quarta-feira, 13 de junho de 2007

Joe Cocker – With A Little Help From My Friends (1969)













Este aqui é um clássico dos anos 60. Disco de estréia de Joe Cocker, trazia, como sugere o título um batalhão de convidados, entre eles Steve Windwood e um certo Jimmy Page. O disco foi um sucesso instantâneo, puxado pela faixa título, cover de uma canção dos Beatles. Aliás, cover uma ova, aquilo é uma reinvenção. O que era, que me perdoem os beatlemaníacos presentes, uma canção bobinha no fiapo de voz de Ringo tornou-se um blues rock apoteótico, com guitarras e aquela voz que parece curtida em 200 anos de uísque. Ao apresentá-la numa versão ainda mais intensa no festival de Woodstock, Cocker tornou-se um mito.

Agora, posso contar um segredo? Essa não é a minha música favorita no disco. Outras duas ficam com o título, aliás, outras duas covers. A primeira é "Just Like a Woman", uma das mais bonitas baladas de Bob Dylan que cresce horrores na voz de Cocker. Só não é a versão definitiva por conta da interpretação arrepiante de Richie Heavens no show pelos trinta anos de carreira do bardo com voz de pato.

A outra é "Don't Let Me Be Misunderstood", imortalizada por Nina Simone e trazida para o rock pelos Animals – minha banda favorita da chamada Invasão Britânica. Ao longo dos anos, esta canção já ganhou umas 432 versões, passando por Gary Moore, Yussuf Islan ("o artista anteriormente conhecido como Cat Stevens") e até (desculpem) Santa Esmeralda. Mas coube a Cocker enxergar ali uma balada perfeita para sua voz sofrida – e o arranjo com aquele típico teclado sessentista é outra jóia.

1. Feeling Alright
2. Bye Bye Blackbird
3. Change In Louise
4. Marjorine
5. Just Like A Woman
6. Do I Still Figure In Your Life?
7. Sandpaper Cadillac
8. Don't Let Me Be Misunderstood
9. With A Little Help From My Friends
10. I Shall Be Released

Nenhum comentário: