quarta-feira, 21 de maio de 2014

Adital - Aplicativo de combate à violência contra a mulher é vencedor de prêmio do Google

Aplicativo de combate à violência contra a mulher é vencedor de prêmio do Google



Adital



Projeto Brasileiro "Promotoras Legais Populares 2.0 (PLP 2.0)”, que
pretende apoiar as mulheres no combate à violência doméstica, foi um dos quatro
vencedores do "Desafio Impacto Social”, uma iniciativa promovida pela empresa
Google que premia projetos de ONGs que usam a tecnologia para solucionar
problemas na esfera social. O resultado foi divulgado no último dia 08 de maio durante
um evento no escritório da empresa Google, em São Paulo.



Desenvolvido pela ONG Geledés em parceria com a ONG Themis, o "Projeto
PLP 2.0” pretende apoiar as mulheres no combate à violência doméstica através
de um aplicativo instalado em smartphone. De acordo com o aplicativo, há um
mecanismo com o botão "Pânico” que ao ser acionado avisa instantaneamente
as redes de atendimento de proteção da mulher sobre a situação de perigo, além
de gravar áudio e vídeo pelo celular para gerar provas da situação vivida pela
vítima.



O Projeto foi vencedor na categoria de voto popular. Os demais
vencedores foram selecionados pelo júri. Os demais vencedores foram: o projeto
"Rede Minha Cidade” da ONG Meu Rio; o projeto "SMS Bebê”, desenvolvido pelo
Instituto Zero a Seis; e o projeto ”Pesca Mais Sustentável", da organização Conservação
Internacional.



De acordo com a Geledés, o Brasil possui um dos maiores índices de
violência contra a mulher do mundo. Nos últimos 10 anos, cerca de 43,5 mil
mulheres foram assassinadas no país, uma média de 4,5 mil casos por ano. Segundo
dados divulgados pela organização, a cada uma hora e meia, uma mulher é assassinada
no Brasil.



O Desafio de Impacto Social Google reuniu 10 finalistas. Os quatro
vencedores receberam cada um o Prêmio Global Impact Award no valor de R$ 1
milhão, bem como apoio tecnológico do Google para ajudar a tirarem os seus
projetos do papel. Além dos quatro vencedores, a empresa premiou outros seis
finalistas com uma quantia de R$ 500 mil pela qualidade dos projetos
apresentados durante o Desafio. Para mais informações sobre cada projeto
finalista do Desafio acesse: https://desafiosocial.withgoogle.com/brazil2014



Informações sobre o projeto Promotoras legais Populares acesse o site:


http://www.geledes.org.br/voce-votou-e-nos-ganhamos-obrigada-impacto-social-google-brasil/



Informações sobre a Ong Themis através do link http://www.themis.org.br/

domingo, 18 de maio de 2014

Ana Flávia Marx: Cinco anos sem Mario Benedetti - Portal Vermelho

Ana Flávia Marx: Cinco anos sem Mario Benedetti



As datas viram
marcos quando nos faz lembrar de algo ou alguém importante e que nos
faz falta. É esse o caso deste 17 de maio: cinco anos sem o ‘escritor
cordial’, o uruguaio Mario Benedetti.



Por Ana Flávia Marx*, em seu blog**






 Mario Benedetti
 Mario Benedetti


Benedetti nasceu em 1920 em Paso de los Toros. Aos dois anos mudou
com os pais para Tacuarembó, onde começou a estudar alemão na Deutsche e
que, mais tarde, fez com que Mario fosse o primeiro tradutor do Kafka
no Uruguai. Na sua juventude publicou ainda sete livros sem vender ao
menos um exemplar.



Mario foi um jornalista de outro tempo, mas podia adaptar-se muito bem
na situação atual dos jornalistas, pelo menos os brasileiros. Foi
vendedor, funcionário público, contador, locutor, tradutor, taquígrafo
por muitos anos, mas sempre foi também jornalista e escritor. Nunca
deixou de escrever e as suas outras profissões serviram de cenário para
os seus romances.



A academia também chamava a sua atenção. Dirigiu o Centro de
Investigações Literárias, da Casa das Américas e o Departamento de
Literatura Hisponoamericana da Faculdade de Humanidades de Montevideo,
deixando o cargo somente em 1973, devido a ditadura militar.



A repressão o expulsou de seu país natal, mas o fez um cidadão latino
americano e socialista. Por causa da repressão, foi para Argentina,
Perú, Cuba e Espanha. Voltou para o seu país somente em 1985, quando a
democracia já se reestabelecia.



Da vida escura, escondida, dura e cruel da repressão, resolveu defender a
alegria como trincheira, bandeira, princípio, destino, certeza e
direito. (Ver o poema Em defesa da alegria)



Benedetti foi um escritor pleno. Teceu poesias, contos, novelas,
ensaios, críticas literárias, peças de humor - com o pseudônimo de
Damodes - e até canções, presentes no disco Canciones del Más Acá, de
1988.



As suas personagens revelaam as mil facetas e a complexidade da alma
humana, desnudando a dialética que movimenta a vida, em que é capaz de
mudar até mesmo as circunstâncias mais estabelecidas.



A sua experiência política também serviu como enredo para os seus livros
que, às vezes sutil, outras nem tanto, se preocupou com a ideologia,
com os valores e com a moral. É essa cena de “Primavera num espelho
partido”, em que, em plena ditadura, a personagem aguarda o seu
companheiro sair da prisão, mas se apaixona por um amigo dele, que fazia
parte da resistência à ditadura junto com seu marido.



A Trégua: amor, nacionalismo e consciência de classe



As mudanças e surpresas que a vida impõem estão em suas obras como o
ritmo nas músicas. O escritor de A Trégua, obra que conta o romance
entre Avellaneda e o Martín Santomé, funcionário público, viúvo e com 50
anos, que se apaixona pela jovem de 24 anos que muda a sua vida e lhe
mostra o amor como um dos elementos emblemáticos da vida.



“ O amor breve ou longo, espontâneo ou minuciosamente construído, é de
qualquer modo um apogeu nas relações humanas”, descreveu na apresentação
de um dos seus 80 livros.



Com A Trégua, uma das obras mais importantes da literatura
latino-americana, revelou a simplicidade, leveza e liberdade existente
no amor:



“O plano traçado é a absoluta liberdade. Conhecer-nos e ver o que
acontece, deixar que o tempo corra e reavaliar. Não há travas. Não há
compromissos. Ela é esplêndida”, escreve Martín em seu diário enquanto
esperava a resposta de Avellaneda.



É também nessa grande obra que dois conceitos evidenciam as ideias de
nacionalismo e de classe do autor. Santomé está sentado num banco e vê
um "operário municipal" cortando grama. Observa o trabalho, compara com o
seu, pensa em ser garçom de café e conclui: "Esse que passa ( o de
sobretudo comprido, orelha de abano, passo capenga e raivoso), esse é
meu semelhante. Ainda ignora que eu existo, mas um dia me verá de
frente, de perfil ou de costas, e terá a sensação de que entre nós
existe algo secreto, recôndito laço que nos une, que nos dá força para
nos entendermos. [...]. Mas não importa; seja como for, é meu
semelhante".



Dentro desse mesmo momento de reflexão, demonstra grande pertencimento
ao seu país, a sua nação e conclui: "Creio que nesse momento afirmou-se
em mim uma convicção: eu sou deste lugar, desta cidade. [...]Cada um é
de um só lugar na terra e ali deve pagar sua cota. Eu sou daqui. Aqui
pago a minha cota".



Foi também obra de Benedetti traduzir tática e estratégia, dois
conceitos que originaram dos planos exatos e da guerra, para a
subjetividade da paixão:



“[…]Minha tática é

falar-te

e escutar-te

construir com palavras

uma ponte indestrutível

Minha tática é

ficar em tua lembrança

não sei como nem sei

com que pretexto

porém ficar em ti […]”



O poema Tática e Estratégia faz parte da reunião de outras diversas
poesias em “O amor, as mulheres e a vida”, que se contrapõe ao título do
livro de Arthur Schopenhauer , “O amor, as mulheres e a morte” e
expressa a opinião de Mario de que as mulheres estão mais próximas da
vida do que da morte e que só o amor é capaz de enfrentar a vida finita.



É justamente nessa antologia que Benedetti concentra os dois temas -
amor e morte- no poema Última noção de Laura, que explica o final de A
Trégua, ou melhor, dar a saída do escritor ao romance intenso e
verdadeiro de Avellaneda e Santomé. Desta vez, é a jovem que fala de seu
amor:



“[…] você é claro não sabe

já que nunca lhe disse

nem mesmo

naquelas noites em que você me descobre

com as suas mãos incrédulas e livres

você não sabe como dou valor

à sua simples coragem de querer-me”



As obras de Mario Benedetti são universais, são ficções que são
articuladas com embates e desenlaces reais, o que faz com que muitos se
identifiquem com suas histórias e as tornem como suas. Um dos seus
últimos poemas, resumi a experiência de vida:



[…] temos uma desordem na alma

mas vale a pena sustentá-la

com as mãos / os olhos / a memória

tentemos pelo menos nos enganar

como se o bom amor

fosse a vida […] (Resumo)



*É jornalista, blogueira e dirigente do PCdoB na capital paulista.

**Blog Retrato sem Retoque

Blogueiros aprovam campanha para pedir o Darf da Globo | TIJOLAÇO | “A política, sem polêmica, é a arma das elites.”


Blogueiros aprovam campanha para pedir o Darf da Globo

18 de maio de 2014 | 11:53 Autor: Miguel do Rosário
globo-darf-2


Centenas de blogueiros reunidos em São Paulo aprovaram a realização de campanha para exigir que a Rede Globo mostre o Darf.


Lembrando: Darf é sigla de Documento de Arrecadação de Receitas Federais.


A campanha se relaciona à descoberta que a Globo foi flagrada
sonegando impostos nas Ilhas Virgens Britânicas, e condenada pela
Receita Federal a pagar quase R$ 1 bilhão.


Até hoje, a Globo não mostrou nenhum documento provando que pagou o que devia.


Foi criado uma logo (acima) e um site exclusivo para a campanha.


http://mostraodarfglobo.wordpress.com/


Neste site serão publicadas instruções para quem quiser participar da campanha.


Também foi criado um email, para receber informações sobre este tema.


mostraodarfglobo@gmail.com

ODiario.info » O fosso económico permanente entre negros e brancos nos Estados Unidos

O fosso econômico permanente entre negros e brancos nos Estados Unidos

Joan Faus 

Passou
quase século e meio sobre a carta em que Marx saudava em Lincoln “o
determinado filho da classe trabalhadora a quem coube guiar o seu país
numa incomparável luta pela libertação de uma raça agrilhoada”.

Agora que têm em funções o primeiro presidente negro da sua história
torna-se ainda mais chocante a longa persistência da discriminação
racial na sociedade norte-americana. A própria ONU denuncia que essa
discriminação é permanente em todas as esferas da sociedade: por cada
dólar de uma família branca uma família negra tem cinco cêntimos. A
disparidade na pobreza e no desemprego mal variaram em 40 anos.






Nada
é às vezes mais revelador do que a crueza dos números para compreender
pormenorizadamente uma problemática e deparar com uma desigualdade
enquistada. Em 1970 a taxa de pobreza nos Estados Unidos entre os
cidadãos negros era de 33,6%. Em 2012 era de 35%. Entre os brancos
também surgiu um ligeiro aumento nesses 42 anos, de 10% para 13%, mas o
pior é que o fosso entre as duas raças se manteve intacto. Entretanto,
os latinos tiveram um aumento ainda mais severo, de 24,3% para 33%. Este
padrão racial repete-se no desemprego: desde 1972, quando arrancou a
estatística diferenciada, a taxa entre os negros foi sempre 60% mais
alta que a dos brancos. Em Março a taxa global foi de 6,7; a dos brancos
foi de 5,8% e a dos negros de 12,4%.



Martin, um negro de cerca de sessenta anos, afirmou desconhecer os
pormenores destes números — que levaram a ONU a denunciar em Março que
«na prática» a discriminação permanece constante em todas as esferas da
sociedade norte-americana, e continua visível. «A discriminação piorou
muito», reclama num misto de impotência e revolta. Sentado placidamente
num banco, durante horas, conta que está sem trabalho, que faz milagres
para sobreviver com o apoio do governo, que viveu a vida toda num
apartamento entre as ruas 7 e U, no noroeste do centro de Washington DC.
Um bairro que vem há anos a viver uma transformação drástica: os
estabelecimentos humildes, edifícios e residentes afro-americanos vão
sendo gradualmente substituídos por gente local e imóveis modernos
habitados por brancos jovens da classe média. A mudança é bonita mas o
racismo subsiste e afasta as pessoas pelo escândalo das rendas. Isto
antigamente era a Broadway negra dos Estados Unidos, queixa-se de olhar
perdido.



Mas o que mais aborrece Martin é que a mudança não o beneficia, nem faz
com que cresça a economia dos Estados Unidos e de Washington e acaba
gerando uma dupla perseguição policial, fundamentada segundo ele num
racismo intrínseco. «Se estou a beber uma cerveja na rua a polícia
prende-me mas se for um branco dos que vivem por aqui não lhe dizem
nada”, denuncia. Recusa falar da sua vida, mas deixa escapar que esteve
preso por drogas e que depois, apesar de ter um curso e direito a uma
profissão técnica, o ferrete do cárcere impede-o de encontrar um
trabalho de qualidade. «Fora da prisão o Governo não te ajuda, atira-te
de novo para as ruas. E que fazemos? É fácil voltar a fazer o mesmo, e
vamos outra vez para a cadeia”.



Nessa altura um amigo negro de Martin, Paul, da mesma idade, que andava
pela rua e que também esteve preso, entra na conversa. «A educação é o
mais importante, declara. Há que ajudar os jovens. No bairro muitos vão
dizer-te “para quê trabalhar por 500 dólares se a vender droga consegues
800″. É esse o problema, mas que vamos fazer? Num círculo vicioso
originado na conjuntura socioeconómica e na educação, que a polícia e a
justiça podem agravar, não há saída. E o tempo não o melhora: a
mobilidade social mantém-se parada 50 anos depois da aprovação da Lei
dos Direitos Civis.



A desigualdade crescente de rendimento nos Estados Unidos e o
impedimento da subida social afectam o conjunto da população, mas
atingem sempre mais profundamente as minorias raciais. Antes da crise de
2007, o rendimento médio de uma família branca era de 135.000 dólares
(muito inflada pelos mais ricos), enquanto o de uma família de cor era
de 12.000, segundo um estudo de Derrick Hamilton, professor de Economia
na New School de Nova Iorque. Isso significava que por cada dólar de
riqueza de uma família branca, uma negra tinha nove cêntimos. Mas depois
da crise a distancia aumentou: cinco cêntimos por cada dólar. E
surgiram diferenças ainda maiores: 85% das famílias negras e latinas têm
um rendimento total inferior à média de todos os brancos.



A população está muito consciente da brutalidade destas disparidades.
Segundo um inquérito de 2913, 57% dos brancos acham que existe alguma
discriminação para com os negros, enquanto entre os negros a proporção
sobe para 88%. Mas afinal qual a explicação para estas tristes
diferenças económicas? «Enquanto não houve apenas redução do fosso de
riqueza nos últimos cinquenta anos, houve uma melhoria laboral até
meados dos anos 70 graças a várias leis, programas de afirmação positiva
e melhorias no acesso à educação», indica Hamilton por telefone. «Mas a
partir daí o fosso manteve-se por falta de ênfase contra a
discriminação. Paralelamente, influíram outros factores que, em geral,
aumentaram a desigualdade de rendimento do país, como o enfraquecimento
dos sindicatos, o auge da competitividade global, a disparidade salarial
ou os lucros elevados de capital, que beneficiaram os mais ricos».



E além disso, afirma o professor, surgiu um tipo de preconceito racial
permanente em algumas esferas. Por exemplo menciona um estudo que
demonstrou que num processo de selecção num trabalho uma pessoa de cor
que envia um currículo melhor tem menos opções de ser contratada do que
uma branca com pior expediente. Por isso, é necessário tomar mais
medidas, para que o Governo contrate mais trabalhadores e melhores
condições para forçar o sector provado a melhorar as suas, que se crie
um fundo de auxilio para crianças pobres a que se possa aceder como
adultos «para nivelar o terreno do jogo» com os mais ricos, e que o
sistema fiscal seja mais progressivo para que as famílias com baixos
rendimentos não permaneçam «encarceradas na pobreza».



Desde que subiu à presidência dos Estados Unidos em
2009 Barack Obama evitou falar de discriminação racial. Salvo nalgumas
iniciativas insistiu em que o verdadeiro debate se deve centralizar na
criação de postos de trabalho e irritou alguns sectores afro-americanos
ao falar de «responsabilidade pessoal» e de não aceitar a vitimização.
Nos últimos meses, a luta contra a desigualdade transformou-se no
epicentro do discurso de Obama, que em Fevereiro anunciou um aumento de
salário mínimo federal de 7,25 dólares por hora para 10,10.



Embora agora retomem protagonismo, as reclamações económicas dos negros
não são novas. Basta recordar a marcha para Washington em Agosto de
1963, que culminou com o famoso discurso de Martin Luther King, que
reclamava mais trabalho e melhores salários. Pedia-se na época que o
salário mínimo passasse de 1,15 dólares por hora para 2. De acordo com a
evolução da inflação esses 1,15 dólares corresponderiam hoje a 8,80. No
ano seguinte a vergonhosa segregação racial terminou oficialmente, mas
meio século depois ainda permanece: a crueza dos números torna inegáveis
os efeitos económicos da discriminação.


Washington 20 ABR 2014 - 03:41 CET

Fonte: El País 


terça-feira, 13 de maio de 2014

13 de maio: viva 20 de novembro! | Revista Fórum Semanal


13 de maio: viva 20 de novembro!





13 de maio: viva 20 de novembro!
 



Este ano, com o filme Doze anos de escravidão,
começou-se a lembrar de um lutador exemplar contra o escravismo no
Brasil, Luiz Gama, que até recentemente era lembrado por poucos. Ele não
foi escravo por doze anos, foram “apenas” oito. Mas sua história é
exemplar

Por Mouzar Benedito

O escravo que mata o senhor, seja em que circunstância for, mata sempre em legítima defesa”
13 de maio é data boa para se lembrar de outra, 20 de novembro.

A primeira representa a história oficial, a libertação
dos escravos como se fosse uma simples canetada da Princesa Isabel, sem
mais nem menos.
A história oficial do Brasil é cheia dessas coisas. A independência aconteceu com um mero grito, e assim por diante.
Os lutadores preferem, no caso da libertação dos
escravos, ter como data símbolo dessa luta antiescravista, o dia do
assassinato de Zumbi, 20 de novembro. É justo.
Ignora-se as lutas que aconteceram para chegar a uma
determinada conquista. O Brasil ficou independente em 7 de setembro de
1822, e pronto. Felizmente, essas coisas estão sendo revistas. Na Bahia,
não é à toa que 2 de julho aparece com frequência e é comemorado como
dia da “Independência da Bahia”. É que nessa data, em 1823, quase um ano
depois da data oficial da independência, os portugueses que resistiam à
independência brasileira naquele estado, foram definitivamente
derrotados.
No Piauí, a derrota dos portugueses foi concluída em 13
de março de 1823, na Batalha do Jenipapo. O Pará “aderiu” ao Brasil
definitivamente em 15 de agosto de 1823. No Maranhão também, a
independência foi conquista nesse ano.
Mas voltando ao 13 de maio, a data comemorada durante
muito tempo como a da “Libertação dos Escravos” já não é bem aceita.
Para começar foi uma libertação não tão libertária assim. Até nos
Estados Unidos, país que não nos serve de exemplo para muitas coisas, a
libertação dos escravos foi mais correta: cada escravo libertado ganhava
uma mula e um pedaço de terra para tocar a vida. Aqui, foram
simplesmente jogados nas ruas.
Mesmo assim, muitos que lutavam pelo fim da escravidão, como José do Patrocínio, louvaram a Princesa Isabel por isso.
Este ano, com o filme Doze anos de escravidão,
que conta a história de um negro livre sequestrado e vendido como
escravo no sul dos Estados Unidos, começou-se a lembrar de um lutador
exemplar contra o escravismo no Brasil, Luiz Gama, que até recentemente
era lembrado por poucos. Ele não foi escravo por doze anos, foram
“apenas” oito. Mas sua história é exemplar.
Sua mãe, Luíza Mahin, era uma negra livre, retinta,
bonita, lutadora. Pouco se sabe dela, mas participou de todas as
revoltas negras das primeiras décadas do século XIX na Bahia. De origem
nagô, sabia ler e escrever em árabe, e era quituteira, vendia seus
quitutes por toda Salvador. Assim, servia de elo entre revoltosos. Teve
um envolvimento com um homem de família fidalga portuguesa e daí nasceu
Luiz Gama. Quando ocorreu a Sabinada, revolta liderada pelo médico
Francisco Sabino Vieira, em 1837, proclamando a “República Bahiense”,
ela teve papel importante. Com a derrota, muitos militantes foram presos
e mortos. Para não ser pega, deixou o pequeno Luiz, então com 7 anos de
idade, com o pai dele e fugiu para o Rio de Janeiro.
Vendido pelo pai
Até os 10 anos de idade, ele foi bem tratado pelo pai,
que aí se revelou um pulha: para pagar dívidas contraídas em jogos,
vendeu o filho como escravo, para um negociante paulista. Além de ser um
ato extremamente canalha, era totalmente ilegal: não era permitido
escravizar pessoas nascidas de pais livres, e além disso era proibido
levar escravos da Bahia para outros estados, por causa do espírito
revoltoso dos negros baianos. Temiam que eles “contaminassem” escravos
de outros estados.
Pois bem, primeiro em Campinas, depois em São Paulo, foi
escravo até completar 18 anos. Tinha aprendido a ler com um estudante
de Direito que foi morar na casa do seu “senhor” e ensinou os filhos do
próprio escravocrata. Aí, reivindicou a liberdade, mas o “senhor” não
concedeu. Conseguiu a liberdade, não se sabe como, já que em 1891, o
então ministro da Fazenda Rui Barbosa mandou queimar toda a documentação
sobre a escravidão no Brasil, alegando que ela havia sido uma mancha na
história do Brasil. E foi mesmo. Mas o motivo era que ele queria evitar
que antigos donos de escravos reivindicassem indenização com base
nesses papéis que valiam como títulos de propriedade. Por isso, perdemos
registros históricos importantes.
Para não ser perseguido pelo ex-senhor, ele sentou praça
na polícia, mas seu espírito libertário não condizia com a profissão,
acabou expulso. Arrumou trabalho como amanuense (copista de documentos
oficiais – na época não havia outra forma de fazer cópias de
documentos), no gabinete do conselheiro Furtado de Mendonça, que tinha
uma vasta biblioteca jurídica. Luiz Gama leu tudo, passou a entender de
leis mais do que quase todos advogados, e se tornou rábula, quer dizer,
advogado não formado, o que na época era permitido.
E dedicou todo o seu conhecimento à libertação de
escravos, pela via jurídica. Conseguiu desta forma libertar mais de
quinhentas pessoas. E atuava também como jornalista e poeta, tornou-se
um republicano radical, mas descobriu que os republicanos não eram tão
republicanos assim: não aceitavam incluir em suas propostas o fim do
escravismo.
Era sempre ameaçado de morte, mas não vacilava. Ia para
certos locais defender escravos sabendo que podia ser morto, mas ia. Num
júri no interior paulista, defendendo um escravo que matou o senhor que
o maltratava, disse a sentença que provocou um grande rebuliço: “O
escravo que mata o senhor, seja em que circunstância for, mata sempre em
legítima defesa”.
Antônio Bento, líder do movimento Caifazes: esquecido pela história oficial (Domínio público)
Antônio Bento, líder do movimento Caifazes: esquecido pela história oficial (Domínio público)
Radicalizando a luta
 Já perto do fim da vida, começou a reconhecer que sua
luta libertando escravos individualmente, enquanto o fim da escravatura
não vinha, precisava ser radicalizada. Com uma diabetes que se agravava e
limitava seus movimentos, em 1879 passou a achar que seriam necessárias
insurreições como as lideradas por Antônio Bento, outro injustiçado,
esquecido pela história oficial.
Antônio Bento de Souza e Castro era um negro de família
rica, filho de um farmacêutico português. Estudou direito, tornou-se
juiz em Atibaia e abandonou tudo para se dedicar à luta pela libertação
de escravos. Defendia métodos mais radicais do que os de Luiz Gama e
passou a ser chamado de “O fantasma da abolição”. Então, já doente, Luiz
Gama fundou o Centro Abolicionista, com a participação ativa de Antônio
Bento, e em 1882 lançou o jornal Ça Ira!, que tinha forte
participação do escritor Raul Pompeia, autor de um artigo que defendia
claramente o direito do escravo matar seu “senhor”.
Depois veio o Partido Abolicionista e o movimento
Caifazes, liderado por Antônio Bento. Seus militantes iam a fazendas e
estimulavam os escravos a fugirem, com apoio deles. Em alguns casos,
raptavam escravos que tinham medo de fugir e, com apoio de ferroviários
simpatizantes da causa, os levavam (assim como os que fugiam
espontaneamente) para o quilombo do Jabaquara, em Santos, arrumavam
documentação falsa para eles e os mandavam para outras regiões, como
negros livres.
O nome do movimento teve inspiração bíblica. Caifás, no
Evangelho segundo São João, teria dito: “Vós não sabeis, não
compreendeis que convém que um homem morra pelo povo, para que o povo
não pereça?”, antes de entregar Jesus a Pilatos.
Luiz Gama morreu em agosto de 1882, sem ver o fim do
escravismo. Seu enterro foi histórico, o maior ato público visto na
capital paulista até aquela época, com participação de negros libertos,
escravos, intelectuais, escritores, artistas, o povo todo. Até seus
inimigos.
Foi-se o “precursor do abolicionismo”, ficou o “fantasma
da abolição”, Antônio Bento, que continuou sua luta até ser
assassinado. Ah, se eu fosse historiador… Não vi nada até hoje, a não
ser referências vagas, sobre Antônio Bento e os Caifazes. Está aí uma
sugestão.
Foto de capa: retrato de Luiz Gama por Raul Pompéia (Domínio Público)

13 de maio: viva 20 de novembro! | Revista Fórum Semanal


13 de maio: viva 20 de novembro!





13 de maio: viva 20 de novembro!
 



Este ano, com o filme Doze anos de escravidão,
começou-se a lembrar de um lutador exemplar contra o escravismo no
Brasil, Luiz Gama, que até recentemente era lembrado por poucos. Ele não
foi escravo por doze anos, foram “apenas” oito. Mas sua história é
exemplar

Por Mouzar Benedito

O escravo que mata o senhor, seja em que circunstância for, mata sempre em legítima defesa”
13 de maio é data boa para se lembrar de outra, 20 de novembro.

A primeira representa a história oficial, a libertação
dos escravos como se fosse uma simples canetada da Princesa Isabel, sem
mais nem menos.
A história oficial do Brasil é cheia dessas coisas. A independência aconteceu com um mero grito, e assim por diante.
Os lutadores preferem, no caso da libertação dos
escravos, ter como data símbolo dessa luta antiescravista, o dia do
assassinato de Zumbi, 20 de novembro. É justo.
Ignora-se as lutas que aconteceram para chegar a uma
determinada conquista. O Brasil ficou independente em 7 de setembro de
1822, e pronto. Felizmente, essas coisas estão sendo revistas. Na Bahia,
não é à toa que 2 de julho aparece com frequência e é comemorado como
dia da “Independência da Bahia”. É que nessa data, em 1823, quase um ano
depois da data oficial da independência, os portugueses que resistiam à
independência brasileira naquele estado, foram definitivamente
derrotados.
No Piauí, a derrota dos portugueses foi concluída em 13
de março de 1823, na Batalha do Jenipapo. O Pará “aderiu” ao Brasil
definitivamente em 15 de agosto de 1823. No Maranhão também, a
independência foi conquista nesse ano.
Mas voltando ao 13 de maio, a data comemorada durante
muito tempo como a da “Libertação dos Escravos” já não é bem aceita.
Para começar foi uma libertação não tão libertária assim. Até nos
Estados Unidos, país que não nos serve de exemplo para muitas coisas, a
libertação dos escravos foi mais correta: cada escravo libertado ganhava
uma mula e um pedaço de terra para tocar a vida. Aqui, foram
simplesmente jogados nas ruas.
Mesmo assim, muitos que lutavam pelo fim da escravidão, como José do Patrocínio, louvaram a Princesa Isabel por isso.
Este ano, com o filme Doze anos de escravidão,
que conta a história de um negro livre sequestrado e vendido como
escravo no sul dos Estados Unidos, começou-se a lembrar de um lutador
exemplar contra o escravismo no Brasil, Luiz Gama, que até recentemente
era lembrado por poucos. Ele não foi escravo por doze anos, foram
“apenas” oito. Mas sua história é exemplar.
Sua mãe, Luíza Mahin, era uma negra livre, retinta,
bonita, lutadora. Pouco se sabe dela, mas participou de todas as
revoltas negras das primeiras décadas do século XIX na Bahia. De origem
nagô, sabia ler e escrever em árabe, e era quituteira, vendia seus
quitutes por toda Salvador. Assim, servia de elo entre revoltosos. Teve
um envolvimento com um homem de família fidalga portuguesa e daí nasceu
Luiz Gama. Quando ocorreu a Sabinada, revolta liderada pelo médico
Francisco Sabino Vieira, em 1837, proclamando a “República Bahiense”,
ela teve papel importante. Com a derrota, muitos militantes foram presos
e mortos. Para não ser pega, deixou o pequeno Luiz, então com 7 anos de
idade, com o pai dele e fugiu para o Rio de Janeiro.
Vendido pelo pai
Até os 10 anos de idade, ele foi bem tratado pelo pai,
que aí se revelou um pulha: para pagar dívidas contraídas em jogos,
vendeu o filho como escravo, para um negociante paulista. Além de ser um
ato extremamente canalha, era totalmente ilegal: não era permitido
escravizar pessoas nascidas de pais livres, e além disso era proibido
levar escravos da Bahia para outros estados, por causa do espírito
revoltoso dos negros baianos. Temiam que eles “contaminassem” escravos
de outros estados.
Pois bem, primeiro em Campinas, depois em São Paulo, foi
escravo até completar 18 anos. Tinha aprendido a ler com um estudante
de Direito que foi morar na casa do seu “senhor” e ensinou os filhos do
próprio escravocrata. Aí, reivindicou a liberdade, mas o “senhor” não
concedeu. Conseguiu a liberdade, não se sabe como, já que em 1891, o
então ministro da Fazenda Rui Barbosa mandou queimar toda a documentação
sobre a escravidão no Brasil, alegando que ela havia sido uma mancha na
história do Brasil. E foi mesmo. Mas o motivo era que ele queria evitar
que antigos donos de escravos reivindicassem indenização com base
nesses papéis que valiam como títulos de propriedade. Por isso, perdemos
registros históricos importantes.
Para não ser perseguido pelo ex-senhor, ele sentou praça
na polícia, mas seu espírito libertário não condizia com a profissão,
acabou expulso. Arrumou trabalho como amanuense (copista de documentos
oficiais – na época não havia outra forma de fazer cópias de
documentos), no gabinete do conselheiro Furtado de Mendonça, que tinha
uma vasta biblioteca jurídica. Luiz Gama leu tudo, passou a entender de
leis mais do que quase todos advogados, e se tornou rábula, quer dizer,
advogado não formado, o que na época era permitido.
E dedicou todo o seu conhecimento à libertação de
escravos, pela via jurídica. Conseguiu desta forma libertar mais de
quinhentas pessoas. E atuava também como jornalista e poeta, tornou-se
um republicano radical, mas descobriu que os republicanos não eram tão
republicanos assim: não aceitavam incluir em suas propostas o fim do
escravismo.
Era sempre ameaçado de morte, mas não vacilava. Ia para
certos locais defender escravos sabendo que podia ser morto, mas ia. Num
júri no interior paulista, defendendo um escravo que matou o senhor que
o maltratava, disse a sentença que provocou um grande rebuliço: “O
escravo que mata o senhor, seja em que circunstância for, mata sempre em
legítima defesa”.
Antônio Bento, líder do movimento Caifazes: esquecido pela história oficial (Domínio público)
Antônio Bento, líder do movimento Caifazes: esquecido pela história oficial (Domínio público)
Radicalizando a luta
 Já perto do fim da vida, começou a reconhecer que sua
luta libertando escravos individualmente, enquanto o fim da escravatura
não vinha, precisava ser radicalizada. Com uma diabetes que se agravava e
limitava seus movimentos, em 1879 passou a achar que seriam necessárias
insurreições como as lideradas por Antônio Bento, outro injustiçado,
esquecido pela história oficial.
Antônio Bento de Souza e Castro era um negro de família
rica, filho de um farmacêutico português. Estudou direito, tornou-se
juiz em Atibaia e abandonou tudo para se dedicar à luta pela libertação
de escravos. Defendia métodos mais radicais do que os de Luiz Gama e
passou a ser chamado de “O fantasma da abolição”. Então, já doente, Luiz
Gama fundou o Centro Abolicionista, com a participação ativa de Antônio
Bento, e em 1882 lançou o jornal Ça Ira!, que tinha forte
participação do escritor Raul Pompeia, autor de um artigo que defendia
claramente o direito do escravo matar seu “senhor”.
Depois veio o Partido Abolicionista e o movimento
Caifazes, liderado por Antônio Bento. Seus militantes iam a fazendas e
estimulavam os escravos a fugirem, com apoio deles. Em alguns casos,
raptavam escravos que tinham medo de fugir e, com apoio de ferroviários
simpatizantes da causa, os levavam (assim como os que fugiam
espontaneamente) para o quilombo do Jabaquara, em Santos, arrumavam
documentação falsa para eles e os mandavam para outras regiões, como
negros livres.
O nome do movimento teve inspiração bíblica. Caifás, no
Evangelho segundo São João, teria dito: “Vós não sabeis, não
compreendeis que convém que um homem morra pelo povo, para que o povo
não pereça?”, antes de entregar Jesus a Pilatos.
Luiz Gama morreu em agosto de 1882, sem ver o fim do
escravismo. Seu enterro foi histórico, o maior ato público visto na
capital paulista até aquela época, com participação de negros libertos,
escravos, intelectuais, escritores, artistas, o povo todo. Até seus
inimigos.
Foi-se o “precursor do abolicionismo”, ficou o “fantasma
da abolição”, Antônio Bento, que continuou sua luta até ser
assassinado. Ah, se eu fosse historiador… Não vi nada até hoje, a não
ser referências vagas, sobre Antônio Bento e os Caifazes. Está aí uma
sugestão.
Foto de capa: retrato de Luiz Gama por Raul Pompéia (Domínio Público)

"Se a bandeirinha é bonitinha, que vá posar na Playboy" — CartaCapital






"Se a bandeirinha é bonitinha, que vá posar na Playboy"

A agressão verbal contra a auxiliar Fernanda Uliana
prova que o futebol é o penúltimo reduto da misoginia. O último é o
jornalismo boleiro. Por Matheus Pichonelli

bandeirinha.jpg
"Reportagem" do jornal Extra sobre a bandeirinha Fernanda Uliana
 
O futebol é o penúltimo reduto
da misoginia. O último é o jornalismo boleiro. Misoginia, para quem não
sabe, é a palavra designada pelos gregos para classificar o “horror e a
aversão” a tudo o que é ligado ao feminino e às mulheres.
Essa aversão ganhou ares de alarme após a vitória do Atlético Mineiro
sobre o Cruzeiro no domingo 11. Desde então, nenhum assunto foi mais
comentado no mundo futebolístico do que a existência da bandeirinha
Fernanda Colombo Uliana. Nem mesmo os erros cometidos por ela durante a
partida e referendados por um homem, o árbitro Heber Roberto Lopes,
entre eles um pênalti não marcado e um impedimento inexistente para a
equipe azul celeste. O assunto era outro: a sua simples presença da
bandeirinha em um local sagrado para os homens.


Basta uma simples busca no Google (“bandeirinha gata é clicada em
pose indiscreta”, “conheça a linda e polêmica bandeirinha”) e as
deferências dos ogros do esporte sobre o corpo estranho em um grutão
construído por homens, entre homens e para os homens. “Se ela é
bonitinha, que vá posar na Playboy. No futebol tem que ser boa de
serviço”, chegou a dizer o diretor de futebol do Cruzeiro, Alexandre
Mattos, após o clássico mineiro.


Em sua demonstração pública de misoginia, Mattos se esqueceu de
lembrar que os erros da bandeirinha foram referendados pelo chefe da
arbitragem. Um homem, portanto. Mas, ao fim do jogo, nem Mattos nem
ninguém mandou que Heber Roberto Lopes fosse posar na Playboy. Ou que
fosse consertar motor de carro. Ou plantar


laranja. Faz sentido: quando o árbitro erra, ele é poupado até no
xingamento. A ofensa é direcionada à aleivosia da sua mãe ou à
fidelidade da sua esposa. Nunca a ele (a não ser, claro, que seja
negro).


Pela repercussão, os erros da bandeirinha não colocaram a arbitragem
em xeque, mas sim a capacidade feminina de se instalar em um campo de
domínio masculino. Uma coisa é mulher jogar futebol. Quando isso
acontece, ninguém se comove: os estádios não lotam, a imprensa esportiva
dá de ombros, os patrocinadores fazem pouco caso. Mas uma mulher
arbitrando no quintal masculino é mais que uma concessão: é uma ofensa.
Porque tudo no mundo futebolístico é masculino. Nesse domínio, a regra é
clara: a única seleção capacitada a representar o País é composta por
11 jogadores homens, um treinador homem, auxiliares técnicos homens e
dirigentes homens. Se tiverem sorte, as mulheres poderão atuar como
nutricionistas ou psicólogas.


Na minha vida profissional, tive pelo menos dez mulheres como
superiores diretas. Se para qualquer uma eu respondesse, a cada decisão
contrariada, que ela deveria posar na Playboy, ganharia uma bifa na
cara, uma carta de demissão e um processo na Justiça. No futebol a
relação inexiste porque o esporte quase nunca é pensado para outro
público se não o tiozão sentado no sofá, ou na arquibancada, com uma
lata de cerveja na mão. Porque é construído e transmitido por tiozões.
Basta notar os comentários ao fim dos jogos. Basta reparar nas piadas
dos comentaristas ao lado das apresentadoras-alvo-de-piadas. Basta ver o
esforço das câmeras para pinçar um decote no meio da torcida (se houver
um celular entre o decote, melhor). E basta ver ao fim do jogo as
galerias de “belas da torcida”. Ou a galeria de poses insinuantes à
beira do campo da nova “musa” do esporte.


Em conversas e rodas informais, costumo dizer que o futebol é um
microcosmos da vida comum, e não apenas por assimilar em campo as
práticas que consideramos moralmente valiosas, como a generosidade do
passe, a doação pelo companheiro contundido, o fôlego extra por um
objetivo, a fidelidade dos propósitos e a frieza na hora de tomar uma
decisão (o pênalti, nesse sentido, é a situação-limite que todos os
cineastas buscam levar à tela). Mas é também um microcosmo do nosso
primitivismo. O desembaraço do achincalhe sobre a bandeirinha Fernanda
Uliana é o mesmo que permite agredir mulheres nas ruas e culpar a sua
saia. Segundo essa concepção, Uliana e as mulheres não entram em campo
para trabalhar, mas para aparecer. E as agressões são apenas as reações
naturalizadas de uma mesma ousadia – e não de uma incapacidade ancestral
de conter o verbo ou a agressão.


Ao fundo da fala do dirigente do Cruzeiro é possível visualizar uma
velha cortina: “quem mandou provocar”, “se estivesse em casa não teria
acontecido nada disso”. “Se errou, é porque é mulher”. “Se acertou, é
apesar de ser mulher”. A galeria de poses sensuais de Fernanda em seu
ambiente de trabalho (só para lembrar: os juízes também usam shorts e
deixam parte das coxas à mostra) é o combustível aditivado para a
construção desse discurso.


E é com base nesse discurso que, em nome honra (hombridade?) da sua
torcida e de seu país, o futebol trancafia durante dias os marmanjos
para se preparar para as partidas decisivas. Na concentração é proibido
chegar perto de mulher. E é proibido receber ou promover visitas
íntimas. Maldita maçã envenenada esta de Eva. Não só expulsou os donos
das costelas do paraíso como quer envenenar o último bastião de sua
pureza, essa grande confraria masculina chamada futebol.

domingo, 11 de maio de 2014

Agência Prensa Latina - Castigo a regiões recrudece violência e conflito na Ucrânia

Castigo a regiões recrudece violência e conflito na Ucrânia







  




Imagen activa

Moscou,
10 mai (Prensa Latina)



A confrontação na Ucrânia escalou hoje dimensões
sem precedentes no conflito das autoridades golpistas com regiões do
sudeste do país, depois da fase ativa da operação de castigo, com saldo
de numerosos mortos e feridos.



Após a tragédia em Odessa o 2 de maio último, a cidade de Mariúpol foi
enlutada a véspera pelo ataque do Exército com apoio de tanques, a
Guarda Nacional e esquadrões fascistas de Setor da Direita.


Segundo um preliminar da administração regional de Donetsk, os disparos
indiscriminados contra manifestantes e transeuntes deixaram ao menos
sete mortos e 39 feridos.

O Ministério de Interior de Ucrânia
informou que foram abatidos durante a operação conjunta uns 20
milicianos populares, com duas baixas nas forças de assalto, segundo a
fonte oficial.

Os militares e armados de Setor Direito
dispararam contra civis que marchavam pelo centro dessa cidade, na
região de Donetsk, durante a celebração da vitória contra o fascismo, o 9
de maio de 1945.

Pouco depois, as forças regulares assaltaram
com tanques a sede regional da Polícia, custodiada por agentes locais
que se negaram a reprimir aos civis desarmados.

Durante a
cobertura desses fatos foi ferido no estômago um repórter e produtor, de
23 anos, da agência Ruptly, pertencente ao grupo da corrente
internacional Russia Today, quem encontra-se grave mas estável, segundo
confirmou neste sábado a diretora do canal Margarita Simonyan, através
de seu Twitter.

O ataque de ontem em Mariúpol é o segundo na
semana que conclui, nas tentativas das forças governamentais de retomar o
controle das sedes ocupadas pelos partidários da federação no leste
ucraniano e para sufocar a resistência à junta, em véspera da celebração
do referendo, convocado em todo o território do Donbass, para manhã.


A cidade de Slavyansk, na mesma região de Donetsk, foi epicentro também
de intensos combates durante dias entre as forças regulares e as
milícias de autodefesa que resistem a uma investida do Exército com o
emprego de todo tipo de armamentos, incluídos morteiros, bazucas e,
segundo se denunciou, até com os sistemas múltiplos coheteriles Grad, de
elevado potencial de destruição em massa.

Os defensores da
federação resistem pela segunda semana consecutiva a uma operação a
grande escalada declarada pela junta golpista de Kiev sobre as cidades
de Donetsk, Kramatorsk e Slavyansk, e a um feroz cerco, sem que lhe
permita aos civis abandonar as cidades sitiadas, no meio de uma crise
humanitária.

No entanto, as forças governamentais e esquadrões
de apoio não têm podido sufocar mediante a violência desmedida e sem
precedentes neste país a rebelião no leste ucraniano, nem impedir a
preparação da consulta popular.

O massacre em Odessa o 2 de
maio, com saldo oficial de 46 mortos e mais de 200 feridos, foi
considerada por ativistas e políticos opositores como o "Jatín de
Odessa", análogo à matança nazista nessa aldeia, em Belarús, durante a
Grande Guerra Pátria.

O ex candidato presidencial e outrora
deputado pelo agora opositor partido das Regiões Oleg Tsariov declarou
que a junta quer ocultar as verdadeiras cifras do massacre a fim de
evitar maior comoção e rebeldia na opinião pública ucraniana.


Assegurou que os mortos superam os 116, entre os queimados e arrematados
pelos fascistas de Setor Direito, depois do incêndio intencional da
Casa dos Sindicatos. Para a ativista Tatiana Guiorguieva, o massacre em
sua cidade por grupos fascistas, unido à operação repressiva no leste
com saldo de numerosas vítimas, confirmam o início de uma guerra civil
fratricida em Ucrânia.

Nenhuma dessas mortes podem ser
considerado isoladas ou ocasionas produto de um suposto acidente, pelo
que estamos ante um aberto confronto armado interno, comentou aqui
Guiorguieva a Prensa Latina, consternada pela tragédia em seu país.


O autoproclamado governo de Kiev leva a cabo uma guerra contra o povo
de Donbass, usando todos os meios, incluídos armamentos modernos e
sofisticados, com emprego de forças terrestres e a aviação, declarou, a
sua vez, a esta agência, o sociólogo ucraniano Leonid Ilderkin.

A
junta procura, sublinhou o dirigente da resistência popular em Járkov,
pela via armada e a repressão sufocar os focos de resistência à ditadura
fascista em toda Ucrânia, e não só no este.

Deputados do
parlamento alternativo de Donetsk advertiram em um comunicado à Suprema
Rada (legislativo nacional) que a inflamação da confrontação e a
deterioração da situação por causa das ações militares a grande escala
ameaçam com reverter na Ucrânia o palco para um conflito social de
consequências irreversíveis.

As auto declaradas repúblicas
populares de Donetsk e Lugansk decidiram não adiar a realização do
referendo fixado para o dia 11 deste mês, uma iniciativa proposta nesta
semana pelo presidente russo, Vladimir Putin, com a idéia de contribuir a
um diálogo nacional nesse país.

O referendo de autodeterminação
foi a resposta no leste ucraniano à reticencia de Kiev a negociar uma
reforma constitucional inclusiva dos interesses das regiões e sobre o
status do idioma russo como segunda língua oficial.


sábado, 10 de maio de 2014

ODiario.info » El Salvador: Um baile sem máscaras

El Salvador: Um baile sem máscaras

Dagoberto Gutiérrez

É
impossível ao novo governo da FMLN aparecer como um governo de
esquerda, quando está construindo uma política de direitas e para as
direitas. Politicamente estamos perante uma passagem de testemunho
histórica porque o novo governo exercido pelo partido FMLN aspira a
converter-se no substituto histórico de ARENA como instrumento da
oligarquia e dos Estados Unidos.


Os
dias e as semanas apagaram os fogos das campanhas eleitorais, fizeram
assentar o pó das promessas e o sonho dos candidatos. No fim de contas, a
dura realidade impõe o seu sentido e a sua cor.
O novo governo, dando cumprimento ao clamor de diálogo, negociação e
concórdia, converteu-se na resposta a esse clamor, e aparece como um
governo que, ao contrário do actual, não tem nem terá contradição alguma
com as cúpulas empresariais, nem com a Casa Branca, nem com o Banco
Mundial nem o Fundo Monetário Internacional. Isto converte-o numa
espécie de governo de concórdia, embora na realidade seja a concórdia, o
acordo e a negociação com os já conhecidos poderes conservadores,
imperiais e transnacionais que são precisamente os factores que, de
dentro e de fora do país impedem toda possibilidade de bem-estar social e
de dignidade, bem como de construção de um país que assegure a
humanidade aos seus habitantes.

Todo este processo está a transcorrer sob o olhar dos diferentes
sectores sociais mas, ao contrário do passado, estamos perante uma
espécie de baile sem máscaras, porque ao novo governo é impossível nesta
conjuntura aparecer e parecer como um governo de esquerda, quando está
construindo uma política de direitas, com os sectores de direita e para
as direitas.
A ausência de máscaras é uma boa noticia porque possibilita, por um
lado, a correcção de opiniões ou posições sobre um governo que ao
entender-se como de direita pode provocar uma conduta política diferente
nas personas, e o actual momento pode facilitar isso. Mas também se
abre o momento da degradação naqueles casos que, entendendo a conjuntura
e a real natureza do governo, continuem manipulando a ideia de que se
trata de um governo e de uma política de esquerda. A vida dirá qual
destes dois caminhos se imporá de facto.

A coluna vertebral do novo governo é a figura da Associação para o
Crescimento (APP). É este o coração e a essência governamental. Todos
devemos saber que isto outorga a Washington o controlo do país. Dá às
empresas transnacionais o domínio da economia e o uso de tudo aquilo que
no nosso país se possa chamar recurso. Esta figura significa um
controlo maioritário do mercado sobre a vida política e económica da
sociedade. Toda a possibilidade de uma política ao serviço do país e das
suas maiorias naufraga na entrega da nação às grandes empresas.
Politicamente estamos perante uma passagem de testemunho histórica
porque o novo governo exercido pelo partido FMLN aspira a converter-se
no substituto histórico de ARENA como instrumento da oligarquia e dos
Estados Unidos. De certo modo, a confrontação do partido FMLN com ARENA
tem esta realidade na sua base, ou seja que ARENA perde a sua qualidade
de instrumento e é reduzido a mais um partido de direita, enquanto o
império e a oligarquia dão as boas vindas ao seu novo socio, aliado e
instrumento.
Esta circunstância é testemunhada por toda a actividade empresarial,
pelo trabalho dos seus intelectuais que aconselham o partido de governo
e o novo governo, formando-os e informando-os sobre o que tem de fazer
um governo bom para servir o mercado.
Naturalmente que o novo governo não conta com a vantagem de poder
culpar o Presidente Funes por desacertos ou por condutas antipopulares,
porque agora se trata do governo da FMLN e será este quem degola os
interesses dos pensionistas, quem combate a actividade sindical, quem
trata de impedir toda a resistência social e quem, em última análise,
aumentará a conflitualidade social.
O conflito é um factor permanente da realidade e nenhum ser vivo lhe
é estranho. Mas quando falamos de conflitualidade estamos a referi-nos a
uma situação em que esse conflito não é resolvido, ou sequer abordado
ou reconhecido, mas estala sob a forma de resistência social que busca
defender a vida humana ameaçada e a vida da natureza deteriorada. Nas
actuais circunstâncias é esta a resistência que aumentará, se
desenvolverá, e construirá possibilidades de alternativas.
Isto tem a ver, tal como temos dito, com a alternativa que funciona
sempre no singular e quase nunca no plural, porque esta alternativa não é
nenhuma variante mas a expressão de uma realidade nova, uma ordem nova
que nega e exclui a ordem anterior. E isto é assim porque nestas
circunstâncias para o povo está aberta a tarefa de construir uma
alternativa de país que se levante face ao actual momento em que se
constrói um país anexado, um país submetido ao mercado, entregue às
transnacionais.
E, precisamente, temos de construir um país com vida, com água, que
assegure a comida para os seus habitantes, com ciência e tecnologia, com
democracia participativa, com um lugar na América Central, com harmonia
entre a economia e a natureza. E essa alternativa choca e nega a ordem
actual. Por isso é, precisamente, alternativa. E esta é a tarefa que a
realidade coloca nas nossas mãos e o momento nos exige.

Não há tempo a perder!
La Haine

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Genocídio em Odessa: a Ucrânia que a mídia ocidental não mostra








Genocídio em Odessa: a Ucrânia que a mídia ocidental não mostra




Massacre de Odessa: como a grande mídia
camufla a situação na Ucrânia. 73 anos depois, cidade é o cenário de
outro terrível crime de guerra liderado por fascistas contra civis
inocentes

Eric Draitser / Global Research | Washington


Cidades orientais e ao sul da Ucrânia tornaram-se campos de
batalha enquanto a junta em Kiev enviou assassinos militares e
paramilitares para essas regiões.



fascismo nazismo odessa
Militantes nazi-fascistas do Svoboda atacam sindicatos em Odessa (Divulgação)


Ao mesmo tempo, a mídia, com seu papel crítico de moldar a opinião
pública, também se tornou um dos principais teatros desse conflito,
sendo a propaganda do Ocidente uma das armas mais potentes.
Setenta e três anos atrás, em outubro, o infame “Massacre de Odessa”
de 1941, que matou mais de 30 mil judeus na cidade portuária ucraniana e
nas cercanias, foi encabeçado por tropas fascistas romenas em
colaboração com seus aliados e patrocinadores nazistas. O massacre,
apenas mais um contra judeus e outras minorias na Ucrânia, é um marco
histórico fundamental para as pessoas de Odessa (e para todos aqueles da
antiga União Soviética que lutaram contra o fascismo durante a guerra)
quanto à depravação, à desumanidade e à barbárie por parte dos nazistas e
de seus colaboradores.
E agora, 73 anos depois, Odessa é o cenário de outro terrível crime de
guerra liderado por fascistas contra civis inocentes.
O fogo e o massacre no prédio do sindicato, que matou dezenas de
ativistas antifascistas e trabalhadores do prédio, servirá como um
doloroso testemunho para a luta em andamento entre a junta em Kiev e os
soldados paramilitares neonazistas.
Esse evidente crime de guerra, bem como inúmeros outros cometidos
pelo Right Sector e outras milícias ultranacionalistas (leia-se
“fascistas”), deveria ser, sem dúvidas, o assunto estampado pelas
manchetes em todo o mundo.
No entanto, parece que, de alguma fora, a matança de inocentes, e a
questão da responsabilidade pelos crimes entre quem ordenou e realizou o
massacre, tem sido completa e sistematicamente distorcida e/ou omitida
da narrativa ocidental.
Em vez disso, a grande mídia tentou deliberadamente ocultar a
verdadeira natureza dos eventos daquele dia, bem como dos que foram
conduzidos posteriormente, a fim de atenuar o impacto da evidente, e
totalmente condenatória, criminalidade das milícias fascistas e de seus
líderes e financiadores.
Ao usar uma linguagem sutil e codificada, que deliberadamente
minimiza a barbárie desses eventos e transfere a culpa de Kiev para
Moscou, a grande mídia ocidental mais uma vez atua como um servo
obediente do establishment norte-americano e europeu.
O que eles estão dizendo (e não dizendo)
Ao examinar a forma como foram reportados os eventos em Odessa, além
de outros que ocorreram em outras regiões desde o dia 1º de maio,
observam-se algumas características em comum. Em primeiro lugar, e mais
importante, está a linguagem usada para descrever os grupos
antifascistas, que compõem a maioria das vítimas em Odessa.
Em um miseravelmente desonesto e tendencioso artigo publicado pela
Reuters, intitulado “Ucrânia envia forças policiais especiais para
controlar Odessa”, os autores usam termos críticos, como “separatistas
pró-Rússia” e “militantes” – na realidade, usa-os de forma
intercambiável, de maneira a “rotular” os ativistas como qualquer coisa,
menos ucranianos pacifistas lutando por seus direitos.
Naturalmente, a frase “separatistas pró-Rússia” é totalmente
tendenciosa, por vários motivos. Primeiro, os ativistas antifascistas e
anti-junta militar (que é como eles deveriam ser corretamente
caracterizados) não são separatistas no real sentido da palavra.
Eles não defendem uma separação total, mas têm protestado há semanas
por uma Ucrânia federalizada, na qual os direitos dos russófonos e de
outras minorias seriam respeitados e constitucionalmente garantidos.
massacre odessa
Lágrimas no sepultamento de uma das vítimas do massacre de Odessa (Efe)


Eles estavam reivindicando que seus laços históricos, familiares e
econômicos com a Rússia não deveriam ser cortados à força por um governo
ilegal em Kiev e suas tropas de choque paramilitares. Longe de serem
“separatistas”, esses ativistas – muitos dos quais já foram mortos,
feridos e/ou presos – estão protestando por uma Ucrânia justa e
pacífica, em vez de um governo intimidatório da junta.
É igualmente importante observar o uso da palavra “militantes” para
descrever os ativistas contrários à junta. A implicação de usar tal
designação tem a ver com colocar a culpa dos sérios crimes que foram
cometidos.
Em essência, ao se referir às vítimas dos crimes como “militantes”,
isso justifica a ação do Right Sector e de outros fascistas ao
retratá-la como necessária e justa na luga contra os “militantes
pró-Rússia”. Além disso, chamar os ativistas de militantes é uma
tentativa de separar o governo ilegal de Kiev das óbvias acusações de
crimes de guerra que eles enfrentariam se os porta-vozes da propaganda
midiática realmente reportassem os fatos tais como ocorreram. E, ao usar
tal termo, a mídia está, de fato, dando cobertura política a um regime
criminoso apoiado pelo Ocidente. Evidentemente, isso era de se esperar.
massacre odessa ucrânia
Homem em frente ao prédio onde aconteceu o massacre, um dia depois (Reprodução)


O mesmo artigo da Reuters foca amplamente na ação do Ministro do
Interior da junta, Arsen Avakov, de criar uma nova “unidade de força
especial” para substituir a polícia de Odessa que, de acordo com Avakov,
cometeu um erro “grotesco” ao libertar dezenas de sobreviventes que
estavam sob custódia e foram considerados prisioneiros sem receber
cuidado médico adequado. O texto discute a afirmação de Avakov sobre a
criação da “Kiev-1”, uma unidade especial feita de “’ativistas civis’
que queriam ajudar a cidade do Mar Negro ‘nesses dias difíceis’”.
Naturalmente, não há menção direta a quem, exatamente, fará parte
dessa nova força especial, mas apenas uma referência ao fato de que “as
unidades as quais Avakov surgiram parcialmente da revolta contra
Yanukovich no início deste ano”. Esta é, sem dúvida, uma referência
velada ao Right Sector e a outras forças paramilitares fascistas que, ao
contrário da polícia regular e do exército ucraniano, podem ser
utilizadas por Kiev para cometer crimes de guerra e outras atrocidades
contra quem quer que se pareça com “Moskals” (um termo pejorativo para
designar russos e russófonos).
Outra característica crucial do artigo que serve como propaganda da
agenda do Ocidente é a descrição de eventos que levaram a polícia de
Odessa a libertar dezenas de sobreviventes-que-se-tornaram-prisioneiros.
Os autores do texto descrevem a demonstração pacífica em torno da sede
da polícia reivindicando a libertação de amigos e familiares de maneira
totalmente desonesta. O artigo diz: “A raiva de Kiev na segunda-feira
era por conta da decisão da polícia de Odessa de libertar 67 militantes
pró-Rússia depois que apoiadores cercaram e atacaram uma sede da polícia
[dando ênfase] no domingo”.
Ao descrever o protesto pacífico como um ato em que “se cercou e
atacou”, o leitor tem a impressão de que “separatistas” (também
identificados como “terroristas” e “rebeldes” pelo regime criminoso de
Kiev e por seus financiadores no Ocidente) realmente iniciaram a
violência e o conflito. Naturalmente, embora o oposto seja verdadeiro, a
semente é plantada na consciência pública. Assim os ativistas são
rotulados, como um produto de consumo comum ou uma campanha de relações
públicas.
E assim, o artigo da Reuters é bem-sucedido ao tornar obscura a
natureza da nova força, seu real papel, os crimes cometidos, e a
natureza da oposição. Ao fazer isso, a Reuters, tal como o New York
Times e seus irmãos da grande mídia, disseminam competentemente
informações falsas e desinformações a serviço do sistema imperial
EUA-UE-OTAN.
Na verdade, o aqui citado New York Times, recusando-se a ficar para
trás, publicou o seu próprio altamente tendencioso e propagandístico
texto sobre os eventos em Odessa. Intitulado “Controle ucraniano
enfraquece e caos se dissemina”, o artigo apresenta Kiev e,
especificamente, o primeiro-ministro da junta, Yatsenyuk (escolhido a
dedo pelo Ocidente), como vítimas da traição dos russos, retratando-o
como uma vítima da agressão e provocação russa. Depois de apresentar a
fala inflamatória e cheia de distorções na qual ele culpou as vítimas em
Odessa, referindo-se aos eventos como “resultado de uma bem preparada e
organizada ação contra pessoas, contra a Ucrânia e contra Odessa”, o
repórter do Times continuou com o papagaio de Kiev e com os pontos
elencados por Washington sobre o assunto.
O texto relata que “Yatsenyuk disse que a violência mostrou que a
Rússia queria reacender a agitação em Odessa, bem como nas cidades a
leste da Ucrânia”. Imediatamente após essa citação, que é produto de
boatos, e não uma evidência substancial, o artigo continua a discutir as
“ambições imperiais” da Rússia, tal como evidenciadas pela Crimeia e
pelo conhecido desejo de Putin de reestabelecer a dominação russa sobre a
“Novorossiya” (Nova Rússia). Essa é uma tática padrão de desinformação e
propaganda: criar uma associação na mente do leitor, de forma que uma
relação abstrata (Manifestantes=militantes russos=Putin=imperialismo
russo) se torne a rubrica poe meio da qual todos o desenlace é medido e
entendido.
massacre odessa ucrânia
Nazifascistas que tomaram o poder espalham o caos na Ucrânia e são apoiados por EUA e União Europeia (Divulgação)


Finalmente, o texto do Times tenta ocultar a realidade tanto de
Odessa como da região oriental de Donetsk, que tem sido o centro de
muitas organizações antifascistas e contrárias à junta, incluindo a
declaração da República Popular de Donetsk. O jornalista escreve: “A
violência de sexta-feira e a libertação de prisioneiros no domingo
evidenciou uma distinção entre Odessa e o oriente: nos dois lugares, a
polícia apoiou os rebeldes. Mas aqui, ativistas locais pró-Kiev
constantemente encontram gangues de rua prontas para confrontar o grupo
Novorossiya, e as consequências foram letais na sexta-feira”. Em
essência, o propósito dessa declaração tem quatro lados.
Primeiro, para confirmar a afirmação feita por Yatsenyuk de que as
forças policiais são “criminosas” porque se recusaram a fazer parte da
repressão e da violência direcionada a seus irmãos e irmãs, primos e
vizinhos, desconsiderando por completo o fato de que isso, sem dúvidas,
indica que a maioria da população não quer nem saber da tão mencionada
operação “antiterror” que está sendo conduzida pelas forças de Kiev.
Segundo, a declaração mostra quão tendencioso é o manejo da opinião
pública por parte da grande mídia. O autor desconsidera, sem qualquer
explicação, o fato de que, em cada cidade do sul e do leste, as unidades
da polícia e do exército passaram a ficar do lado dos manifestantes em
vez de obedecer às ordens criminosas vindas de Kiev. Uma reportagem
objetiva evidenciaria esse fato ao demonstrar que a junta em Kiev não
governa com o consentimento das pessoas e que, de fato, trata-se de uma
minoria governando por meio da força, da intimidação e do apoio do
Ocidente. Ao enterrar esse aspecto importante da história, o autor e
seus editores se engajaram em uma propaganda completamente transparente a
serviço do Ocidente.
Terceiro, a declaração ilustra a precariedade ao apresentar a versão
dos fatos alinhada a Washington. Ao usar a frase  “ativistas locais
pró-Kiev”, o texto oculta por completo a verdadeira natureza das forças
que cometeram a atrocidade. Longe de serem “ativistas”, as tais forças
“pró-Kiev” eram, na verdade, grupos nazistas paramilitares, incluindo o
Right Sector, que não apenas provavelmente acendeu a primeira chama, mas
também documentou em vídeo enquanto batia nos sobreviventes com
correntes e cassetetes, negando-lhes cuidado médico de emergência, entre
outros. Mas, ao descrever esses criminosos como ativistas, o Times faz
seu trabalho de servo para Washington e Kiev, estabelecendo uma
estrutura tendenciosa por meio da qual os leitores saberão sobre o
conflito.
Finalmente, a forma como o texto coloca os grupos, como “ativistas
pró-Kiev” contra o “grupo Novorossiya” é uma manobra transparente de
propaganda para, mais uma vez, criar uma falsa dicotomia nas mentes de
leitores mal-informados. As turbas de fascistas são apenas “ativistas”,
ao passo que os manifestantes anti-Kiev são o “grupo Novorossiya,” o que
significa que eles não são assumidamente ucranianos, mas sim agentes do
imperialismo russo. O autor nega propositadamente a ação desses
manifestantes a fim de legitimar as ações criminosas dos fascistas e
deslegitimar os protestos pacíficos da oposição antifascista.
“Desonestidade” pode não ser uma palavra forte o suficiente para
descrever tais ardilosas táticas jornalísticas.
Os terríveis acontecimentos em Odessa, bem como os ataques mortais em
Slovyansk, Kramatorsk e outras cidades orientais, marcam uma virada no
conflito da Ucrânia. Mais do que um simples momento importante, essas
ações criminosas representam um “ponto a partir do qual não há mais
volta”, o momento em que se destruíram quaisquer esperanças de uma
resolução pacífica e não sangrenta para a crise. Apesar da propaganda
serviçal da grande mídia ocidental, o mundo não pode e não deveria
perdoar esses horríveis crimes de guerra. Indo direto ao ponto, eles
deveriam servir como lembrança de que a luta pela Ucrânia tem um preço –
que não poderia ser quantificado em dólares, euros ou rublos. Mas
agora, graças a Kiev, Bruxelas e Washington, o preço será cobrado com
sangue.

O NAZISMO VOLTOU: A Ucrânia que a imprensa não mostra

Assista abaixo a um bate-papo entre Edu Lima (RedeCastorPhoto)
e o DJ (residente em Moscou), mais conhecido como “Mauro BD”. Neste
bate-papo, Mauro revela detalhes que a imprensa-empresa ocidental
esconde dos brasileiros que pagam para ter noticiário e só obtém
PROPAGANDA POLÍTICA neofascista.
Marchas com jovens, crianças e idosos cantando e fazendo a saudação
nazista. Mulheres alegres carregando fotos de líderes nazistas. Civis
sendo agredidos gratuitamente nas ruas. Pessoas rindo ao assistir russos
sendo queimados vivos. Essa é a Ucrânia que Mídia não mostra. Esse é o
governo nazista que Estados Unidos e União Europeia apoiam. Até quando
vão nos esconder a verdade sobre esses genocídios? Assistam: