida em grande escala através da Internet, só tiveram efeito porque as populações desses países já não suportavam mais viver da forma que vinham vivendo. No caso dos países africanos, de populações formadas por trabalhadores assalariados, setores médios empobrecidos e milhões de desempregados transformados em lumpens, era inevitável que as revoltas também contassem com a participação destes últimos.
 
Assim, queiramos ou não, essa também era a situação das grandes massas do povo líbio, mesmo que seu país não estivesse no rol dos aliados servis dos Estados Unidos, e que estes possam estar se aproveitando das dificuldades de Kadafi para desviar a atenção do mundo dos eventos nos demais países de ditaduras apoiadas pelos americanos. Desqualificar a revolta das massas populares porque o regime é inimigo aparente de nosso inimigo não é um critério muito saudável, pelo menos para quem se diz de esquerda.
 
Algo parecido ocorre com as divergências sobre estarmos ou não diante de movimentos revolucionários e revoluções, que resultem em mudanças políticas, sociais e econômicas profundas. É verdade que a imprensa ocidental, numa tentativa de esconder sua omissão passada diante dos regimes ditatoriais aliados incondicionais dos Estados Unidos, está divulgando febrilmente as revoltas populares como revoluções de fato.
 
Mas isso não é novidade. Se até a Globo se transformou de aliada incondicional do regime militar brasileiro em defensora, mesmo tardia, das Diretas Já, seria pedir muito para os governos ocidentais e os Estados Unidos e suas mídias continuarem fiéis a seus antigos amigos árabes. Da mesma forma que não passa de ilusão supor que antigas forças políticas de apoio a tais regimes não vão se reciclar e participar da disputa no processo de mudanças políticas, econômicas e sociais que devem ocorrer, tentando limitá-las ao máximo.
 
Revoltas populares são indícios de situações revolucionárias. Mas nem todas as situações revolucionárias se transformam em revoluções, seja porque as massas populares não possuem partidos políticos organizados e com capacidade de dirigirem o processo, seja porque o lado oposto se reorganiza, faz concessões e consegue evitar que as transformações sejam profundas. Na maior parte dos países árabes convulsionados o quadro ainda está confuso para que se afirme, com certeza, se estamos diante de revoluções ou de reformas com tintura revolucionária ou conservadora.
 
De qualquer modo, as massas se movem. Esta parece ser uma lei geral das sociedades, em especial das sociedades de classes, sejam elas ditaduras ou democracias. Afinal, as massas nas democracias européias também estão se mobilizando e, em algum2as delas, como na Grécia, quase assumindo o caráter de revolta. E nos Estados Unidos os sindicatos de Wisconsin começam a mostrar que não estão paralisados.
 
Nessas condições, mesmo em países de regimes democráticos e liberais, com ativa vida parlamentar, partidos de esquerda que se desligam do dia-a-dia das grandes massas populares e não acompanham a evolução imperceptível de seu movimento correm sempre o perigo de perderem o pé da realidade e serem apanhados de surpresa. Por consolo, podem até acusar a CIA ou as forças ocultas, mas isto dificilmente as salvará.
 
Wladimir Pomar é escritor e analista político.

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

José Reinaldo: O espírito da nossa época é o anti-imperialismo


De volta ao Brasil depois de participar do Fórum Social Mundial em Dacar, o secretário Nacional de Comunicação do PCdoB, José Reinaldo Carvalho, falou ao Vermelho sobre os debates realizados no FSM. Entre os destaques das discussões – promovidas entre 6 e 11 de fevereiro, na Universidade de Dacar – estão o combate à herança de subdesenvolvimento do continente e a luta contra os mecanismos de espoliação da África, através do cancelamento da dívida externa.


Por Mariana Viel

José Reinaldo, que também é editor do Vermelho, ressaltou ainda o lançamento do livro “Grupons-nous, et demain!” (literalmente, “Agrupemo-nos, e amanhã! – verso do hino A Internacional ). O evento, realizado no último dia 14, na Assembleia Nacional Francesa (parlamento), palco de marcantes acontecimentos políticos históricos, tem grande significado para a esquerda progressista mundial.
Publicado pela Editora Les Temps des Cerises, o livro aborda a crise internacional e as alternativas da esquerda. Fruto do seminário realizado em São Paulo, em junho de 2009, sob os auspícios do PT, o PCdoB e suas respectivas fundações de estudos, a Perseu Abramo e a Maurício Grabois, e da Rede Corresponências Internacionais, a obra traz uma das abordagens mais completas e profundas sobre a crise do capitalismo, apontando a incapacidade desse sistema para satisfazer as atuais necessidades da humanidade.
Promovido pela bancada parlamentar do bloco Esquerda Democrata e Republicana, do qual fazem parte os comunistas franceses, e pela Fundação Gabriel Peri, o ato foi coordenado pela Rede Correspondências Internacionais e contou com as presenças do renomado economista francês de esquerda, Paul Boccara, do jornalista e escritor Henri Alleg, do embaixador de Cuba na França, Orlando Gual, dos dirigentes políticos Robert Griffiths, secretário-geral do PC da Grã Bretanha, Chris Mathlako,do Birô Político do PC da África do Sul, Sérgio Ribeiro, do Comitê Central do PCP, Lô Gourmo, da União das Forças pelo Progresso, da Mauritânia, Gyula Thurmer, do Partido dos Trabalhadores da Hungria e Valter Pomar, do Partido dos Trabalhadores. Presentes entre o público a embaixadora da Bolívia na França, o embaixador do Sri Lanka e representações diplomáticas do Brasil e da Venezuela.


Vermelho: Qual é o significado da realização de uma nova edição do Fórum Social Mundial no continente africano?
José Reinaldo Carvalho: Acho que um dos destaques do Fórum Social de Dacar é o próprio fato de se fazer – pela segunda vez – um fórum em terras africanas. Se contarmos com o fórum setorial, que coincidiu também com a realização do Fórum Mundial das Alternativas — realizado em Bamako, capital do Mali — essa é a terceira vez que a África acolhe um acontecimento desse tipo.

Como os próprios acontecimentos no norte da África estão demonstrando, essa é uma região muito importante no mundo de hoje. O continente africano herda grandes chagas econômicas e sociais do colonialismo. Essa herança pesa muito nas condições de vida miseráveis, nas dificuldades para o desenvolvimento econômico, na opressão e nas discriminações de toda natureza. A realização de um fórum desse tipo na África atrai as atenções do mundo progressista para o continente.

Vermelho: Quais foram os destaques dos debates do fórum?
JR: Duas grandes questões foram objeto de debates: a luta pelo desenvolvimento, para combater essa herança do subdesenvolvimento, e a luta contra os mecanismos econômicos e financeiros de espoliação da África, particularmente relacionados com o cancelamento e o não pagamento da dívida externa.

Também me chamou bastante atenção a quantidade de pessoas presentes no fórum. A Universidade de Dacar – local onde se realizou o fórum – estava permanentemente lotada, era uma verdadeira multidão. A presença africana era maciça, o que deu uma beleza e uma conotação humana e social especial evento. Havia ainda uma grande presença de europeus e latino-americanos – em particular brasileiros. A presença dos movimentos sociais brasileiros chamava a atenção. Do ponto de vista humano, cultural e antropológico foi uma experiência extraordinária.

Vermelho: Qual foi a importância dos debates das Assembleias dos Movimentos Sociais?
JR: Essas assembleias — realizadas nos dias finais do fórum — feitas para traçar plataformas de luta e calendários de mobilização também foram muito concorridas. Elas são resultado do acerto de uma posição justa que considera que o fórum deve ser voltado para as lutas. Esse pensamento se contrapõe a uma corrente que defende que o fórum seja apenas um marco de debates, onde pontificam apenas as organizações não-governamentais e um grupo de intelectuais – muitos dos quais impregnados de ideologia anti-comunista e anti-socialista. Esses intelectuais e essas ONGs se opõem ao que chamam de “movimentos sociais tradicionais”, para desqualificar as organizações sindicais e de massas que têm raízes históricas e ligações mais profundas com as lutas dos trabalhadores e dos povos. Foi sobre a base dessas falsas concepções que surgiram os chamados “altermundialismo” e “movimentismo”. A luta pelo socialismo certamente se atualiza com as dinâmicas novas das lutas políticas e sociais e a incorporação de novos sujeitos e atores políticos, mas não carece desses modismos para se desenvolver. Em especial na América Latina e no Brasil devemos estar vigilantes com certas posturas que, embora posando de “modernas” e “originais”, macaqueiam, arremedam ou mimetizam os cacoetes europeus. Obviamente o fórum é um espaço para o pluralismo e o debate de ideias, mas é importante fazer deste debate um veículo para a luta. As Assembleias dos Movimentos sociais foram combativas e concorridas e tiraram importantes indicações de luta contra o neoliberalismo, as bases militares e as guerras imperialistas.

Vermelho: Após o Fórum de Dacar, você participou do lançamento do livro “Grupons-nous, et demain!” (“Agrupemo-nos, e amanhã!”), na França. Fruto do seminário realizado em junho de 2009, em São Paulo, através de uma parceria entre as Secretarias Internacionais do PT e do PCdoB, suas respectivas fundações de estudos, a Perseu Abramo e a Maurício Grabois e da Rede Corresponências Internacionais, o livro traz ainda grandes contribuições de economistas, intelectuais e dirigentes políticos. Como ele se apresenta no atual cenário progressista?
JR: O livro não se limitou ao seminário. A versão francesa incorpora contribuições de intelectuais, escritores, analistas e críticos que não puderam ter presença direta, participaram com seus textos. Entre eles está Paul Boccara, que é um dos maiores economistas franceses e o maior nome dentre os economistas progressistas de esquerda da França. Posso citar também o Samir Amin, que é um dos maiores intelectuais da atualidade, crítico do imperialismo e do capitalismo, organizador do Fórum Mundial das Alternativas e do Fórum do Terceiro Mundo e um dos nomes mais conhecidos do pensamento econômico marxista contemporâneo. O grande mérito desse livro é sistematizar uma série de pontos de vista progressistas, marxistas e anti-capitalistas sobre a crise do capitalismo. É uma das abordagens mais completas e profundas que conheço sobre a crise.

Vermelho: Como os textos reunidos no livro se apresentaram para o universo teórico-econômico da atual esquerda progressista?
JR: A maioria dos ensaios nele publicados refutam algumas teses que de maneira insidiosa e oportunista penetraram no pensamento da esquerda. Quando a crise começou a se instalar surgiu uma corrente de pensamento que dizia que ela era apenas uma crise financeira e passageira. Esta corrente defendia que essa não era uma crise do sistema capitalista e não nega os fundamentos do capitalismo. Tentaram até mesmo usar o Lênin para sustentar essa tese esdrúxula de que o capitalismo não estaria em decadência, mas sim em plena expansão. Ao mesmo tempo, dizia-se também que mesmo com o epicentro da crise nos Estados Unidos, sua economia era inabalável e sua hegemonia inamovível.

Eles não admitiam que os Estados Unidos são uma potência declinante no mundo. Assim como o seminário, o livro ajuda a fazer essa luta de idéias. Mostra que a crise é profunda, duradoura, de difícil saída, estrutural, sistêmica e põe em cheque os próprios fundamentos do sistema capitalista e imperialista. Isso não significa dizer que o capitalismo e o imperialismo vão cair de podre como resultado automático da crise. A superação revolucionária do capitalismo e do imperialismo depende também do fator subjetivo, da mobilização e luta dos trabalhadores, da revolução social e política. Ao mesmo tempo, ao desnudar suas dificuldades estruturais, o capitalismo revela também que é um sistema que não serve mais para satisfazer as necessidades da humanidade.

Ligado a isso, o livro discute o socialismo. Não pensando em voltar ao modelo antigo do socialismo. Sabemos que aquele modelo que vigorou no século 20 jogou um papel transformador na história, mas tal e qual ele era não volta mais. Não se pensa em restaurar aquele modelo, mas apresentamos a questão do socialismo olhando para o futuro.

Vermelho: Durante o lançamento do livro, Lô Gourmo, da União das Forças Progressistas da Mauritânia, afirmou que “a revolução bate à porta, mas não são ainda os revolucionários que a abrem”. O que isso significa no contexto de luta atual?
JR: Ele fez essa afirmação durante sua análise dos acontecimentos do Egito, onde houve uma revolta popular – com caráter revolucionário – que fez com que a revolução batesse à porta, mas o resultado é que as forças da grande burguesia, aliadas ao imperialismo, impedem que ela aconteça. Isto no caso do Egito, que seria uma espécie de revolução inacabada.

Pensando em termos mais globais, por toda a parte amadurecem as condições para a realização de transformações sociais e políticas, para a revolução social. Continuo achando que o espírito da nossa época é a luta antiimperialista. O espírito da nossa época é o anti-imperialismo.

Considero esta uma época promissora, de otimismo histórico, de luta e esperança. Mas as condições que dizem respeito à subjetividade dos atores sociais como a consciência política e ideológica, o nível de organização, a capacidade de mobilização, de ação coletiva, de formulações estratégicas e táticas e de elaboração teórica ainda deixam muito a desejar. Enquanto essas condições não amadurecerem, os movimentos revolucionários vão colher vitórias e derrotas, avanços e retrocessos.

Vermelho: Apesar dessas observações, as insurreições populares – iniciadas na Tunísia e Egito – e que se estenderam por uma série de países do mundo árabe jogam um papel importante na atualidade?
JR: Apesar do processo ainda estar truncado, este é um grande passo adiante. O fato das massas se colocarem em movimento e das ideias democráticas avançarem é um passo adiante.

Encarando uma experiência que tem outra forma de se manifestar, devemos citar a América Latina. Não estamos tendo explosões revolucionárias, mas experimentamos mudanças, sobretudo políticas, que também são passos adiante no sentido revolucionário. O fato de você ter um continente com classes dominantes tão poderosas e reacionárias, oligarquias cruéis que fabricaram ditaduras fascistas e governos neoliberais, hoje possuir um grande número de países que estão avançando nos processos democráticos, populares e antiimperialistas – alguns até se proclamando pelo socialismo – tem um grande significado histórico.

Vermelho: O que ainda impede o nosso desenvolvimento do ponto de vista econômico e social?
JR: Acho que não avançamos suficientemente nessas áreas pela força que o imperialismo e as classes dominantes ainda têm. No caso do Brasil, demos passos importantes com os dois governos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acho que podemos dar novos passos com a presidente Dilma Rousseff, mas do ponto de vista econômico e social o processo ainda é muito lento porque as classes dominantes brasileiras não permitem a realização de mudanças profundas. São classes dominantes na sua essência reacionárias, como a grande burguesia financeira, verdadeira oligarquia antinacional e antipopular; a grande burguesia monopolista nacional, associada ao imperialismo, e o grande latifúndio. Setores dessas classes dominantes bancam de progressistas, o que engana até muita gente de esquerda. Tudo isso ainda impede que o ritmo das reformas estruturais no Brasil seja mais veloz. Não vejo isso como motivo para ansiedade nem pessimismo histórico. O Brasil está avançando, assim como a América Latina.

Vermelho: Nesse aspecto, quais seriam os atuais desafios dos comunistas brasileiros?
JR: Do ponto de vista do Partido Comunista do Brasil, esses desafios foram sistematizados durante o nosso último Congresso – realizado em outubro de 2009 –, quando o nosso partido elaborou um novo programa político. Eu diria que o desafio da esquerda, das forças revolucionárias, dos comunistas é a acumulação revolucionária de forças, através da luta política e social pelas reformas estruturais que vão fazer do Brasil um país democrático, progressista, soberano e socialmente justo, o que passa neste momento pelo apoio ao governo da presidente Dilma, como fizemos em relação a Lula, para que o país avance nas mudanças. O governo de Dilma só terá êxito se avançar nessa direção. Numa perspectiva estratégica, a libertação nacional e social do povo brasileiro só vai se produzir através de um caminho de árdua luta contra a dependência externa, o domínio geral que o imperialismo norte-americano ainda exerce em toda a nossa região e o sistema econômico, social e jurídico-político da classe dominante brasileira. É preciso conduzir uma luta de longo fôlego contra essas classes dominantes e o imperialismo.

Devemos fazer isso assumindo em nosso cotidiano aquelas lutas que correspondem aos anseios profundos das massas populares: a democracia, a justiça social, a independência e a soberania nacional e a paz mundial. Podemos fazer isso em melhores condições políticas atualmente porque o Brasil é um país democrático, com um governo que escuta o povo. Nossa palavra de ordem para a militância deve ser: “Onde há luta tem PCdoB”.

É indispensável também garantir a união de amplas forças políticas progressistas. É positivo que o Brasil seja governado por uma ampla coalizão, mas dentro dela é preciso que exista um núcleo de esquerda, democrático e popular, anti-imperialista, que tenha por objetivo a transformação socialista no país. Em segundo lugar, esta luta só vai dar certo com a ampla mobilização do povo. É por isso que os comunistas não vacilam em apoiar e participar de todas as lutas do povo. São elas que irão desempenhar um papel pedagógico para que o povo, através de suas próprias experiências, saiba quais são os passos que tem que dar no sentido da sua emancipação política e social. Do ponto de vista dos comunistas, o terceiro fator é ter um partido forte.

Vermelho: Com a política macroeconômica atual é possível mesmo o governo da presidente Dilma avançar para maiores mudanças?

JR: Em absoluto, não pode. A política econômica é conservadora e neoliberal. Tem que mudar. Mas, tal como o governo Lula, o da Dilma está em disputa entre os conservadores e os progressistas. Não devemos abandonar o barco. É um bom combate a travar.

Vermelho: Quais seriam os eixos para a construção de um partido comunista forte?
JR: Ter um partido comunista forte também significa enfrentar outros desafios. O primeiro é combater os experimentos que alguns alquimistas estão fazendo de reforma política que visam, entre outras coisas, colocar o partido comunista num gueto. A reforma política proposta por alguns setores da classe dominante e dos grandes partidos vai no sentido contrário do fortalecimento do partido comunista. Eles combatem o voto proporcional, defendem a imposição da cláusula de barreira, a proibição das coligações em eleições proporcionais e a manutenção do financiamento privado – que é a forma da grande burguesia mandar nos políticos. Também se fala no voto distrital, distrital misto e distritão. Tudo isso são experimentos de alquimistas a serviço de soluções anti-democráticas. Para fortalecer o partido comunista é preciso combater essa proposta de reforma política e propugnar uma reforma política democrática.

Vermelho: No quadro da reforma política, o que acha da anunciada fusão entre os dissidentes do DEM, sob a liderança do Kassab, com o PSB? Isto pode contribuir para o reforço das posições de esquerda no governo da Dilma?
JR: Falo em tese. Esse é um dos muitos paradoxos da vida política brasileira. A ida do Kassab para a base da Dilma poderá dar maior governabilidade numérica à presidente, nada mais. Qualitativamente acrescenta o quê? Não impulsiona o governo no sentido progressista, ao contrário. Não há dúvida de que toda cisão na direita deve ser explorada como reserva tática pela esquerda. Mas não vejo como esse movimento fortaleceria a esquerda. Não dou opinião sobre o que será do PSB se este partido se fundir com o bloco kassabista. Nem me refiro ao convite que o prefeito fez ao PCdoB em São Paulo para integrar sua administração. Insisto, falo em tese. Kassab e sua entourage constituem uma parte da direita brasileira. Em minha opinião, o fortalecimento da esquerda passa por outros caminhos. Estamos praticamente às vésperas de uma eleição municipal e seu governo sofre contestação de todos os lados no movimento social, além de ser mal avaliado pela população. Não vejo como a esquerda se unir em torno dele em 2012 nem em 2014. Outra coisa é a convivência política, que não é necessariamente sinônimo de aliança nem de composição orgânica.

Vermelho:Voltando ao PCdoB, como vê a sua transformação num partido forte?
JR:O partido precisa aumentar suas fileiras, adquirir maior densidade eleitoral, enraizar-se entre as massas trabalhadoras, a juventude, as mulheres, a intelectualidade progressista e atuar como força organizada. E acima de tudo, é preciso que o próprio partido reforce o seu caráter, sua identidade e sua ação como força política consciente, organicamente independente na luta pelo socialismo. O Partido Comunista do Brasil não vai crescer escamoteando seu caráter comunista. Nem rebaixando a perspectiva socialista ou ofuscando sua missão histórica. Ele só vai se fortalecer se tornar ainda mais nítida a sua identidade comunista e levantar cada vez mais alto a bandeira do socialismo. Além disso, deve colocar sua militância a serviço das lutas do povo e dos trabalhadores — que constituem o centro de gravidade da atuação do partido. Para nós, não há contradição entre estar na luta do povo e atuar em instituições parlamentares e governamentais. Se fizermos isso, iremos superar nossas metas de crescimento quantitativo, eleitoral e nos tornaremos um partido forte em todos os aspectos.

Lev Vygotsky - Documentário


Vygotsky se preocupa em entender o funcionamento psicológico do ser humano, integrando aspectos biológicos e culturais. Com relação à educação, a teoria de Vygotsky enfatiza o papel da aprendizagem no desenvolvimento humano, valorizando a escola, o professor e a intervenção pedagógica. Talvez por isso, suas idéias têm tido tanta repercussão entre os educadores do ocidente, apesar de sua distância no tempo e espaço (viveu na antiga União Soviética e morreu a mais de 60 anos).
A produção de Vygotsky foi vasta: escreveu cerca de 200 trabalhos científicos que foram pontos de partida para inúmeros projetos de pesquisa posteriores, desenvolvidos por seus colaboradores e seguidores, e ainda centrais na agencia de psicologia da educação contemporânea.
Duração: 44 min 34 seg
Conteúdo:
- Biografia;
- Planos Genéticos;
- Mediação Simbólica;
- Pensamento e Linguagem;
- Pensamento Generalizante;
- Inteligências Prática e Abstrata;
- Fala Egocêntrica;
- Desenvolvimento e Aprendizagem;
- Jogo Simbólico;
- Visão Prospectiva;
- Zona de Desenvolvimento Proximal;
- Intervenção Pedagógica.

Onde encontrar:Café filosófico

Onde comprar: Portal Paulus

Trabalhos relacionados:
Livro-Vygotsky-A formação social da mente

Fonte: Cineaprendizagem

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Como é que a Europa ajuda o racismo sionista


Sara Irving*www.odiario.info

ALIANÇA ENTRE A UNIÃO EUROPEIA E ISRAEL 
Nesta entrevista de Sara Irving com David Cronin é desmascarada a íntima colaboração entre a União Europeia e Israel, particularmente no campo da investigação tecnológica e militar. Num momento em que milhares de jovens investigadores da União Europeia são lançados no desemprego e transformados na «geração da casa dos pais» (em Portugal a sua situação é dramática), são «800 projectos de investigação em que os israelenses estão envolvidos e o seu valor chega a qualquer coisa como 4.300 milhões de euros entre 2007 e 2013». São textos como esta entrevista que tornam impossível a partir de agora os jornalistas, nomeadamente os portugueses, dizerem «eu não sabia»… Agora já sabem.


Sara Irving (SR): Os seus antecedentes são principalmente os de um escritor sobre assuntos europeus e instituições. O que o levou a escrever sobre as relações entre a Europa e Israel e os palestinos? [N. do T.: David Cronin lançou há pouco o livro Europe’s Alliance with Israel: Aiding the Occupation [A Aliança da Europa com Israel: Ajuda à Ocupação]
 
David Cronin (DC): Um par de coisas. Em primeiro lugar, em 2001 eu estava em Israel e nos Territórios Palestinos Ocupados (TPO) numa «missão de paz» da União Europeia, pouco depois dos atentados de 11 de Setembro de 2001 nos EUA. Recordo, de modo particular, que fui a uma conferência de imprensa que Ariel Sharon [ex-primeiro ministro de Israel] deu no Hotel King David, em Jerusalém e fiquei surpreendido com a arrogância e a linguagem ofensiva que utilizou. Começou por dar-nos as boas vindas – recordo as suas palavras exactas - «à capital eterna do povo judeu durante os últimos 3.000 anos», de certo modo não reconhecendo que também a capital de duas outras grandes religiões monoteístas.
Falou da alegria que sentia cada vez que um atacante suicida se imolava, porque desta maneira os palestinos acabam consigo próprios no processo. Isso surpreendeu-me muito, e depois acusou a União Europeia (UE) de financiar o «terrorismo palestino», coisa que antes nunca tinha ouvido, e tudo aquilo era novo para mim.
Supus que era um pouco ingénuo, pensei que não há fumo sem fogo, e por último fiquei com a impressão que a UE estava a apoiar os palestinos. Nessa altura, Chris Patten era o Comissário das Relações Externas da UE, um «intermediário honesto», sempre a fazer finca-pé em que a UE fazia tudo o que era possível para continuar o «processo de paz», que a UE era o maior doador da Autoridade Palestina e estava a ajudar a desenvolver um embrionário Estado palestino.
Tomei muitas coisas num sentido errado. O meu ponto de inflexão foi muito mundano. Assisti a uma conferência organizada por um dos comités das Nações Unidas sobre a Palestina no Parlamento Europeu, em 2007, em Bruxelas, e aí assisti também a uma sessão que abordou a relação da UE com Israel. Essa foi a primeira vez que me dei conta da outra parte da história, quando foi fornecida toda a informação real sobre até que ponto a UE partilhava a cama com Israel.
Impressionou-me o facto de haver muita literatura – as obras de [Noam] Chomsky e outras – sobre a relação dos Estados Unidos com Israel. Aí decidi que se ninguém escrevia um livro sobre o assunto, teria que fazê-lo eu.

SI: Por trás das atitudes da Europa, qual é para si a maior «pressão»? No seu livro identifica vários elementos, a culpabilidade do Holocausto, o interesse económico ou a influência dos EUA. Quais são as principais forças neste jogo entre o capitalismo e as forças políticas?
 
DC: É uma combinação de coisas. Henry Kissinger disse uma vez que a UE nem sequer daqui a um milhão de anos poderia ser pode vir a ser um actor importante no Médio Oriente. Se não há dúvida que os EUA continuam a ser o grande jogador, e que continuam a sê-lo apesar do crescimento da China, a verdade é que a UE é o maior parceiro comercial de Israel e o maior doador da Autoridade palestina, pelo que em termos económicos tem enorme influência.
A ligação da UE a Israel baseia-se num acordo que entrou em vigor no ano 2000 e que, no seu artº 2º estabelece que o dito acordo está condicionado ao cumprimento dos direitos humanos. Os funcionários da UE defendem que a cláusula dos direitos humanos é uma aspiração, embora os legistas digam que é o que na UE se chama um «elemento essencial». É clara e juridicamente vinculativa, e há a obrigação por parte da UE de invocar esta cláusula e se for necessário penalizar Israel quando a não cumprir. Defendo que se trata de uma cobardia, não há vontade política de fazer frente aos israelenses nem ao poder hegemónico estadounidense nos assuntos internacionais.
Israel tem vindo a desenvolver relações cada vez mais estreitas com a UE e a NATO, instituições que partilham o mesmo pensamento estratégico que Israel, e que nalguns casos são as mesmas pessoas que estão a incrementar este processo. Tipzi Livni, quando era ministra das Relações Exteriores de Israel, deu-se conta que poderia ser um erro de Israel estar demasiado dependente dos EUA. Ela e os seus assessores tomaram consciência que havia outras potências emergentes no mundo. Conseguiram assinar acordos que melhoraram as relações de Israel com a UE e com a NATO ao mesmo tempo, em Novembro de 2008. Gabi Ashkenazi, o Chefe das Forças Armadas israelenses, visitou centros de operações da NATO em várias ocasiões, além de Israel ter participado em exercícios conjuntos com a NATO. Em Julho de 2010, alguns soldados israelenses morreram num acidente de helicóptero na Roménia [1]. Este facto mereceu muito pouca atenção da imprensa de referência, mas é um sinal de até que ponto Isreal eatá envolvida nos assuntos da UE e da NATO.

SI: Uma boa parte deste livro é sobre os benefícios de Israel com esta relação. Quais são os benefícios para a União Europeia?
 
DC: Essa é uma boa questão, porque é discutível que interesse realmente à UE uma amizade com Israel tal como está. Há uma escola de pensamento, e tenho alguma simpatia por ela, que defende que para a UE seria melhor esquecer-se de Israel e concentrar-se no desenvolvimento de relações mais estreitas com os Estados árabes. Mas os principais factores são as oportunidades empresariais e económicas.
Voltando ao ano 2000, de acordo com a agenda de Lisboa [2], a UE definiu como objectivo oficial converter-se na base informática da economia mundial. Mas para onde quer que vá a UE, os israelenses já o fizeram primeiro. A Intel está a desenvolver a próxima geração de chips de computadores nas suas instalações em Israel. Grande parte dos «sexy» da internet fizeram-se ali. Os israelenses dedicam cerca de 5% do seu PIB à investigação tecnológica, aproximadamente o dobro dos EUA. A Agenda de Lisboa definiu como objectivo 3%, mas na maioria dos casos não são cumpridos. Por isso o aspecto mais importante da relação da UE é a cooperação científica. Os israelense fizeram parte do Programa de Investigação Científica da União Europeia, desde a passada década de 90, e eu vi há dias alguns dados que mostravam que há 800 projectos de investigação em que os israelenses estão envolvidos e que o seu valor chega a qualquer coisa como 4.300 milhões de euros entre 2007 e 2013. Há um sentimento entre os funcionários da UE que tem de ter boas relações com os israelenses, porque estes estão muito avançados cientificamente. O outro lado da questão é que muito dos êxitos científicos estão intimamente ligados à ocupação. Como refiro no livro, Elbit [o fabricante de drones [avião não pilotado usado em bombardeamentos em Gaza N. do T.] e as industrias israelenses de aeronaves encontram-se entre os beneficiários das subvenções da UE à investigação científica. Do ponto de vista do contribuinte da UE estamos a ajudar a indústria de guerra israelense.
Na recente cimeira da NATO anunciou-se, pela primeira vez, um programa de defesa de mísseis com a cooperação da Rússia, ao que parece com a intenção de operar a partir de barcos de guerra dos EUA no Mediterrâneo. Que implicações tem tudo isto nas relações de Israel com a NATO?
Muitas. Se falarmos do que aconteceu com a flotilha de ajuda a Gaza, aquilo foi legalmente um ataque à Turquia. El Marmara Mavi era um barcop turco, a Turquia é um membro da NATO e depois do ataque pediu uma reunião de emergência desta organização [3]. Podemos imaginar qual teria sido a reacção se, por exemplo, fosse a Coreia do Norte que tivesse feito o ataque. Mas como foi Israel, ainda que tivesse havido uma declaração da NATO a condenar o ataque, não houve quaisquer outras repercussões. Tenho-me apercebido que, inclusive, continua a cooperação militar entre a Turquia e Israel, e a Turquia continua a utilizar armas israelenses nos seus ataques contra os curdos no norte do Iraque.
Em termos do novo conceito estratégico da NATO e do sistema de defesa antimísseis, houve muitas conversações que envolveram Israel. Sei que um grande número de funcionários da NATO foram a Israel e aí realizaram conversações no aeroporto, próximo de Telavive, sobre como vai Israel cooperar nesta nova estratégia. Israel desenvolveu uma grande quantidade de tecnologia na qual a NATO está muito interessada, como por exemplo a cúpula de aço para a protecção de mísseis de intercepção, pelo que os israelenses continuam na corrida e são consultados, e é perfeitamente concebível que tenham um papel directo na defesa de mísseis do novo sistema que tanto emociona os membros da NATO [4].
Os líderes, como Sarkozy, falam muito do programa nuclear do Irão, mas ignoram o de Israel. Você dá algum crédito à «opção Sanção», a teoria que diz que os países europeus estão bem conscientes da bateria de armas nucleares israelenses que poderiam destruir qualquer capital europeia, quase sem os europeus sem aperceberem? [5]
Por vezes há que dizer o óbvio, mas o problema, que infelizmente a maioria dos comentaristas omite, é que o grau de hipocrisia é incrível. Sabemos que Israel tem uma capacidade nuclear muito importante e nunca o escondeu. Diferentemente do Irão, não faz parte do Tratado de Não Proliferação Nuclear e também não permite inspecções às suas instalações nucleares., mas aos iranianos dizem-lhes que não podem desenvolver nenhuma capacidade nuclear ao mesmo tempo que sabemos que os israelenses já a possuem. É demasiado óbvia a moral dúplice. Ao mesmo tempo a «opção Sanção» está provavelmente na mente dos líderes da UE. Embora seja um assunto sobre o qual não me debrucei, eu não descartaria essa teoria.
Investigadores como Daoud Aamoudi em Stop The Wall colocou sérias dúvidas sobre as zonas industriais que estão a ser financiadas, supostamente como ajuda dos países europeus. As colónias israelenses já há muitos anos que estão a utilizar mão-de-obra palestina barata na produção de mercadorias destinadas à exportação. As zonas francas industriais no sul de África e na América Central trouxeram amiúde nefastas condições de trabalho e foram a origem de uma curta prosperidade, que durou até que um país concorrente baixe mais os seus padrões. È este o futuro que queremos ver na Palestina?
Temos que nos interrogar por que é que UE está tão interessada na promoção de Mahmud Abbas e Salam Fayyad [N. do T.: chefe do governo da Autoridade Palestina demitido por Abbas dia 14 de Fevereiro passado, na sequência dos protestos populares palestinos contra a Alta Autoridade e o seu governo]. A sua legitimidade democrática, na prática, é nula. O mandato de Abbas como presidente eleito terminou. A UE apresenta-se como defensora dos princípios democráticos que, com razão, dizem que os candidatos têm de cumprir determinadas normas, mas estas são esquecidas no caso dos territórios palestinos. Decidiu-se fazer caso omisso dos resultados de uma eleição democrática em 2006 porque os palestinos, segundo a UE e os Estados Unidos, votaram por um caminho errado».
O caso de Salam Fayyad é particularmente preocupante. Não é nada popular entre a sua própria gente, mas ele é encantador para o Ocidente. Temos que perguntar que é assim, e a única resposta que nos ocorre é que adoptou a doutrina neoliberal de pensamento que prevalece em Washington e Bruxelas. É um ex-empregado do Banco Mundial e do FMI e, como digo no livro, o documento que elaborou «Para um Estado palestino» enquadra-se no no tipo de programas que o FMI impôs em África na década de 80 do século passado e que tratou de impor pela força no meu país, a Irlanda [6]. Estamos a falar da diminuição de salários no sector público e da maioria das despesas excepto – significativamente – na despesa com segurança, e que pretende fazer do sector privado o motor do crescimento. A ideia para a Palestina é que esta se converta numa fábrica de Israel.

SI: O senhor escreveu para The Electronic Intifada sobre a participação da UE na formação das forças de segurança da Autoridade Palestina, supostamente como um programa para a construção do Estado. Que lhe parece a visão da UE sobre o que deve ser a Palestina? Estamos a falar de uma área muito pequena com estritas medidas de segurança e um regime económico neoliberal?
 
DC: Não tenho a certeza de que ainda se tenha de utilizar a palavra «visão». Não tenho a certeza que a UE tenha uma visão A «solução de dois Estados» é uma espécie de capa da UE, mas não acredito muito que haja uma análise séria do que isso quer dizer. Os acordos de Oslo, com todos os seus defeitos pelo menos fizeram com que se falasse de Gaza e da Cisjordânia como uma unidade, mas agora, para um palestino, é quase impossível movimentar-se nesses territórios, e Israel controla com mão de ferro a Cisjordânia, o que torna inviável a solução de dois Estados. Creio que, neste momento, os representantes da UE se escondem atrás da retórica. Não apresentam nenhum plano estratégico a longo prazo sobre onde querem ir, para além do fortalecimento das suas relações com Israel, à custa dos palestinos.
Devemos ter em conta que para a UE a força policial COPPS [a missão de treino da UE na Cisjordânia] é uma espécie de corpo precursor de uma força de polícia para um Estado palestino independente, mas estes rapazes não têm autoridade para prender os colonos israelenses nem para entrar na zona C [partes da Cisjordânia nas quais, devido aos Acordos de Oslo, Israel mantém o controlo de aplicação da lei, da construção e da planificação]. Mais de 60% da Cisjordânia está fora dos limites de acção desta força policial. Existem também uma enorme quantidade de razoáveis indícios de que a UE provas está a fazer vista grossa sobre os abusos exercidos pela polícia palestina. Há provas de torturas reunidas por organizações palestinas de direitos humanos, pelo que é bastante desagradável que a União europeia se apresente como uma ajuda benigna aos palestinos.

SI: Um dos problemas com os livros é a sua desactualização quando são postos à venda. Há algumas novidades importantes nas relações entre a União Europeia e Israel, para além das que revelou?
 
DC: A principal é que no Outono de 2010, Kathy Ashton, responsável da política externa da UE, recomendou que elevasse Israel á categoria de «parceiro estratégico». Todavia, não está claro o que isto significa, mas sugere que Israel teria a mesma importância que os EUA ou a China nas prioridades oficiais da UE. Ashton foi um desastre nas relações com Israel. Para sermos justos, devemos dizer importantes declarações sobre Jerusalém e a expansão aí das colónias israelenses, e sobre a pena de prisão do activista popular Abdullah Abu Rahmeh, que surpreenderam algumas pessoas. Além disto, os israelenses tratam-na com paninhos de veludo. Ashton visitou a Faixa de Gaza um par de vezes, mas recusou reunir-se com o Hamas e qualificou as visitas como meramente humanitárias, retirando-lhes importância e significado político. Pense-se o que se pensar do Hamas, ganharam umas eleições que foram reconhecidas como livres e justas por observadores políticos da UE em 2006. É inconcebível que Kathy Ashton visite um qualquer outro lugar do mundo e se recuse a encontrar com os dirigentes políticos locais. Este Verão, quando estava em Jerusalémdeu uma conferência de imprensa conjunta [o chanceler israelense, Avigdor] Lieberman e pelo único preso que mostrou preocupação, pelo menos em público, foi por Gilad Shalit [N. do T.: soldado israelense preso em 28 de Junho de 2006 na Faixa de Gaza]. Ignorou totalmente o facto de Israel prender todos os anos á volta de 700 crianças, na maioria dos casos por nada mais grave do que atirar pedras, e em muitos casos abusam deles nas prisões. Mas Kathy Ashton, não aprece estar interessada no abuso das crianças, mas está na sorte de um soldado que indubitavelmente deve ser tratado com humanidade e libertado, mas que era parte integrante das forças de uma brutal ocupação militar.

SI: O senhor termina o seu livro com o argumento que a União Europeia dá oportunidades aos defensores da soberania europeia. Quais as tácticas que pensa serem mais eficazes? Estão os deputados do Parlamento Europeu a agir erroneamente?
 
DC: Vou responder em primeiro lugar à segunda questão. Opus-me ao Tratado de Lisboa, mas uma coisa boa é que deu mais poderes ao Parlamento Europeu que, com todos os seus defeitos, é uma instituição eleita por sufrágio directo. No livro não entro em detalhes sobre isto, mas das três principais instituições da UE – o Conselho de Ministros, a Comissão Europeia e o Parlamento – este último foi o menos maleável. Apesar das fortes pressões, a maioria dos eurodeputados apoiaram o relatório Golgdstone sobre o ataque a Gaza em 2008-2009. Mais recentemente o Parlamento Europeu bloqueou um acordo técnico que tornaria mais fácil os bens industriais cumprirem com as normas da UE para a estandardização. É muito aborrecido e pouco atractivo, mas o Parlamento Europeu, ou melhor uma das suas comissões, fez perguntas incómodas e atrasou a entrada em vigor deste acordo.
É provável que não possam congelar todas as relações com Israel, mas o Parlamento pode dificultá-las. Definitivamente, é caso para os cidadãos da UE pressionarem os deputados do parlamento Europeu para que faça frente ao lobby israelense. Há grupos de pressão muito fortes a apoiar Israel, como o «Grupo de Amigos de Israel», que é uma aliança de partidos, pelo que é muito importante que o movimento de solidariedade com a Palestina enfrente este grupo de pressão, muito bem dotado de recursos e nada transparente, que tenta influir nas instituições chave.
Quanto à outra pergunta, creio que cruamente e de forma muito simples, as pessoas comuns não podem esperar que os seus políticos e os funcionários públicos tomem medidas contra Israel. É por isso que creio que se deve apoiar a campanha BDS [Boicote, Desinvestimento e Sanções]. Mas não devemos esquecer que é uma táctica, não uma estratégia total, u que temos de utilizar também outras tácticas. Israel investe muito tempo, energia e dinheiro a apresentar-se a si mesmo como «a única democracia do Médio Oriente», e o movimento de solidariedade com a Palestina tem de organizar todos os seus recursos para contrariar esta excelentemente montada propaganda.

Notas:
[1] “Tsahal in Romania“, Voltaire Network, 30 de julio de 2010.
[2] A estratégia de Lisboa, também conhecida como Agenda de Lisboa ou Processo de Lisboa, foi um plano de desenvolvimento para a economia da União Europeia entre 2000 y 2010.
[3] “Freedom Flotilla: The detail that escaped Netanyahu, Voltaire Network, 8 de Junho de 2010.
[4] “Le bouclier de l’invincibilité“, Réseau Voltaire, Nicolas Ténèze, 19 de Março de 2010.
[5] Israel aims its nuclear warheads at Europe, Voltaire Network, 11 de Março de 2010.
[6] Program of the Salam Fayyad Government, Voltaire Network, 26 de Agosto de 2009.

* Sarah Irving é escritora com várias obras dedicadas à Palestina. David Cronin, jornalista irlandês, é presentemente o correspondente da Inter Press Service, em Bruxelas.
Tradução de José Paulo Gascão

István Mészáros e a educação para além do capital

Escrito por Demetrio Cherobini   no Correio da Cidadania
 
Um clássico, um engodo e uma aposta: tal é o que se encontra na edição brasileira de A educação para além do capital de István Mészáros, lançado primeiramente em 2005 e depois em 2008, pela Editora Boitempo. O clássico fica por conta do próprio texto de Mészáros, uma proposta consistente, coerente e radical a respeito de como os revolucionários do século XXI podem orientar seus esforços no campo da educação, a fim de superar a dominação exercida pelo capital sobre o sócio-metabolismo humano e realizar a "comunidade humana emancipada". O engodo, destaque negativo da publicação, cabe inteiramente ao prefaciador do livro, Emir Sader, que, desgraçadamente, tenta desviar a atenção do leitor para preocupações e objetivos diversos dos que estão contidos nas formulações do pensador húngaro. A aposta, o que resta disso tudo, é a de que os trabalhadores saibam ter a postura crítica necessária para perceber e superar as mistificações ideológicas que proliferam em nossos dias – até mesmo em torno das publicações progressistas - e tentam lhes perpetuar na condição de acomodação, entorpecimento e paralisia frente ao seu inimigo visceral.
 
Desde A teoria da alienação em Marx, escrito na década de 1960, até seus textos mais recentes, como O desafio e o fardo do tempo histórico, de 2007, o ponto-chave que orienta a reflexão filosófica de Mészáros é a realização da transcendência positiva da auto-alienação do trabalho. O mesmo se dá, evidentemente, em A educação para além do capital, concebido originalmente como uma conferência a ser proferida no Fórum Mundial de Educação, na cidade de Porto Alegre, em 2004. Nesse contexto, pode-se dizer que a crítica radical da alienação é o elemento decisivo para se entender não apenas a proposta, discutida nesse livro, de "contra-interiorização" da realidade histórico-social, que precisa se dar em ambientes formais e informais de aprendizagem, mas da teoria social e política do filósofo húngaro em sua totalidade.
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Sem compreender isso, qualquer empreendimento que vise elucidar criticamente as proposições de Mészáros sobre as formas – atuais e vindouras - de mediar o sócio-metabolismo humano fica tremendamente prejudicado. A educação é importante para um projeto político-social alternativo porque a superação da alienação só pode ser feita por meio de uma atividade autoconsciente. Esta é, pois, a condição para passarmos de uma situação onde nos encontramos completamente fragmentados, cindidos, diminuídos, submissos às nossas próprias criações materiais e estranhos em relação aos nossos semelhantes, para uma outra, na qual poderemos nos desenvolver ao máximo e nos tornarmos ricos no sentido qualitativo da palavra: sujeitos que sentem intimamente a carência de uma multiplicidade de manifestações humanas de vida (Cf. Marx).
 
Mas quem lê desavisadamente o prefácio à edição brasileira de A educação para além do capital é induzido a crer que as preocupações de Mészáros são as mesmas de Sader, a saber: como fortalecer a esfera pública em contraposição ao domínio do privado. Vejamos, nesse sentido, o que afirma o politólogo brasileiro: "Talvez nada exemplifique melhor o universo instaurado pelo neoliberalismo, em que ‘tudo se vende, tudo se compra’, ‘tudo tem preço’, do que a mercantilização da educação. Uma sociedade que impede a emancipação só pode transformar os espaços educacionais em shoppings centers, funcionais à sua lógica do consumo e do lucro. O enfraquecimento da educação pública, paralelo ao crescimento do sistema privado, deu-se ao mesmo tempo em que a socialização se deslocou da escola para a mídia, a publicidade e o consumo" (Cf. SADER, 2005, 16).
 
Uma leitura atenta, contudo, vai nos mostrar que os termos de referência de Mészáros são completamente outros. Em primeiro lugar, porque não é o neoliberalismo que mercantiliza tudo – inclusive a educação -, e sim, em nosso contexto, o sistema do capital. Em segundo lugar, a questão realmente importante não é exatamente o "enfraquecimento da educação pública" em comparação com o crescimento do ensino privado. Ao colocar as questões desse modo, Sader tenta fazer-nos crer que a preocupação de Mészáros seria com um eventual fortalecimento do setor público em contraposição ao setor privado – seria, portanto, combater precipuamente o "neoliberalismo".
 
Mas o filósofo húngaro não é tão ingênuo assim e não mistifica dessa maneira o setor "público" (o Estado). Antes disso, está muito mais interessado em demonstrar como é o sistema do capital – e não somente o "neoliberalismo" -, com todas as suas contradições, incluindo-se aí o próprio Estado, que faz parte de sua base material e que deve ser superado em concomitância com esse complexo mais amplo no qual está inserido. A educação pode contribuir com esse propósito, desde que não se limite apenas ao âmbito formal de ensino – note-se, então, que não se trata de colocar a questão em termos de "público" e "privado" - e se volte para a formação das mediações materiais não antagônicas de regulação do sócio-metabolismo humano. E isso só pode ser feito se a educação em questão for radicalmente crítica, isto é, articuladora teórico-prática de negação e afirmação no sentido da construção do socialismo ponto importantíssimo que nem sequer é tocado no curioso prefácio.
 
A preocupação de Mészáros, portanto, é em firmar uma educação revolucionária, e não meramente "pública" (ademais, em Para além do capital, o filósofo húngaro deixa bem claro que o objetivo dos socialistas é a socialização do poder de decisão sobre todos os âmbitos da atividade humana, e não a mera estatização das coisas – porque isto não elimina, em definitivo, o problema da alienação).
 
Em terceiro lugar, é um equívoco completo afirmar algo parecido com "a socialização se deslocou da escola para a mídia, a publicidade e o consumo". Na verdade, a socialização - isto é, o aprendizado das relações, normas e valores sociais, a internalização do mundo humano, a apropriação ativa das produções histórico-culturais - nunca poderia ter feito esse percurso porque ela é, na verdade, como a educação, "a própria vida", ou seja, se confunde com a própria vida, seja na escola ou fora dela. O referido prefácio, portanto, desvia o foco da nossa atenção para pontos que não são preocupações centrais de Mészáros. Constitui, na verdade, um tragicômico registro de um caso de prefaciador que apresentou como se fossem do prefaciado idéias que na verdade não lhe pertenciam (acreditamos que mistificação seja um termo bastante apropriado para designar o sentido desse tipo de operação intelectual).
 
A educação para a superação da alienação é, de acordo com Mészáros, a que se insere conscientemente na luta de classes. Aí, ela se desenvolve a partir da adoção crítica de um ponto de vista estruturalmente antagônico em relação ao sistema do capital. Essa nova práxis compreende tal perspectiva, os interesses que lhe são inerentes, articula-os em torno de uma ideologia capaz de proporcionar os devidos "estímulos mobilizadores" para as ações sócio-políticas da "classe com cadeias radicais" rumo à sua emancipação. É uma educação que está, pois, consciente de que só uma revolução pode libertar os trabalhadores da prisão configurada pelos processos alienados e alienantes de produção e reprodução do capital.
 
Nesse contexto, todas as mistificações sobre as relações dos homens com os produtos do seu trabalho, onde estes lhes aparecem como auto-constituídos e dotados de propriedades humanas, devem ser combatidas. A educação socialista é, por definição, uma educação desmistificadora dos processos atualmente estabelecidos de controle sócio-metabólico, realizados de acordo com as exigências do capital. É, pois, numa palavra, crítica radical dos fetiches de um sistema que vive de produzir fetiches – incluindo-se aí, evidentemente, o próprio fetiche do Estado.
 
O projeto socialista requer, assim, que nos orientemos a partir de um quadro estratégico adequado, de atuação nacional e internacional, com vistas a irmos para além do capital, e não meramente do capitalismo e seu regime jurídico garantidor da propriedade privada. A educação para além do capital é aquela que, concebendo-se como mediação indispensável, se integra conscientemente nesse projeto de transição que deverá fazer vir à luz uma sociedade capaz de proporcionar tempo disponível para a realização das potencialidades humanas. A educação é, portanto, na visão de Mészáros, parte de um projeto político-social - mediação coadunada com outras mediações - que precisa progressivamente negar a forma de sociabilidade atualmente cristalizada e afirmar uma alternativa viável em relação a ela. É esse movimento que constitui, pois, a crítica radical, a práxis revolucionária rumo à comunidade humana emancipada, a sociedade regulada pelos produtores livremente associados de que falava Marx.
 
É importante ressaltar tais questões, pois Mészáros volta a elas freqüentemente. É a crítica da ordem do capital que deve constituir a forma da educação transformadora. Isto exige uma ampla e profunda modificação de práticas e relações materiais – ou seja, dos sistemas de mediações atualmente estabelecidos -, que deve se dar com base no objetivo de transferir o poder de decisão sobre os processos sócio-metabólicos da humanidade para os produtores associados. Por isso, a reflexão sobre educação não pode se realizar meramente tendo-se em vista os ambientes formais de ensino, mas sim, sobretudo, as esferas informais de apropriação dos produtos históricos. Nessas duas "frentes de batalha", ela necessita se estabelecer como prática que é, assim como a revolução, auto-determinada e permanente.
 
O filósofo húngaro frisa constantemente que as formas de apropriação do mundo que o capital controla não se dão somente na escola ou na universidade, mas na vida como um todo. Por causa disso, a educação revolucionária não pode visar apenas os ambientes formais de ensino, mas sim se voltar para todas as outras atividades em que a interiorização ocorre, a fim de produzir uma contra-interiorização (ou contra-consciência) radical. Não mais hierárquica, fetichista, perdulária, destrutiva, e sim sustentável, cooperativa, consciente, emancipada, numa palavra, socialista. Por tal razão, uma educação alternativa só pode ser bem fundamentada se estiver amparada por uma teoria política concretamente produzida para fins específicos de confrontação de um determinado sistema de relacionamento social. Isto deve estar claro para os sujeitos envolvidos com atividades formais de ensino, pois eles necessitam ser capazes de fazer com que a sua instituição específica se abra para toda a sociedade, a fim de poder se articular com os movimentos materiais que visam superar a ordem do capital rumo à "nova forma histórica".
 
A teoria de Mészáros é, portanto, uma defesa intransigente e sem concessões de que as instituições de ensino e seus participantes – educadores, educandos, trabalhadores da educação, comunidade escolar – entrem numa relação dialética com os processos políticos e sociais que, em nosso tempo, visam à construção do futuro emancipado da humanidade. Isto não significa, contudo, que tal teoria não diga algo digno de poder ser utilizado para orientar ações dentro do âmbito da escola ou da universidade. Por exemplo: se a atividade organizada pelo sistema fetichista de exploração de trabalho excedente – isto é, o sistema do capital - é estruturada hierarquicamente, a prática superadora de tal conjunto de relações precisa se ordenar de modo diverso. Isto pode ocorrer tanto no que toca à própria estrutura institucional como no interior da sala de aula: um movimento progressivo de transcendência da forma da interiorização que se dá de acordo com a lógica do capital (hierárquica), para uma outra, não fetichista, horizontal, cooperativa, auto-determinada. É esse novo tipo de prática social que torna possível a generalização do pensamento crítico e a formação da consciência socialista de massa de que fala Mészáros.
 
Uma forma revolucionária de educação é, pois, segundo o filósofo húngaro, imprescindível para as classes trabalhadoras na sua luta contra o capital. Não uma educação que, impregnada de retórica mistificadora, contemporize com interesses escusos de partidos que desejam se perpetuar nos postos mais altos do Estado a partir de uma engenharia política hábil na conciliação entre as classes. Não uma educação que se dê meramente no âmbito "público", mas que seja capaz de criticar os próprios fundamentos da divisão entre o público e o privado. Não uma educação que fetichize o Estado, considerando-o como panacéia para todos os problemas, mas que combata suas contradições lá onde elas se enraízam. Finalmente: não uma educação apenas contra o setor privado, o neoliberalismo, o partido X ou Y, e sim uma educação contra o capital, suas personificações e seus ideólogos de todos os tipos - principalmente, os que exercem sua influência deletéria no interior da própria esquerda...
 
Ficha
 
Título: A educação para além do capital
Autor: István Mészáros
Editora: Boitempo
Ano: 2008 (2ª edição)
Páginas: 124
Preço: R$ 25,00
 
Sobre o autor: István Mészáros nasceu em Budapeste, em 1930. Em sua juventude, trabalhou em fábricas de aviões, tratores, têxteis, tipografias e até no departamento de manutenção de uma ferrovia elétrica. Aos dezoito anos, graças ao fato de haver se formado com notas máximas, ganhou uma bolsa de estudos na Universidade de Budapeste, onde pôde conhecer o filósofo György Lukács, de quem foi grande amigo e discípulo. Da Hungria, Mészáros foi para a Itália, onde trabalhou na Universidade de Turim. A partir de 1959, seu destino foi a Grã-Bretanha, onde lecionou em vários lugares: no Bedford College da Universidade de Londres (1959-1961), na Universidade de Saint Andrews, na Escócia (1961-1966), e na Universidade de Sussex, em Brighton, na Inglaterra (1966-1971). Em 1971, trabalhou na Universidade Nacional Autônoma do México, e em 1972 foi nomeado professor de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade de York, em Toronto, no Canadá. Em janeiro de 1977, retornou à Universidade de Sussex, onde veio a receber o título de Professor Emérito de Filosofia em 1991. Afastou-se das atividades docentes em 1995 e atualmente vive na cidade de Rochester, próxima a Londres.
 
Demetrio Cherobini é cientista social (UFSM) e mestre em Educação (UFSC).

Esse é o nosso povo...

Impressionante a capacidade mostrada por John Lennon da Silva, dançarino de street dance em uma brilhante coreografia, feita por ele mesmo. E ainda tem gente daqui que despreza nossos jovens pobres, somente atribuindo a eles a desgraça das drogas, roubos e dos assassinatos.
É de emocionar!

Reflexões sobre a intolerância

“Aqueles que não conseguem lembrar do passado estão condenados a repeti-lo” (George Santayana, 1863-1952)

Nesta semana, assisti ao documentário Luz, Trevas e o Método Científico.[1] As imagens mostram guerras religiosas, perseguição à ciência, às mulheres e hereges. A história da humanidade é, também, a história da intolerância.A práxis humana é muito mais complexa do que a vã filosofia maniqueísta imagina. A aposta maniqueísta é interessada e consciente – ou ingênua. Os eventos históricos mostram que as coisas não são tão simples quanto parecem. O bem pode se converter em mal. Reduzir a práxis histórica a apenas duas cores é desconhecer a complexidade dos fatores subjetivos, interesses e práticas dos que fazem a História.
Luz, Trevas e o Método Científico relata a luta da ciência contra a intolerância religiosa e política. Historicamente, a intolerância está presente na esfera das relações humanas fundadas em sentimentos e crenças religiosas e laicas. É uma prática que se autojustifica em nome de Deus – e/ou ideologias – e adquire o status de uma guerra de deuses encarnados em homens e mulheres que se odeiam. Heinrich Mann, em A Juventude do Rei Henrique IV, fornece uma descrição que permite visualizar seus efeitos:
“Mas no país inteiro também se incendiava e matava em nome das crenças inimigas. A diferença das crenças religiosas era levada profundamente a sério, e transformava as pessoas que normalmente nada separava em inimigos extremados. Algumas palavras, especialmente a palavra missa, tinham efeito tão terrível que um irmão tornava-se incompreensível e de sangue estranho para outro”. [2]
José Saramago denominou este ódio recíproco como “O Fator Deus”. [3]
Na Idade Média, a intolerância religiosa se intensificou contra os judeus,as mulheres e os heréticos. “Os inquisidores caçavam dissidentes e os obrigavam a abjurar sua “heresia”, palavra que em grego significa “escolha”, escreve Armstrong. A Inquisição na Espanha forçou os judeus à conversão ao cristianismo e, finalmente, expulsou-os. Esta se tornaria uma prática comum em outras épocas e nações. Com a identificação entre religião e política, a perseguição aos dissidentes foi intensificada e motivada pelos interesses políticos em disputa. A inquisição espanhola foi usada para “forjar a unidade nacional”. Mas a utilização deste recurso não se restringiu ao catolicismo romano. Como relata Armstrong: “Em países como a Inglaterra seus colegas protestantes também foram implacáveis com os “dissidentes” católicos, tidos igualmente como inimigos do Estado”. [4]
Com a formação e consolidação dos Estados nacionais modernos, a intolerância vincula religião e política, identificando uma à outra. O herege religioso é visto como um desafiante da ordem política monárquica; o dissidente político é encarado como um desafiador do dogma religioso adotado pelo Estado-nação. [5] A política terminaria por impor a sua autonomia em relação ao poder religioso. Então, a intolerância tomou a forma de lutas ideológicas.
Maquiavel já anunciara este caminho quando, ainda no renascimento, advogou que os fins justificam os meios, em outras palavras, que a razão do Estado deve se impor a despeito dos meios utilizados. Nestas condições, o problema para Maquiavel não está em usar a violência, mas em saber usá-la, na intensidade certa e no momento oportuno. Em defesa do florentino, observemos que trata-se da construção do Estado e das necessidade deste expressar a autoridade soberana e absoluta. Thomas Hobbes retoma este tema no século XVII, com a defesa de um Estado absolutista, o Leviatã, ao qual submetemos a nossa liberdade. As liberdades dos súditos ficariam restritas aos interstícios onde o soberano não alcança, no mais ele é absoluto. Estes autores expressam a idéia de que o poder político não deve admitir concorrentes, ou seja, o poder político deve ser autônomo em relação ao poder religioso.


[1] O vídeo está dividido em sete partes e disponível a partir do link http://www.youtube.com/watch?v=G0oImVekJzg. Acesso em 11.02.2011.
[2] MANN, Heinrich. A Juventude do Rei Henrique IV. São Paulo: Editora Ensaio, 1993, p.11. Esse período de intensas guerras religiosas envolvendo o continente europeu, que gerou barbáries como a Noite de São Bartolomeu (1572), também é tratado no romance A Rainha Margot, de Alexandre Dumas.
[3] SARAMAGO, José. “O Fator Deus”. Folha de S. Paulo, 16.09.2001. (Publicado também in: Revista Espaço Acadêmico, n. 05, outubro de 2001)
[4] ARMSTRONG, Karen. Em Nome de Deus: o fundamentalismo no judaísmo, no cristianismo e no islamismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2001, p.24.
[5] Dessa forma, “a intolerância religiosa assumiu formas especialmente virulentas, porque se julgava que a solidez do poder absoluto do rei dependia da aplicação do princípio de que a religião do povo deveria ser a religião do príncipe. Desencadeadas por um massacre de protestantes ocorrido em 1562, as guerras de religião da França se caracterizaram por atrocidades sem precedentes, como a matança de São Bartolomeu (25 de agosto de 1572), e só terminaram mais de 20 anos depois, quando Henrique 4º assinou o Edito de Nantes, concedendo liberdade de culto aos protestantes (1598). Mas a longa história da perseguição à religião reformada ainda não havia terminado, pois em 1685 Luís 14 revogou o Edito de Nantes, o que levou à demolição dos templos, à proibição das assembléias e à emigração forçada de cerca de 300 mil protestantes. Mas estes eram tão intolerantes quanto os católicos”. ROUANET, Sergio Paulo. “O Eros da diferença”. Folha de S. Paulo, Caderno Mais, 09.02.2003. (Publicado também em: Revista Espaço Acadêmico, n. 22, março de 2003).