segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Timor Leste - O Massacre Que O Mundo Não Viu

Documentário sobre a história recente do Timor Leste, ex-colônia portuguesa na Ásia. Após se livrar do domínio português, em 1975, o país foi invadido pela vizinha Indonésia, que durante os 25 anos seguintes promoveu o massacre de cerca de um terço da população local. O drama do povo timorense nunca recebeu a devida atenção da comunidade internacional. Em 1999, após um plebiscito supervisionado pela ONU, foi confirmada a autonomia da região. Ao deixarem o novo Estado, as tropas indonésias vandalizaram 99% do território. A diretora e sua equipe chegaram ao Timor Leste um ano depois e registraram por um mês a nova realidade.

O primeiro contato de Lucélia com a barbárie que acontecia no outro lado do mundo foi em 1995 com a visita do embaixador da causa timorense José Ramos Horta ao Brasil. Ela ficou chocada como aquilo poderia estar acontecendo em plena década de 90.

Quando o professor Ramos Horta e o bispo Belo foram laureados com o Nobel da Paz em 1996, Lucélia foi a Oslo como convidada de honra para a solenidade de entrega do prêmio. Foi lá que surgiu a idéia de se fazer um filme que divulgasse a causa timorense ao mundo, e principalmente no Brasil, que mal ouvira falar em Timor até então.

O projeto foi amadurecendo e só então em 2000, com o apoio do governador Mario Covas (a quem o filme é também dedicado), que alavancou o patrocínio das companhias elétricas Bandeirante Energia S.A. e EDP Brasil, que pôde sair do papel.

Lucélia foi à Timor com um equipe reduzida e durante um mês registrou a trágica situação em que se encontra o povo maubere.

Enquanto a violência explode de uma forma cada vez mais assustadora pelo mundo, o filme trata de um dos mais tristes e cruéis episódios da história do século XX.

Timor Leste é uma pequena ilha localizada entre a Austrália e a Indonésia que foi colonizada pelos portugueses. Desde 1974 quando começou a lutar por sua independência, foi invadida pela Indonésia (maior nação mulçumana do mundo) e teve quase um terço de sua população dizimada.

Quando em 1999 o povo maubere pode finalmente escolher democraticamente entre a independência ou a integração à Indonésia, o país foi barbaramente queimado como marca de despedida.

Lucélia Santos chegou com sua equipe ao país um ano após esse trágico acontecimento e registrou com seu olhar sensível a situação do povo maubere. Sua vida, suas crenças, sua luta, sua esperança, sua tragédia...

Somando a isso um impressionate material de arquivo inédito no Brasil o resultado é um filme que conta toda essa história de uma forma nunca feita antes.

Um filme triste e sensível que mostra de forma forte como a realidade é infelizmente mais cruel e assustadora do que a ficção.
Créditos:makingoff - parkyns
Gênero: Documentário
Diretor: Lucélia Santos
Duração: 75 minutos
Ano de Lançamento: 2001
País de Origem: Brasil
Idioma do Áudio: Português
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0298183/
Qualidade de Vídeo: DVD Rip
Vídeo Codec: DivX
Vídeo Bitrate: 1161 Kbps
Áudio Codec: MP3
Áudio Bitrate: 128
Resolução: 656 x 384
Formato de Tela: Tela Cheia (4x3)
Frame Rate: 29.970 FPS
Tamanho: 1,01 Gb
Legendas: No torrent



- Ganhou o prêmio de Melhor Filme - Documentário, pelo Júri Popular, no Festival de Recife.

- Ganhou o Prêmio Especial Lusofonia, no Cine-Eco 2001.

- Ganhou o ET de Ouro de Melhor Roteiro, no Festival de Cinema de Varginha.

- Recebeu uma indicação ao Prêmio Adoro Cinema 2002, na categoria de Melhor Banner de Promoção.

- Timor Lorosae é a estréia de Lucélia Santos como diretora de um longa-metragem para o cinema.

- Foi exibido no Festival do Rio 2001.

Extras:

- Sérgio Vieira de Mello - Mensageiro da Paz - Curta-Metragem em homenagem à Sérgio Vieira de Mello, com depoimentos de sua mãe, Gilda Vieira de Mello;

- Entrevista com Xanana Gusmão, slíder da resistência timorense e posterior presidente do Timor;

- Entrevista com José Ramos Horta, Ministro das Re3lações Exteriores do Timor, ganhador do Prémio Nobel da Paz;


Download Via Torrent:

Arquivo anexado Timor.Lorosae.DVDRip.DivX.by.MakingOff.Org.torrent ( 23.43KB ) Downloads: 286


Um comentário:

Unknown disse...

Olás... Meu nome é Larissa...estou morando em Timor Leste e gostaria muito de ver este documentário... pelo torrent apenas achei a sua fonte para download... peço encarecidamente para me mandar um convite para cadastro do site?!

Obrigada!!!

larissa.yonamine@gmail.com