sábado, 16 de junho de 2007

literatura árabe!!!

Edward Said

Nessa seção estão livros e artigos escritos pelo escritor palestino Edward Said.


Do Wikipedia:
Edward Wadie Said (árabe:إدوارد سعيد; Jerusalém, 1 de Novembro de 1935 - Nova Iorque, 25 de Setembro de 2003) foi um intelectual, crítico literário e activista da causa palestina.

Edward Said nasceu em Jerusalém, cidade que na época integrava o Mandato Britânico da Palestina, no seio de uma família cristã de classe alta. O seu pai tinha emigrado para os Estados Unidos antes da Primeira Guerra Mundial e regressou à Palestina como cristão e cidadão americano, desagradando-lhe as suas raízes árabes.

Edward cresceu entre Jerusalém e a cidade egípcia do Cairo. Em Jerusalém Ocidental frequentou o colégio anglicano St. Georges Academy e depois o Victoria College no Cairo, onde a família se fixou em 1947. Por insistência do pai, Said foi enviado para a escola Mount Hermon no Massachusetts, Estados Unidos, em 1951.

Estudou na Universidade de Princeton e depois na Universidade de Harvard, onde concluiu o seu doutoramento subordinado ao escritor Joseph Conrad. Em 1963 ingressou como docente na Universidade de Columbia, em Nova Iorque, onde ensinou durante as quatro décadas seguintes Inglês e Literatura Comparada. Foi também professor nas universidades de Harvard, John Hopkins e Yale.

Em 1970 casou com Mariam Cortas, com quem teve um filho e uma filha.

Apaixonado pela música clássica, Edward fundou com o seu amigo israelita Daniel Barenboim em 1999 a West-Eastern Divan Orchestra, cujo objectivo é unir na mesma orquestra jovens músicos de Israel e dos países árabes.

Edward Said faleceu aos 67 anos após uma longa batalha de dez anos com a leucemia.


Os títulos foram traduzidos de diversos idiomas para o português para a nossa Biblioteca Virtual, para facilitar a escolha do item desejado.

Os livros abaixo estão em diversos idiomas - eles serão citados ao lado do nome de cada obra. Tradutores como o do Google podem ser utilizados para compreender o conteúdo.

*Para salvar o item desejado clique com o botão direito do mouse e selecione a opção "Salvar destino como..."

*Para a procura de um título específico, aperte 'Ctrl + F' e digite o nome ou parte do mesmo.

A Função Pública dos Intelectuais (Inglês)

Arqueologia dos Mapas do Caminho (Inglês)

Arrogância Imperial Cega (Inglês)

Entre Dois Mundos (Espanhol)

O Humanismo como Resistência (Espanhol)

Orientalismo (Inglês)

Os Estados Unidos Alternativo (Inglês)

Palestina (Inglês)

Sionismo Pelo Ponto de Vista de Suas Vítimas (Inglês)

Um Povo Com Necessidade de Liderança (Espanhol)



Nenhum comentário: