segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

RACISMO, SEGREGAÇÃO E O DEBATE SOBRE COTAS EM UNIVERSIDADES

Por Conca D. Maçaneiro.

O Racismo, apesar de suposta baixa intensidade em que se entremostra no Brasil, é possível percebê-lo operando de forma massiva em todos os espaços institucionais e sociais. Você teme uma guerra entre raças por causa das cotas em universidades? Mas esta guerra já existe há muito tempo. Você não a percebe, porque ela se apresenta de forma regulamentada, perfeitamente assimilável pelos sistemas burocráticos dos Estados, pelo Direito, pela polícia, pelo governo eventual, pela historiografia e, conforme acrescenta ainda, *Langer & Cemin (2003; 244), pelos “tão propalados memoriais aos pioneiros (que sempre homenageiam o colono europeu) e os festejos municipais que enaltecem as etnias européias, são exemplos do eurocentrismo que impregnou o senso comum e a historiografia sul-brasileira”. Mas, é, sobretudo pelo “sistema de gestão diferenciada de criminalidades”, segundo **Michel Foucault, que se percebe a natureza e o objetivo implícito nas formas jurídicas – “uma forma regulamentada de promover a guerra” (Foucault, 1973 ; 56-57). Daí que, esse modelo de Estado se apresenta como uma máquina de produzir paredes de manicômio (presídios e penitenciárias) em detrimento das já putrefatas paredes de salas de aula e das pouco existentes bibliotecas públicas.

Esta guerra começa a intensificar-se à medida que se traz ao debate, o sistema de “cotas raciais”, como uma medida de caráter compensatório, como de fato deve ser entendida, pois não deixa de ser um paliativo, em que se Muda, mas não se Transforma. Porém, neste debate houve uma incrível perda de objeto (corroborado principalmente pela grande mídia e mídia local, como sentinela do poder econômico a quem serve de porta voz, à medida que depende de suas relações comerciais). O problema fundamental não está nas cotas, mas na falta de vagas, pois a Educação não é “merecimento” e sim, um direito! E se é um direito e não um merecimento, por ter atingido o percentual desejável em uma prova que somente mede “assimilação” e não “aprendizado”, conclui-se, dessa forma, que o senso comum está equivocado, haja vista, que a segregação é o produto final da exclusão e não o da inclusão. Mas, enquanto persistirem governantes construtores de penitenciárias e não de escolas e universidades públicas, ficará mesmo muito difícil, acabar com este estado de anomalia social.

Não temos que lutar contra as cotas em universidades, temos que lutar pela universalização do acesso ao ensino público, pelo fim do sistema arcaico de vestibulares que beneficiam o estudante de escola particular treinado para se dar bem em provas de “múltipla escolha” enquanto os de escolas públicas são treinados para servir o patrão, a serem submissos, obedecer as autoridades, enfim, para serem “corpos úteis” e “omissos” (Foucault, 1973) para servir a uma engrenagem e alimentar o seu círculo dominante.

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NOTAS

* LANGER, Protasio Paulo; CEMIN, Valdir. Conflitos Étnicos no Oeste de Santa Catarina (Artigo). Chapecó: CEOM-ARGO, vol. 17, nº 18, 2003.

** MICHEL FOUCAULT, foi um pensador e escritor francês contemporâneo, nasceu em 1926 e morreu em 1984. Formado em Filosofia e Psicopatologia, foi discípulo de Louis Althusser. Concentrou sua inteligência na reflexão de graves problemas do ser humano e da sociedade. Notabilizou-se por obras tais como História da Loucura (1961), A Arqueologia do Saber (1969), além de A Verdade e as Formas Jurídicas (1973) e Vigiar e Punir, publicado em 1975, e que ora apresentamos.

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