segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

George Habash - o Herói da resistência Palestina


Herói da Resistência

Ali El-Khatib, da Palestina*

A Palestina está entristecida, os povos árabes e os amantes da justiça e da paz também.
Lá se foi mais um herói da resistência contra o sionismo e o imperialismo estadunidense. George Habash, médico pediatra, marxista-leninista, fundador da frente Popular de Libertação da Palestina e do Movimento Nacionalista Árabe, não se encontra mais entre os grandes lutadores, mas suas idéias, seus princípios a sua garra e visão estratégica continuarão e prevalecerão ante o inimigo.

Com a catastrófica situação em Gaza, os ideais de AL HAKIM se fortalecem.
A grande manifestação ocorrida em Eretz, foi amplamente divulgada para todo o mundo.
Os palestinos, israelenses progressistas tendo a frente Uri Avneri mandaram suas mensagens em árabe, hebraico e inglês para a população de Gaza pela viva voz do celular onde eram reproduzidas por possantes alto-falantes. O mesmo ocorria do lado palestino.

A senhora Murkus, mãe de Amal Murkus, a cantora palestina que esteve duas vezes no Brasil, dirigente do Partido Comunista, uma das lideranças palestinas que recebiam a solidariedade de Uri Avneri, disse-me ontem em sua casa em Kufr Yassuf, próximo a Akka, que os palestinos se sentem cada dia mais fortacelcidos e esperançosos, sabendo que terão muito tempo pela frente, mas que a vitória é uma grande certeza.

Amal Murkus me levou a Akka onde na manhã realizaram um ato de solidariedade.
Em Ramallah tendo a frente o Dr.Mustafa Bargouti, uma manifestação percorreu o trajeto do Instituto Ortodoxo até o centro da cidade, onde os lemas eram: saudações ao Dr.George e fora o Apartheid.

As manifestações correm em toda a Palestina que está de luto oficial por três dias, alias o mundo progressista está de luto.
Hoje durante seus funerais ocorrerão novos atos de solidariedade, apreço e condolências para a família e dirigente da FPLP.

Que a luta incansável do Dr. George Habash, continue por muito tempo servindo de exemplo para todos nós.

Viva a Palestina.
Viava Jerusalém.
Viva os Palestinos.
George Habash, Al Hakim, vive!

*Ali El-Khatib é diretor do Instituto Jerusalém do Brasil

Nenhum comentário: