domingo, 6 de janeiro de 2008

Livro de contos de Woody Allen faz sátira mordaz dos EUA


Antes da consagração no cinema, Woody Allen já era reconhecido nos EUA como comediante que se apresentava em clubes noturnos e programas de rádio e TV e também como escritor de contos humorísticos publicados por revistas de prestígio, como The New Yorker, da qual é colaborador desde 1966. Cuca Fundida (1971), Sem Plumas (1975) e Que Loucura! (1980) trazem seletas preciosas desses textos, agora reforçadas por Fora de Órbita, que reúne 18 contos de "mera anarquia", como sublinha o título original.


Ainda que seus livros anteriores tragam um humor mais explosivo e iconoclasta, o retorno ao mercado editorial equivale ao que representou o lançamento alvissareiro do filme Match Point para sua carreira no cinema: eis o bom e inconfundível Woody Allen, mesmo que não seja o de safra mais notável.

O formato dos contos varia, mas o princípio é o mesmo: submeter o cenário social, cultural e político dos EUA a uma sátira devastadora com referências eruditas. Em alguns casos, notícias de jornal são ponto de partida para tramas insólitas (e trocadilhos que perdem força na tradução).

Em Uma Surpresa Abala o Julgamento de Disney, Mickey Mouse testemunha em processo movido pelos acionistas do grupo contra o ex-presidente Michael Eisner. Cuidado, Magnatas Caindo satiriza produtores de Hollywood; A Rejeição, milionários de Nova York cujos filhos estudam em escolas de elite; e Assim Comia Zaratustra, livros de dieta. O humor de Allen, bendito seja, não tem compromisso com nada. (SR)

Filme novo

No livro de entrevistas Conversations with Woody Allen, de Eric Lax, o cineasta conta que o argumento do ainda inédito Cassandra's Dream -rodado na Inglaterra, com estréia no Brasil prevista para 1º de maio- foi desenvolvido, a partir de 2001, como peça a ser encenada pelo Atlantic Theater, de Nova York.

Mais tarde, concluiu que "não poderia mostrar toda a ação no palco" e optou por levar a história para o cinema. É um "drama muito sério e sombrio", segundo ele, sobre dois irmãos (Colin Farrell e Ewan McGregor) que pedem empréstimo a um tio (Tom Wilkinson) para pagar dívidas e são surpreendidos por ele com a proposta de retribuir o dinheiro com um crime.

Allen já rodou também seu próximo longa-metragem, Vicky Cristina Barcelona, filmado na Espanha, com Scarlett Johansson (que trabalhou com ele em Match Point e Scoop), Penélope Cruz, Javier Bardem, Rebecca Hall e Patricia Clarkson. Boa parte da equipe técnica foi recrutada na própria Espanha, como o diretor de fotografia basco Javier Aguirresarobe, que assinou Os Outros, Fale com Ela, Mar Adentro e Sombras de Goya.

Fora de Órbita
Autor: Woody Allen
Editora: Agir
Quanto: R$ 35 (240 págs.)
Avaliação: ótimo

Fonte: Folha de S.Paulo

Nenhum comentário: