quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

PERUANOS REJEITAM LEI QUE ATINGE RUÍNAS INCAS

As autoridades regionais da localidade peruana de Cuzco, que contam com o apoio dos comerciantes e sindicatos locais, dizem que a lei teria um efeito negativo sobre o ingresso regional e sobre a preservação dos monumentos incas.

Milhares de manifestantes paralisaram esta quinta-feira a capital turística, Cuzco (a 1000 km ao sul de Lima), durante uma protesta contra os futuros desenvolvimentos urbanísticos projetados para as regiões vizinhas às ruínas incas.

A ação de rua surge porque na atualidade se promove um projeto de lei no Congresso, o qual, de ser aprovado, facilitaria que os inversores privados construam nas redondezas de alguns dos sítios arqueológicos mais famosos do Peru.

Durante os protestos que durara, 24 horas, os manifestantes bloquearam estradas principais que obrigaram a suspender várias excursões e o serviço de trens entre Cuzco e Macchu Picchu.

Os grupos de manifestantes tomaram o controle de várias das principais ruas da cidade, que foram bloqueadas com pedras e pneus queimados.

A pesar de tudo, não se apresentaram enfrentamentos com a policia, que resguarda a cidades, sobretudo no aeroporto internacional “Velas Astete”, que também é protegido por um contingente do Exército Peruano.

A empresa PeruRail, que controla o trem que faz o trajeto da cidade inca de Macchu Picchu, suspendeu seus serviços para assegurar a integridade dos turistas que visitam a antiga capital do Império Inca.

A Lei de Promoção do Desenvolvimento Sustentável de Serviços Turísticos nos Bens Imóveis Integrantes do Patrimônio Cultural da Nação foi revogada pela maioria dos votos na Comissão Permanente do Congresso Peruano.

Essa lei flexibiliza a concessão de licenças ao setor privado em regiões adjacentes a santuários arqueológicos e centros históricos com o propósito de construir infra-estruturas hoteleiras e obriga aos município a conceder as mesmas de forma imediata.

Mas em Cuzco as pessoas guardam profundas suspeitas com respeito ao governo central, e muitos, incluídas as autoridades regionais, argumentam que tal aval só conseguirá que inversores estrangeiros se tornem ricos às custas do patrimônio local.

De qualquer modo, na primeira das duas votações, o Congresso rejeitou o projeto de lei.

O presidente regional de Cuzco, Hugo González, disse que o protesto – convocada para acompanhar a jornada de votação – era necessária para garantir que a normativa não se aprovasse na segunda instancia.

Mas a Ministra de Turismo de Peru, Mercedes Aráoz, assegura que a lei pretendia promover a inversão e que a manifestação foi resultado de um mal-entendido.

Por enquanto os vizinhos de tão importante região turística sul-americana, se encontram à expectativa do que seja ou não aprovado no Congresso e ameaçam em seguir tomando ações de rua em defesa dos seus direitos.

TeleSUR-Bbc-Afp/rf-RN

Versão em Português: Jole de Melo, Cordeiro, Rio de Janeiro.

poesia acróstica

"Para ti patti"
Por mais que a vida imponha limites
A sensatez caminha na trilha da solução
Trazendo o rumo, à mente, que iremos seguir
Revivendo momentos alegres para sermos felizes
Incondicionalmente para que não percamos o prumo
Como o pai que com seu filho brinca
Instigado só pelo momento
Acostumado com o desafio da vida!!

Carlos Costa

A revolução não será televisionada

INFORMAÇÕES DO ARQUIVO
Áudio: Inglês
Legenda: Português
Tamanho: 441 Mb
Formato: Rmvb
Qualidade: DVDRip

INFORMAÇÕES DO FILME
Ano de Lançamento: 2003
Gênero: Documentário
Duração: 75 min
Classificação etária: Livre

Créditos: CinemaEmCasa

Sinopse: O documentário apresenta os acontecimentos do golpe contra o governo do presidente Hugo Chávez, em abril de 2002, na Venezuela. Dois cineastas estavam na Venezuela realizando, desde setembro de 2001, um documentário sobre o presidente Hugo Chavez e o governo boliviano quando, surpreendidos pelos momentos de preparação e desencadeamento do golpe, puderam registrar, inclusive no interior do Palácio Miraflores, seus instantes decisivos, respondido e esmagado pela espetacular reação do povo.

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O Homem Urso - (Grizzly Man)


Documentário sobre a vida e a morte de Timothy Treadwell, ecologista e pesquisador de ursos pardos. Por 13 verões consecutivos, Treadwell foi para o Alasca viver desarmado entre esses animais. Em outubro de 2003, os restos mortais de Treadwell e de sua namorada Amie Huguenard foram encontrados pelo amigo e piloto que deveriam trazê-los de volta. O casal fora devorado por um urso, o primeiro caso registrado de ataque no Parque Nacional e Reserva Katmai, na península do Alasca. Nos últimos cinco anos, Treadwell documentou sua viagem com uma câmera e produziu mais de cem horas de filme. Esse material foi utilizado por Herzog para explorar sua personalidade e levantar questões sobre a difícil relação entre homem e natureza.


Créditos: MakingOff - Santoro
Gênero:
Documentário
Diretor: Werner Herzog
Duração: 100 minutos
Ano de Lançamento: 2005
País de Origem: EUA
Idioma do Áudio: Inglês
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0427312/

Qualidade de Vídeo:
DVD Rip
Resolução: 1024x768
Tamanho: 700 Mb
Legendas: No torrent

Direção e Roteiro: WERNER HERZOG
Produção: ERIK NELSON
Fotografia: PETER ZEITLINGER
Edição: JOE BINI
Música: RICHARD THOMPSON

Prêmios Recebidos: Festival Sundance: Prêmio Alfred P. Sloan.
Melhor filme de não-ficção pelo Círculo dos Críticos de Nova York
Prêmios Indicados: Independent Spirit Awards: Melhor Documentário.

Crítica

Há muitos tesouros nas quase cem horas de material filmado que o californiano Timothy Treadwell deixou antes de ser devorado por um urso no outono de 2003.

Durante treze anos, Timothy foi todos os verões à reserva de Katmai, no Alaska, onde convivia com os animais. A natureza dessa convivência é uma das preciosidades que ele deixou filmada. Em O Homem-Urso, vemos cerca de duas horas desse material. Na sua maior parte, Timothy age menos como cientista que como um apresentador de algum dos infames programas que redes de televisão bestificantes como o Animal Planet costumam botar no ar.

São programas que denigrem os animais e estupidificam os seres humanos. Timothy, logo se vê, estava acima de Zoboomafoo mas agia como tal. Era uma pessoa que amava os ursos com quem vivia. E que, talvez por isso mesmo, desenvolvia com eles uma relação patológica, não muito diferente dos milhões de seres humanos que procuram atribuir suas próprias qualidades aos animais de estimação.

A diferença é que ursos costumam ser mais perigosos para o convívio humano do que cãezinhos. Por isso há bem mais filmes domésticos sobre cãezinhos do que sobre ursos de estimação. O que Timothy Treadwell filmou durante os seus 13 verões no Alaska é único. Mas a singularidade do que captou não está na forma que ele julgou encontrar para “encantar” as feras e sim no que contém essa relação.

Werner Herzog tem o notável vislumbre de enxergar criticamente o extraordinário material a que teve acesso. Trata-se, é claro, de uma coleção de imagens que, no mínimo pela sua carga profética, chegam a parecer encenadas. São inúmeras as ocasiões, por exemplo, em que Timothy - que filma a si mesmo - anuncia para a câmera: “Se eu fraquejar por um momento, eles irão me agarrar, decapitar, cortar em pedaços”. Na verdade, a cada cinco ou seis cenas editadas, Timothy anuncia a possibilidade de sua morte pelos ursos com quem convive.

Não é uma profecia apenas do autor, mas uma expectativa do senso comum. Está na anedota do escorpião que atravessa o rio antes de picar quem lhe carregou. Numa entrevista a David Letterman, incluída no filme, o apresentador pergunta a Timothy se algum dia lerá nos jornais que ele foi devorado pelos ursos.

Por que haveria de ser de outra maneira? Essa parece ser a pergunta que Herzog formula nas entrelinhas de cada plano que edita. Ele narra seu filme na primeira pessoa e com sua própria voz em off, o que lhe permite fazer esse questionamento diretamente, dizer ao espectador que não está ali para lhe oferecer comiseração através do amplo material coletado de uma morte anunciada. Não, o cineasta não está ali para fazer o que qualquer apresentador de programa vespertino de televisão faria, não está processando seu material com tons melodramáticos ou sensacionalistas. Ele não está tentando entender os ursos, e sim o homem que está por trás dos ursos.

Para isso, Herzog busca ajuda em pessoas que conheceram de perto a relação entre Timothy e seus animais. Como um piloto que costumava levá-lo para a reserva: “Ele tratava os ursos como se fossem pessoas fantasiadas de ursos. Acabou tendo o que mereceu”.

Herzog interpreta com clareza o material que está processando e nisso consiste parte da grandeza de seu filme. Cineasta que promove ao extremo a encenação de obsessões, ele comenta a obsessão de seu personagem: “Já vi essa loucura em sets de filmagem antes”. Está mencionando sua própria relação com pessoas como Klaus Kinski. Está falando de artistas como si próprio. Está dizendo que a diferença entre o homem e as bestas é o número de patas.

O Homem-Urso é muito mais sobre o homem que sobre o urso. Se este é previsível, aquele é repleto de complexidades. Nas imagens filmadas por Timothy Treadwell, Herzog busca a patologia de seu criador. Ela está visível na insistência do californiano em pretender ser australiano, em apresentar-se como “protetor” dos animais – embora muitos ecologistas garantam que os ursos estariam mais protegidos sem a sua presença – e na delicada natureza de seu relacionamento com outros seres humanos, inclusive a namorada (que foi devorada com ele) e a ex-namorada Jewel Palovak, que trabalha na instituição criada por Treadwell. Não há nada de sentimental em relação aos animais e muito menos à natureza – cuja essência cruel é descrita por Herzog numa das melhores linhas do filme.

Em grande medida, O Homem-Urso é a história de um maníaco, que achava que era igual aos ursos e que gostava de agir como os débeis-mentais que apresentam a maioria dos programas das redes de TV por assinatura. Mas que agregava duas particularidades: a de ter a coragem de se aproximar dos ursos que julgava entender e a de filmar tudo isso.

O legado de imagens que Treadwell deixou permitiu a Werner Herzog realizar um dos melhores documentários produzidos nos últimos anos.
Coopere, deixe semeando ao menos duas vezes o tamanho do arquivo que baixar.

Download abaixo:

Arquivo anexado O_Homem_Urso.torrent ( 28.02KB ) Downloads: 112
A decadência da Fox News: uma lição para a Veja?


A Fox News, a outrora temida cadeia de televisão que redefiniu não só o jornalismo, mas a própria política norte-americana, está em franco descenso. A Fox News, que chegou a desbancar a CNN no negócio de notícias via TV a cabo e sempre foi identificada com a ultra-direita norte-americana, agora a rede perde audiência após um crescente boicote.


A análise é de Idelber Avelar, professor titular de literatura latino-americana e teoria literária em Tulane University (EUA). O artigo foi publicado em seu blog, nesta terça-feira (5). Leia abaixo sua íntegra:


A decadência da Fox News: uma lição para a Veja?


Há uma história nesta campanha eleitoral americana que eu ainda não vi discutida no Brasil - e que os fãs da revista Veja deveriam acompanhar com atenção. É o declínio paulatino da relevância e da audiência da Fox News, a outrora temida cadeia de televisão que redefiniu não só o jornalismo, mas a própria política norte-americana.


A Fox conseguiu o que em 1996 parecia impossível: desbancar a CNN no negócio de notícias via TV a cabo, enquanto realizava a proeza de transformar o extremismo de ultra-direita em suposto centro do espectro político, com um slogan que era o troféu óleo de peroba do século: fair and balanced. Funcionou durante muito tempo e foi decisivo para o roubo de uma eleição presidencial americana (2000) e para o resultado da seguinte (2004). Parece não estar funcionando mais.


A partir de um chamado ao boicote liderado pelo site Fox Attacks e por vários blogueiros e ativistas progressistas, os candidatos democratas tomaram a difícil – mas, viu-se depois, acertada – decisão de ignorar o canal e não aceitar debater lá. Tratá-la como o que ela é, um canal de manipulação e doutrinação extremistas, não um veículo de notícias. Este ano, foi tudo morro abaixo para a Fox. O candidato queridinho da Fox, Rudy Giuliani, amargou uma humilhação atrás da outra nas primárias, perdendo até para o azarão Ron Paul. Teve que abandonar a corrida antes de ser esmagado dentro do seu próprio estado de Nova York, apesar de todos os esforços do canal.


A estrela da Fox, o histriônico Bill O'Reilly, chegou a trocar empurrões com agentes do serviço secreto para tentar se aproximar de Barack Obama, humilhação impensável dois anos atrás. Depois da Fox excluir do seu debate o candidato anti-guerra Ron Paul, mesmo depois de Paul ter conseguido 10% dos votos em Iowa (quase o dobro do queridinho Guiliani), o todo-poderoso âncora da Fox, Sean Hannity, foi perseguido pelos seguidores de Paul aos gritos de Fox News sucks!.


Para piorar a situação, o ex-executivo da Fox, Dan Cooper, vem publicando trechos do livro em que conta toda a lama por trás do projeto do canal de notícias liderado por Robert Ailes, um sujeito capaz de ameaçar uma criança de três anos cujo único crime é ser filha de um jornalista que fez um retrato crítico do seu amado radialista de ultra-direta Rush Limbaugh.


O que os Democratas entenderam, finalmente, é que em alguns terrenos não vale a pena lutar. O resultado do jogo já está dado de antemão, como sabem os que já presenciaram os massacres manipulados que são as “entrevistas” da Fox com qualquer um que não compartilhe o extremismo bélico do canal. Que isso sirva de lição para os que acham válido conversar com determinados veículos, ao invés de seguir o exemplo dos incontáveis brasileiros que já tivemos o gostinho de um dia dizer ao telefone: Você é da Veja? Desculpe, com a Veja eu não falo.


Nas primárias de New Hampshire em 2004, mesmo sem qualquer oposição a Bush, a Fox teve 200.000 telespectadores a mais que a CNN na noite da primária democrata. Em 2008, com um campo de candidatos competitivos entre os Republicanos, a CNN teve 250.000 a mais. Dos dez debates mais assistidos desta campanha, cinco foram na CNN, só dois na Fox. O debate democrata da Carolina do Sul, transmitido pela CNN, bateu o recorde: foi o mais assistido da história das primárias americanas.


O canal de negócios da corporação Fox, o Fox Business Network, que estreava com o intuito de fazer com a CNBC o que a Fox News fizera com a CNN, não consegue mais que ínfimos 6.300 telespectadores, ou 0,05% do mercado, bem longe dos 265.000 da CNBC. A lição me parece clara: Fox subiu com Bush e está caindo com ele.


Fonte: Instituto Humanistas


Lista do mensalão: Justiça condena Globo e presidente do DEM

www.vermelho.org.br


A TV Globo e o deputado federal Rodrigo Maia, presidente do DEM (ex-PFL), foram condenados a indenizar Luiz Carlos da Silva em R$ 100 mil por danos morais. Ele foi exposto no caso do "mensalão" ao ter seu nome divulgado em uma lista de pessoas que estiveram na agência do Banco Rural situada no Brasília Shopping, onde eram realizados os supostos saques de alegadas mesadas pagas a deputados pelo empresário Marcos Valério. A decisão é do juiz da 4ª Vara Cível de Brasília, Robson Barbosa de Azevedo.


A emissora, segundo informações do TJ-DF (Tribunal de Justiça do Distrito Federal), está obrigada também a divulgar o inteiro teor da sentença nos mesmos programas nos quais foi divulgada a lista que originou o dano moral, no prazo de 60 dias, sob pena de multa de R$ 50 mil por dia de descumprimento da ordem judicial. Os réus ainda podem recorrer da sentença.

O autor da ação diz que, segundo as matérias veiculadas pela TV Globo no dia 15 de julho de 2005, a lista de nomes de pessoas que compareceram à agência bancária na qual Marcos Valério realizava o suposto depósito foi elaborada pelo deputado federal Rodrigo Maia.

Segundo ele, seu nome, com sua qualificação de assessor do deputado Wasny de Roure constou na lista - o que lhe causou vexame e mal-estar por ser fato inverídico. Luiz Carlos da Silva explicou que descobriu posteriormente se tratar de outra pessoa, um homônimo, que nunca exerceu cargo de assessor parlamentar, como era o seu caso. Luiz Carlos da Silva alega ainda que a matéria exorbitou os princípios da liberdade de imprensa, pois não houve cautela diante da dimensão da notícia, que atentou contra seus direitos de cidadão.

No entendimento do juiz Robson de Azevedo, o modo como a notícia foi divulgada, vinculando a lista de nomes ao "mensalão", foi tendencioso, induzindo ao entendimento de que todas as pessoas citadas estavam envolvidas com o suposto esquema objeto de investigações por Comissão Parlamentar de Inquérito, apesar de ter-se ressaltado que Luiz Carlos da Silva não efetuou saques na data em que compareceu à agência bancária.

"Nesses termos, ainda que aplicável a Lei de Imprensa, não se pode olvidar o fato de que o interesse público e o direito à informação não podem subsidiar informações inverídicas e tendenciosas", afirma o magistrado, segundo o qual, se não houve saques pelo autor, a divulgação de seu nome foi precipitada e desnecessária.

Conforme o juiz, a divulgação apressada da lista de nomes, sem a verificação dos motivos da presença das pessoas na agência bancária, que é local público, caracteriza dano de natureza extrapatrimonial, ainda que a imagem das pessoas não tenha sido utilizada.

Para o magistrado, a liberação da lista pelo deputado Rodrigo Maia em favor da emissora de TV, ainda que tenha ressalvado o caráter preliminar da mesma, demonstra a atitude culposa do parlamentar, a quem incumbia a discrição necessária no exercício do mandato que desempenha, tendo em vista sua participação em Comissão Parlamentar de Inquérito para apuração dos fatos. Segundo o magistrado, o mau uso da lista feito pela TV Globo decorreu da atitude inicial do deputado Rodrigo Maia, ao divulgá-la.

Belô Velloso - Belô Velloso (1996)





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quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

SILENCIADOS E INVISÍVEIS

Por Chico Alencar (*)

Virou negócio, como quase tudo no mundo de hoje. O “cale-se” do rei da Espanha para o presidente da Venezuela sonoriza agora a chamada de celulares e já rendeu cerca de R$ 4 milhões a empresas do ramo. Meio milhão de usuários do aparelhinho reverbera a expressão de gosto duvidoso, em meio aos sinos natalinos que convocam às compras.

Um outro “cale-se”, secular, também fez a riqueza ibérica no processo de colonização das terras do Novo Mundo. Ele foi imposto sobre os nativos da América, explorados em sua força de trabalho e despojados de sua cultura, de seus bens, de sua própria história. Aztecas, incas, maias e diversos outros povos foram silenciados por dinastias a serviço da conquista mercantil-metalista.

Ainda como parte do processo de acumulação primitiva de capital, base da Revolução Industrial que consolidou a hegemonia capitalista no planeta, foi notável o “cala a boca” sobre os povos africanos. Estima-se que o continente foi sangrado, do século XV ao XX, da dominação colonial à espoliação imperialista, em 60 milhões de vidas! Dez vezes mais que o terrível holocausto judeu na 2ª Guerra Mundial. Dos quase 11 de milhões de africanos, de diferentes nações, trazidos como escravos para as Américas, metade veio para o Brasil. Sob os ferros do trabalho e silêncio forçados.

Mas há agora um silenciamento de novo tipo, muito mais relevante que o episódio Juan Carlos/Hugo Chávez, e que deita raízes em nosso passado histórico. Os silenciados do século XXI, herdeiros de nativos e negros escravizados, são os que compõem a massa mestiça de pobres, em especial aqueles que habitam as grimpas dos morros e as periferias de nossas grandes cidades. Para estes, a invisibilidade vem desde o nascimento, porque não há lugar para eles no ordenamento social; algumas autoridades até os consideram bandidos em potencial.

Ao defender a afirmação do Secretário de Segurança do Rio, segundo a qual um tiroteio em favelas da zona sul é diferente de um na Vila Vintém, um leitor escreveu ao O GLOBO, em 24/10: “o fato de as favelas na zona sul se localizarem muito próximas à população justifica inteiramente sua declaração”. São recorrentes as manchetes noticiando a “noite em claro” e o “susto” dos moradores de bairros de classe média ou alta em função de conflitos armados nos morros, como se as pessoas da comunidade favelada no epicentro do confronto não tivessem ficado insones e em desespero...

O avanço conservador grita um polifônico “cale-se” também aos que batalham contra a discriminação étnica e cultural. Até datas que, por justiça, ganham destaque no calendário, afirmando a resistência indígena e a consciência negra, são taxadas de estimuladoras do “ódio racial”, desatentos os críticos do fato de que a escravidão foi também uma forma cruel de racismo.

A sociedade do fundamentalismo de mercado e da egolatria gera um sutil mas feroz apartheid social. Parcelas fora do círculo de hiperconsumo contínuo e crescente, isoladas em grandes guetos, onde as políticas públicas e a autoridade estatal democrática não chegam, vão sendo expropriadas de sua própria condição humana.

Desumanizados, segmentos crescentes desse mundo, especialmente seus jovens, reagem à “ninguendade” a que são condenados através da auto-afirmação despótica no varejo das drogas ilícitas e das armas. São os breves soldados que, iludidos com seu efêmero poder, cumprem as ordens dos inatacáveis atacadistas de um grande e transnacional negócio. À palavra irada desses meninos-falcões, tantas vezes ouvida na forma de tiros, urge sobrepor o clamor contra os empresários - barões da violência crescente, com seus aliados nos poderes públicos, corrompidos com propinas e outros financiamentos, inclusive eleitorais.

Um desafio aos jovens cineastas e jornalistas investigativos: desvendar e reportar os caminhos da produção e circulação das drogas ilícitas e das armas nas altas esferas e nas grandes rodovias, portos e aeroportos. Muito doutor bem falante vai preferir o silêncio e essa invisibilidade que seus esquemas impõem, de mil formas e há 500 anos, aos debaixo.

(*) Chico Alencar professor de História e deputado federal (PSOL/RJ).

"NOVA ESCALADA DA GUERRA" CONTRA ZAPATISTAS, ALERTA PAZ COM DEMOCRACIA.

Da redação do La Jornada,

O Grupo Paz com Justiça, integrado por representantes da igreja católica liderados pelo bispo emérito de San Cristóbal de las Casas e pelo bispo de Santillo, respectivamente, Samuel Ruiz Garcia e Raúl Vera López, por intelectuais, poetas, jornalistas e defensores dos direitos humano divulgou, nesta sexta-feira, um pronunciamento em defesa da autonomia zapatista e adverte que, em Chiapas, há "uma nova escalada da guerra". Seus integrantes garantem que a exemplar autonomia zapatista está sendo desafiada, e com ela o conjunto do movimento social e suas alternativas. A seguir, transcrevemos a íntegra do pronunciamento do Grupo Paz com Democracia.

«Novamente, se ouvem tambores de guerra contra as comunidades zapatistas. Não que, desde 1994, eles tenham deixado de rufar alguma vez, sobretudo desde aquela quinta-feira, 9 de fevereiro de 1995, que marcou a estratégia militar hoje estendida a outros movimentos a regiões. Mas, nestas últimas semanas, eles se deixam ouvir muito mais forte do que se percebia meses atrás, mostrando os novos rostos da contra-insurreição em Chiapas.

Os paramilitares se movimentam impunemente aos hostilizar os indígenas rebeldes. A ‘justiça’ agrária entrega a grupos camponeses terras que são ocupadas pelos zapatistas desde 1994. O pior do Partido Revolucionário Institucional (PRI) e dos grupos de poder local têm se reagrupado sob a cobertura das siglas do Partido da Revolução Democrática (PRD). O Exército mexicano se reposiciona em território rebelde. Novas estradas apertam ainda mais o cerco militar contra os indígenas insubmissos e suas Juntas de Bom Governo.

Na nomenclatura que nomeia a nova geografia da ignomínia estão ranchos, ejidos, comunidades e municípios como Bénavil, Huitiupán, Bolom Ajaw, Chilón, Água Azul. Neles, a agressão paramilitar contra bases de apoio zapatistas é sistemática. Os episódios de rapina, queima de casas, mortes, ameaças de morte, expropriação de terrenos se sucedem um ao outro. Trata-se de desalojar as comunidades rebeldes de suas terras e territórios. São os raios que anunciam uma nova tormenta.

A Organização para a Defesa dos Direitos Indígenas e Camponeses (OPDDIC) é hoje o que durante 1996 e 1997 foram organismos como Paz e Justiça e Los Chinchulines. Protegidos pelo governo, seus integrantes atacam o zapatismo desde a sua raiz. De vez em quando, a administração estadual monta espetáculos nos quais ex-integrantes deste grupo paramilitar entregam um punhado de armas às autoridades. Trata-se de manobras para ocultar o apoio que realmente lhe oferecem.

O governo de Chiapas e sua representação na assembléia legislativa são integrados por alguns dos mais raivosos membros da oligarquia local. Personagens racistas e repressores como Constantino Kanter e Roberto Albores Guillén gozam de grande influência na administração local. Esta recomposição nos primeiros escalões nada mais é a não ser um reflexo do fortalecimento dos grupos de interesses mais nefastos existentes nos municípios e nas regiões.

Longe de diminuir, a presença do Exército mexicano na área de influência zapatista tem se qualificado e fortalecido. Novos acampamentos e destacamentos têm apertado o cerco, auxiliados pelas novas estradas que, no lugar de promover o progresso, têm servido para que carros blindados e tropas possam circular.

Nós, abaixo-assinados, integrantes de Paz com Democracia, queremos unir nossas vozes às daqueles que, das várias trincheiras, alertam sobre uma nova forma de escalada da guerra em Chiapas. A exemplar autonomia zapatista está sendo desafiada, e, com ela, o conjunto do movimento social e suas alternativas. Hoje, mais uma vez, é necessário que nos mobilizemos em seu apoio».

Pelo grupo Paz com Democracia, Samuel Ruiz García, Raúl Vera López, Pablo González Casanova, Víctor Flores Olea, Juan Bañuelos, Carlos Fazio, Dolores González, Miguel Álvarez, Magdalena Gómez, Pablo Romo, Ana Esther Ceceña, Higinio Muñoz, Gilberto López y Rivas, Alicia Castellanos, Juan Brom, Oscar González, Jorge Fernández Souza, Miguel Concha Malo, José Antonio Almazán González, Paulina Fernández C., Guillermo Almeyra, Héctor de la Cueva y Luis Hernández Navarro.

Para conhecer as atividades da Outra Campanha, visite a página eletrônica:

http://enlacezapatista.ezln.org.mx

Você pode recuperar os textos já divulgados acessando o site:

http://groups.google.com.br/group/chiapas-palestina

Caso deseje, envie seus comentários diretamente ao e-mail corujavermelha@terra.com.br

As informações sobre a 2ª Edição ampliada do livro "EZLN: passos de uma rebeldia" podem ser obtidas junto à Editora Expressão Popular através do e-mail vendas@expressaopopular.com.br ou do telefone (11) 3112.0941.

UM TOUR PELO INFERNO

Por Tali Feld Gleiser.

Dunas, praias, montanhas e lagoas fazem parte da Lagoa da Conceição, um dos recantos mais belos da Ilha de Santa Catarina. Para conseguir voltar mais rápido a casa, o nosso laberíntico sistema de transporte me tem permitido visitar esse lugar tão belo do qual falei acima. A Lagoa sempre me comove. Sempre achei que conseguiria viver sem o mar, mas sem a lagoa e as montanhas, seria muito difícil. Na quinta-feira vim num ônibus com uns 12 israelenses, nacionalidade que se vê habitualmente por aqui. Idade? Idade dos que terminam o (des)serviço militar obrigatório daquele país. O serviço militar para os homens é de 3 anos e para as mulheres de 2. Embora, segundo dados do ano passado, um quarto dos israelenses que chegam aos 18 anos esquiva totalmente o Exército. Mas mesmo assim, os jovens seguem a "tradição" de viajar durante um ano após completarem o (des)serviço militar. Visitam, especialmente o continente americano. Me pergunto o que eles entendem de nós, especialmente depois que o meu primo teve a péssima idéia de ficar em casa durante 24 intermináveis dias, com todas as manias e falta de limites que muitos moradores dos kibbutzim1 têm.

Este grupo cantava e conversava em voz alta como se não houvesse outros passageiros no ônibus. Instantaneamente veio à minha mente Ehud Olmert e seu "se os carros não funcionam, os palestinos podem caminhar". Esta imagem era o contraste com as imagens que a paisagem nos brindava a mim e ao grupo de israelenses. Um sol radiante, o brilho da água. Quando viram que as dunas se aproximavam, ao mais puro estilo israelense, um deles gritou "Rega!" (Espere!) ao cobrador, como se ele soubesse hebraico. Eu os ajudei e puxei da cordinha para que eles descessem pulando e com os olhos resplandescentes, talvez se sentindo em casa em meio à areia. Alegres, bronzeados e saudáveis e correram até as dunas. Nesse momento lembrei de uma notícia que tinha lido de manhã antes de sair: "Qualquer um que violar as fronteiras do Egito terá as pernas quebradas. Não serão toleradas violações das fronteiras do Egito", declarou o ministro egípcio de Assuntos Exteriores, Ahmed Abul Gheit, em uma entrevista com a televisão pública egípcia. É claro que se referia aos palestinos que há duas semanas cruzaram pelo passo da Rafah para poder comprar alimentos, remédios e artigos de primeira necessidade que o bloqueio sionista não deixa entrar em Gaza.

A cada dia que passa me espanta mais a indiferença mundial. Agora é possível ver filmagens, fotos, ouvir depoimentos do sacrifício que os palestinos fazem para continuar vivos. Mas é claro, é o povo escolhido por deus quem ataca com bombardeios constantes, roubando a água potável, não permitindo a entrada de suprimentos, medicinas, deixando que os feridos morram sem atenção médica e o presente do povo palestino se extinga diante da indiferença generalizada. Do que se defendem os israelenses judeus? Não só dos estilingues, as pedras e os foguetes de curto alcance que lançam os palestinos. Se defendem da sua psique doentia, de estar repetindo os mesmos crimes que eles sofreram, de executar minuto a minuto um genocídio cuidadosamente planejado.

O Papa Ratzinger tem razão: o inferno existe e esse inferno se chama Gaza e Cisjordânia. Se chama África. Se chama Iraque. Se chama Afeganistão. Se chama Kurdistão. Se chama Colombia. O inferno está em toda parte onde o povo que habite nesse território não tenha direito a viver em paz com justiça e à sua auto-determinação. A igreja católica e o sionismo são sócios na venda de passagens pro inferno.

1. Em Israel, colônias agrícolas de produção e consumo comunitários, que com o tempo foram perdendo sua orientação socialista para substituí-la pela lógica do mercado.