sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Governo dos USA não é somente cúmplice e patrocinador senão potência mundial do narcotráfico.


Por: Alberto Pérez Visnapuu



Segundo os USA no negócio do narcotráfico existem dois elementos a seguir: produtores( os mais conhecidos na América Latina) e os consumidores( os indefesos cidadãos norteamericanos). os primeiros, cultivam, processam, empacotam, transportam, oferecem e vendem; os segundos, compram para seu consumo.


O governo dos USA alega que combatendo o produtor, acabará com o narcotráfico. porém, que eu saiba, o falecido Pablo Escobar, não pegava seu avião carregado de drogas para os USA e parava em uma esquina com seus ajudantes para vendê-la aos consumidores norteamericanos.



Colocam em nós o problema como se lá não existisse uma grande organização criminosa, tão igual ou mais poderosa que os cartéis de drogas Colombiano, que compra a droga e distribui nos USA.


Eu nunca escutei que o governo dos USA enviasse um porta-aviões desde o porto de Nova York para averiguar e prender aos grandes "capos" da droga em seu país, nem que deslocasse os 100mil marines que tem no Iraque, ou os 6mil efetivos da guarda nacional que são equipados com a mais moderna tecnologia anti-imigrantes na fronteira com o México, onde não escapa nehuma pessoa, mas entram toneladas de drogas, nem tampouco eu ví que solicitassem à comunidade internacional fazer umas manobras conjuntas dentro de seu território para os ajudar a combater e capturar os traficantes.



O governo dos USA destina grandes recursos militares e políticos na luta contra o narcotráfico internacional, porém não entendemos porque não emprega nenhum desses recursos para combater contundentemente seu próprio narcotráfico.



Parece que a intenção do governo dos USA quando manda uma força tarefa ao caribe e mantém uma força de ocupação na Colômbia para lutar contra o narcotráfico não é combater o narcotráfico e sim ajudar à mafia norteamericana a eliminar seus concorrentes latinoamericanos.


O feito de processar toneladas da droga de alta pureza para obter produtos ou derivados, já converte os USA em um importante produtor da droga. Porém alguém se preocupou em verificar se os USA produz algum tipo de droga sintética ou natural?


Qual a proporção de benefício ao produto interno bruto dos USA que a droga propicia?


Quanto gera em impostos aos governos estaduais e federal dos USA?


Como a economia norteamericana seria afetada se não houvesse o narcotráfico?


Quantos empregos diretos e indiretos gera?


É conveniente para os USA combater o narcotráfico?



Será que o governo dos USA é cúmplice ou sócio do narcotráfico?


traduzido do espanhol por Gerson Yamin

Nenhum comentário: